Se não foi um massacre, chegou muito perto disso. Mostrando muita superioridade principalmente na luta agarrada, e contando com uma grande deficiência de Edson Barboza nessa área, o peso-leve Kevin Lee venceu o brasileiro na luta principal do UFC Atlantic City após os médicos ordenarem, aos 2m18s do quinto round, a interrupção do combate por conta de um ferimento profundo no supercílio direito do brasileiro. Esta foi a segunda derrota seguida de Barboza, enquanto Lee recuperou-se do revés em seu último combate diante de Tony Ferguson.
Kevin Lee castigou duramente Edson Barboza na sua vitória na luta principal do UFC Atlantic City — Foto: Getty Images
- Força mental seria o caminho para vencê-lo. eu queria mostrar que consigo lutar cinco rounds. Eu poderia lutar mais cinco rounds. Sou o lutador mais duro da divisão e consigo encarar o trocador mais forte dessa categoria. Eu consigo sobressair nas adversidades. Aquele chute rodado doeu - disse Lee após a luta.
A luta
A luta começou com Edson Barboza desferindo alguns chutes, mas assim que teve a chance, Kevin Lee fez o esperado: levou o brasileiro para o chão, ficando por cima na guarda. O americano passou facilmente a guarda, montando em Barboza e passando a castigá-lo duramente no ground and pound. O brasileiro tentava se defender, mas os golpes do americano entravam limpos. Barboza resistiu como pôde até o intervalo.
Kevin Lee impôs seu jogo de chão a Edson Barboza na luta principal do UFC Atlantic City — Foto: Getty Images
O brasileiro não voltou bem para o segundo round. Claramente abalado com o castigo sofrido no round anterior, Barboza tentava atacar da forma que conseguia, mas Kevin Lee estava muito melhor fisicamente, e conseguiu rapidamente derrubar o brasileiro. Com mais de dois minutos para o fim do round, o americano continuava atacando e desferindo golpes duros em Barboza até o intervalo. O brasileiro já mostrava claramente estar muito desgastado pelo castigo sofrido nos dois primeiros rounds.
O terceiro round marcou um início de reação de Edson Barboza. O brasileiro acertou um chute rodado na cabeça de Kevin Lee, que ficou profundamente abalado, quase perdendo o equilíbrio no octógono. Barboza tentou buscar o nocaute, mas o americano rapidamente agarrou suas pernas e levou a luta para no chão. O brasileiro tentou voltar a se levantar, mas só conseguiu a um minuto do intervalo, quando os dois trocaram golpes até o intervalo.
Edson Barboza suportou duros golpes de Kevin Lee por cinco rounds no UFC Atlantic City — Foto: Getty Images
Barboza voltou para o quarto round mais agressivo, soltando chutes fortes na linha de cintura de Kevin Lee, mas o americano rapidamente o levou para o chão, ficando por cima exatamente da forma que fez no segundo round. Com muito mais jogo de chão que o brasileiro, Lee seguia a sua estratégia e pontuava com golpes sem muita potência, sem pressa em passar a guarda. A 1m30s do intervalo, com a guarda passada, o americano voltou a golpear Barboza com facilidade. O brasileiro resistia e tentava se defender da forma que podia para evitar o nocaute.
No quinto e último round, mostrando muito coração, Edson Barboza seguia buscando atacar Kevin Lee, que estava muito mais inteiro fisicamente e continuava atacando o brasileiro. A luta continuava favorável ao americano, que conectava golpes duros em Barboza, até que o supercílio direito do brasileiro abriu completamente. O árbitro pediu a entrada dos médicos para examinarem o local, e eles ordenaram que a luta fosse encerrada.
Confira todos os resultados do evento:
CARD PRINCIPAL
Kevin Lee venceu Edson Barboza por nocaute técnico (interrupção médica) aos 2m18s do R5
Frankie Edgar venceu Cub Swanson por decisão unânime (triplo 30-27)
Justin Willis venceu Chase Sherman por decisão unânime (triplo 29-28)
David Branch venceu Thiago Marreta por nocaute a 2m30s do R1
Aljamain Sterling venceu Brett Johns por decisão unânime (triplo 30-27)
Dan Hooker venceu Jim Miller por nocaute aos 3m00s do R1
CARD PRELIMINAR
Ryan LaFlare venceu Alex Garcia por decisão unânime (triplo 30-27)
Ricky Simon venceu Merab Dvalishvili por nocaute técnico aos 5m00s do R3
Siyar Bahadurzada venceu Luan Chagas por nocaute aos 2m40s do R2
Corey Anderson venceu Patrick Cummins por decisão unânime (30-26, 30-26 e 30-27)
Tony Martin venceu Keita Nakamura por decisão unânime (triplo 30-27)
Assine o Combate e assista a todos os eventos do UFC ao vivo — Foto: Editoria de arte