TIMES

Por Adriano Albuquerque, Evelyn Rodrigues e Marcelo Russio — Direto de Nova York, EUA

As lágrimas de Rose Namajunas na véspera da luta contra Joanna Jedrzejczyk voltaram a escorrer dentro do octógono, dessa vez em sua consagração. A americana, que durante toda a semana aguentou calada as provocações da polonesa, entrou no octógono com “sangue no olho” e revidou tudo o que guardou com golpes certeiros, atropelando a campeã aos 3m03s do primeiro round. Joanna ficou tão atordoada ao cair nocauteada que chegou até a bater em desistência quando o juiz interrompia o combate.

- Não parece real, parece que estou em um filme. Eu vi muita besteira na mídia, só queria entrar e usar o que tenho para seguir meus sonhos. O cinturão é só um extra, no fim das contas, é só entretenimento - declarou Namajunas, ainda dentro do octógono, parecendo não acreditar no que tinha acabado de fazer.

Joanna Jedrzejczyk foi atropelada por Rose Namajunas e teve seu reinado encerrado pela americana — Foto: Jason Silva

Jedrzejczyk, que saiu da arena sem falar uma palavra, entrou no combate como franca favorita e certa de que iria igualar o recorde de Ronda Rousey, de maior número de defesas bem-sucedidas de um cinturão feminino no UFC. A polonesa entrou ovacionada na icônica arena do Madison Square Garden, e protagonizou uma encarada tão intensa no início da luta, que quase fez Rose soltar um golpe antes da hora. Mas Namajunas segurou os nervos e brilhou no momento certo. Ela foi a primeira a acertar um chute baixo, enquanto Joanna desferia jabs para medir a distância. A cada tentativa de aproximação de Rose, Jedrzejczyk respondia com combinações de socos e chutes. A campeã andava pra trás, mas levou de encontro um golpe de direita, caindo em knockdown.

Ao ver Jedrzejczyk no chão, a arena se levantou enlouquecida. Mas Joanna se recompôs e voltou à luta. Pouco tempo depois, foi parada novamente pela mão certeira da desafiante. Rose soltou um cruzado de esquerda que pegou em cheio, fazendo Joanna desabar no chão. Ela apenas completou o serviço até o árbitro encerrar o combate no primeiro round. Era o fim do reinado da rainha Jedrzejczyk.

Com o resultado deste sábado, Joanna conheceu a primeira derrota de sua carreira no MMA (ela estava invicta há 14 lutas). Já Namajunas agora conta com um cartel de sete vitórias e quatro derrotas na carreira, e conquistou o topo da divisão da maneira mais impressionante possível.

Assine o Combate e assista a todos os eventos do UFC ao vivo — Foto: Combate

Mais do Sportv

Campeão meio-pesado do UFC aproveita feriado para praticar jiu-jitsu em família

Alex Poatan faz treino com os filhos na véspera de Natal

Ex-campeão do UFC participa da próxima luta em abril e minimiza chances de parar: "Quem disse que eu estava aposentado? Abril, estou de volta"

Fabricio Werdum anuncia retorno às competições em 2025

Lutador usa as redes sociais para reclamar de tratamento na organização, que no ano passado comprou o Bellator: "Mais de um ano da minha vida e carreira que nunca mais terei de volta"

Patricio Pitbull reclama que PFL não o libera e quer que lute em abril: "Refém"

Temporada regular da companhia foi marcada por domínio russo, ao tempo que o Brasil teve seu primeiro ano sem cinturões. Primeiro ano após compra do Bellator também foi com polêmicas

Retorno de Ngannou, falta de lutas no Bellator e Cris Cyborg histórica fazem a PFL em 2024 - Programa: Combate

Organização faz lista com dois duelos nacionais, um vencido por Cris Cyborg e outro por Bruno Robusto. Confira a lista que ainda tem vitórias de Impa Kasanganay, Paul Hughes e Lewis McGrillen

PFL elege top 5 de melhores lutas de 2024 e conta com quatro brasileiros - Programa: Combate no GE

Mateus Mendonça ficará afastado das competições por dois meses e promove rifa para custear aluguel

Brasileiro ex-UFC sofre lesão no pênis em treino e faz cirurgia de emergência

Em episódio que debate a relação da cozinha com o jiu-jítsu, chef fala sobre dieta, pressão e revela que a organização é o segredo do sucesso

Papo Cruzado: Thiago Castanho fala da dificuldade com restrições alimentares de Charles do Bronx   - Programa: Cortes podcasts ge

Líder da equipe paulista é o convidado da edição de Natal do podcast Mundo da Luta, e relembra quando Elon Musk usou óculos que são marca do time: "Que loucura, cara!"

Pablo Sucupira revela objetivo da Fighting Nerds em 2025: "Vamos atrás dos cinturões"

Britânico condena uso da inteligência artificial para pontuar sua luta com Oleksandr Usyk. Placar dos juízes laterais foi 116 a 112, enquanto IA pontou 118h a 112 para o ucraniano em resultado experimental

Tyson Fury sobe experiência com IA em luta de boxe: "F***-se todos os computadores"

Ian Heinisch, que não luta desde julho de 2021, relembra episódio em que esqueceu onde estava enquanto dirigia: "Minha única prioridade agora é me sentir normal novamente"

Ex-lutador do UFC detalha como lesões cerebrais forçaram aposentadoria