O saldo deixado pelo UFC Rio 9 nesta noite de sábado foi bastante positivo. Entre belíssimas finalizações e nocautes, dois lutadores chamaram a atenção e ganharam o bônus de US$ 50 mil (R$ 178,5 mil) como as melhores perfomances do evento: Lyoto Machida e Alexey Oleynik. A coroa de "Luta da Noite" foi para o confronto entre Ronaldo Jacaré e Kelvin Gastelum - os dois lutadores também saíram com a premiação extra em dinheiro.
Lyoto Machida observa Vitor Belfort cair nocauteado no UFC Rio 9 — Foto: Andre Durão
No card preliminar, o russo Alexey Oleynik surpreendeu os espectadores ao finalizar, de maneira muito inteligente, o brasileiro Junior Albini, com uma "armadilha". O lutador aplicou um "Estrangulamento Ezequiel", encaixado por baixo e pressionando o pescoço de cima para baixo. A finalização é rara no UFC: só foi aplicada com sucesso duas vezes, ambas por Oleynik. A posição é uma especialidade do russo, que já venceu 12 lutas na sua carreira desta forma.
Já no card principal, Lyoto Machida mostrou atuação espetacular ao nocautear, "à lá Anderson Silva", o ex-campeão dos meio-pesados, Vitor Belfort, que fez sua última atuação no UFC neste sábado. Após 1º round morno, com poucas iniciativas de ambos os lados, Machida aplicou chute frontal preciso no rosto de Belfort e derrubou o carioca, encerrando a luta na hora. O nocaute de Lyoto relembrou um dos momentos mais marcantes da carreira de Belfort: a derrota para Anderson Silva, em 2011, com um famoso chute frontal aplicado por Spider.
Kelvin Gastelum x Ronaldo Jacaré UFC Rio 9 — Foto: Andre Durão
Na luta entre Ronaldo Jacaré e Kelvin Gastelum, venceu a famosa zebra. Segundo no ranking dos médios, o brasileiro estava a uma luta de conseguir o desafio do cinturão. O confronto contra o americano foi bastante equilibrado e começou com Ronaldo na frente. No segundo round, no entanto, Gastelum acertou belos diretos no rosto de Jacaré, que começou a ficar tonto no octógono. O brasileiro ainda segurou o confronto até o fim, encaixando alguns golpes no adversário. O desempenho de Jacaré, no entanto, não foi o suficiente para convencer todos os juízes e o americano saiu com a vitória, por decisão dividida.
Confira os resultados completos do evento:
UFC 224
12 de maio de 2018, no Rio de Janeiro (RJ)
CARD PRINCIPAL
Amanda Nunes venceu Raquel Pennington por nocaute técnico aos 2m36s do R5
Kelvin Gastelum venceu Ronaldo Jacaré por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)
Mackenzie Dern venceu Amanda Cooper por finalização aos 2m27s do R1
John Lineker venceu Brian Kelleher por nocaute aos 3m43s do R3
Lyoto Machida venceu Vitor Belfort por nocaute a 1m00s do R2
CARD PRELIMINAR
Cézar Mutante venceu Karl Roberson por finalização técnica aos 4m45s do R1
Alexey Oleynik venceu Júnior Albini por finalização a 1m45s do R1
Davi Ramos venceu Nick Hein por finalização aos 4m15s do R1
Elizeu Capoeira venceu Sean Strickland por nocaute técnico aos 3m12s do R1
Warlley Alves venceu Sultan Aliev por nocaute técnico (interrupção médica) aos 5m00s do R2
Jack Hermansson venceu Thales Leites por nocaute técnico aos 2m10s do R3
Ramazan Emeev venceu Alberto Miná por decisão unânime (triplo 30-27)
Markus Maluko venceu James Bochnovic por finalização aos 4m28s do R1
Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar! — Foto: Combate