TIMES

Por Combate.com — Sydney, Austrália



Na luta com maior expectativa do card preliminar do UFC Sydney, o peso-leve Nik Lentz levou a melhor sobre o compatriota Will Brooks. Após sair em desvantagem no combate, Lentz aproveitou uma falha de Brooks ao derrubá-lo deixando o pescoço exposto e encaixou seu golpe favorito - a guilhotina - finalizando a disputa aos 2m05s do segundo round. Esta foi a terceira derrota seguida de Brooks, que só venceu a sua luta de estreia na organização. Já Lentz chegou à 29ª vitória em 40 lutas como profissional.

Nik Lentz encaixa a guilhotina e finaliza Will Brooks no card preliminar do UFC Sydney — Foto: Getty Images

- Se eu tivesse que bater na minha mãe hoje, eu bateria. Eu sabia que ele iria em busca da queda, e treinei para rolar por cima dele se ele tentasse isso - disse Lentz após a luta.

Will Brooks começou melhor a luta, conectando mais golpes em Lentz, que não conseguia achar o rival com seus golpes. Na tentativa de Brooks de derrubada, Lentz encaixou uma guilhotina, que foi defendida com tranquilidade. Brooks se impôs no primeiro round, e foi para o intervalo menos desgastado. Mais ágil, Brooks evitava as ações de Lentz com uma esquiva muito eficiente e desferia golpes seguidos - jabs e diretos - que lhe rendiam pontos na luta. Muito confiante, Brooks mais uma vez tentou derrubar Nik Lentz, mas deixou o pescoço exposto, um erro que Lentz costuma não perdoar. Especialista na aplicação da guilhotina, ele encaixou o golpe e forçou o rival a desistir da disputa.

Ryan Benoit supera correria de Ashkan Mokhtarian e nocauteia

Na luta que encerrou o card preliminar do UFC Sydney, o peso-mosca americano Ryan Benoit nocauteou o iraniano Ashkan Mokhtarian com um chute alto aos 2m38s do terceiro round. Mokhtarian adotou uma estratégia de circular constantemente pelo octógono, o que irritou tanto Benoit quanto os fãs, que o vaiaram a partir do segundo round.

Ryan Benoit acerta o chute alto que nocauteou Ashkan Mokhtarian no UFC Sydney — Foto: Getty Images

Mokhtarian começou a luta circulando muito pelo octógono, evitando a luta. No primeiro golpe que aplicou, no entanto, o iraniano acertou em cheio, abalando Benoit. O americano tinha dificuldade com o estilo de luta de Mokhtarian, que circulava muito antes de desferir um golpe buscando o nocaute. Benoit se irritava com a circulação do rival no octógono, gesticulando, e conseguiu conectar dois socos ao marcar a movimentação do adversário. No segundo round, mais acostumado com a estratégia de Mokhtarian, Benoit começou acertando mais golpes, mas o iraniano devolveu antes da metade do round. A circulação constante do iraniano irritava o americano, que atacava com força sempre que possível.

A luta começou igual no terceiro round, mas a movimentação de Mokhtarian teve um preço: Benoit esperou que o rival parasse em sua frente e desferiu um chute alto de direita, acertando a canela na cabeça de Mokhtarian, nocauteando-o. Após a intervenção do árbitro Steve Perceval, o americano trocou insultos com os córneres do iraniano que estava ainda fora do octógono, mas nada de mais grave aconteceu.

Aposta autraliana, Tai Tuivasa vence por nocaute no primeiro round

Novo valor do MMA australiano, o peso-pesado Tai Tuivasa nunca havia deixado seus adversários passarem do primeiro round. Em sua estreia no UFC, diante do americano Rashad Coulter, Tuivasa manteve a tradição, e conseguiu um belo nocaute com uma joelhada voadora aos 4m35s do primeiro round, aumentando sua invencibilidade para seis lutas.

Tai Tuivasa venceu Rashad Coulter por nocaute no primeiro round em sua estreia no UFC, em Sydney — Foto: Getty Images

O invicto australiano Tuivasa começou a luta pressionando Coulter na grade, e desferindo um golpe duro, bem absorvido pelo americano, que em seguida levou a disputa para o chão. Tuivasa levantou-se rápido e voltou a buscar a trocação. Após mais alguns momentos de disputa no centro do octógono, Tuivasa acertou um chute forte nas pernas de Coulter, que sentiu e caiu. Ao tentar se levantar, o americano recebeu uma joelhada duríssima na cabeça, caindo já semiconsciente. O árbitro John Sharp ainda tentou impedir que o australiano acertasse mais um golpe antes de encerrar a luta, mas não conseguiu.

Frank Camacho vence luta eletrizante contra Damien Brown

Uma disputa empolgante, que levantou os fãs. Assim fpode ser descrita a luta entre os pesos-leves Damien Brown, da Austrália, e Frank Camacho, das Ilhas Marianas do Norte. A vitória de Frank Camacho por decisão dividida (28-29, 30-27 e 29-28) deixou Damien Brown irritado por apenas alguns segundos. Os dois lutadores foram muito aplaudidos após a divulgação do resultado.

Frank Camacho golpeia Damien Brown em sua vitória por decisão dividida no UFC Sydney — Foto: Getty Images

O começo da luta foi movimentado, com os dois lutadores desferindo - e acertando - golpes duros. Camacho levou a disputa para a grade, e enquanto era travado por Brown, aplicava cotoveladas na têmpora do australiano, que acusava os golpes. O combate era movimentado, e Brown aproveitou um descuido de Camacho para dominar as costas e encaixar o mata-leão por duas vezes, mas em ambas o golpe foi defendido. Camacho voltou para o segundo round mais agressivo na luta em pé, com melhor controle da distância. Mais forte fisicamente - lutava nos meio-médios anteriormente - ele golpeava Brown na grade, lutando na curta distância. O australiano tentava contragolpear, mas não tinha potência para abalar o rival. Curiosamente, segundos antes do fim do round, os dois lutadores pararam de se golpear e gritaram um na cara do outro. O panorama da luta melhorou no terceiro round, com ambos os atletas partindo para a trocação, buscando o nocaute. Os golpes duros aplicados pelos dois atletas levantaram a plateia, que vibrava com a resistência do australiano. Ambos buscaram o nocaute até o fim, sendo aplaudidos de pé pelos fãs.

Invicta, Nadia Kassem estreia no UFC vencendo Alex Chambers

A inatividade de dois anos cobrou o preço à veterana peso-palha australiana Alex Chambers. Aos 39 anos de idade, ela não resistiu à juventude da compatriota, e estreante no UFC, Nadia Kassem, que, aos 22 anos de idade, fez uma luta agressiva e mostrou personalidade ao vencer por decisão unânime dos juízes (29-28, 29-27 e 29-27). A vitória foi a quinta de Kassem em igual número de lutas na carreira.

Nadia Kassem acerta um golpe de direita na veterana Alex Chambers no UFC Sydney — Foto: Getty Images

Chambers começou a luta encurtando a distância e pressionando Kassem, que contragolpeava mas era dominada. A veterana levou a luta para o chão, ficando por cima, na guarda da rival. Kassem tentou encaixar uma chave de calcanhar, mas Chambers se defendeu, mantendo-se por cima no solo até o intervalo. Nadia Kassem começou mais agressiva o segundo round, aplicando socos e chutes, mas Chambers mais uma vez encurtou a distância, tentando aplicar um katagatame em pé, que foi defendido. Aparentando desgaste, Chambers começou a aceitar golpes de Kassem, que encaixou um triângulo e fez pressão no braço da veterana, em seguyida indo para as costas. Chambers resistiu bravamente até o intervalo, apesar de Kassem não ter mostrado qualidade na luta agarrada para finalizar o combate.

Mais inteira fisicamente, Kassem começou o terceiro round provocando Chambers, que buscou a derrubada e deixou a novata com as costas no chão. Após quase cair em um novo triângulo, Chambers levantou-se, mas voltou a lutar no chão. Cansada, a veterana não conseguia atacar a adversária, buscando manter a pressão na grade. A 30s do fim da luta, Nadia Kassem acertou um chute alto e uma joelhada voadora em Alex Chambers, que apenas se defendeu até o fim da luta.

Eric Shelton domina Jenel Lausa e vence a primeira no UFC

Em uma luta movimentada, o peso-mosca americano Eric Shelton venceu o filipino Jenel Lausa por decisão unânime dos juízes (30-27, 30-26 e 30-25). Vindo de duas derrotas em suas duas primeiras lutas no UFC, Shelton finalmente conseguiu a sua primeira vitória na organização, a 11ª em 15 lutas como profissional. Já Lausa sofreu a quarta derrota em 11 lutas na carreira.

Eric Shelton dominou Jenel Lausa e venceu pela primeira vez no UFC em Sydney — Foto: Getty Images

Lausa começou o combate levando Shelton para o chão, mas o americano conseguiu se defender e inverter a posição, pegando as costas do filipino junto à grade. Lausa defendeu-se e a luta voltou a ser disputada em pé. O americano conseguiu uma nova derrubada nos segundos finais, mantendo o rival com as costas no chão até o intervalo. O americano continuou melhor no segundo round, incomodando o filipino no jogo de chão, mas Lausa conseguiu reagir momentaneamente, tentando encaixar uma americana. Shelton defendeu-se e voltou a dominar o rival no solo, mantendo a supremacia até o intervalo. No terceiro round, o americano manteve o domínio na trocação, e também no chão, ficando por cima e castigando o filipino durante todo o round, o que foi o suficiente para garantir a sua vitória.

Adam Wieczorek impõe quarta derrota seguida a Anthony Hamilton

Em uma luta sem muita emoção, o peso-pesado polonês Adam Wieczorek venceu o americano Anthony Hamilton por decisão unânime dos juízes (triplo 29-28). Hamilton, que desistiu da aposentadoria, sofreu sua quarta derrota seguida, enquanto o polonês venceu em sua estreia no UFC.

Adam Wieczorek golpeia Anthony Hamilton em sua vitória na luta de abertura do UFC Sydney — Foto: Getty Images

Vindo de três derrotas seguidas, sendo as duas últimas por nocaute no primeiro round, Hamilton partiu para a luta agarrada desde o início, derrubando Wieczorek e ficando por cima no chão desde o começo. Mesmo sendo especialista em jiu-jítsu, o polonês não conseguiu impor seu jogo de chão. No segundo round, mais cansado, o americano recebeu um duro golpe do polonês, sentindo e ficando por baixo no chão. Wieczorek usava cotoveladas para castigar Hamilton, que se defendeu até a metade do round, quando voltou a lutar em pé, até voltar a tentar derrubar o rival nos segundos finais, terminando por cima o round. Já bem cansados no round final, os dois diminuíram o ritmo, mas Hamilton aplicou mais golpes e buscou levar o combate para o chão, enquanto Wieczorek se defendia, e não conseguia atacar da mesma forma quer o americano.

Confira as demais lutas do evento:

Assine o Combate e assista a todos os eventos do UFC ao vivo — Foto: Combate

Mais do Sportv

Britânico de 36 anos usa suas redes sociais para fazer anúncio em vídeo breve. Fury já chegou a anunciar a aposentadoria em 2022, mas voltou a lutar quatro meses depois

Tyson Fury anuncia aposentadoria do boxe: "Adorei cada minuto"

Em papo com Marcos Mion, convidado do programa, lutador lembra de golpe sofrido no UFC que deixou cicatriz física e atrasou sua carreira

Papo Cruzado: Werdum revela o soco mais duro que já recebeu

Ex-campeão do UFC foi escoltado para fora de um voo neste sábado. Nas redes sociais, Khabib lamentou o incidente

Khabib Nurmagomedov é retirado de voo nos EUA; veja o vídeo

Brasileiros venceram seus duelos no UFC deste sábado e levaram prêmios de “Performance da Noite”

UFC: Mackenzie Dern e Cesar Almeida recebem bônus de R$300 mil

Lutador de MMA posta vídeos de partida com amigos em Dublin e mostra "excesso de vontade" no gramado

Conor McGregor bate muito e quase faz gol em "pelada" de futebol

Brasileiras reeditaram duelo de 2019, mas resultado desta vez foi diferente. Cesar Almeida aplica nocaute brutal

UFC: Mackenzie Dern finaliza Amanda Ribas em revanche

Brasileiro aplicou knockdown no primeiro round, mas foi derrotado nos critérios de desempate, em evento realizado nesta sexta-feira

ONE: John Lineker perde em decisão apertada no muay thai

Disputa do cinturão peso-mosca será atração principal da noite do evento no próximo dia 18 em Brasília

Jungle Fight: Evento terá desafio Brasil x Argentina; ingressos grátis são distribuídos

Proprietário do Facebook, Instagram e WhatsApp surpreendeu até o adversário ao fazer combate de luta agarrada há alguns anos

Mark Zuckerberg revela como tentou esconder identidade em torneio de jiu-jítsu

Ex-campeã do UFC deu à luz em Los Angeles, cidade atingida por incêndios florestais: "nossa garotinha chegou ao mundo durante uma tempestade; em meio a uma cidade pegando fogo"

Ronda Rousey anuncia nascimento de segunda filha: "Grata por ela estar sã e salva"