TIMES

Por Adriano Albuquerque, Evelyn Rodrigues e Marcelo Russio — Direto de Las Vegas (EUA)


A peso-galo (até 61kg) amazonense Ketlen Vieira passou pelo seu teste mais difícil de sua carreira no MMA neste sábado. A jovem de 26 anos do Amazonas venceu a americana Cat Zingano, ex-desafiante número 1 da categoria, por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28), no card principal do UFC 222, em Las Vegas. Mais impressionante ainda foi a revelação da lutadora, invicta em 10 lutas, de que fraturou a costela durante sua preparação, que fez junto a um pedido por uma disputa de cinturão.

- Eu quero o cinturão. Vim aqui com a costela fraturada, tomando anti-inflamatório, mas queria mostrar a força do Norte e quero lutar pelo cinturão - pediu Ketlen Vieira no discurso pós-luta.

Ketlen Vieira castigou Cat Zingano no chão no segundo round e terminou com a vitória — Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC / Getty Images

Sexta colocada do ranking e vindo de duas derrotas desde que desafiou Ronda Rousey pelo título em 2015, Zingano quis mostrar a Ketlen quem era a dona do octógono e rapidamente a atacou com chutes baixos e diretos. A brasileira mostrou compostura e não se intimidou: trocou golpes e tentou uma queda, rechaçada pela americana. Com a trocação mais sofisticada, Zingano acertou bons diretos e chutes, mas Ketlen absorveu bem e tomou o controle posicional no cage, forçando Zingano a lutar no lado externo. Na base da força e da vontade, também acertou alguns cruzados. Ela aguentou as pancadas da veterana e, aos poucos, encurtou a distância, agarrou a adversária e a derrubou com um minuto restando. Contudo, só obteve a meia-guarda nos segundos finais e pouco fez.

Zingano iniciou o segundo round apostando nos chutes à meia altura e altos. Porém, ao entrar com um cruzado de esquerda, se estendeu demais e caiu na armadilha de Ketlen, que a derrubou com um golpe perfeito de judô. A brasileira já caiu numa meia-guarda profunda, mas Zingano se defendeu bem, impediu a montada e forçou Ketlen a se levantar para buscar a passagem. A amazonense voltou ao chão dentro da guarda da veterana. Com paciência, passou à meia-guarda e alternou golpes na cabeça e nas costelas. Zingano, entretanto, se defendeu bem no solo e remontou a guarda completa, de onde jogou algumas marretadas de baixo para cima e buscou surpreender com uma kimura, bem defendida por Ketlen.

Ketlen Vieira venceu Cat Zingano e chegou à décima vitória em dez lutas na carreira — Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC / Getty Images

Zingano negou o toque de luvas oferecido pela brasileira no início do terceiro e último round, e voltou a atacar com chutes à meia altura e cruzados. No entanto, aparentemente pisou em falso após um chute, novamente se aproximou demais, e foi derrubada instantaneamente por Ketlen. A amazonense se levantou, evitou perigosas pedaladas da oponente, e passou à meia-guarda. Ketlen não conseguiu avançar mais, e Zingano se recolocou em pé com cerca de dois minutos restando. A brasileira, porém, a manteve pregada contra a grade, onde as duas trocavam joelhadas no corpo. Com 46s restando, o árbitro Jason Herzog separou as duas por falta de atividade, e a americana sentiu sua oportunidade de virar o round. Ela foi para cima, jogou mais cruzados e chutes, mas Ketlen conseguiu abafar o ataque derradeiro. Após o soar da sirene, a brasileira fez questão de abraçar a adversária, que chorava de decepção.

- Sabia que ia ser uma luta muito difícil, porque a Cat Zingano é uma lutadora extraordinária, sou fã dela. Fiquei muito triste em ver ela chorando, pois é um ícone do MMA mundial. Pedi desculpas por ter perdido a cabeça ontem (na pesagem do evento). Mas aqui é Norte: mexeu, pegou - afirmou Ketlen.

Arlovski emenda segunda vitória ao bater Struve

Andrei Arlovski foi mais eficiente diante de Stefan Struve no UFC 222 — Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC / Getty Images

Depois de bater Júnior Albini na luta anterior, Andrei Arlovski parece mesmo ter dado adeus à má fase. Se antes de bater o brasileiro ele vinha de cinco derrotas seguidas, o lutador de 39 anos somou neste sábado a segunda vitória consecutiva, depois de bater Stefan Struve por decisão unânime (29-28, 29-28, 30-27) no UFC 222, em Las Vegas. Arlovski tem 27 vitórias e 15 derrotas na carreira.

Arlovski comandou as ações do combate desde o primeiro momento até o final. No primeiro round, além de conectar os melhores golpes, ainda conseguiu duas quedas, além de deixar a coxa esquerda do rival bem marcada. No segundo round, Struve tentou recuperar o tempo perdido e pressionou mais. Nos últimos cinco minutos, Arlovski mais uma vez caminhou para frente e pressionou com chutes e cruzados, mesmo com envergadura bem menor.

Confira todos os resultados do UFC 222:

Assine o Combate e assista a todos os eventos do UFC ao vivo — Foto: Arte

Mais do Sportv

Campeão meio-pesado do UFC aproveita feriado para praticar jiu-jitsu em família

Alex Poatan faz treino com os filhos na véspera de Natal

Ex-campeão do UFC participa da próxima luta em abril e minimiza chances de parar: "Quem disse que eu estava aposentado? Abril, estou de volta"

Fabricio Werdum anuncia retorno às competições em 2025

Lutador usa as redes sociais para reclamar de tratamento na organização, que no ano passado comprou o Bellator: "Mais de um ano da minha vida e carreira que nunca mais terei de volta"

Patricio Pitbull reclama que PFL não o libera e quer que lute em abril: "Refém"

Temporada regular da companhia foi marcada por domínio russo, ao tempo que o Brasil teve seu primeiro ano sem cinturões. Primeiro ano após compra do Bellator também foi com polêmicas

Retorno de Ngannou, falta de lutas no Bellator e Cris Cyborg histórica fazem a PFL em 2024 - Programa: Combate

Organização faz lista com dois duelos nacionais, um vencido por Cris Cyborg e outro por Bruno Robusto. Confira a lista que ainda tem vitórias de Impa Kasanganay, Paul Hughes e Lewis McGrillen

PFL elege top 5 de melhores lutas de 2024 e conta com quatro brasileiros - Programa: Combate no GE

Mateus Mendonça ficará afastado das competições por dois meses e promove rifa para custear aluguel

Brasileiro ex-UFC sofre lesão no pênis em treino e faz cirurgia de emergência

Em episódio que debate a relação da cozinha com o jiu-jítsu, chef fala sobre dieta, pressão e revela que a organização é o segredo do sucesso

Papo Cruzado: Thiago Castanho fala da dificuldade com restrições alimentares de Charles do Bronx   - Programa: Cortes podcasts ge

Líder da equipe paulista é o convidado da edição de Natal do podcast Mundo da Luta, e relembra quando Elon Musk usou óculos que são marca do time: "Que loucura, cara!"

Pablo Sucupira revela objetivo da Fighting Nerds em 2025: "Vamos atrás dos cinturões"

Britânico condena uso da inteligência artificial para pontuar sua luta com Oleksandr Usyk. Placar dos juízes laterais foi 116 a 112, enquanto IA pontou 118h a 112 para o ucraniano em resultado experimental

Tyson Fury sobe experiência com IA em luta de boxe: "F***-se todos os computadores"

Ian Heinisch, que não luta desde julho de 2021, relembra episódio em que esqueceu onde estava enquanto dirigia: "Minha única prioridade agora é me sentir normal novamente"

Ex-lutador do UFC detalha como lesões cerebrais forçaram aposentadoria