A estrada rumo ao cinturão dos pesos-penas do UFC aos poucos vai sendo pavimentada pelo russo Zabit Magomedsharipov. Após vencer em sua estreia na organização, o daguestanês mostrou sua qualidade ao dominar o brasileiro Sheymon Moraes, que fazia a sua estreia no evento, e finalizá-lo com um triângulo de mão aos 4m30s do terceiro round. Esta foi a 14ª vitória de Magomedsharipov em 15 lutas - a décima seguida. Já Sheymon Moraes sofreu a segunda derrota em 11 lutas na carreira.
Zabit Magomedsharipov encaixa um triângulo de mão e finaliza Sheymon Moraes no UFC China — Foto: Getty Images
A luta começou com os dois lutadores buscando os chutes baixos e na linha de cintura. O brasileiro buscou um chute forte na coxa do russo, mas recebeu um contragolpe forte de esquerda. Se movimentando muito bem e com a esquiva funcionando, Sheymon Moraes tinha dificuldade de se aproximar de Magomedsharipov, por conta da sua menor envergadura. O russo se mostrou atento à estratégia do brasileiro, e travou seu chute derrubando-o em seguida. Sheymon levantou-se, mas foi arremessado com um belo suplê. Magomedsharipov dominava o brasileiro no chão, aplicando um crucifixo e, depois, montando e castigando no "ground and pound" até o intervalo.
No segundo round, Magomedsharipov mais uma vez começou em vantagem, buscando um chute alto e, em seguida, derrubando Sheymon, que conseguiu inverter a posição e aplicar a montada, passando a buscar a transição para o triângulo. Magomedsharipov defendeu-se e dominou as costas de Moraes, passando a buscar o mata-leão. Sheymon defendeu-se, mas ficou por baixo no chão, e passou a apenas defender-se das investidas do russo, que não lhe dava chances de se recuperar no combate, ficando em desvantagem até o fim do round.
Zabit Magomedsharipov golpeia Sheymon Moraes em sua vitória no UFC China — Foto: Getty Images
O domínio do russo não diminuiu no início do terceiro round. Mostrando um bom repertório de golpes na trocação, Magomedsharipov encurtava a distância e levava Sheymon Moraes para o chão, dominando as costas mais uma vez. O brasileiro já demonstrava cansaço, mas resistia às investidas do russo o quanto podia. Com um chute no tornozelo por trás, Magomedsharipov derrubou Sheymon e já caiu montado junto à grade. Após alguns instantes de domínio, o russo encaixou um triângulo de mão, finalizando Sheymon Moraes.
Kenan Song estreia no UFC arrasando Bobby Nash em apenas 15s
Não deu tempo nem de suar. Com uma atuação devastadora, o peso-meio-médio chinês Kenan Song não tomou conhecimento do americano Bobby Nash e aplicou um nocaute relâmpago em apenas 15s, deixando Nash tão atordoado que, mesmo após a interrupção do árbitro Herb Dean, ele continuou agarrado às pernas de Song, não entendendo que a luta estava encerrada. Esta foi a 12ª vitória de Song em 15 lutas na carreira. Já Nash, que sofreu a terceira derrota em três lutas no UFC, somou a quarta derrota em 12 lutas como profissional.
Kenan Song acerta o golpe que derrubou o americano Bobby Nash no UFC China — Foto: Getty Images
Yan Xiaonan estreia no UFC vencendo a havaiana Kailin Curran
Desesperada para voltar a vencer no UFC - seu retrospecto no evento antes do UFC China era de uma vitória e cinco derrotas - a peso-palha americana Kailin Curran não teve sucesso e sofreu mais uma derrota, desta vez para a chinesa Yan Xiaonan, por decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28 e 30-27). Estreante no UFC, Xiaonan venceu pela oitava vez em dez lutas na carreira.
Yan Xiaonan acerta um belo chute alto na havaiana Kailin Curran no UFC China — Foto: Getty Images
Yan Xiaonan começou a luta pressionando Kailin Curran, aplicando um chute alto e um cruzado curto de esquerda que abalaram a havaiana. Curran travou a luta na grade para se recuperar, mas a chinesa voltou a se afastar para lutar à distância, mostrando total domínio no primeiro round. Curran começou em desvantagem o segundo round, sofrendo golpes duros de Xiaonan, mas conseguiu aplicar uma queda na chinesa, que rapidamente levantou-se, voltando a castigar a havaiana com golpes duros. O panorama não se alterou no terceiro round, com Xiaonan castigando Curran, e a havaiana não conseguindo se impor na luta, ainda que tendo momentos de vantagem no chão.
Song Yadong arrasa Bharat Khandare em duelo de estreantes
Com uma atuação segura e empolgante, o peso-pena chinês Song Yadong, de apenas 19 anos, não tomou conhecimento do indiano Bharat Khandare, finalizando-o com uma guilhotina aos 4m16s do primeiro round e levando ao delírio o público presente ao UFC China. Esta foi a décima vitória em 15 lutas de Yadong na carreira, e a terceira derrota em oito lutas de Bhandare como profissional. Ambos fizeram suas estreias na organização.
Song Yadong acerta um chute alto no indiano Bharat Khandare no UFC China — Foto: Getty Images
Mostrando muita confiança, Yadong começou aplicando golpes chamativos - um chute anto e um chute rodado - empolgando a torcida. Khandare tentou reagir com um soco rodado, mas não atingiu o chinês. Os fãs gritavam o nome do compatriota, e ele se empolgava dentro do octógono. O indiano não conseguia se encontrar na luta, e Song Yadong aproveitou para encaixar um direto de direita que derrubou Khandare, e em seguida encaixou uma guilhotina, forçando o rival a desistir do combate. A primeira vitória chinesa no evento levou o público ao delírio.
Shamil Abdurakhimov aplica nocaute rápido em Chase Sherman
Na segunda luta entre pesos-pesados do UFC China, o russo Shamil Abdurakhimov não deu chances ao americano Chase Sherman e o derrotou por nocaute em apenas 1m24s de luta, recuperando-se da derrota para o também americano Derrick Lewis em sua última luta e chegando a 18 vitórias em 22 lutas na carreira. Já Sherman viu sua sequência de duas vitórias seguidas ser interrompida, sofrendo a quarta derrota em 15 lutas como profissional.
Shamil Abdurakhimov acerta o golpe que nocauteou Chase Sherman no UFC China — Foto: Getty Images
A luta foi totalmente dominada por Abdurakhimov, que não sofreu nenhum golpe de Sherman, e desde o início abalou o americano com diretos longos. Após dois golpes certeiros, o russo conseguiu derrubar Sherman na terceira tentativa. O americano caiu de costas para o rival, forçando o árbitro Steve Perceval a interromper o combate.
Gina Mazany vence luta disputada contra Yanan Wu
A peso-galo americana Gina Mazany teve dificuldade, mas venceu a chinesa Yanam Wu por de~cisão unânime dos juízes (triplo 30-27) na terceira luta do UFC China, disputado neste sábado, em Xangai. Mazany, que vinha de derrota para Sara McMann, recuperou-se e conseguiu a quinta vitória em seis lutas na carreira. Já Yanam, que fazia sua estreia no UFC, sofreu a segunda derrota em 11 lutas como profissional.
Gina Mazany ataca Yanam Wu com um cruzado de direita no UFC China — Foto: Getty Images
A americana começou a luta encurtando a distância para impedir que a chinesa tivesse espaço para golpear. Yanan mostrava agressividade e pressionava Mazany, tanto no chão quanto junto à grade. A americana assumiu o controle da luta no terço final do primeiro round, ficando por cima no chão e desferindo golpes até a luta voltar a ser disputada em pé, quando Yanam voltou a equilibrar o combate. Gina Mazany dominou o segundo round usando o jogo junto à grade para pressionar e golpear Yanam Wu. A chinesa foi para o córner no fim do segundo round sentindo muita dor no ombro, e teve de ser atendida pela sua equipe para que o ombro fosse colocado no lugar antes de voltar ao combate. A americana manteve a estratégia do segundo round no terceiro e último round, pressionando a chinesa no chão desde o começo, e se livrando das tentativas de triângulo que Yanam buscou.
Rolando Dy se emociona após vitória sobre Wuliji Buren
Em luta equilibrada, o peso-pena Rolando Dy venceu o chinês Wulijo Buren por decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28 e 30-27). O filipino se emocionou com o resultado e caiu aos prantos no octógono assim que foi anunciado como o vencedor da disputa. Esta foi a nova vitória em 17 lutas de Dy na carreira. Já Buren sofreu a quarta derrota em 13 lutas como profissional.
Rolando Dy golpeia o chinês Wuliji Buren na sua vitória no UFC China — Foto: Getty Images
O filipino começou já aplicando um knockdown no início do primeiro round, mostrando ser melhor na luta em pé. Buren decidiu partir para a luta agarrada e conseguiu pegar as costas de Dy no chão, mas o filipino livrou-se rapidamente. A luta continuou em pé, e equilibrada, até o intervalo. No segundo round, Buren tentou começar levando Dy para o solo, mas o filipino conseguiu ficar por cima até a metade do round, quando a disputa voltou a ser em pé. Mais experiente, Dy controlava a luta e se mantinha em vantagem sobre o chinês. No terceiro round, Wuliji Buren mostrou-se mais agressivo, derrubando Rolando Dy e se mantendo por cima no chão, e depois equilibrando a disputa na trocação, levantando o público chinês presente ao evento e mantendo a disputa acesa até o fim.
Cyril Asker abre evento finalizando Yaozong Hu no segundo round
Na luta que abriu o evento, o peso-pesado francês Cyril Asker não teve problemas para vencer o estreante chinês Yaozong Hu por finalização, com um mata-leão, aos 2m33s do segundo round. Esta foi a primeira derrota do chinês em quatro lutas, e a nona vitória de Asker em 12 combates como profissional.
Cyril Asker finaliza Yaozong Hu com um mata-leão no segundo round na luta de abertura do UFC China — Foto: Getty Images
Asker mostrou desde o início que sua intenção era partir para a luta agarrada, e após um início equilibrado, a disputa passou a ser dominada pelo francês no chão, dominando Yaozong junto à grade, mas sem contundência. No segundo round, mantendo a estratégia, Asker voltou a dominar as costas do chinês, encaixando um mata-leão e forçando Yaozong a desistir da luta.
Confira as lutas do card principal do evento
Assine o Combate e assista a todos os eventos do UFC ao vivo — Foto: Combate