TIMES

Por Combate.com — Las Vegas, EUA


Raoni Barcelos não decepcionou ao abrir o card preliminar do TUF 28 Finale, nesta sexta-feira, em Las Vegas (EUA). O brasileiro venceu Chris Gutierrez por finalização, aos 4m12s do segundo round, ao encaixar o mata-leão em um combate sangrento. Foi o debute do atleta canarinho no peso-galo da franquia - ele havia atuado nos penas.

Brasileiro sangrou, mas levou a melhor na luta — Foto: Getty Images

- Eu senti que era um corte forte, mas senti o gosto de sangue na boca me deu mais vontade. Eu sabia que a vitória era minha. Estou muito feliz, venho do jiu-jítsu, quero dar os parabéns para o meu pai pela faixa branca e vermelha. Quero agradecer ao Chris, que foi muito guerreiro, aceitou a luta com apenas 15 dias - declarou Raoni, dono de 13 vitórias e apenas uma derrota no cartel.

A luta

Quando o árbitro autorizou o início do confronto, Chris Gutierrez soltou jabs e chutes para se soltar na luta, pontuando com chutes frontais. Entretanto, foi Raoni quem avançou em direção ao adversário para buscar uma sequência com jab e direto. Faltando dois minutos para o fim desta etapa, o brasileiro derrubou e trabalhou na guarda do adversário. O pupilo de Laerte Barcelos, que também tinha Pedro Rizzo no córner, decidiu se levantar, mantendo Gutierrez - que acertou boa pedalada no rosto do oponente. Raoni voltou a pressionar Gutierrez no chão, mas se afastou e deu brecha para o americano ficar de pé.

Raoni Barcelos venceu Chris Gutierrez por finalização aos 4m12s do R2 — Foto: Getty Images

No segundo round, Gutierrez, após acertar dois chutes, foi quedado com estilo por Raoni Barcelos. O americano segurou o braço esquerdo do adversário, que soltou cotoveladas com o braço direito. Gutierrez devolveu as cotoveladas na mesma moeda e abriu um corte no rosto do brasileiro. Gutierrez, ao tentar escapar, deu as costas para Raoni, que se deitou sobre Gutierrez, na meia-guarda, para controlá-lo. Raoni soltou as cotoveladas e socos, castigando, sob os gritos do seu pai, Laerte, que estava no córner e pedia: "Não para". Ao notar o espaço, Raoni Barcellos foi para a costas e, mesmo sem fechar o "cadeado" na linha de cintura, encaixou o mata-leão e rapidamente finalizou.

Benavidez liquida Perez no primeiro assalto

Joseph Benavidez venceu Alex Perez por nocaute técnico aos 4m19s do primeiro round, com uma atuação avassaladora. O peso-mosca - que já disputou o cinturão da categoria duas vezes - castigou o adversário no chão, o árbitro Yves Lavigne se aproximou para apartá-los, mas desistiu. Em lance semelhante, pouco depois, Perez não resistiu e obrigou o juiz a interromper o embate.

Benavidez golpeia o adversário no solo — Foto: Getty Images

- Sei que estão falando que a divisão vai terminar, mas ela está mais empolgante do que nunca. Já venci Henry Cejudo, e TJ Dillashaw é meu ex-colega de treinos, mas está descendo de peso e entrando no meu território.

Tim Means atropela Ricky Rainey

Conhecido pela agressividade, Tim Means espantou a má fase diante de Ricky Rainey. "The Dirty Bird", que vinha de duas derrotas consecutivas, venceu por nocaute técnico a 1m18s do primeiro round, ao castigar o peso-meio-médio com golpes contundentes no solo.

Tim Means comemora ao bater Ricky Rainey — Foto: Getty Images

Com maestria, Roosevelt Roberts finaliza Darrell Horcher

Oriundo do Contender Series dos Estados Unidos, Roosevelt Roberts mostrou por que é invicto. O atleta anotou a sétima vitória no cartel ao finalizar o peso-leve Darrell Horcher na guilhotina aos 4m50s. O adversário, mesmo em pé, tentou inclinar o corpo, resistiu o quanto pôde, mas deu os três tapinhas.

Roberts desfere um chute alto em Horcher — Foto: Getty Images

Letson leva a melhor nos pontos

A peso-pena Leah Letson venceu Julija Stoliarenko por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28) por três rounds, na primeira luta do evento definida pelos jurados. "Nidas" estreou com o pé direito, faturando a quinta vitória de sua carreira.

Leah Letson comemora a vitória no TUF 28 Finale — Foto: Getty Images

- É incrível, sonhei com esses momentos nos últimos meses. Estar no UFC é uma grande honra. Eu tava confiante de que tinha condições de lutar dessa forma. É incrível estar no octógono e viver essa experiência toda.

Greene finaliza Michel Batista no round inicial

A expectativa era de que Maurice Greene e Michel Batista fechassem a luta com um nocaute. Entretanto, Greene aplicou um triângulo aos 2m14s do primeiro round e finalizou o adversário.

Maurice Greene venceu Michel Batista por finalização aos 2m14s do R1 — Foto: Getty Images

- Tudo o que eu imaginei aconteceu. Espero ter honrado meus companheiros de equipe. Meu treinador de jiu-jítsu me ensinou muita coisa. Ainda não sei tudo, mas são três ou quatro lutas que venci via triângulo, então esse é meu mundo. Quero agradecer o meu técnico na casa, o Kelvin Gastelum, ele me ajudou a ter sucesso.

Aguilar fecha o card preliminar com vitória

Kevin Aguilar venceu Rick Glenn por decisão unânime (triplo 30-27) em duelo válido pelo peso-pena. Contundente, Aguilar - fruto do Contender Series dos Estados Unidos - encaixou a 16ª vitória na carreira, que tem apenas um revés.

Rick Glenn fica desolado, enquanto Kevin Aguilar festeja a vitória — Foto: Getty Images

RESULTADOS COMPLETOS:
CARD PRINCIPAL

Kamaru Usman venceu Rafael dos Anjos por pontos (50-43, 49-45 e 48-47)
Juan Espino venceu Justin Frazier por finalização aos 3m36s do R1
Macy Chiasson venceu Pannie Kianzad por finalização aos 2m11s do R2
Pedro Munhoz venceu Bryan Caraway por nocaute técnico aos 2m39s do R1
Edmen Shahbazyan venceu Darren Stewart por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Antonina Shevchenko venceu Ji Yeon Kim por decisão unânime (triplo 30-27)
CARD PRELIMINAR:
Kevin Aguilar venceu Rick Glenn por decisão unânime (triplo 30-27)
Joseph Benavidez venceu Alex Perez por nocaute técnico aos 4m19s do R1
Maurice Greene venceu Michel Batista por finalização aos 2m14s do R1
Leah Letson venceu Julija Stoliarenko por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Roosevelt Roberts venceu Darrell Horcher por finalização aos 4m50s do R1
Tim Means venceu Ricky Rainey por nocaute técnico a 1m18s do R1
Raoni Barcelos venceu Chris Gutierrez por finalização aos 4m12s do R2

Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate

Mais do Sportv

Campeão meio-pesado do UFC aproveita feriado para praticar jiu-jitsu em família

Alex Poatan faz treino com os filhos na véspera de Natal

Ex-campeão do UFC participa da próxima luta em abril e minimiza chances de parar: "Quem disse que eu estava aposentado? Abril, estou de volta"

Fabricio Werdum anuncia retorno às competições em 2025

Lutador usa as redes sociais para reclamar de tratamento na organização, que no ano passado comprou o Bellator: "Mais de um ano da minha vida e carreira que nunca mais terei de volta"

Patricio Pitbull reclama que PFL não o libera e quer que lute em abril: "Refém"

Temporada regular da companhia foi marcada por domínio russo, ao tempo que o Brasil teve seu primeiro ano sem cinturões. Primeiro ano após compra do Bellator também foi com polêmicas

Retorno de Ngannou, falta de lutas no Bellator e Cris Cyborg histórica fazem a PFL em 2024 - Programa: Combate

Organização faz lista com dois duelos nacionais, um vencido por Cris Cyborg e outro por Bruno Robusto. Confira a lista que ainda tem vitórias de Impa Kasanganay, Paul Hughes e Lewis McGrillen

PFL elege top 5 de melhores lutas de 2024 e conta com quatro brasileiros - Programa: Combate no GE

Mateus Mendonça ficará afastado das competições por dois meses e promove rifa para custear aluguel

Brasileiro ex-UFC sofre lesão no pênis em treino e faz cirurgia de emergência

Em episódio que debate a relação da cozinha com o jiu-jítsu, chef fala sobre dieta, pressão e revela que a organização é o segredo do sucesso

Papo Cruzado: Thiago Castanho fala da dificuldade com restrições alimentares de Charles do Bronx   - Programa: Cortes podcasts ge

Líder da equipe paulista é o convidado da edição de Natal do podcast Mundo da Luta, e relembra quando Elon Musk usou óculos que são marca do time: "Que loucura, cara!"

Pablo Sucupira revela objetivo da Fighting Nerds em 2025: "Vamos atrás dos cinturões"

Britânico condena uso da inteligência artificial para pontuar sua luta com Oleksandr Usyk. Placar dos juízes laterais foi 116 a 112, enquanto IA pontou 118h a 112 para o ucraniano em resultado experimental

Tyson Fury sobe experiência com IA em luta de boxe: "F***-se todos os computadores"

Ian Heinisch, que não luta desde julho de 2021, relembra episódio em que esqueceu onde estava enquanto dirigia: "Minha única prioridade agora é me sentir normal novamente"

Ex-lutador do UFC detalha como lesões cerebrais forçaram aposentadoria