Dois nocautes marcantes e invencibilidade russa marcaram o card preliminar do UFC 242, disputado em Abu Dhabi neste sábado. O peso-meio-médio Muslim Salikhov e o peso-leve Ottman Azaitar arrasaram, respectivamente, o francês Nordine Taleb e o finlandês Teemu Packalen no primeiro round, passando a concorrer aos prêmios de "Performance da Noite". Dos outros dos atletas da Rússia, um saiu vitorioso (Omari Akhmedov) e um empatou sua luta (Zubaira Tukhugov).
Saiba como foram as lutas do card preliminar:
Joanne Calderwood vence Andrea Lee em luta parelha
Na luta que encerrou o card preliminar do UFC 242, a peso-mosca escocesa Joanne Calderwood venceu a americana Andrea Lee por decisão dividida dos juízes (29-28, 30-27 e 28-29). Com o resultado, Calderwood empatou com Valentina Shevchenko e Gillian Robertson com o maior número de vitórias na categoria (quatro).
Joanne Calderwood golpeia Andrea Lee na sua vitória no UFC 242 — Foto: Getty Images
O duelo começou com as duas lutadoras trocando chutes altos e baixos, mas sem muita precisão. O ritmo da luta era intenso, com ambas buscando o combate a todo momento. Calderwood conseguiu uma boa queda, mas não manteve Lee no chão por muito tempo. A americana se levantou e devolveu a queda em seguida, controlando a escocesa no solo até o intervalo.
O segundo round trouxe as duas atletas tomando mais cuidado com as quedas, e continuando a buscar os chutes. Calderwood conseguiu manter a trocação no mesmo nível de Lee, e aplicou uma queda nos segundos finais, mantendo a americana sob controle até o fim do round. O panorama do duelo não se alterou no terceiro round. Mesmo cansadas, as duas lutadoras mantinham a concentração na luta. Lee já não conseguia buscar as pernas de Calderwood com a mesma velocidade, e recebia golpes nas tentativas que fazia. As duas terminaram a luta muito cansadas, e aplaudidas pelos fãs.
Zubaira Tukhugov empata com Lerone Murphy
Banido do UFC por Dana White após a confusão no UFC 229, o peso-pena russo Zubaira Tukhugov foi perdoado após a pressão do amigo Khabib Nurmagomedov, e reestreou no evento diante do estreante - e invicto - inglês Lerone Murphy. Após uma disputa muito equilibrada, os juízes declaram empate por decisão dividida (29-28, 28-29 e 28-28).
Lerone Murphy e Zubaira Tukhugov empataram no UFC 242 — Foto: Getty Images
A luta começou com Tukhugov simulando perfeitamente o estilo de Khabib Nurmagomedov, buscando o clinche e a luta agarrada a todo momento. Murphy tinha dificuldade em sair do estilo do russo, que dominava o início da luta. No segundo round, no entanto, Tukhugov aparentemente cansou após quase sofrer duas guilhotinas do inglês, e cedeu espaço para receber golpes junto à grade. No terceiro round, o russo voltou ao estilo do início do combate, controlando o inglês usando seu wrestling e evitando a luta à distância até o fim do tempo.
Sarah Moras atropela Liana Jojua
Na primeira luta feminina de MMA realizada em Abu Dhabi, a peso-galo canadense Sarah Moras - que foi a única a não bater o peso para o evento - não tomou conhecimento da estreante georgiana Liana Jojua e dominou os três rounds antes de vencer por nocaute técnico aos 2m26s do terceiro round. A vitória interrompeu uma sequência de quatro derrotas em cinco lutas de Moras.
Sarah Moras venceu Liana Jojua por nocaute técnico no UFC 242 — Foto: Getty Images
Sarah Moras começou a luta tomando a iniciativa do ataque, enquanto Liana Jojua atuava no contra-ataque. A canadense conduziu a luta para a grade após o primeiro minuto de combate, e manteve a georgiana sob pressão na grade, aplicando pisões nos pés e joelhadas nas pernas e na linha de cintura da rival.
Aparentemente nervosa pela estreia no UFC, Jojua não desenvolvia seu jogo, e permitia que Moras comandasse as ações também no segundo round. A georgiana só conseguiu atacar na metade do round, quando derrubou a canadense, ficando por cima no chão. Moras atacava e buscava inicialmente uma chave de braço, e depois a raspada, que conseguiu no minuto seguinte. Por cima, a canadense atacou com socos e cotoveladas, mas sem contundência, até o intervalo. Jojua começou mais agressiva no terceiro round, derrubando Moras, que repetiu a agressividade mesmo estando por baixo no chão, aplicando pedaladas até sair da posição e dominar as costas da georgiana. Com o domínio das ações, Sarah Moras desferiu uma série de golpes que forçaram o árbitro Marc Goddard a interromper o combate.
Ottman Azaitar arrasa Teemu Packalen
Uma performance para não deixar dúvidas. Assim pode ser descrita a vitória do peso-leve marroquino naturalizado alemão Ottman Azaitar sobre o finlandês Teemu Packalen. Mostrando muita agilidade e controle de distância perfeito, Azaitar agrediu o rival desde o começo do round, e concluiu a luta com um nocaute conseguido com cruzado de direita aos 3m33s do primeiro round. Esta foi a 12ª vitória em 12 lutas de Azaitar como profissional, sendo nove por nocaute.
Ottman Azaitar vê Teemu Packalen cair, já inconsciente, após seu golpe no UFC 242 — Foto: Getty Images
A luta começou em ritmo frenético, com os dois lutadores partindo para a trocação franca. Azaitar, mesmo mais baixo, tinha um melhor controle de distância e conectava melhores golpes. Packalen mostrava muito poder de absorção, resistindo a sequências de socos de direita e de esquerda do rival. Azaitar não desistiu e, com um cruzado de direita na têmpora, nocauteou o finlandês, deixando-o inconsciente no chão do octógono.
Belal Muhammad finaliza Takashi Sato
Em mais uma luta entre pesos-meio-médios no card, o americano Belal Muhammad finalizou o japonês Takashi Sato com um mata-leão a 1m55s do terceiro round. Esta foi a primeira vitória de Muhammad por finalização em sua carreira, e a sexta nas suas últimas sete lutas. Já Sato sofreu sua primeira derrota no UFC, após vencer Ben Saunders na estreia.
Belal Muhammad finalizou o japonês Takashi Sato no terceiro round no UFC 242 — Foto: Getty Images
O americano de origem palestina Belal Muhammad controlou a luta desde o começo. Mostrando muito mais categoria na luta em pé, ele tinha mais volume de golpes e acuava Takashi Sato, que se defendia junto à grade. Mesmo com menor envergadura, o americano conectava mais golpes, e no minuto final do primeiro round, conseguiu a derrubada e o domínio das costas de Sato, ficando em posição de domínio até o intervalo.
Muhammad manteve o domínio no segundo round, enquanto Sato não conseguia executar seu plano de luta, sendo totalmente anulado pelo americano até os 30s finais, quando o japonês, que é faixa preta de judô, conseguiu derrubar o americano, mantendo-o sob domínio com as costas no chão até o fim do round. No terceiro round, Muhammad iniciou o round derrubando Sato e buscando as costas do japonês, que se defendeu como pôde até o americano encaixar o mata-leão, obrigando Sato a desistir do combate.
Salikhov apaga Taleb com um nocautaço
Com um cruzado de direita devastador, o peso-meio-médio russo Muslim Salikhov conseguiu um nocaute clássico sobre o francês Nordine Taleb aos 4m26s do primeiro round da terceira luta da noite em Abu Dhabi. Esta foi a 15ª vitória de Salikhov em 17 lutas na carreira. Já Taleb sofreu a sétima derrota em 22 lutas como profissional.
Muslim Salikhov aplica o cruzado que nocauteou Nordine Taleb no UFC 242 — Foto: Getty Images
Os dois lutadores começaram a luta buscando a trocação, com Taleb aproveitando a sua maior envergadura para acertar chutes nas pernas de Salikhov. O russo manteve a movimentação, cercando o francês e preparando o seu ataque, que aconteceu de forma devastadora: um cruzado de direita no minuto final que acertou em cheio o rosto de Taleb, deixando-o inconsciente imediatamente. O árbitro Herb Dean não teve alternativa a não ser encerrar a luta, decretando o nocaute.
Omari Akhmedov se impõe a Zak Cummings
Primeiro dos sete atletas russos que estão escalados para o UFC 242, o peso-médio Omari Akhmedov não teve muitas dificuldades para vencer o americano Zak Cummings por decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27 e 29-28) na segunda luta da noite.
Omari Akhmedov golpeia Zak Cummings em sua vitória no UFC 242 — Foto: Getty Images
Após um início morno, os dois lutadores se soltaram e partiram para a luta em pé. Cummings conseguiu um knockdown com um direto de esquerda na metade do primeiro round, e Akhmedov respondeu com uma derrubada a 1m30s do intervalo. Mesmo sendo especialista na luta de solo, o russo não conseguiu segurar o americano por muito tempo com as costas no chão. A luta voltou ao centro do octógono nos últimos segundos. Omari Akhmedov melhorou sua atuação no segundo round, atacando Zak Cummings com mais contundência. O americano tentava os contragolpes, mas mesmo conectando bons golpes, não abalava o russo. O terceiro round foi pouco movimentado, mas a melhor forma física de Akhmedov fez a diferença. O russo conseguiu se impôr ao mais cansado Zak Cummings, terminando a luta por cima no chão.
Don Madge vence Fares Ziam em luta fraca
Na luta que abriu o card preliminar, o peso-leve sul-africano conseguiu a segunda vitória em duas lutas no UFC ao derrotar por decisão unânime dos juízes o estreante francês Fares Ziam (30-27, 30-27 e 29-28).
Don Madge golpeia Fares Ziam em sua vitória no UFC 242 — Foto: Getty Images
Após um primeiro round sonolento e sem quase nenhuma ação, com ambos os lutadores fazendo um jogo travado na grade, o segundo round melhorou um pouco, com Don Madge assumindo a vantagem clara ao pressionar Fares Ziam na grade e derrubando-o nos segundos finais, ficando por cima no chão até o intervalo. No terceiro round, o sul-africano manteve o domínio, mesmo sem ser contundente, e saiu vitorioso.
Confira todas as lutas do evento:
CARD PRINCIPAL
Khabib Nurmagomedov venceu Dustin Poirier por finalização aos 2m06s do R3
Paul Felder venceu Edson Barboza por decisão dividida (27-30, 29-28 e 30-27)
Islam Makhachev venceu Davi Ramos por decisão unânime (29-27, 30-26 e 30-26)
Curtis Blaydes venceu Shamil Abdurakhimov por nocaute técnico aos 2m22s do R2
Carlos Diego Ferreira venceu Mairbek Taisumov por decisão unânime (29-28, 29-27 e 29-27)
CARD PRELIMINAR
Joanne Calderwood venceu Andrea Lee por decisão dividida (29-28, 30-27 e 28-29)
Zubaira Tukhugov e Lerone Murphy empataram por decisão dividida (29-28, 28-29 e 28-28)
Sarah Moras venceu Liana Jojua por nocaute técnico aos 2m26s do R3
Ottman Azaitar venceu Teemu Packalen por nocaute aos 3m33s do R1
Belal Muhammad venceu Takashi Sato por finalização a 1m55s do R3
Muslim Salikhov venceu Nordine Taleb por nocaute aos 4m26s do R1
Omari Akhmedov venceu Zak Cummings por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Don Madge venceu Fares Ziam por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)