TIMES

Por Combate.com — Chicago, EUA


O sonho de disputar o cinturão peso-galo do Ultimate terá de ser adiado por Pedro Munhoz. Isto porque o brasileiro perdeu para Aljamain Sterling na decisão unânime (triplo 30-27), pelo card preliminar do UFC 238, sediado no sábado, em Chicago (EUA). O vencedor do duelo, neste caso, "Funk Master", se posiciona como o próximo da fila na disputa pelo título da categoria.

Aljamain Sterling venceu Pedro Munhoz por decisão unânime (triplo 30-27) — Foto: Getty Images

- Quero enfrentar o vencedor da luta entre Marlon Moraes e Henry Cejudo - disparou Sterling, citando o combate principal desta edição.

Após enfileirar Brett Johns, Cody Stamann, Jimmie Rivera e, agora, Munhoz, Sterling repete a boa fase que apresentou em seu início na organização, em 2014. Munhoz também buscava o quarto triunfo, mas esbarrou no jogo do oponente e precisará reconstruir seu caminho na divisão.

A luta

Aljamain Sterling entrou acelerado no combate, alternando chutes baixos e altos, respondidos pelo brasileiro. O americano acertou bom cruzado de esquerda, enquanto Munhoz tentou encurtar a distância para se aproximar. "Funk Master" batia, saía e provocava verbalmente o paulista. Pedro Munhoz não se alterava, porém, com a velocidade de Sterling, virou um alvo fixo e foi atingido repetidas vezes, mesmo sem tanta contundência. Ao baixar a cabeça, Sterling levou uma forte joelhada e pareceu acusar o golpe. Este foi o melhor momento do atleta canarinho neste assalto.

Aljamain Sterling comemora a vitória sobre Munhoz — Foto: Getty Images

À vontade no octógono, Aljamain Sterling se movimentava com desenvoltura, arriscando até cotovelada giratória e pontuando com volume de golpes. Pedro Munhoz dominava o centro do octógono e caminhava pra frente mesmo quando rechaçado. Sterling acertou vários cruzados no rosto do brasileiro, que engoliu todos. Munhoz acertou um chute baixo, desequilibrou Sterling, avançou para pegá-lo na guilhotina, porém, o americano escapou da posição, a mais forte do arsenal do paulista.

No terceiro round, Aljamain Sterling manteve a tônica das etapas anteriores, utilizando a velocidade para golpear o adversário e para se esquivar das investidas de ataque. O ritmo intenso fez com que ambos dessem sinais de cansaço e, ainda assim, se mantivessem ativos, porém, o brasileiro seguia engolindo os jabs do americano. Sterling chamou Munhoz para a luta e, após o soar do gongo, se abraçaram, orgulhosos do ótimo combate oferecido ao público.

Tatiana Suarez domina Nina Ansaroff e vence nos pontos

Tatiana Suarez manteve sua invencibilidade no MMA. A lutadora anotou sua oitava vitória na carreira - a quarta no Ultimate - ao bater Nina Ansaroff por decisão unânime (triplo 29-28). A peso-palha dominou a adversária por três rounds, especialmente nos dois primeiros, quando grudou e controlou a namorada da brasileira Amanda Nunes no solo. Na etapa final, Ansaroff conseguiu ficar de pé, mantendo a distância, se movimentando e chegou a conectar um bom chute rodado e um ótimo direto na adversária. Ela ainda deu um "calor" em Suarez nos últimos segundos, faturou o round, mas não foi o suficiente para deixar o octógono com o resultado positivo.

Tatiana Suarez vence Nina Ansaroff nos pontos — Foto: Getty Images

- Essa foi uma luta muito difícil. Não posso falar palavrão, me desculpe. Ela é uma guerreira, fico orgulhosa de dividir o cage com ela. Ela lutou exatamente do jeito que eu achava, não me deixou fazer o ground and pound, pois sabia o que eu faria. Agora vocês sabe quem eu quero enfrentar.... É a campeã (Bate-Estaca). Eu a respeito, mas mereço disputar o título. Eu quero aquele cinturão na minha cintura.

Algoz de Amanda Cooper, Viviane Sucuri, Alexa Grasso, Carla Esparza e Nina Ansaroff, Tatiana Suarez carimbou sua vaga como a próxima desafiante ao título dos palhas, cuja dona é Jéssica Bate-Estaca.

Segura, Grasso derrota Kowalkiewicz por unanimidade

Alexa Grasso não vai esquecer tão cedo o UFC 238. Isto porque a lutadora do peso-palha conquistou a vitória mais expressiva da carreira ao superar Karolina Kowalkiewicz na decisão unânime (triplo 30-27). O feito se torna ainda mais impressionante ao levar em conta que a mexicana estava sem atuar há um ano e, neste período, teve dois combates cancelados por lesão.

Alexa Grasso venceu Karolina Kowalkiewicz por decisão unânime (triplo 30-27) — Foto: Getty Images

Soberana na trocação e se movimentando com velocidade, Grasso ainda se aproximou de um triunfo mais contundente no fim da terceira etapa, quando encaixou uma guilhotina na polonesa, ex-desafiante ao cinturão, que foi salva pelo gongo.

Alexa Grasso se recuperou da derrota por finalização sofrida para Tatiana Suarez, em maio do ano passado. Karolina, por sua vez, amarga três reveses consecutivos pela primeira vez na carreira - havia sido superada por Jéssica Bate-Estaca e Michelle Waterson em seus últimos duelos.

Kattar pulveriza Lamas no round inicial

Natural de Chicago, Ricardo Lamas tinha tudo para se sentir em casa diante de Calvin Kattar. O desfecho do combate, válido pelo peso-pena, no entanto, foi amargo. O anfitrião recebeu um jab e um diretaço e foi nocauteado aos 4m06s do primeiro round.

Calvin Kattar venceu Ricardo Lamas por nocaute aos 4m06s do R1 — Foto: Getty Images

Kattar - que no UFC só perdeu para Renato Moicano - assinalou sua quarta vitória na organização. Lamas, que ganhou notoriedade na época em que foi desafiante ao cinturão do então campeão José Aldo, sofreu o nono revés na carreira.

Xiaonan fatura quarta vitória consecutiva

A luta entre Yan Xiaonan e Angela Hill colocou China e Estados Unidos frente a frente no octógono. E a atleta visitante levou a melhor na decisão unânime dos jurados (triplo 29-28) depois de três rounds. Esta foi a quarta vitória consecutiva de "Fury", que tem se destacado no peso-palha do Ultimate.

Yan Xiaonan venceu Angela Hill por decisão unânime — Foto: Getty Images

Angela Hill ficou perto de abreviar o combate ao encaixar um triângulo no primeiro round - Xiaonan defendeu a posição e foi salva pelo gongo. Nas etapas seguintes, a chinesa demonstrou mais volume de golpes na trocação e foi superior à anfitriã. O detalhe é que "Fury" quebrou a mão e o pé e precisou ser levada ao hospital.

Em luta fraca, Stewart derrota Lewis nos pontos

Darren Stewart venceu Bevon Lewis por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27) no terceiro confronto das preliminares. Entretanto, foi um duelo que não deixará saudades. Isto porque o excesso de zelo imperou, os atletas pouco se expuseram e, desta maneira, protagonizaram um combate modorrento, que chegou a ser vaiado pelo público.

Darren Stewart venceu Bevon Lewis por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27) — Foto: Getty Images

Wineland liquida Popov e vence pela primeira vez desde 2016

Sem vencer desde dezembro de 2016, Eddie Wineland espantou a má fase e, depois de amargar duas derrotas, nocauteou Grigory Popov aos 4m47s do segundo round. O americano comemorou efusivamente o resultado e ajeitou o bigode diante das câmeras.

Eddie Wineland venceu Grigory Popov por nocaute aos 4m47s do R2 — Foto: Getty Images

Após levar a melhor no round inicial, Eddie Wineland voltou à segunda etapa disposto a definir o combate. É bem verdade que ele estava perdendo, porém, ao imprimir o ritmo e acertar seguidas "bombas" no rosto de Grigory Popov, alcançou o triunfo pela via rápida ao acertar em cheio o rosto do rival.

Chookagian bate Calderwood

Katlyn Chookagian superou Joanne Calderwood por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28) na sonolenta luta de abertura desta edição. "Blonde Fighter", que pediu para disputar o cinturão do peso-mosca após ser aclamada vencedora, se recuperou da derrota para Jéssica Eye, sofrida em dezembro do ano passado. Ela utilizou os chutes para pontuar diante da adversária que, na opinião do público presente, deveria ter tido o braço erguido ao fim dos três rounds.

Katlyn Chookagian venceu Joanne Calderwood por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28) — Foto: Getty Images

UFC 238
8 de junho de 2019, em Chicago (EUA)
CARD PRINCIPAL
Henry Cejudo venceu Marlon Moraes por nocaute técnico aos 4m58s do R3
Valentina Shevchenko venceu Jessica Eye por nocaute aos 26s do R2
Tony Ferguson venceu Donald Cerrone por nocaute técnico (interrupção médica) aos 5m do R2
Petr Yan venceu Jimmie Rivera por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)
Blagoy Ivanov venceu Tai Tuivasa por decisão unânime (29-28, 30-27 e 30-27)
CARD PRELIMINAR
Tatiana Suarez venceu Nina Ansaroff por decisão unânime (triplo 29-28)
Aljamain Sterling venceu Pedro Munhoz por decisão unânime (triplo 30-27)
Alexa Grasso venceu Karolina Kowalkiewicz por decisão unânime (triplo 30-27)
Calvin Kattar venceu Ricardo Lamas por nocaute aos 4m06s do R1
Yan Xiaonan venceu Angela Hill por decisão unânime (triplo 29-28)
Darren Stewart venceu Bevon Lewis por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)
Eddie Wineland venceu Grigory Popov por nocaute aos 4m47s do R2
Katlyn Chookagian venceu Joanne Calderwood por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28)

Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate

Mais do Sportv

Britânico de 36 anos usa suas redes sociais para fazer anúncio em vídeo breve. Fury já chegou a anunciar a aposentadoria em 2022, mas voltou a lutar quatro meses depois

Tyson Fury anuncia aposentadoria do boxe: "Adorei cada minuto"

Em papo com Marcos Mion, convidado do programa, lutador lembra de golpe sofrido no UFC que deixou cicatriz física e atrasou sua carreira

Papo Cruzado: Werdum revela o soco mais duro que já recebeu

Ex-campeão do UFC foi escoltado para fora de um voo neste sábado. Nas redes sociais, Khabib lamentou o incidente

Khabib Nurmagomedov é retirado de voo nos EUA; veja o vídeo

Brasileiros venceram seus duelos no UFC deste sábado e levaram prêmios de “Performance da Noite”

UFC: Mackenzie Dern e Cesar Almeida recebem bônus de R$300 mil

Lutador de MMA posta vídeos de partida com amigos em Dublin e mostra "excesso de vontade" no gramado

Conor McGregor bate muito e quase faz gol em "pelada" de futebol

Brasileiras reeditaram duelo de 2019, mas resultado desta vez foi diferente. Cesar Almeida aplica nocaute brutal

UFC: Mackenzie Dern finaliza Amanda Ribas em revanche

Brasileiro aplicou knockdown no primeiro round, mas foi derrotado nos critérios de desempate, em evento realizado nesta sexta-feira

ONE: John Lineker perde em decisão apertada no muay thai

Disputa do cinturão peso-mosca será atração principal da noite do evento no próximo dia 18 em Brasília

Jungle Fight: Evento terá desafio Brasil x Argentina; ingressos grátis são distribuídos

Proprietário do Facebook, Instagram e WhatsApp surpreendeu até o adversário ao fazer combate de luta agarrada há alguns anos

Mark Zuckerberg revela como tentou esconder identidade em torneio de jiu-jítsu

Ex-campeã do UFC deu à luz em Los Angeles, cidade atingida por incêndios florestais: "nossa garotinha chegou ao mundo durante uma tempestade; em meio a uma cidade pegando fogo"

Ronda Rousey anuncia nascimento de segunda filha: "Grata por ela estar sã e salva"