TIMES

Por Combate.com — Saitama, Japão

Não deu nem para a conversa. O peso-mosca brasileiro Jussier Formiga começou o card principal do UFC Japão com uma finalização sobre o japonês Yuta Sasaki,aos quatro minutos e 30 segundos do primeiro round. Com um jiu-jítsu afiado, o faixa-preta venceu a luta com um mata-leão sensacional.

O combate começou com trocação firme. Formiga respondeu joelhadas de Sasaki com cruzados de direita. E enquanto o japonês apostava na luta em pé, o brasileiro aproveitou um erro do dono da casa para colocar para baixo. Aí, ficou fácil.

Jussier Formiga Yuta Sasaki UFC Japão — Foto: Getty Images

Jussier literalmente deitou e rolou. O brasileiro passou a guarda, foi para as costas e tentou duas vezes o mata-leão. Na segunda, encaixou o golpe e levou o pescoço de Sasaki para casa. Após a luta, o quinto colocado do ranking da categoria pediu ao presidente do UFC uma luta pelo cinturão.

- Dana White, por favor, me dê uma chance! - gritou o brasileiro.

Estreante no UFC, Abe vence Lim na abertura do card

Daichi Abe estreou no Ultimate com vitória sobre Hyun Gyu Lim no UFC Japão — Foto: Getty Images

Na primeira luta do card preliminar, Daichi Abe bateu Hyun Gyu Lim por decisão unânime dos juízes. Fazendo sua estreia no Ultimate, Abe começou como um veterano: tranquilo, caminhando para a frente e acertando mais golpes. Depois de acertar o dedo no olho do japonês e ver o round ser paralisada, o coreano dosou melhor o gás e equilibrou o combate. Mas no terceiro assalto, o estreante campeão do Pancrase decidiu a luta com um direto de direita e um osoto-gari, liquidando a fatura.

Dono da casa, "Animal" vence "Jedi" no Japão

Já no segundo combate em Saitama, o dono da casa Shinsho Anzai venceu Luke Jumeau, também por decisão unânime. Anzai começou com tudo: com um direto de canhota, abriu um corte grande na cabeça do neozelandês já no primeiro round. No segundo, vitória fácil com mais um golpe duro na cabeça do "Jedi" da Oceania e uma forte jogo de wrestling, com amplo domínio na luta agarrada. No assalto derradeiro, o japonês até foi pressionado, mas se segurou bem para levar a vitória.

Shinsho Anzai bateu Luke Jumeau no card preliminar do UFC Japão — Foto: Getty Images

Novata Kondo vence Jeon em luta parelha

A japonesa Syuri Kondo estreou no UFC com uma vitória por decisão dividida (28-29, 30-27, 30-27) sobre a sul-coreana Chan-Mi Jeon, pelo peso-palha. As duas lutadoras apostaram na trocação desde o início. Enquanto Jeon apresentava mais volume, Kondo acertava com mais precisão, usando sua base do caratê para contragolpear. No segundo assalto, a japonesa passou a pressionar mais, e causou um sangramento no nariz da sul-coreana, que andou para trás por quase todo o período. Recuperada, Jeon voltou melhor no terceiro round, andou para frente e conectou bons cruzados. Kondo respondeu andando para frente e variando mais os ataques com chutes baixos. Os segundos finais foram de trocação franca.

Syuri Kondo bateu Chan Mi Jeon em decisão dividida dos juízes — Foto: Getty Images

O duelo foi parelho também na voz. Ambas as lutadoras começavam cada round com gritos, buscando a energia para entrar com tudo na batalha, e empolgaram a torcida japonesa.

Nakamura vence luta apertada contra Morono

O japonês Keita Nakamura venceu uma luta parelha contra o americano Alex Morono por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28) para garantir os 100% de aproveitamento para os lutadores da casa no card preliminar. Morono tomou a dianteira na trocação. Ele aproveitou a lentidão de Nakamura para conectar alguns cruzados logo nos minutos iniciais da luta. O japonês, entretanto, entrou no ritmo na segunda metade do primeiro round e machucou Morono com um chute na costela. Ele também abriu o supercílio direito do americano com um cruzado. Morono se irritou com o lapso foi para cima do japonês, mas hesitava em soltar os golpes. Nakamura voltou a achar espaço para conectar o chute de esquerda na linha de cintura, e Morono passou a responder com duros cruzados de direita e chutes altos que por pouco foram defendidos.

No terceiro round, com o americano crescendo na luta, Nakamura tratou de colocar o adversário no solo com uma queda. Morono, porém, não ficou muito tempo com as costas no chão e logo se levantou. Um cruzado de direita seu acertou a têmpora de Nakamura, que passou a sangrar abundantemente. O japonês então perseguiu Morono e o derrubou mais uma vez, mas o americano se levantou mais uma vez. Os minutos finais foram de golpes abertos, com ambos tentando garantir a vitória, que ficou mais uma vez com os donos da casa, fechando o domínio nipônico no card preliminar em Saitama.

Keita Nakamura venceu Alex Morono em luta apertada que fechou o card preliminar — Foto: Getty Images

Mais do Sportv

Campeão meio-pesado do UFC aproveita feriado para praticar jiu-jitsu em família

Alex Poatan faz treino com os filhos na véspera de Natal

Ex-campeão do UFC participa da próxima luta em abril e minimiza chances de parar: "Quem disse que eu estava aposentado? Abril, estou de volta"

Fabricio Werdum anuncia retorno às competições em 2025

Lutador usa as redes sociais para reclamar de tratamento na organização, que no ano passado comprou o Bellator: "Mais de um ano da minha vida e carreira que nunca mais terei de volta"

Patricio Pitbull reclama que PFL não o libera e quer que lute em abril: "Refém"

Temporada regular da companhia foi marcada por domínio russo, ao tempo que o Brasil teve seu primeiro ano sem cinturões. Primeiro ano após compra do Bellator também foi com polêmicas

Retorno de Ngannou, falta de lutas no Bellator e Cris Cyborg histórica fazem a PFL em 2024 - Programa: Combate

Organização faz lista com dois duelos nacionais, um vencido por Cris Cyborg e outro por Bruno Robusto. Confira a lista que ainda tem vitórias de Impa Kasanganay, Paul Hughes e Lewis McGrillen

PFL elege top 5 de melhores lutas de 2024 e conta com quatro brasileiros - Programa: Combate no GE

Mateus Mendonça ficará afastado das competições por dois meses e promove rifa para custear aluguel

Brasileiro ex-UFC sofre lesão no pênis em treino e faz cirurgia de emergência

Em episódio que debate a relação da cozinha com o jiu-jítsu, chef fala sobre dieta, pressão e revela que a organização é o segredo do sucesso

Papo Cruzado: Thiago Castanho fala da dificuldade com restrições alimentares de Charles do Bronx   - Programa: Cortes podcasts ge

Líder da equipe paulista é o convidado da edição de Natal do podcast Mundo da Luta, e relembra quando Elon Musk usou óculos que são marca do time: "Que loucura, cara!"

Pablo Sucupira revela objetivo da Fighting Nerds em 2025: "Vamos atrás dos cinturões"

Britânico condena uso da inteligência artificial para pontuar sua luta com Oleksandr Usyk. Placar dos juízes laterais foi 116 a 112, enquanto IA pontou 118h a 112 para o ucraniano em resultado experimental

Tyson Fury sobe experiência com IA em luta de boxe: "F***-se todos os computadores"

Ian Heinisch, que não luta desde julho de 2021, relembra episódio em que esqueceu onde estava enquanto dirigia: "Minha única prioridade agora é me sentir normal novamente"

Ex-lutador do UFC detalha como lesões cerebrais forçaram aposentadoria