Se não é possível vencer Khabib Nurmagomedov, Dustin Poirier foi, até hoje, o que mais se aproximou de fazê-lo. Campeão interino peso-leve do UFC, o americano teve duas chances de fazer o impossível: primeiro em pé, e depois no chão. O russo conseguiu se livrar em ambas, deixando claro o porquê de estar invicto. Aos 2m06s do terceiro round, Nurmagomedov aproveitou o cansaço e a frustração de Poirier para encaixar um mata-leão e finalizar o rival, conquistando sua 28ª vitória em igual número de lutas.
- Eu não sei porque tenho tanta coisa na minha vida. Gostaria de agradecer a Deus. Gostaria de agradecer a meu pai, meu técnico Javier Mendes, todos meus irmãos, nós crescemos juntos. Eu estou usando a camisa do Dustin porque sei que ele tem um projeto social. Vou vender essa camisa e dar todo o dinheiro para ele. E porque eu tenho tanto respeito a ele? Porque vocês sabem o que aconteceu na minha última luta, a falta de respeito. Quando você chega numa academia, é isso que você tem que aprender!! Tem que ouvir e respeitar o que o seu mestre te diz! E foi isso que eu e Dustin mostramos hoje. Os últimos anos foram muito corridos para mim. Muita pressão em cima de mim, me deem alguns dias para pensar na minha próxima luta - disse o agora campeão unificado dos pesos-leves.
Muito triste e desapontado, Dustin Poirier não conteve as lágrimas ao falar da luta ainda no octógono.
- Eu sabia que ele ia pressionar, me colocar para baixo. Eu sei que eu deixei escapar, esperei durante toda a minha carreira por esse momento (pausa). Eu estava tão preparado, eu sabia que eu podia, eu olhava para o espelho todo dia de manhã (pausa)... Se tem algo que eu aprendi na vida é a ser grato. Agora eu espero voltar para casa, ficar com minha família e pensar nos próximos passos.
A luta
O começo do primeiro round trouxe Poirier buscando os chutes baixos e Khabib tentando agarrar o pé do americano na segunda tentativa. O russo defendeu mais dois chutes altos antes de distrair o rival com dois socos e buscar as suas pernas. Poirier tentou se defender, mas acabou sendo derrubado. Nurmagomedov fez a montada e tentou aplicar um estrangulamento, ao qual o americano resistiu, tentando sem sucesso se levantar. Khabib voltou a fazer pressão e derrubou o Poirier novamente, voltando a pressioná-lo junto à grade até o intervalo.
Dustin Poirier acerta uma joelhada na cabeça de Khabib Nurmagomedov no UFC 242 — Foto: Getty Images
Na volta para o segundo round, após receber uma joelhada voadora, Poirier encaixou um soco de direita que abalou Khabib. O russo recuou, e o americano partiu para o ataque, buscando atingir o rival. Nurmagomedov recuou, mas no momento em que o americano tentou mais um ataque, o russo fez o que sabe fazer de melhor: atacou as pernas do adversário e o derrubou junto à grade. A partir daí, o que se viu foi uma repetição do round anterior, com Khabib atacando e não dando nenhum espaço para que o americano reagisse.
Khabib Nurmagomedov encaixa o mata-leão e finaliza Dustin Poirier no UFC 242 — Foto: Getty Images
Poirier teve mais uma chance de vencer no início do terceiro round. Ao ver Khabib se aproximando para buscar a sua perna, Poirier se virou e encaixou uma guilhotina ainda em pé. O russo teve muito trabalho para se livrar, mas no momento em que saiu da posição, teve diante de si um adversário cansado e já frustrado mentalmente. Sem dar tempo para o americano pensar, o russo dominou as suas costas e encaixou o mata-leão que não deu opção a Poirier a não ser desistir. Logo que o árbiro Marc Goddard interrompeu a luta, Nurmagomedov pulou a cerca do octógono. Mas, ao contrário da última luta, quando o fez para brigar com a equipe de Conor McGregor, desta vez o russo saltou para abraçar Dana White e celebrar com a sua equipe e com os fãs que estavam cantando e apoiando-o durante toda a disputa.
Khabib Nurmagomedov pula a cerca do octógono para celebrar a vitória no UFC 242 — Foto: Getty Images
Confira todas as lutas do evento:
CARD PRINCIPAL
Khabib Nurmagomedov venceu Dustin Poirier por finalização aos 2m06s do R3
Paul Felder venceu Edson Barboza por decisão dividida (27-30, 29-28 e 30-27)
Islam Makhachev venceu Davi Ramos por decisão unânime (29-27, 30-26 e 30-26)
Curtis Blaydes venceu Shamil Abdurakhimov por nocaute técnico aos 2m22s do R2
Carlos Diego Ferreira venceu Mairbek Taisumov por decisão unânime (29-28, 29-27 e 29-27)
CARD PRELIMINAR
Joanne Calderwood venceu Andrea Lee por decisão dividida (29-28, 30-27 e 28-29)
Zubaira Tukhugov e Lerone Murphy empataram por decisão dividida (29-28, 28-29 e 28-28)
Sarah Moras venceu Liana Jojua por nocaute técnico aos 2m26s do R3
Ottman Azaitar venceu Teemu Packalen por nocaute aos 3m33s do R1
Belal Muhammad venceu Takashi Sato por finalização a 1m55s do R3
Muslim Salikhov venceu Nordine Taleb por nocaute aos 4m26s do R1
Omari Akhmedov venceu Zak Cummings por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Don Madge venceu Fares Ziam por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)