TIMES

Por Combate.com — Boise, EUA

Josh Hedges/Getty Images

A brasileira Jennifer Maia não teve a estreia que desejava no Ultimate. A ex-campeã peso-mosca do Invicta FC teve bons momentos em sua primeira luta pela organização, neste sábado, mas acabou derrotada pela americana Liz Carmouche por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28), no card preliminar do UFC Boise.

Carmouche começou testando a trocação de Maia com cruzados e um chute frontal à meia altura. Quando a brasileira enfim decidiu soltar seus golpes, a americana a agarrou, acertou uma dura joelhada alta e a derrubou. Carmouche acertou duras cotoveladas na lateral da cabeça, mas Maia se repôs de pé e levou a adversária para a grade, onde tratou de desgastá-la no clinche. Quando o árbitro mandou as duas se desvencilharem por falta de atividade, a curitibana conectou um bom cruzado de direita. Aos poucos, ela ganhou confiança e conectou mais bons overhands de direita. Em perigo de sofrer uma virada no round, Carmouche acertou um forte chuto na costela e combinou com um direto de direita antes do soar da buzina.

Mais à vontade, Maia começou o segundo round andando para frente e marcando a distância com o jab. Ela passou a investir mais em fintas para acertar os cruzados e conectou boas combinações de jab e direto. Na metade do assalto, a brasileira voltou a grampear Carmouche contra a grade e, desta vez, jogou mais joelhadas no corpo e nas pernas. Porém, o árbitro voltou a ordenar que as duas se separassem, e a americana aproveitou uma aproximação de Maia para derrubá-la no minuto final. Carmouche acelerou, obteve a montada e terminou o round atacando uma chave de braço. A brasileira foi salva pela buzina.

Jennifer Maia tentou partir para cima no terceiro e último round, e soltou o overhand de direita. No entanto, Carmouche mais uma vez leu bem sua aproximação e a derrubou. A brasileira trouxe a americana para dentro a guarda e quase raspou, mas Carmouche a manteve com as costas no solo. A americana foi paciente e, quando viu espaço, praticamente passou à montada de uma vez só. Maia repôs a meia-guarda, mas levou ombradas e cotoveladas na cabeça antes de voltar à guarda fechada. Ela conseguiu se levantar com cerca de 45s restando, mas Carmouche se movimentou bem, evitou os ataques da brasileira e ainda acertou bons chutes e cruzados antes do final.

Mark De La Rosa repete feito da esposa e finaliza Elias Garcia

Elias Garcia bate em desistência para o mata-leão encaixado por Mark De La Rosa — Foto: Josh Hedges/Getty Images

No duelo de famílias no UFC, melhor para a família De La Rosa. O peso-mosca americano Mark De La Rosa, marido de Montana De La Rosa, fez como a esposa no último fim de semana e venceu seu adversário por finalização com um mata-leão. O oponente no caso era o também americano Elias Garcia, primo de Anthony Pettis, que não conseguiu igualar o feito do primo no último sábado e saiu derrotado por finalização aos 2m00s do segundo round.

Garcia mostrou confiança desde o início, soltando chutes baixos fortes e outros chutes mais ousados à la família Pettis. De La Rosa tentou catar sua perna para derrubar, e Garcia o surpreendeu ao escalar a guarda e fechar um triângulo ainda com o adversário em pé. De La Rosa girou para se livrar de Garcia, e conseguiu mais uma queda alguns segundos depois, mas precisou escapar de uma chave de braço. Em pé, ele acertou bons uppers e diretos. De La Rosa chegou mais rapidamente à curta distância no segundo round, derrubou Garcia, e logo estava em suas costas. Ele encaixou um mata-leão e fez o adversário bater em desistência.

Aguilar bate Esquibel e conquista primeira vitória no UFC

Jessica Aguilar (dir.) acerta um cruzado sobre o jab de Jodie Esquibel no UFC Boise — Foto: Josh Hedges/Getty Images

Demorou três anos, mas a ex-campeã peso-palha do WSOF Jessica Aguilar enfim conquistou sua primeira vitória no UFC. A mexicana, uma das precursoras das categorias mais baixas femininas no MMA, superou a americana Jodie Esquibel por decisão unânime (30-27, 29-28, 29-28) na primeira luta do UFC Boise, sua terceira luta na organização, após duas derrotas e três lutas canceladas.

Aguilar buscou a luta agarrada no início. A mexicana, contudo, não conseguiu quedar Esquibel, que se desvencilhou no minuto final do primeiro round e mostrou a boa trocação que deixou sua adversária cautelosa. Aguilar, porém, acertou também um bom cruzado de direita que animou o público. Confiante após o bom fim de assalto, ela não voltou a tentar quedas no segundo round e aceitou trocar golpes com Esquibel. A americana aproveitou e acertou bons golpes, mas Aguilar também conectou duras joelhadas e cruzados. A mexicana pressionou mais no terceiro e último round, buscando a luta na curta distância e acertando duras joelhadas e uppers. Esquibel cresceu no minuto final, que foi de trocação franca entre as duas.

Confira todos os resultados do UFC Boise:

Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate

Mais do Sportv

Campeão meio-pesado do UFC aproveita feriado para praticar jiu-jitsu em família

Alex Poatan faz treino com os filhos na véspera de Natal

Ex-campeão do UFC participa da próxima luta em abril e minimiza chances de parar: "Quem disse que eu estava aposentado? Abril, estou de volta"

Fabricio Werdum anuncia retorno às competições em 2025

Lutador usa as redes sociais para reclamar de tratamento na organização, que no ano passado comprou o Bellator: "Mais de um ano da minha vida e carreira que nunca mais terei de volta"

Patricio Pitbull reclama que PFL não o libera e quer que lute em abril: "Refém"

Temporada regular da companhia foi marcada por domínio russo, ao tempo que o Brasil teve seu primeiro ano sem cinturões. Primeiro ano após compra do Bellator também foi com polêmicas

Retorno de Ngannou, falta de lutas no Bellator e Cris Cyborg histórica fazem a PFL em 2024 - Programa: Combate

Organização faz lista com dois duelos nacionais, um vencido por Cris Cyborg e outro por Bruno Robusto. Confira a lista que ainda tem vitórias de Impa Kasanganay, Paul Hughes e Lewis McGrillen

PFL elege top 5 de melhores lutas de 2024 e conta com quatro brasileiros - Programa: Combate no GE

Mateus Mendonça ficará afastado das competições por dois meses e promove rifa para custear aluguel

Brasileiro ex-UFC sofre lesão no pênis em treino e faz cirurgia de emergência

Em episódio que debate a relação da cozinha com o jiu-jítsu, chef fala sobre dieta, pressão e revela que a organização é o segredo do sucesso

Papo Cruzado: Thiago Castanho fala da dificuldade com restrições alimentares de Charles do Bronx   - Programa: Cortes podcasts ge

Líder da equipe paulista é o convidado da edição de Natal do podcast Mundo da Luta, e relembra quando Elon Musk usou óculos que são marca do time: "Que loucura, cara!"

Pablo Sucupira revela objetivo da Fighting Nerds em 2025: "Vamos atrás dos cinturões"

Britânico condena uso da inteligência artificial para pontuar sua luta com Oleksandr Usyk. Placar dos juízes laterais foi 116 a 112, enquanto IA pontou 118h a 112 para o ucraniano em resultado experimental

Tyson Fury sobe experiência com IA em luta de boxe: "F***-se todos os computadores"

Ian Heinisch, que não luta desde julho de 2021, relembra episódio em que esqueceu onde estava enquanto dirigia: "Minha única prioridade agora é me sentir normal novamente"

Ex-lutador do UFC detalha como lesões cerebrais forçaram aposentadoria