TIMES

Por Combate.com — Fort Lauderdale, EUA

Jason Silva

Foi a quarta vez que Ronaldo Jacaré ficou a uma luta de disputar o cinturão do peso-médio (até 84kg) e o final o mesmo de quando enfrentou Yoel Romero, Robert Whittaker e Kelvin Gastelum. Desta vez o algoz foi Jack Hermansson. Com uma atuação estratégica e destemida, o sueco venceu por decisão unânime (49-46, 48-47 e 48-47) na luta principal do UFC Fort Lauderdale, na madrugada deste sábado para domingo, na Flórida (EUA). O lutador não mostrou qualquer receio de ir para o chão com o brasileiro e foi superior em três dos cinco rounds para carimbar seu quarto resultado positivo consecutivo.

Aos 39 anos, Jacaré tem alternado vitórias e derrotas nas suas últimas lutas e perdeu pela terceira vez nos seis compromissos mais recentes.

A luta

Depois de um início estudado por parte de Jacaré, o brasileiro encaixou a primeira combinação com jab e direto. Hermansson arriscou um chute baixo, mas permitiu que o rival se aproximasse. Ele circulou para não deixar o adversário clinchar e trabalhou a linha de cintura. Ao encurtar a distância, Jacaré recebeu uma bomba no queixo e balançou. O sueco foi para cima, enlaçou o pescoço e chegou perto de finalizar, mas o brasileiro mostrou tranquilidade para escapar, tirar o oponente das costas e ficar em pé novamente. Hermansson ganhou confiança e pressionou na grade, mas Jacaré se desvencilhou nos últimos segundos.

Jack Hermansson tentou finalizar Ronaldo Jacaré no primeiro round — Foto: Jason Silva

Hermansson voltou mais agressivo e variava chutes baixos com combinações de boxe. Jacaré respondeu com duas boas sequências de socos, mas o sueco entrou no double leg e colocou o rival com as costas no chão. De dentro da guarda, ele aplicava golpes curtos, enquanto Jacaré tentava escalar, mas não encontrava brechas. O sueco não parava de golpear a cabeça do rival, apesar de não mostrar muita contundência. Sem dar espaço para Jacaré sair da posição, Hermansson administrou o round até o fim.

No início do terceiro assalto, Hermansson ameaçou outra queda, mas desistiu da pegada após o rival defender bem. Ele acertou bons jabs, mas Jacaré reagiu com jabs e diretos. Uma joelhada voadora tocou no rosto do brasileiro, que absorveu bem. Em desvantagem após dois rounds, Jacaré controlava o centro do octógono e tentava encurralar o oponente. Ele variou ganchos na linha de cintura e cruzados na cabeça e fez Hermansson recuar. Outra bomba de direita tocou o rosto do rival, que balançou. O sueco clinchou para tentar respirar, mas Jacaré saiu da pegada e acertou um direto de direita na cabeça. O brasileiro ainda acertou outra esquerda no rosto antes do gongo soar.

Logo nos segundos iniciais do quarto assalto, Hermansson atirou para um double leg, totalmente fora de tempo, mas combinou bem para direto e uppercut. Ele foi para cima com uma sequência de socos, e Jacaré recuou. Na trocação franca, o brasileiro resistiu bem e também acertou o rival. O sueco trabalhou com chute na linha de cintura e "superman punch". Àquela altura, Jacaré já aparentava cansaço e tinha dificuldade para se esquivar dos golpes do oponente. Hermansson voltou a tentar a queda e ganhou tempo no clinche.

Hermansson teve grande performance na vitória sobre Jacaré — Foto: Jason Silva

Hermansson voltou para o quinto round com uma sequência de cruzados. Ele encurtou, clinchou e aplicou a queda, mas Jacaré conseguiu ficar de pé pouco depois. O brasileiro ainda conseguiu uma queda de judô, mas o rival também se levantou rapidamente. Jacaré tentou pressionar, foi atrás de Hermansson, mas já sem muita pujança. O cansaço dos dois era nítido, e o sueco procurava controlar a distância com os jabs, circulando pelo octógono. Com pouco mais de um minuto para o fim, Jacaré foi para cima com socos. Uma direita balançou Hermansson, que respondeu com duas direitas no rosto do brasileiro. Eles foram para a trocação franca, e o sueco, de forma inteligente, conseguiu uma queda nos segundos finais para garantir a vitória.

Confira os resultados do UFC Fort Lauderdale:

Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate

Mais do Sportv

Campeão meio-pesado do UFC aproveita feriado para praticar jiu-jitsu em família

Alex Poatan faz treino com os filhos na véspera de Natal

Ex-campeão do UFC participa da próxima luta em abril e minimiza chances de parar: "Quem disse que eu estava aposentado? Abril, estou de volta"

Fabricio Werdum anuncia retorno às competições em 2025

Lutador usa as redes sociais para reclamar de tratamento na organização, que no ano passado comprou o Bellator: "Mais de um ano da minha vida e carreira que nunca mais terei de volta"

Patricio Pitbull reclama que PFL não o libera e quer que lute em abril: "Refém"

Temporada regular da companhia foi marcada por domínio russo, ao tempo que o Brasil teve seu primeiro ano sem cinturões. Primeiro ano após compra do Bellator também foi com polêmicas

Retorno de Ngannou, falta de lutas no Bellator e Cris Cyborg histórica fazem a PFL em 2024 - Programa: Combate

Organização faz lista com dois duelos nacionais, um vencido por Cris Cyborg e outro por Bruno Robusto. Confira a lista que ainda tem vitórias de Impa Kasanganay, Paul Hughes e Lewis McGrillen

PFL elege top 5 de melhores lutas de 2024 e conta com quatro brasileiros - Programa: Combate no GE

Mateus Mendonça ficará afastado das competições por dois meses e promove rifa para custear aluguel

Brasileiro ex-UFC sofre lesão no pênis em treino e faz cirurgia de emergência

Em episódio que debate a relação da cozinha com o jiu-jítsu, chef fala sobre dieta, pressão e revela que a organização é o segredo do sucesso

Papo Cruzado: Thiago Castanho fala da dificuldade com restrições alimentares de Charles do Bronx   - Programa: Cortes podcasts ge

Líder da equipe paulista é o convidado da edição de Natal do podcast Mundo da Luta, e relembra quando Elon Musk usou óculos que são marca do time: "Que loucura, cara!"

Pablo Sucupira revela objetivo da Fighting Nerds em 2025: "Vamos atrás dos cinturões"

Britânico condena uso da inteligência artificial para pontuar sua luta com Oleksandr Usyk. Placar dos juízes laterais foi 116 a 112, enquanto IA pontou 118h a 112 para o ucraniano em resultado experimental

Tyson Fury sobe experiência com IA em luta de boxe: "F***-se todos os computadores"

Ian Heinisch, que não luta desde julho de 2021, relembra episódio em que esqueceu onde estava enquanto dirigia: "Minha única prioridade agora é me sentir normal novamente"

Ex-lutador do UFC detalha como lesões cerebrais forçaram aposentadoria