TIMES

Por Combate.com — Las Vegas, EUA


Foi um misto de técnica e preparo físico. E os ingredientes colocados dentro do octógono deram o tom da atuação do peso-meio-médio Kamaru Usman na vitória por pontos (50-43, 49-45 e 48-47) contra Rafael dos Anjos, na luta principal do TUF 28 Finale, realizado em Las Vegas (EUA), na sexta-feira.

- Sou um homem numa missão. Vim a este esporte para mandar uma mensagem. Estou indo em direção ao cinturão e dei mais um passo para isso. Estou cansado de falação. Peço pelas lutas, às vezes, recebo. Eu dominei os cinco rounds, mostrei que sou o próximo desafiante e mereço isso.

Kamaru Usman acerta bom chute em Dos Anjos — Foto: Getty Images

Usman - cuja primeira e única derrota se deu em 2013 - enfileirou nove adversário somente no Ultimate. E caminha para se tornar um dos carrascos dos brasileiros: além de Dos Anjos, ele liquidou Warlley Alves, Serginho Moraes e Demian Maia.

Ex-campeão dos leves, Rafael dos Anjos perde pela segunda vez consecutiva - ele havia sido superado na disputa do título interino para Colby Covington, em junho.

A luta

Kamaru Usman tomou a iniciativa da luta e não tardou a avançar na perna de Rafael do Anjos, que defendeu a tentativa de queda. Eles trocaram golpes no centro do cage, entretanto, o nigeriano buscou a queda, conseguiu, mas o brasileiro se levantou com o auxílio - dentro das regras - da grade. Usman cercou o brasileiro, que ao andar para trás (o octógono do TUF é menor do que o habitual) ficava encurralado. "O Pesadelo Nigeriano" tornou a levar o confronto ao solo e lá ficou ao golpear por cima o faixa-preta de jiu-jítsu.

Usman castigou o brasileiro no octógono — Foto: Getty Images

Na segunda etapa, Usman tornou a colocar pressão em Rafael dos Anjos em pé e, quando enxergava a brecha, derrubava o brasileiro, controlando-o no solo. Pupilo de Roberto Gordo, Dos Anjos voltou às origens ao atacar o braço do oponente, encaixou a kimura, bem defendida pelo nigeriano. O bote não resultou em finalização, entretanto, serviu para ficar de pé outra vez.

Kamaru Usman iniciou o terceiro assalto castigando a costela de Rafael dso Anjos, que aceitou a trocação franca. Sem reduzir o ritmo, Usman continuou ativo na trocação e com ímpeto ofensivo para buscar as quedas. Dos Anjos apostou na kimura outra vez - em vão - e seguiu grampeado. Quando o duelo transcorreu em pé, Dos Anjos carimbou o rosto do rival, mas perdeu o terceiro round.

Na quarta etapa, Usman apertou o ritmo em pé, acertando boa sequência no rosto do brasileiro, que se defendeu. Incansável, Usman aplicou mais uma queda e trabalhou na meia-guarda, enquanto seus treinadores pediam para que ele desferisse cotoveladas. Mais desgastado, Dos Anjos se esforçava para se levantar, porém, o nigeriano - sempre um passo à frente - fazia a leitura do movimento e dominava o niteroiense em mais um assalto.

Nigeriano é aclamado vencedor do combate — Foto: Getty Images

Quando o quinto round começou, Usman fintou o chute frontal e avançou na trocação, conectando boa sequência em Rafael dos Anjos. À vontade no octógono, o nigeriano apostou nas quedas - tática de todo o combate - para manter o domínio do embate. Ao buscar as pernas de Dos Anjos, Usman deixou o pescoço exposto e foi laçado, porém, sem ângulo, o faixa-preta não emplacou a finalização. De ponta a ponta, Usman foi superior e, com justiça, levou a vitória.

Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate

Mais do Sportv

Campeão meio-pesado do UFC aproveita feriado para praticar jiu-jitsu em família

Alex Poatan faz treino com os filhos na véspera de Natal

Ex-campeão do UFC participa da próxima luta em abril e minimiza chances de parar: "Quem disse que eu estava aposentado? Abril, estou de volta"

Fabricio Werdum anuncia retorno às competições em 2025

Lutador usa as redes sociais para reclamar de tratamento na organização, que no ano passado comprou o Bellator: "Mais de um ano da minha vida e carreira que nunca mais terei de volta"

Patricio Pitbull reclama que PFL não o libera e quer que lute em abril: "Refém"

Temporada regular da companhia foi marcada por domínio russo, ao tempo que o Brasil teve seu primeiro ano sem cinturões. Primeiro ano após compra do Bellator também foi com polêmicas

Retorno de Ngannou, falta de lutas no Bellator e Cris Cyborg histórica fazem a PFL em 2024 - Programa: Combate

Organização faz lista com dois duelos nacionais, um vencido por Cris Cyborg e outro por Bruno Robusto. Confira a lista que ainda tem vitórias de Impa Kasanganay, Paul Hughes e Lewis McGrillen

PFL elege top 5 de melhores lutas de 2024 e conta com quatro brasileiros - Programa: Combate no GE

Mateus Mendonça ficará afastado das competições por dois meses e promove rifa para custear aluguel

Brasileiro ex-UFC sofre lesão no pênis em treino e faz cirurgia de emergência

Em episódio que debate a relação da cozinha com o jiu-jítsu, chef fala sobre dieta, pressão e revela que a organização é o segredo do sucesso

Papo Cruzado: Thiago Castanho fala da dificuldade com restrições alimentares de Charles do Bronx   - Programa: Cortes podcasts ge

Líder da equipe paulista é o convidado da edição de Natal do podcast Mundo da Luta, e relembra quando Elon Musk usou óculos que são marca do time: "Que loucura, cara!"

Pablo Sucupira revela objetivo da Fighting Nerds em 2025: "Vamos atrás dos cinturões"

Britânico condena uso da inteligência artificial para pontuar sua luta com Oleksandr Usyk. Placar dos juízes laterais foi 116 a 112, enquanto IA pontou 118h a 112 para o ucraniano em resultado experimental

Tyson Fury sobe experiência com IA em luta de boxe: "F***-se todos os computadores"

Ian Heinisch, que não luta desde julho de 2021, relembra episódio em que esqueceu onde estava enquanto dirigia: "Minha única prioridade agora é me sentir normal novamente"

Ex-lutador do UFC detalha como lesões cerebrais forçaram aposentadoria