TIMES

Por Marcelo Barone, Marcelo Russio e Raphael Marinho — Rio de Janeiro


A última luta de Vitor Belfort pelo Ultimate seria capaz de fazer passar, pela cabeça do lutador, um filme com tudo o que ele viveu durante anos dentro do octógono. Entretanto, o que se viu foi a reprise de um dos capítulos - negativos - mais marcantes da carreira do "Fenômeno": a derrota para Anderson Silva, em 2011, com um famoso chute frontal aplicado por Spider. Neste sábado, contra Lyoto Machida, a um minuto do segundo round, o carioca levou um golpe muito parecido, na ponta do queixo, que o fez desabar no octógono. Foi um desfecho amargo para quem se acostumou a liquidar os oponentes com rapidez e contundência. Respeitoso, o "Dragão", imediatamente após o nocaute, se ajoelhou em reverência ao compatriota, em sinal de respeito a uma das lendas do esporte do país.

Lyoto Machida atropelou Vitor Belfort no UFC Rio 9 — Foto: Andre Durão

- Muito obrigado a todos, muito respeito ao Belfort, que fez muito pelo esporte e merece nosso respeito. Amanhã (domingo) é Dia das Mães, essas mulheres que nos fizeram e nos dão muito amor. Hoje (sábado) tive a felicidade de ser melhor do que ele. Nunca podemos dizer que somos melhores do que os outros. Hoje fui melhor e consegui essa vitória. Eu estava fintando, esperando acontecer. Eu vi a brecha e acertei o golpe. Michael Bisping, ainda estou esperando por você. Se você quiser se aposentar, lute comigo.

Recuperado do golpe violento, Vitor Belfort agradeceu o carinho do público, que o apoiou mesmo após o revés, gritando seu nome da arquibancada.

Dragão levou a melhor na luta válida pelo peso-médio — Foto: Andre Durão

- Gostaria de agradecer à minha família e aos meus amigos. Eu estou bem. Parabéns ao Lyoto. Tudo na vida tem um começo, meio e fim. Vou deixar minhas lutas aqui porque acho que cheguei ao fim. Agradeço pelo carinho.

Enquanto as entrevistas aconteciam no centro do octógono, no telão, surgia a imagem do pai de Lyoto Machida e mestre de caratê, Yoshizo Machida, na plateia, dando um abraço em Jovita Belfort, mãe do carioca, em atitude nobre e respeitosa.

Vitor Belfort, que participou do UFC 12, em 1997, encerra sua trajetória na organização aos 41 anos de idade. O carioca vinha de vitória contra Nate Marquardt, em junho do ano passado, na Cidade Maravilhosa. Lyoto Machida, por sua vez, emplaca dois triunfos seguidos, o que não acontecia há quatro anos.

A luta

A tensão era evidente - prova disso é que, após um minuto, apenas um chute tímido de Lyoto Machida foi desferido. O público, ávido pela trocação, esboçava vaias. Vitor Belfort ameaçava partir para cima do compatriota, mas se mostrava cauteloso, ciente do poderoso contra-ataque do rival. Na metade do round, Belfort avançou, mas foi Lyoto quem acertou dois bons chutes no carioca. Lyoto, para não se expor, investia no chute alto e nas costelas. O anfitrião fintava à procura do momento exato para atacar - e o fez a cerca de um minuto do fim, quando acertou a mão no rosto do "Dragão". Nos últimos segundos, Lyoto conectou o chute, Vitor Belfort segurou sua perna, porém, o tempo se esgotou.

No começo do segundo round, a torcida mostrou que estava a favor de Vitor Belfort, cantando o seu nome na arena. O "Fenômeno", no entanto, se manteve diante do adversário, que fazia a finta para encontrar o espaço necessário para atacar. E ele não tardou a aparecer. Quando o relógio marcou um minuto, Lyoto Machida nocauteou Vitor Belfort com um belíssimo chute e apagou o veterano, em uma cena que misturou impacto e técnica.

Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar! — Foto: Combate

Mais do Sportv

Britânico de 36 anos usa suas redes sociais para fazer anúncio em vídeo breve. Fury já chegou a anunciar a aposentadoria em 2022, mas voltou a lutar quatro meses depois

Tyson Fury anuncia aposentadoria do boxe: "Adorei cada minuto"

Em papo com Marcos Mion, convidado do programa, lutador lembra de golpe sofrido no UFC que deixou cicatriz física e atrasou sua carreira

Papo Cruzado: Werdum revela o soco mais duro que já recebeu

Ex-campeão do UFC foi escoltado para fora de um voo neste sábado. Nas redes sociais, Khabib lamentou o incidente

Khabib Nurmagomedov é retirado de voo nos EUA; veja o vídeo

Brasileiros venceram seus duelos no UFC deste sábado e levaram prêmios de “Performance da Noite”

UFC: Mackenzie Dern e Cesar Almeida recebem bônus de R$300 mil

Lutador de MMA posta vídeos de partida com amigos em Dublin e mostra "excesso de vontade" no gramado

Conor McGregor bate muito e quase faz gol em "pelada" de futebol

Brasileiras reeditaram duelo de 2019, mas resultado desta vez foi diferente. Cesar Almeida aplica nocaute brutal

UFC: Mackenzie Dern finaliza Amanda Ribas em revanche

Brasileiro aplicou knockdown no primeiro round, mas foi derrotado nos critérios de desempate, em evento realizado nesta sexta-feira

ONE: John Lineker perde em decisão apertada no muay thai

Disputa do cinturão peso-mosca será atração principal da noite do evento no próximo dia 18 em Brasília

Jungle Fight: Evento terá desafio Brasil x Argentina; ingressos grátis são distribuídos

Proprietário do Facebook, Instagram e WhatsApp surpreendeu até o adversário ao fazer combate de luta agarrada há alguns anos

Mark Zuckerberg revela como tentou esconder identidade em torneio de jiu-jítsu

Ex-campeã do UFC deu à luz em Los Angeles, cidade atingida por incêndios florestais: "nossa garotinha chegou ao mundo durante uma tempestade; em meio a uma cidade pegando fogo"

Ronda Rousey anuncia nascimento de segunda filha: "Grata por ela estar sã e salva"