Na luta que encerrou o card preliminar do UFC 229, neste sábado em Las Vegas, o peso-mosca Jussier Formiga (terceiro e último lutador do país a se apresentar no evento) venceu o americano Sergio Pettis por decisão unânime dos juízes (30-26, 29-28 e 29-28). Quinto colocado no ranking da categoria, Formiga chegou a 22 vitórias em 27 lutas na carreira. Já Pettis, atual segundo colocado da divisão, sofreu a quarta derrota em 21 lutas como profissional.
Apesar de vaiado pela luta sem muitas emoções, Formiga fez um desafio ao atual campeão de sua categoria, Henry Cejudo, que já o derrotou anteriormente.
- A vaia faz parte, mas estamos aqui para lutar MMA. Isso faz parte do MMA e o importante é o resultado. Eu quero dizer que o Cejudo é o próximo da fila. Já lutamos três anos atrás, e agora eu quero a minha chance - disse o potiguar após a luta.
A luta começou com os dois lutadores se estudando no centro do octógono, e trocando poucos golpes. A primeira iniciativa de ataque efetiva aconteceu a 1m47s do intervalo, quando Formiga tentou derrubar Pettis, que evitou ficar no chão, levantando-se rapidamente. Mas, em seguida, em nova tentativa do brasileiro, ele conseguiu manter o americano no chão, ficando na sua guarda. A luta se manteve no solo, sem alterações, até o fim do round.
Jussier Formiga controlou Sergio Pettis com suas entradas de queda — Foto: Stephen R. Sylvanie/USA Today Sports
Na volta para o segundo round, a luta se mantinha morna, com ambos os atletas evitando arriscar qualquer ação mais ofensiva. Poucos golpes desferidos encontravam o destino, e Pettis defendia as tentativas de queda de Formiga. O público ensaiava vaias na metade do round, quando o brasileiro mais uma vez conseguiu derrubar Pettis, caindo novamente na sua guarda. Formiga mantinha o americano sob controle no chão, mas não conseguia passar a sua guarda para buscar a finalização.
O terceiro e último round começou com Formiga catando a perna de Pettis logo no começo, e mochilando o americano junto à grade. A luta não era movimentada, e o público vaiava, mas o brasileiro mantinha a concentração em tentar encaixar um mata-leão. Na metade do round, Formiga melhorou o encaixe do braço no pescoço de Pettis, que conseguiu se defender. Ainda mochilando o rival, o brasileiro mantinha o controle da luta sob os olhares do árbitro Herb Dean, que pedia ação. Formiga golpeava a linha de cintura, tentando obrigar Pettis a abrir a guarda no pescoço. O americano dirigiu-se ao centro do octógono com o brasileiro nas costas nos segundos finais, mas não conseguiu livrar-se da posição.
Confira todos os resultados do UFC 229:
UFC 229
6 de outubro de 2018, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Khabib Nurmagomedov venceu Conor McGregor por finalização aos 3m03s do R4
Tony Ferguson venceu Anthony Pettis por nocaute técnico aos 5m00s do R2
Dominick Reyes venceu Ovince St-Preux por decisão unânime (triplo 30-27)
Derrick Lewis venceu Alexander Volkov por nocaute aos 4m49s do R3
Michelle Waterson venceu Felice Herrig por decisão unânime (30-26, 29-28, 30-27)
CARD PRELIMINAR
Jussier Formiga venceu Sergio Pettis por decisão unânime (30-26, 29-28, 29-28)
Vicente Luque venceu Jalin Turner por nocaute aos 3m52s do R1
Aspen Ladd venceu Tonya Evinger por nocaute técnico aos 3m26s do R1
Scott Holtzman venceu Alan Nuguette por nocaute aos 3m42s do R3
Yana Kunitskaya venceu Lina Lansberg por decisão unânime (triplo 30-27)
Nik Lentz venceu Gray Maynard por nocaute a 1m19s do R2
Tony Martin venceu Ryan LaFlare por nocaute a 1m00s do R3
Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate