TIMES

Por Combate.com — Las Vegas

Jeff Bottari/Zuffa LLC

Pedro Munhoz quebrou a banca. Conhecido por sua eficiência no jiu-jítsu, o brasileiro era considerado azarão contra o ex-campeão peso-galo Cody Garbrandt, mas surpreendeu ao nocautear o americano aos 4m52s do primeiro round, na abertura do card principal do UFC 235, em Las Vegas. Foi sua quarta vitória consecutiva, e agora o lutador paulista quer disputar o cinturão contra o campeão TJ Dillashaw.

- Vocês gostaram disso? Eu queria trazer a melhor luta para esta galera. (...) Agora eu quero lutar pelo título. Acabei de derrotar o número 2, Cody Garbrandt, e acredito que devo lutar pelo cinturão - declarou o brasileiro após a luta.

Munhoz quase surpreendeu no início: catou um chute baixo do americano, acertou um bom cruzado de direita em sequência e atacou uma chave de pé. Garbrandt, no entanto, conseguiu defender a entrada e circular para longe do brasileiro. "No Love" foi se soltando e começou a jogar jabs e diretos, até arriscou chute alto e Superman punch. O brasileiro, porém, acertava sempre que jogava o overhand de direita, e também incomodava o ex-campeão com chutes baixos. A um minuto do fim do primeiro round, Munhoz conseguiu um knockdown com um cruzado de esquerda.

Pedro Munhoz acerta golpes em Cody Garbrandt para encerrar a luta no primeiro round — Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC

A porrada acordou Garbrandt, que foi para cima babando sangue. Os dois entraram numa trocação franca, com muitos golpes duros conectados. Quando o americano parecia que havia balançado o brasileiro, porém, Munhoz acertou um cruzado de direita no pé do ouvido que mandou Garbrandt à lona. A partir daí, foi marretar a cabeça do ex-campeão até o árbitro Marc Goddard encerrar a luta.

- Ele tem muita experiência no boxe amador e eu também. Eu sou grappler, é de onde venho, mas nos últimos oito anos venho treinando muito boxe com os melhores do mundo, e gosto de trazer isso. Eu nunca fui derrubado nem no treino, então eu sabia que podia aguentar mais do que ele e que iria derrubá-lo - comentou Munhoz.

Ben Askren sofre, mas estreia com vitória no UFC

Foram dez anos no MMA e títulos no Bellator e ONE Championship até chegar ao UFC. Mas a espera valeu a pena: Ben Askren estreou no Ultimate neste sábado com uma vitória de virada contra Robbie Lawler, ex-campeão da organização, por finalização com uma gravata, ou "bulldog choke", aos 3m20s do primeiro round.

Como esperado, Askren atacou as pernas logo no início da luta e, sem sucesso, passou às costas, tentando derrubar com um gancho entre as pernas à la Demian Maia. Todavia, Lawler surpreendeu, ergueu o adversário e o lançou de cabeça ao chão. O ex-campeão do UFC deu duros cruzados e cotoveladas na cabeça; em um breve momento, Askren aparentou inclusive apagar e voltar. Contudo, o estreante se recuperou, se levantou e logo estava agarrado novamente. Ele insistiu na queda, quase pegou num mata-leão e passou a uma "gravata".

Herb Dean chega para encerrar a luta, enquanto Ben Askren pega Robbie Lawler na gravata — Foto: Jeff Bottari/Getty Images

O final foi polêmico: Lawler aparentemente sofreu uma apagada, seu braço caiu mole, e o árbitro Herb Dean veio conferir. Ele pegou no braço do ex-campeão, não sentiu resposta e decretou a luta encerrada. Lawler, contudo, estava acordado, e saiu xingando o juiz - em seguida, contudo, pediria desculpas e o cumprimentaria.

- Herb perguntou, "Ei Rob, você está bem?" E ele não fez nada, então eu pensei, "Ei, talvez ele tenha mesmo apagado", e aí soltei. Eu não sou árbitro, não é minha função - disse Askren, que ainda provocou:

- Ei Dana, isto é mesmo o melhor que você tem? Traga eles para mim, baby!

Weili Zhang domina Tecia Torres e vence a 19ª luta seguida

A chinesa Weili Zhang deu seu cartão de visitas ao público americano com uma vitória dominante contra a porto-riquenha Tecia Torres, por decisão unânime (29-28, 30-27, 30-27), no card principal do UFC 235. É a 19ª vitória consecutiva de "Magnum", mas apenas a terceira no UFC. Sétima colocada do ranking peso-palha, Torres sofreu sua terceira derrota consecutiva.

Zhang mandou no primeiro round. A chinesa ditava o ritmo com chutes baixos e cruzados de direita, além de alguns golpes rodados espalhados. Ela ainda surpreendeu Torres ao agarrá-la e, mesmo sem completar a queda, passar às costas e mochilar. A porto-riquenha melhorou um pouco no segundo assalto, com bons jabs e diretos e chutes na linha de cintura. Zhang respondeu com uma queda de quadril, mas Torres inverteu, ficou por cima dentro da guarda e terminou o round batendo no ground and pound. A chinesa voltou a dominar no terceiro e último round. Ela praticamente sacramentou a vitória ao derrubar Torres e maltratar sua cabeça com cotoveladas.

Confira o card completo:

Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate

Mais do Sportv

Campeão meio-pesado do UFC aproveita feriado para praticar jiu-jitsu em família

Alex Poatan faz treino com os filhos na véspera de Natal

Ex-campeão do UFC participa da próxima luta em abril e minimiza chances de parar: "Quem disse que eu estava aposentado? Abril, estou de volta"

Fabricio Werdum anuncia retorno às competições em 2025

Lutador usa as redes sociais para reclamar de tratamento na organização, que no ano passado comprou o Bellator: "Mais de um ano da minha vida e carreira que nunca mais terei de volta"

Patricio Pitbull reclama que PFL não o libera e quer que lute em abril: "Refém"

Temporada regular da companhia foi marcada por domínio russo, ao tempo que o Brasil teve seu primeiro ano sem cinturões. Primeiro ano após compra do Bellator também foi com polêmicas

Retorno de Ngannou, falta de lutas no Bellator e Cris Cyborg histórica fazem a PFL em 2024 - Programa: Combate

Organização faz lista com dois duelos nacionais, um vencido por Cris Cyborg e outro por Bruno Robusto. Confira a lista que ainda tem vitórias de Impa Kasanganay, Paul Hughes e Lewis McGrillen

PFL elege top 5 de melhores lutas de 2024 e conta com quatro brasileiros - Programa: Combate no GE

Mateus Mendonça ficará afastado das competições por dois meses e promove rifa para custear aluguel

Brasileiro ex-UFC sofre lesão no pênis em treino e faz cirurgia de emergência

Em episódio que debate a relação da cozinha com o jiu-jítsu, chef fala sobre dieta, pressão e revela que a organização é o segredo do sucesso

Papo Cruzado: Thiago Castanho fala da dificuldade com restrições alimentares de Charles do Bronx   - Programa: Cortes podcasts ge

Líder da equipe paulista é o convidado da edição de Natal do podcast Mundo da Luta, e relembra quando Elon Musk usou óculos que são marca do time: "Que loucura, cara!"

Pablo Sucupira revela objetivo da Fighting Nerds em 2025: "Vamos atrás dos cinturões"

Britânico condena uso da inteligência artificial para pontuar sua luta com Oleksandr Usyk. Placar dos juízes laterais foi 116 a 112, enquanto IA pontou 118h a 112 para o ucraniano em resultado experimental

Tyson Fury sobe experiência com IA em luta de boxe: "F***-se todos os computadores"

Ian Heinisch, que não luta desde julho de 2021, relembra episódio em que esqueceu onde estava enquanto dirigia: "Minha única prioridade agora é me sentir normal novamente"

Ex-lutador do UFC detalha como lesões cerebrais forçaram aposentadoria