John Lineker vence Marlon Vera na decisão dos juízes pelo peso-galo no UFC São Paulo
Em uma luta com menos agressividade do que costuma apresentar, o peso-galo paranaense John Lineker precisou lutar três rounds para derrotar o equatoriano Marlon Vera por decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28 e 29-28) na abertura do card principal do UFC São Paulo, recuperando-se da derrota para TJ Dillashaw no UFC 207.
- Peço desculpas pela minha performance hoje. Eu fiquei dez meses parado e é normal que eu cansasse um pouco. Mas meu objetivo é ser campeão do UFC, e eu vou ser. O que o UFC mandar, eu estou pronto. Fiquei dez meses enjaulado, mas a fera está solta. Eu estou aqui! - disse Lineker após o combate.
John Lineker ataca Marlon Vera na abertura do card principal do UFC São Paulo — Foto: Getty Images
A luta começou com os dois lutadores à distância, evitando a aproximação imediata. Dono de uma envergadura bem maior, Vera usava os chutes baixos para manter Lineker afastado. O brasileiro ensaiou atacar a linha de cintura do equatoriano, que se movimentou lateralmente para evitar a aproximação. Os dois lutadores trocavam chutes, e Lineker passou a se aproximar usando cruzados e diretos de direita. No último minuto do round, o brasileiro desferiu uma grande quantidade de socos em Vera, que apenas se defendeu e se movimentou para não se deixar acuar.
No segundo round, Vera mantinha Lineker à distância com chutes na linha de cintura e nas pernas. O brasileiro recebeu um chute na cabeça e sorriu, enquanto o equatoriano tentava dar sequência ao ataque. Com movimentação constante, Vera não deixava Lineker acuá-lo na grade, e o brasileiro tinha dificuldade de conectar perfeitamente os socos que desferia. O equatoriano acabou sendo desequilibrado com um chute de direita do brasileiro, caindo no chão e vendo Lineker cair por cima, na sua guarda, soltando golpes. Vera ainda levantou-se e aplicou dois golpes após o sinal de fim do round.
No terceiro round, avisado de que estava em desvantagem no somatório dos rounds anteriores, Marlon Vera voltou mais agressivo, o que facilitou inicialmente a vida de John Lineker, que viu a distância ser encurtada, como ele queria. Mas o equatoriano passou a usar os chutes altos, joelhadas voadoras e o clinche do muay thai para agredir o brasileiro. Lineker buscava os golpes na curta distância, mas Vera se defendia no clinche e contra-atacava com joelhadas e mantendo o controle do round até o fim.
Confira os resultados das lutas do evento:
CARD PRINCIPAL
Derek Brunson venceu Lyoto Machida por nocaute a 2m30s do R1
Colby Covington venceu Demian Maia por decisão unânime (29-27, 30-27 e 30-26)
Pedro Munhoz venceu Rob Font por finalização aos 4m03s do R1
Francisco Massaranduba venceu Jim Miller por decisão unânime (triplo 29-28)
Thiago Marreta venceu Jack Hermansson por nocaute técnico aos 4m59s do R1
John Lineker venceu Marlon Vera por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28)
CARD PRELIMINAR
Vicente Luque venceu Niko Price por finalização aos 4m08s do R2
Antônio Cara de Sapato venceu Jack Marshman por finalização aos 4m30s do R1
Jared Gordon venceu Hacran Dias por decisão unânime (29-26, 29-27 e 30-26)
Elizeu Capoeira venceu Max Griffin por decisão unânime (29-28, 29-27 e 29-28)
Deiveson Alcântara venceu Jarred Brooks por decisão dividida (27-30, 29-28 e 29-28)
Marcelo Golm venceu Christian Colombo por finalização aos 2m08s do R1
Assine o Combate e assista ao vivo e com exclusividade a todos os eventos do UFC — Foto: Editoria de arte