Enfrentando o estreante russo Ismail Naurdiev, que substituiu o também russo Ramazam Emeev de última hora, o peso-meio-médio brasileiro Michel Trator não resistiu à juventude do russo radicado na Áustria Ismail Naurdiev - tem 22 anos, contra 37 anos do paraense - e foi derrotado por decisão unânime dos juízes (30-26, 30-27 e 30-27). A derrota - a terceira na carreira - acaba com a sequência de oito triunfos consecutivos de Trator.
Ismail Naurdiev dominou e venceu o brasileiro Michel Trator UFC Praga — Foto: Getty Images
O duelo começou com Trator catando a perna de Naurdiev em seu primeiro chute, tentando a derrubada. O russo resistiu às investidas do brasileiro para levar a luta para o chão e voltou a lutar na média distância. Trator insistia na estratégia de levar a luta para o chão, mas o russo usava as defesas do wrestling para permanecer em pé. Aproveitando ter as pernas mais longas, Naurdiev acertou um chute alto na cabeça do brasileiro, que reagiu rapidamente e derrubou o rival. O russo conseguiu a raspada, ficando por cima no chão e passando a buscar as costas para tentar um estrangulamento. Trator resistiu e inverteu a posição, colocando o rival com as costas na grade. Nos segundos finais, o brasileiro ainda teve chance de se impor a Naurdiev golpeando-o por cima na grade, mas sem contundência.
No segundo round, após a desvantagem no round anterior, Trator tentou mais uma vez levar a luta para o chão, mas Naurdiev atacou com chutes altos, mantendo o brasileiro à distância. Trator aparentava cansaço, e golpeava com menos pressão. O russo aproveitava para desferir golpes à distância, mas Trator encurtou a distância tentando a derrubada. Após uma tentativa de inversão de Naurdiev, o brasileiro conseguiu ficar por cima no chão. Mas o russo conseguiu a raspada e passou a ficar por cima, na guarda. O árbitro ordenou que a luta voltasse a ser disputada em pé novamente, e o Naurdiev imediatamente tentou uma joelhada voadora, defendida pelo brasileiro. Trator mais uma vez buscou a trocação, mas o cansaço atrapalhou seus ataques.
Ismail Naurdiev surpreendeu Michel Trator no jogo de chão no UFC Praga — Foto: Getty Images
Após se cumprimentarem no meio do octógono, os dois lutadores voltaram para a luta trocando golpes, e Trator conectou uma boa direita. Naurdiev recuou, e travou a luta na grade, após defender uma tentativa de queda. Cansados, os dois lutadores diminuíam seus ritmos, e os fãs vaiavam a falta de ação. Trator mais uma vez catou a perna do russo tentando uma rasteira, mas Naurdiev defendeu e caiu por cima. O brasileiro inverteu a posição, ficando na meia-guarda. O russo se defendia, e após se levantar, aplicou uma joelhada na cabeça de Trator, que sentiu. O russo tentou se aproveitar da posição e golpear no chão. O brasileiro se defendia como era possível, mas não conseguiu reagir.
Carlo Pedersoli abusa da confiança e é nocayteado por Dwight Grant
Na luta que fechou o card preliminar do UFC Praga, o peso-meio-médio americano Dwight Grant mostrou que a seriedade na luta pode fazer a diferença entre a vitória e a derrota. Após baixar a guarda várias vezes e chamar Dwight Grant para a luta, o italiano Carlo Pedersoli foi surpreendido por um duro golpe de direita do americano, que o nocauteou aos 4m59s do primeiro round.
Dwight Grant nocauteou Carlo Pedersoli no primeiro round no UFC Praga — Foto: Getty Images
O combate foi intenso no seu início, com Pedersoli levando a melhor na trocação, conectando bons golpes em Grant, que os absorveu com tranquilidade. O italiano variava a estratégia buscando as derrubadas, mas o americano defendia bem. Quando a luta se encaminhava para o intervalo, Dwight Grant aproveitou uma aproximação de Carlo Pedersoli e acertou um direto de direita fortíssimo, que derrubou o italiano, deixando-o semiconsciente. O americano passou a desferir golpes seguidos até o árbitro Marc Goddard encerrar a luta no último segundo do round, motivando protestos do italiano, que de nada adiantaram.
Chris Fishgold dá aula de chão e finaliza Daniel Teymur
Em uma luta muito movimentada no primeiro round, e decidida rapidamente no segundo, o peso-pena inglês Chris Fishgold venceu o sueco Daniel Teymur por finalização, com um mata-leão, a 1m10s do segundo round. Fishgold chegou a 18 vitórias em 21 lutas como profissional, e recuperou-se da derrota para Calvin Kattar na sua estreia na organização. Já Teymur sofreu a terceira derrota seguida e corre risco de demissão.
Chris Fishgold festeja a vitória sobre Daniel Teymur no UFC Praga — Foto: Getty Images
Nem bem a luta havia começado, Daniel Teymur segurou-se acintosamente na grade e teve um ponto deduzido pelo árbitro Herb Dean. Especialista em jiu-jítsu, Fishgold buscou imediatamente a luta agarrada, mas Teymur defendeu-se bem de tentativas de guilhotina e chave de joelho. A luta era disputada com muita intensidade no round inicial. O sueco aparentava já muito cansaço quando o inglês encaixou dois bons golpes, abalando-o e buscando uma chave de braço, que foi defendida na raça por Teymur nos segundos finais. Porém, logo no início do segundo round, Fishgold novamente levou a luta para o chão e, sem dificuldades, encaixou um mata-leão após dominar as costas de Teymur no chão, forçando-o a bater em desistência.
Gillian Robertson finaliza Veronica Macedo com mata-leão
Na primeira das duas lutas femininas programadas para o UFC Praga, a peso-mosca canadense Gillian Robertson mostrou muita superioridade no jogo de chão ao finalizar a venezuelana Veronica Macedo com um mata-leão aos 3m27s do segundo round. Robertson se recuperou da derrota para Mayra Cheetara e chegou à sexta vitória em nove lutas na carreira. Já Macedo sofreu a terceira derrota consecutiva em três lutas na organização.
Gillian Robertson finalizou Veronica Macedo no UFC Praga — Foto: Getty Images
Após um começo de luta no chão, com vantagem para Gillian Robertson, a disputa foi para a luta em pé, com Veronica Macedo tendo uma leve superioridade. A canadense insistiu na estratégia da luta agarrada, mesmo recebendo alguns golpes nos segundos finais. No segundo round, a luta foi novamente para o chão, e Gillian Robertson mostrou muita técnica, primeiro tentando uma chave de braço, e depois montando e fazendo a transição para as costas, encaixando um mata-leão que obrigou a venezuelana a desistir do combate.
Damir Hadzovic nocauteia Marco Polo Reyes com facilidade
Em uma luta bem disputada, o peso-leve bósnio Damir Hadzovic não teve dificuldades para vencer o mexicano Marco Polo Reyes por nocaute técnico aos 2m03s do segundo round. Após um primeiro round equilibrado, mas com leve domínio do bósnio, o round seguinte foi inteiramente dominado por Hadzovic, que chegou à 13ª vitória em 17 lutas na carreira. Já Reyes sofreu a quarta derrota em 12 lutas como profissional.
Damir Hadzovic venceu Marco Polo Reyes por nocaute técnico no UFC Praga — Foto: Getty Images
A luta foi disputada no início na curta distância, com os dois lutadores buscando os golpes fortes, o que deu um caráter tenso à disputa - qualquer golpe poderia levar um ou outro ao nocaute. Após quase um round inteiro de luta em pé, Hadzovic levou a luta para o chão, mantendo Reyes sob domínio até o intervalo. A estratégia de lutar no chão foi mantida pelo bósnio no segundo round. Na primeira chance que teve, Hadzovic derrubou Reyes, caindo montado e partindo para o ataque. Após alguns golpes bem aplicados, o árbitro Leon Roberts interrompeu a luta, decretando o nocaute técnico do mexicano.
Confira os resultados de todas as lutas do evento:
CARD PRINCIPAL
Thiago Marreta venceu Jan Blachowicz por nocaute técnico aos 39s do R3
Stefan Struve venceu Marcos Pezão por finalização aos 2m21s do R2
Michal Oleksiejczuk venceu Gian Villante por nocaute a 1m34s do R1
Liz Carmouche venceu Lucie Pudilova por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28)
Petr Yan venceu John Dodson por decisão unânime (triplo 30-27)
Magomed Ankalaev venceu Klidson Abreu por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
CARD PRELIMINAR
Dwight Grant venceu Carlo Pedersoli por nocaute técnico aos 4m59s do R1
Chris Fishgold venceu Daniel Teymur por finalização a 1m10s do R2
Gillian Robertson venceu Veronica Macedo por finalização aos 3m27s do R2
Damir Hadzovic venceu Marco Polo Reyes por nocaute técnico aos 2m03s do R2
Ismail Naurdiev venceu Michel Trator por decisão unânime (30-26, 30-27 e 30-27)
Carlos Diego Ferreira venceu Rustam Khabilov por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Damir Ismagulov venceu Joel Alvarez por decisão unânime (triplo 30-27)
Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate