Depois de deixar boa impressão no primeiro round em sua estreia no Ultimate, Alex Leko não repetiu o desempenho no assalto seguinte. Diante de Alexander Yakovlev, o brasileiro cometeu um erro de estratégia ao insistir demais em uma tentativa de queda, cedeu o pescoço e acabou finalizado aos 3m10s do segundo round, neste sábado, no card preliminar do UFC Rússia, que também teve como destaques os nocautes brutais de Magomed Mustafaev e Michal Oleksiejczuk nas primeiras lutas do evento.
A luta
Leko teve um bom início na trocação, mostrando agressividade. Ao perceber o perigo, Yakovlev partiu para a luta agarrada e pressionou na grade, mas não conseguiu evoluir. O brasileiro se desvencilhou e buscou a trocação novamente, mas o russo entrou no tempo certo para aplicar a queda. Leko mostrou a defesa em dia, escapou e transitou para as costas. Yakovlev conseguiu ficar de pé, voltou a tentar derrubar, mas o atleta da Astra Fight Team seguiu em posição de domínio e deixou o rival com as costas na grade. O brasileiro fez muita força na reta final do round, mas não conseguiu a queda.
Nos primeiros movimentos do segundo assalto, Yakovlev tentou chute alto e foi desequilibrado pelo rival, ficando com as costas no chão. Leko usou o ground and pound, tentou um ataque no pescoço, mas perdeu a posição, voltando a luta em pé. O russo foi para o double leg, derrubou, mas o brasileiro bateu no chão e voltou, insistindo em atacar as pernas do rival. Sem conseguir colocar para baixo, Leko foi cedendo o pescoço, até sofrer um estrangulamento e dar os três tapinhas.
Aos 23 anos, Alex Leko perdeu pela segunda vez na carreira em 22 lutas. Yakovlev, por sua vez, reencontrou o caminho das vitórias após dois resultados negativos. Ele não lutava desde 2016.
Abdurakhimov nocauteia Tybura
Shamil Abdurakhimov emplacou a terceira vitóra seguida ao bater Marcin Tybura — Foto: Getty Images
No primeiro duelo de pesos-pesados da noite, Shamil Abdurakhimov e Marcin Tybura não faziam luta das mais animadas. Porém, aos 3m15s do segundo round, o russo colocou bons golpes no rosto do rival, que bambeou. Ele partiu para cima, manteve a sequência de golpes na grade e viu o árbitro central Herb Dean interromper o confronto e decretar o nocaute técnico. O atleta de 37 anos venceu a terceira seguida, enquanto Tybura perdeu a terceira nas últimas quatro lutas.
Michal Oleksiejczuk aniquila Gadzhimurad Antigulov
Michal Oleksiejczuk não tomou conhecimento de Gadzhimurad Antigulov. Preciso nos golpes, ele atropelou o rival no primeiro round da segunda luta do card preliminar, neste sábado, no UFC São Petersburgo. Foram dois knockdowns antes de conectar o uppercut derradeiro que nocauteou o russo aos 44s de confronto.
Michal Oleksiejczuk atropelou Gadzhimurad Antigulov — Foto: Getty Images
O polonês agora soma 14 vitórias, duas derrotas e um "No Contest" (luta sem resultado). Já Antigulov perdeu pela sexta vez em 26 combates. Foi o segundo revés consecutivo do russo no Ultimate.
Mustafaev consegue nocaute espetacular na primeira luta
Magomed Mustafaev não lutava desde 2016, quando foi finalizado por Kevin Lee. Seu retorno aconteceu neste sábado, na primeira luta do UFC São Petersburgo. E foi avassalador. Com um chute rodado brutal, ele conseguiu o nocaute técnico sobre Rafael Fisiev, a 1m26s do primeiro assalto, pelo peso-leve (até 70kg).
Magomed Mustafaev usou chute rodado para nocautear Rafael Fiziev — Foto: Getty Images
O russo já tinha acertado golpe parecido antes e, na segunda vez, mesmo com o rival colocando o braço para se defender, conseguiu o nocaute técnico. Com o resultado, ele alcançou seu 14º triunfo em 17 lutas na carreira. Fisiev, que estreou no Ultimate, perdeu pela primeira vez no MMA, após bater seis oponentes.
Aliev domina Nakamura
Sultan Aliev não deu chances para Keita Nakamura — Foto: Getty Images
Na penúltima luta do card preliminar, Sultan Aliev dominou Keita Nakamura durante os 15 minutos e saiu vencedor por decisão unânime (triplo 30-27), em duelo disputado no peso-meio-médio (até 77kg). O russo recuperou-se do revés sofrido em seu compromisso anterior, quando foi derrotado por Warlley Alves.
Movsar Evloev controla Seung Woo Choi no solo
Movsar Evloev bateu Seung Woo Choi por pontos — Foto: Getty Images
Ex-campeão do M-1 Global, Movsar Evloev estreou com o pé direito no Ultimate. Com uma atuação sólida na luta agarrada, ele anulou o jogo do sul-coreano Seung Woo Choi e venceu por decisão unânime (29-27, 29-27 e 29-26), no fechamento do card preliminar. O russo segue invicto na carreira, elevando seu cartel para 11 vitórias. Choi, que também debuou na companhia, perdeu a segunda em nove compromissos.
Confira todas as lutas do evento:
CARD PRINCIPAL
Alistair Overeem venceu Alexey Oleynik por nocaute técnico aos 4m45s do R1
Islam Makhachev venceu Arman Tsarukyan por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Sergei Pavlovich venceu Marcelo Golm por nocaute a 1m06s do R1
Roxanne Modafferi venceu Antonina Shevchenko por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Krzysztof Jotko venceu Alen Amedovski por decisão unânime (30-25, 30-26 e 30-26)
CARD PRELIMINAR
Movsar Evloev venceu Seung Woo Choi por decisão unânime (29-27, 29-27 e 29-26)
Sultan Aliev venceu Keita Nakamura por decisão unânime (triplo 30-27)
Alexander Yakovlev venceu Alex Leko por finalização aos 3m10s do R2
Shamil Abdurakhimov venceu Marcin Tybura por nocaute técnico aos 3m15s do R2
Michal Oleksiejczuk venceu Gadzhimurad Antigulov por nocaute aos 44s do R1
Magomed Mustafaev venceu Rafael Fiziev por nocaute técnico a 1m26s do R1
Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate