TIMES

Por Combate.com — Xangai, China


Michael Bisping não parecia empolgado como de costume em sua entrada rumo ao octógono em Xangai, na China. O ex-campeão dos pesos-médios do UFC, que costuma gritar e levantar a torcida durante a caminhada rumo à luta, desta vez estava mais calmo, acenando e tocando as mãos dos fãs no caminho, bem diferente do que fez em toda a sua carreira. Mas Kelvin Gastelum não tinha nada com isso. Mostrando motivação e concentração, o americano não deu chances ao inglês e, com um duríssimo direto de esquerda, conseguiu um belo nocaute, aos 2m30s do primeiro round, chegando à sua 14ª vitória em 18 lutas e se credenciando a ser um dos próximos desafiantes ao cinturão. Já Bisping sofreu nona derrota em 39 lutas, apenas a terceira por nocaute.

Kelvin Gastelum acerta o direto de esquerda que nocauteou Michael Bisping no UFC China — Foto: Getty Images

- Esse é o maior momento da minha vida, e vou tentar não chorar. Tenho o máximo respeito por Michael Bisping. Ouvi dizer que estão precisando de alguém para enfrentar Robert Whittaker na luta principal em Perth, em fevereiro, na Austrália. Eu estou dentro! - disse Gastelum após a luta.

Conformado com a derrota, Bisping brincou dizendo que está ficando velho, mas não quis adiantar se farpa sua última luta em Londres, no evento do dia 17 de março de 2018.

- Eu estava me divertindo, venho fazendo isso há muito tempo. Estou ficando velho. Deus abençoe Kelvin Gastelum e os fãs da China. Me desculpem. Vocês sabem que o Kevin é um cara ótimo, mas infelizmente será preciso uma montanha ainda maior de m*** pra vocês se livrarem de mim - disse Bisping, que não parecia estar tão chateado com a derrota.

A luta

A luta começou com Gastelum cercando Bisping, que tentava manter a luta na média distância, para evitar o wrestling do americano. A luta se manteve equilibrada até que Gastelum conseguiu encaixar uma combinação de jab e direto de direita e esquerda que atingiu em cheio a cabeça do ex-campeão. Bisping caiu já inconsciente. O árbitro Marc Goddard ainda permitiu que Gastelum acertasse alguns golpes com o inglês caído antes de interromper a disputa, declarando o nocaute.

Li Jingliang nocauteia Zak Ottow e "vai pra galera"

Maior nome da China no UFC, o meio-médio Li Jingliang teve uma atuação arrasadora contra o americano Zak Ottow. Mostrando muita evolução, Jingliang dominou a luta e conseguiu o nocaute técnico após uma série de golpes aos 2m57s do primeiro round. Após a luta, o lutador pulou a grade do octógono e foi em direção à esposa e a filha, que estavam na plateia, para abraçá-las e beijá-las. Esta foi a quarta vitória seguida de Jingliang no UFC, e a 14ª em 18 lutas na carreira. Já Ottow sofreu a quinta derrota em 20 lutas.

Li Jingliang nocauteou Zak Ottow no primeiro round no co-evento principal do UFC China — Foto: Getty Images

A luta começou estudada por parte dos dois lutadores, mas Jingliang tomou a iniciativa do combate e, na primeira oportunidade que teve de golpear Zak Ottow, ele o fez mostrando poder de nocaute. Após conseguir o knockdown, o chinês partiu para cima do rival e desferiu uma série de golpes no chão, não dando alternativa ao árbitro Herb Dean a não ser encerrar a luta.

Wang Guan luta sério e vence um displicente Alex Caceres

Com uma atuação segura, o peso-pena chinês Wang Guan venceu o americano Alex Caceres por decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29 e 29-28), na penúltima luta do UFC China. Esta foi a 17ª vitória do chinês em 19 lutas, enquanto o americano sofreu a 11ª derrota em 25 lutas.

Wang Guan golpeia Alex Caceres na sua vitória no card principal do UFC China — Foto: Getty Images

Alex Caceres começou a luta rindo, e lutando de forma displicente, chutando sem colocar a mão como proteção da cabeça. Wang Guan aproveitou-se disso e aplicou dois bons golpes de direita. Logo em seguida, uma situação inusitada aconteceu: os dois lutadores acertaram ao mesmo tempo joelhadas na região genital um do outro, e ambos precisaram de de alguns minutos para se recuperar. Na volta à luta, Guan acertou um forte golpe de encontro que abalou o americano. O chinês tentou se aproveitar da vantagem, mas Caceres travou a luta para se recuperar. Nos segundos finais do round, Guan acertou mais um golpe forte de esquerda e derrubou Caceres, aplicando uma sequência dura de socos em seguida. O americano foi salvo pelo gongo, e teve muita dificuldade de ir para o seu córner, mas recuperou-se no intervalo.

Na volta para o segundo round, Guan continuou mostrando superioridade, e quase conseguiu um novo knockdown. Já sem o sorriso no rosto, Caceres buscava se reencontrar na luta, mas tinha dificuldade de encontrar a distância para golpear o chinês. Guan, por sua vez, era mais efetivo nos golpes e somava pontos importantes na luta. O terceiro round teve a mesma característica dos anteriores, com Guan aproveitando os contragolpes e golpes de encontro, conseguindo o knockdown, e Caceres se movimentando muito, mas sendo pouco eficiente em seus ataques.

Alex Garcia finaliza Muslim Salikhov na abertura do card principal

Com uma atuação segura e mantendo a estratégia traçada, o peso-meio-médio americano Alex Garcia abriu o card principal do UFC China com uma vitória por finalização contra o russo Muslim Salikhov. Apostando na luta agarrada, Garcia aplicou um esgana-galo aos 3m22s do segundo round, chegando à 15ª vitória em 19 lutas na carreira. Já Salikhov sofreu apenas sua segunda derrota em 15 lutas na carreira.

Alex Garcia encaixa o esgana-galo e finaliza o russo Muslim Salikhov no UFC China — Foto: Getty Images

Garcia começou a luta levando Salikhov para o chão, mas o russo conseguiu livrar-se da posição em pouco tempo. De volta à luta em pé, o russo passou a aplicar golpes mais efetivos, como chutes e um soco rodado. Percebendo estar em desvantagem na trocação, o americano tentou levar a luta para o chão, sendo impedido por Salikhov no primeiro momento, mas conseguindo na segunda tentativa. Mais atento à estratégia de Garcia, Salikhov começou a defender mais as tentativas de queda, e passou a golpear mais. Mesmo assim, o americano insistiu em conseguiu levar o russo para o chão, para em seguida dominar suas costas e aplicar um esgana-galo, finalizando a luta e comemorando muito sobre a grade do octógono.

Confira as demais lutas do evento:

Assine o Combate e assista a todos os eventos do UFC ao vivo — Foto: Combate

Mais do Sportv

Campeão meio-pesado do UFC aproveita feriado para praticar jiu-jitsu em família

Alex Poatan faz treino com os filhos na véspera de Natal

Ex-campeão do UFC participa da próxima luta em abril e minimiza chances de parar: "Quem disse que eu estava aposentado? Abril, estou de volta"

Fabricio Werdum anuncia retorno às competições em 2025

Lutador usa as redes sociais para reclamar de tratamento na organização, que no ano passado comprou o Bellator: "Mais de um ano da minha vida e carreira que nunca mais terei de volta"

Patricio Pitbull reclama que PFL não o libera e quer que lute em abril: "Refém"

Temporada regular da companhia foi marcada por domínio russo, ao tempo que o Brasil teve seu primeiro ano sem cinturões. Primeiro ano após compra do Bellator também foi com polêmicas

Retorno de Ngannou, falta de lutas no Bellator e Cris Cyborg histórica fazem a PFL em 2024 - Programa: Combate

Organização faz lista com dois duelos nacionais, um vencido por Cris Cyborg e outro por Bruno Robusto. Confira a lista que ainda tem vitórias de Impa Kasanganay, Paul Hughes e Lewis McGrillen

PFL elege top 5 de melhores lutas de 2024 e conta com quatro brasileiros - Programa: Combate no GE

Mateus Mendonça ficará afastado das competições por dois meses e promove rifa para custear aluguel

Brasileiro ex-UFC sofre lesão no pênis em treino e faz cirurgia de emergência

Em episódio que debate a relação da cozinha com o jiu-jítsu, chef fala sobre dieta, pressão e revela que a organização é o segredo do sucesso

Papo Cruzado: Thiago Castanho fala da dificuldade com restrições alimentares de Charles do Bronx   - Programa: Cortes podcasts ge

Líder da equipe paulista é o convidado da edição de Natal do podcast Mundo da Luta, e relembra quando Elon Musk usou óculos que são marca do time: "Que loucura, cara!"

Pablo Sucupira revela objetivo da Fighting Nerds em 2025: "Vamos atrás dos cinturões"

Britânico condena uso da inteligência artificial para pontuar sua luta com Oleksandr Usyk. Placar dos juízes laterais foi 116 a 112, enquanto IA pontou 118h a 112 para o ucraniano em resultado experimental

Tyson Fury sobe experiência com IA em luta de boxe: "F***-se todos os computadores"

Ian Heinisch, que não luta desde julho de 2021, relembra episódio em que esqueceu onde estava enquanto dirigia: "Minha única prioridade agora é me sentir normal novamente"

Ex-lutador do UFC detalha como lesões cerebrais forçaram aposentadoria