Não deu nem para a conversa. O peso-mosca brasileiro Jussier Formiga começou o card principal do UFC Japão com uma finalização sobre o japonês Yuta Sasaki,aos quatro minutos e 30 segundos do primeiro round. Com um jiu-jítsu afiado, o faixa-preta venceu a luta com um mata-leão sensacional.
O combate começou com trocação firme. Formiga respondeu joelhadas de Sasaki com cruzados de direita. E enquanto o japonês apostava na luta em pé, o brasileiro aproveitou um erro do dono da casa para colocar para baixo. Aí, ficou fácil.
Jussier Formiga Yuta Sasaki UFC Japão — Foto: Getty Images
Jussier literalmente deitou e rolou. O brasileiro passou a guarda, foi para as costas e tentou duas vezes o mata-leão. Na segunda, encaixou o golpe e levou o pescoço de Sasaki para casa. Após a luta, o quinto colocado do ranking da categoria pediu ao presidente do UFC uma luta pelo cinturão.
- Dana White, por favor, me dê uma chance! - gritou o brasileiro.
Estreante no UFC, Abe vence Lim na abertura do card
Daichi Abe estreou no Ultimate com vitória sobre Hyun Gyu Lim no UFC Japão — Foto: Getty Images
Na primeira luta do card preliminar, Daichi Abe bateu Hyun Gyu Lim por decisão unânime dos juízes. Fazendo sua estreia no Ultimate, Abe começou como um veterano: tranquilo, caminhando para a frente e acertando mais golpes. Depois de acertar o dedo no olho do japonês e ver o round ser paralisada, o coreano dosou melhor o gás e equilibrou o combate. Mas no terceiro assalto, o estreante campeão do Pancrase decidiu a luta com um direto de direita e um osoto-gari, liquidando a fatura.
Dono da casa, "Animal" vence "Jedi" no Japão
Já no segundo combate em Saitama, o dono da casa Shinsho Anzai venceu Luke Jumeau, também por decisão unânime. Anzai começou com tudo: com um direto de canhota, abriu um corte grande na cabeça do neozelandês já no primeiro round. No segundo, vitória fácil com mais um golpe duro na cabeça do "Jedi" da Oceania e uma forte jogo de wrestling, com amplo domínio na luta agarrada. No assalto derradeiro, o japonês até foi pressionado, mas se segurou bem para levar a vitória.
Shinsho Anzai bateu Luke Jumeau no card preliminar do UFC Japão — Foto: Getty Images
Novata Kondo vence Jeon em luta parelha
A japonesa Syuri Kondo estreou no UFC com uma vitória por decisão dividida (28-29, 30-27, 30-27) sobre a sul-coreana Chan-Mi Jeon, pelo peso-palha. As duas lutadoras apostaram na trocação desde o início. Enquanto Jeon apresentava mais volume, Kondo acertava com mais precisão, usando sua base do caratê para contragolpear. No segundo assalto, a japonesa passou a pressionar mais, e causou um sangramento no nariz da sul-coreana, que andou para trás por quase todo o período. Recuperada, Jeon voltou melhor no terceiro round, andou para frente e conectou bons cruzados. Kondo respondeu andando para frente e variando mais os ataques com chutes baixos. Os segundos finais foram de trocação franca.
Syuri Kondo bateu Chan Mi Jeon em decisão dividida dos juízes — Foto: Getty Images
O duelo foi parelho também na voz. Ambas as lutadoras começavam cada round com gritos, buscando a energia para entrar com tudo na batalha, e empolgaram a torcida japonesa.
Nakamura vence luta apertada contra Morono
O japonês Keita Nakamura venceu uma luta parelha contra o americano Alex Morono por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28) para garantir os 100% de aproveitamento para os lutadores da casa no card preliminar. Morono tomou a dianteira na trocação. Ele aproveitou a lentidão de Nakamura para conectar alguns cruzados logo nos minutos iniciais da luta. O japonês, entretanto, entrou no ritmo na segunda metade do primeiro round e machucou Morono com um chute na costela. Ele também abriu o supercílio direito do americano com um cruzado. Morono se irritou com o lapso foi para cima do japonês, mas hesitava em soltar os golpes. Nakamura voltou a achar espaço para conectar o chute de esquerda na linha de cintura, e Morono passou a responder com duros cruzados de direita e chutes altos que por pouco foram defendidos.
No terceiro round, com o americano crescendo na luta, Nakamura tratou de colocar o adversário no solo com uma queda. Morono, porém, não ficou muito tempo com as costas no chão e logo se levantou. Um cruzado de direita seu acertou a têmpora de Nakamura, que passou a sangrar abundantemente. O japonês então perseguiu Morono e o derrubou mais uma vez, mas o americano se levantou mais uma vez. Os minutos finais foram de golpes abertos, com ambos tentando garantir a vitória, que ficou mais uma vez com os donos da casa, fechando o domínio nipônico no card preliminar em Saitama.
Keita Nakamura venceu Alex Morono em luta apertada que fechou o card preliminar — Foto: Getty Images
UFC Japão
22 de setembro, em Saitama
CARD PRINCIPAL:
Ovince St-Preux venceu Yushin Okami por finalização a 1m50s do R1
Jéssica Andrade venceu Cláudia Gadelha por decisão unânime (30-25, 30-26, 30-27)
"Maestro" Dong Hyun Kim venceu Takanori Gomi por nocaute a 1m30s do R1
Gokhan Saki venceu Henrique Frankenstein por nocaute aos 4m45s do R1
Teruto Ishihara venceu Rolando Dy por decisão unânime (28-27, 28-27, 29-27)
Jussier Formiga venceu Yuta Sasaki por finalização aos 4m30s do R1
CARD PRELIMINAR:
Keita Nakamura venceu Alex Morono por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)
Syuri Kondo venceu Chan Mi Jeon por decisão dividida (28-29, 30-27, 30-27)
Shinsho Anzai venceu Luke Jumeau por decisão unânime (29-28, 29-28, 30-27)
Daichi Abe venceu Hyun Gyu Lim por decisão unânime (triplo 29-28)