Michel Trator é anunciado vencedor por decisão dividida, para desgosto de Zak Cummings — Foto: Reprodução
Foi uma luta difícil para Michel Trator na categoria peso-meio-médio (até 77kg), mas o lutador paraense saiu do Chile com uma vitória "no limite". Trator fez combate parelho contra o americano Zak Cummings, e terminou como vencedor por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28) dos juízes, no encerramento do card preliminar do UFC Santiago. Após o triunfo, o policial de Belém deve tentar um retorno ao peso-leve (até 70kg) - ele foi forçado pela Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) a subir de divisão nesta luta após falhar em bater o peso em fevereiro.
Mais baixo e de envergadura mais curta, Trator tomava cuidado com quando tentava encurtar a distância e atacar. Ele foi bem ao angular seu ataque na perna esquerda para derrubar com um single leg. O paraense botou muita pressão sobre o americano para mantê-lo com as costas no solo, mas não conseguiu livrar a perna esquerda para chegar à montada. O árbitro Leon Roberts acabou mandando os dois lutadores se levantarem, mas Cummings o fez com um sangramento no supercílio esquerdo, originado pelos golpes de Trator quando os dois estavam no chão. Em pé, o brasileiro levava perigo com cruzados bem abertos, e defendeu com movimentação os cruzados e chutes do americano.
Trator não demorou a buscar a luta agarrada no segundo round. Ele rapidamente encurtou a distância e agarrou o americano por trás, o derrubou e ameaçou "mochilar" suas costas. Cummings, porém, se levantou e inverteu a posição na tela. O americano acertou um duro cruzado quando Trator tentou se desvencilhar e mudar de nível, e abriu um leve corte abaixo do olho direito do brasileiro. Trator enfim conseguiu livrar seus braços e passou a investir nos chutes na perna. Cummings, porém, crescia na luta e o ameaçava com seus jabs e diretos. Trator respondia com overhands perigosos. No minuto final, foi Cummings quem passou a buscar a queda, sem sucesso. Os dois lutadores foram vaiados pela morosidade no combate agarrado.
Os treinadores de Trator pediram "maldade" no intervalo, mas o paraense abriu o terceiro e último round com um abraço no americano. Ele logo estaria buscando novamente a luta agarrada, sem sucesso. Porém, conectou um bom cruzado de direita em seguida, e parecia conectar mais que o americano. Cumminhs passou a andar mais para frente e buscar o ângulo certo para atacar, impediu nova entrada de queda e tentou uma guilhotina em pé. Os dois passaram mais um minuto agarrados sem ação. Quando Roberts novamente os separou, Trator acertou um jab e direto, mas levou um bom chute alto de Cummings. Um cruzado de esquerda do brasileiro entrou, mas o americano acertou um duro chute na linha de cintura em seguida. Trator aplicou uma queda nos segundos finais e terminou a luta por cima.
Confira os resultados completos do UFC Santiago:
UFC Santiago
19 de maio de 2018, no Chile
CARD PRINCIPAL
Kamaru Usman venceu Demian Maia por decisão unânime (50-45, 49-46, 49-46)
Tatiana Suarez venceu Alexa Grasso por finalização aos 2m44s do R1
Dominick Reyes venceu Jared Cannonier por nocaute técnico aos 2m55s do R1
Guido Cannetti venceu Diego Rivas por decisão unânime (triplo 29-28)
Andrea Lee venceu Veronica Macedo por decisão unânime (triplo 30-27)
Vicente Luque venceu Chad Laprise por nocaute técnico aos 4m16s do R1
CARD PRELIMINAR
Michel Trator venceu Zak Cummings por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)
Alexandre Pantoja venceu Brandon Moreno por decisão unânime (30-26, 30-26, 29-27)
Poliana Botelho venceu Syuri Kondo por nocaute técnico aos 33s do R1
Gabriel Benítez venceu Humberto Bandenay por nocaute aos 39s do R1
Enrique Barzola venceu Brandon Davis por decisão unânime (30-27, 30-26, 30-26)
Frankie Saenz venceu Henry Briones por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-26)
Claudio Puelles venceu Felipe Silva por finalização aos 2m23s do R3
Assine o Combate e assista a todos os eventos do UFC ao vivo — Foto: Combate