TIMES

Por Combate.com — Abu Dhabi

Getty Images

Se não é possível vencer Khabib Nurmagomedov, Dustin Poirier foi, até hoje, o que mais se aproximou de fazê-lo. Campeão interino peso-leve do UFC, o americano teve duas chances de fazer o impossível: primeiro em pé, e depois no chão. O russo conseguiu se livrar em ambas, deixando claro o porquê de estar invicto. Aos 2m06s do terceiro round, Nurmagomedov aproveitou o cansaço e a frustração de Poirier para encaixar um mata-leão e finalizar o rival, conquistando sua 28ª vitória em igual número de lutas.

- Eu não sei porque tenho tanta coisa na minha vida. Gostaria de agradecer a Deus. Gostaria de agradecer a meu pai, meu técnico Javier Mendes, todos meus irmãos, nós crescemos juntos. Eu estou usando a camisa do Dustin porque sei que ele tem um projeto social. Vou vender essa camisa e dar todo o dinheiro para ele. E porque eu tenho tanto respeito a ele? Porque vocês sabem o que aconteceu na minha última luta, a falta de respeito. Quando você chega numa academia, é isso que você tem que aprender!! Tem que ouvir e respeitar o que o seu mestre te diz! E foi isso que eu e Dustin mostramos hoje. Os últimos anos foram muito corridos para mim. Muita pressão em cima de mim, me deem alguns dias para pensar na minha próxima luta - disse o agora campeão unificado dos pesos-leves.

Muito triste e desapontado, Dustin Poirier não conteve as lágrimas ao falar da luta ainda no octógono.

- Eu sabia que ele ia pressionar, me colocar para baixo. Eu sei que eu deixei escapar, esperei durante toda a minha carreira por esse momento (pausa). Eu estava tão preparado, eu sabia que eu podia, eu olhava para o espelho todo dia de manhã (pausa)... Se tem algo que eu aprendi na vida é a ser grato. Agora eu espero voltar para casa, ficar com minha família e pensar nos próximos passos.

A luta

O começo do primeiro round trouxe Poirier buscando os chutes baixos e Khabib tentando agarrar o pé do americano na segunda tentativa. O russo defendeu mais dois chutes altos antes de distrair o rival com dois socos e buscar as suas pernas. Poirier tentou se defender, mas acabou sendo derrubado. Nurmagomedov fez a montada e tentou aplicar um estrangulamento, ao qual o americano resistiu, tentando sem sucesso se levantar. Khabib voltou a fazer pressão e derrubou o Poirier novamente, voltando a pressioná-lo junto à grade até o intervalo.

Dustin Poirier acerta uma joelhada na cabeça de Khabib Nurmagomedov no UFC 242 — Foto: Getty Images

Na volta para o segundo round, após receber uma joelhada voadora, Poirier encaixou um soco de direita que abalou Khabib. O russo recuou, e o americano partiu para o ataque, buscando atingir o rival. Nurmagomedov recuou, mas no momento em que o americano tentou mais um ataque, o russo fez o que sabe fazer de melhor: atacou as pernas do adversário e o derrubou junto à grade. A partir daí, o que se viu foi uma repetição do round anterior, com Khabib atacando e não dando nenhum espaço para que o americano reagisse.

Khabib Nurmagomedov encaixa o mata-leão e finaliza Dustin Poirier no UFC 242 — Foto: Getty Images

Poirier teve mais uma chance de vencer no início do terceiro round. Ao ver Khabib se aproximando para buscar a sua perna, Poirier se virou e encaixou uma guilhotina ainda em pé. O russo teve muito trabalho para se livrar, mas no momento em que saiu da posição, teve diante de si um adversário cansado e já frustrado mentalmente. Sem dar tempo para o americano pensar, o russo dominou as suas costas e encaixou o mata-leão que não deu opção a Poirier a não ser desistir. Logo que o árbiro Marc Goddard interrompeu a luta, Nurmagomedov pulou a cerca do octógono. Mas, ao contrário da última luta, quando o fez para brigar com a equipe de Conor McGregor, desta vez o russo saltou para abraçar Dana White e celebrar com a sua equipe e com os fãs que estavam cantando e apoiando-o durante toda a disputa.

Khabib Nurmagomedov pula a cerca do octógono para celebrar a vitória no UFC 242 — Foto: Getty Images

Confira todas as lutas do evento:

Mais do Sportv

Campeão meio-pesado do UFC aproveita feriado para praticar jiu-jitsu em família

Alex Poatan faz treino com os filhos na véspera de Natal

Ex-campeão do UFC participa da próxima luta em abril e minimiza chances de parar: "Quem disse que eu estava aposentado? Abril, estou de volta"

Fabricio Werdum anuncia retorno às competições em 2025

Lutador usa as redes sociais para reclamar de tratamento na organização, que no ano passado comprou o Bellator: "Mais de um ano da minha vida e carreira que nunca mais terei de volta"

Patricio Pitbull reclama que PFL não o libera e quer que lute em abril: "Refém"

Temporada regular da companhia foi marcada por domínio russo, ao tempo que o Brasil teve seu primeiro ano sem cinturões. Primeiro ano após compra do Bellator também foi com polêmicas

Retorno de Ngannou, falta de lutas no Bellator e Cris Cyborg histórica fazem a PFL em 2024 - Programa: Combate

Organização faz lista com dois duelos nacionais, um vencido por Cris Cyborg e outro por Bruno Robusto. Confira a lista que ainda tem vitórias de Impa Kasanganay, Paul Hughes e Lewis McGrillen

PFL elege top 5 de melhores lutas de 2024 e conta com quatro brasileiros - Programa: Combate no GE

Mateus Mendonça ficará afastado das competições por dois meses e promove rifa para custear aluguel

Brasileiro ex-UFC sofre lesão no pênis em treino e faz cirurgia de emergência

Em episódio que debate a relação da cozinha com o jiu-jítsu, chef fala sobre dieta, pressão e revela que a organização é o segredo do sucesso

Papo Cruzado: Thiago Castanho fala da dificuldade com restrições alimentares de Charles do Bronx   - Programa: Cortes podcasts ge

Líder da equipe paulista é o convidado da edição de Natal do podcast Mundo da Luta, e relembra quando Elon Musk usou óculos que são marca do time: "Que loucura, cara!"

Pablo Sucupira revela objetivo da Fighting Nerds em 2025: "Vamos atrás dos cinturões"

Britânico condena uso da inteligência artificial para pontuar sua luta com Oleksandr Usyk. Placar dos juízes laterais foi 116 a 112, enquanto IA pontou 118h a 112 para o ucraniano em resultado experimental

Tyson Fury sobe experiência com IA em luta de boxe: "F***-se todos os computadores"

Ian Heinisch, que não luta desde julho de 2021, relembra episódio em que esqueceu onde estava enquanto dirigia: "Minha única prioridade agora é me sentir normal novamente"

Ex-lutador do UFC detalha como lesões cerebrais forçaram aposentadoria