Na luta que encerrou o card preliminar do UFC 223, a peso-palha polonesa Karolina Kowalkiewicz teve uma atuação segura e interrompeu a sequência de quatro vitórias consecutivas da americana Felice Herrig e venceu por decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29 e 29-28), chegando a 12 vitórias em 14 lutas na carreira.
Karolina Kowalkiewicz venceu Felice Herrig por decisão dividida no UFC 223 — Foto: Getty Images
O primeiro round começou com as duas lutadoras trocando golpes no centro do octógono. Herrig conectava melhores golpes que Kowalkiewicz, mas ambas mostravam muita cautela nos ataques, se protegendo dos contra-ataques. Na metade do primeiro round, a americana dominou a rival com o "body lock" junto à grade tentando levar a luta para o chão, mas a polonesa resistiu e defendeu todas as tentativas de queda. As duas voltaram a lutar na grade, mas Kowalkiewicz buscou a perna de Herrig com um mergulho inesperado. A americana defendeu como pôde, mas a polonesa executou uma raspada muito técnica, terminando o round por cima no chão.
No segundo round, Kowalkiewicz mostrou diversificação de golpes, variando entre socos e chutes os ataques a Herrig, que não mostrava velocidade nos ataques, preferindo esperar a iniciativa da rival para tentar os gontragolpes. A polonesa fazia uso de cotoveladas e socos giratórios, surpreendendo a americana e somando pontos importantes. Felice Herrig resistia e tentava devolver o castigo, mas Kowalkiewicz não diminuía o ritmo, mantendo a postura ofensiva até o intervalo.
Já demonstrando cansaço, Felice Herrig vltou para o terceiro round buscando se impôr a Karolina Kowalkiewicz, mas a polonesa mostrava um preparo físico melhor e maior repertório de golpes, e conseguia conectar melhor seus golpes, principalmente as cotoveladas na curta distância. A americana teve uma boa chance a 40s do fim, com um cruzado de esquerda que abalou a polonesa, que teve tranquilidade para suportar o castigo e trocar golpes até o encerramento da luta.
Olivier Aubin-Mercier atropela Evan Dunham no primeiro round
Não durou um minuto a luta entre o peso-leve canadense Olivier Aubin-Mercier e o americano Evan Dunham. Com uma atuação tranquila e segura, Mercier dominou Dunham e conseguiu o nocaute técnico em apenas 53s de luta. Esta foi o 12o triunfo do canadense - o quarto seguido -, enquanto a americano sofreu a sétima derrota na carreira, interrompendo uma sequência de cinco lutas invicto.
Olivier Aubin-Mercier festeja a vitória rápida por nocaute sobre Evan Dunham no UFC 223 — Foto: Getty Images
Evan Dunham começou a luta de forma agressiva, mas Olivier Aubin-Mercier conseguiu conter o ímpeto do americano e aplicou uma joelhada alta de esquerda, acertando o plexo do americano, que sentiu o golpe. Aproveitando a vantagem, o canadense aumentou a pressão e aplicou uma sequência de golpes com Dunham já caído, forçando o árbitro Todd Anderson a interromper o combate.
Ashlee Evans-Smith derrota Bec Rawlings por decisão dos juízes
Em uma luta lenta e pouco atraente para o público, a peso-mosca americana Ashlee Evans-Smith venceu a australiana Bec Rawlings por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27). Esta foi a quarta derrota seguida de Rawlings. Já Evans-Smith interrompeu uma sequência de duas derrotas consecutivas, voltando a vencer no evento.
Ashlee Evans-Smith aplica um chute alto na vitória sobre Bec Rawlings no UFC 223 — Foto: Getty Images
O panorama da luta foi o mesmo durante os três rounds: Ashlee Evans-Smith imprimindo o ritmo de luta e acertando mais golpes que Rawlings, que se mantinha em movimento, mas não conseguia golpear a americana de forma contundente. Evans-Smith, por sua vez, mostrou mais volume de luta e conectou mais golpes, garantindo a vitória por decisão dos juízes sem muita dificuldade.
Devin Clark abre o evento derrotando o estreante Mike Rodriguez
Na primeira luta da noite, o meio-pesado Devin Clark venceu o estreante Mike Rodriguez por decisão unânime dos juízes (29-28, 30-27 e 30-27) em uma luta morna e sem muitos momentos de emoção.
Devin Clark se impôs sobre Mike Rodriguez e venceu a luta de abertura do UFC 223 — Foto: Getty Images
Devin Clark começou a luta encurtando a distância, sem dar espaço para Mike Rodriguez, que mostrou em seus primeiros golpes que sua trocação merecia atenção. Com maior envergadura, Rodriguez incomodava Clark com chutes e sequências de socos, forçando o rival a buscar a luta na grade. No segundo round, Rodriguez começou aplicando bons golpes, mas mais uma vez foi levado para a grade por Clark, mas conseguir voltar a atacar com eficiência quando teve espaço. No terceiro round, aproveitando o cansaço de Rodriguez, Clark conseguiu dominar suas costas e se manter em posição de domínio junto à grade. Quando o rival conseguiu se levantar, Clark conseguiu erguê-lo e derrubá-lo, ficando por cima no chão. Rodriguez não conseguia se impôr na luta, mesmo buscando as joelhadas na linha de cintura nos segundos finais do combate.
Confira os resultados das lutas do evento
CARD PRINCIPAL
Khabib Nurmagomedov venceu Al Iaquinta por decisão unânime (50-44, 50-43 e 50-43)
Rose Namajunas venceu Joanna Jedrzejczyk por decisão unânime (triplo 49-46)
Renato Moicano venceu Calvin Kattar por decisão unânime (29-28, 30-27 e 30-27)
Zabit Magomedsharipov venceu Kyle Bochniak por decisão unânime (29-28, 30-27 e 30-27)
Chris Gruetzemacher venceu Joe Lauzon por nocaute técnico (desistência) aos 5m do R2
CARD PRELIMINAR
Karolina Kowalkiewicz venceu Felice Herrig por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Olivier Aubin-Mercier venceu Evan Dunham por nocaute técnico aos 53s do R1
Ashlee Evans-Smith venceu Bec Rawlings por decisão unânime (triplo 30-27)
Devin Clark venceu Mike Rodriguez por decisão unânime (29-28, 30-27 e 30-27)
Assine o Combate e assista a todos os eventos do UFC ao vivo — Foto: reprodução