O resultado está longe de ser incontestável, mas a realidade é que Darren Till fez a alegria da torcida em Liverpool (ING) e bateu Stephen Thompson por decisão unânime (48-47, 49-46 e 49-46) na luta principal do "UFC: Thompson x Till", neste sábado, pelo peso-meio-médio (até 77kg). O combate não foi dos mais empolgantes e, para muitos, o americano foi superior, mas o atleta da casa manteve a sua invencibilidade, com um cartel que agora é de 17 vitórias e um empate.
Atual oitavo colocado da categoria, Till deve subir bastante no ranking após vencer o primeiro colocado da divisão até 77kg. Thompson perdeu pela terceira vez na carreira, além de ter 14 triunfos e um empate.
Darren Till superou Stephen Thompson na luta principal do UFC Liverpool — Foto: Getty Images
A luta
O começo da luta foi de cautela dos dois lados. Ambos tentavam golpes isolados, sem se expor muito, e tinha dificuldade para entrar no raio de ação do rival. Quando Till acertou um chute alto na guarda, o americano contragolpeou com jab e direto. Thompson, com seu estilo habitual, tentava bater e sair, mas o inglês quase o surpreendeu com uma cotovelada giratória, porém houve pouca ação no round.
Till voltou tentando encurralar o rival. Mas não é fácil deter a movimentação o Wonderboy, que circulava o tempo todo e deixava chutes perigosos na linha de cintura. Em um raro momento que eles ficaram na curta distância, o americano deixou uma cotovelada curta para sair. O inglês aplicou alguns pisões na perna, e Thompson respondeu combinando socos. Till tentava provocar o oponente na difícil missão de desconcentrar o número 1 do ranking, mas o panorama não se modificou.
O reflexo de Till estava em dia. Logo no iníio do terceiro assalto, ele viu um chute alto surgir do nada em direção a sua cabeça, mas a guarda impediu que ele sofresse danos mais graves. O inglês seguia com o domínio o centro do octógono, mas Thompson era mais preciso. Um direto chegou a entrar limpo no rosto do dono da casa. Com 30 segundos para acabar o round, um dedo no olho de Thompson em Till obrigou o árbitro a interromper a luta. A torcida vaiou o americano, e o inglês pediu para que não vaiasem. Nos segundos finais, Till acertou bom chute no corpo.
Stephen Thompson levou perigo nos contragolpes — Foto: Getty Images
Till insistia. Os chutes baixos até entravam, mas o inglês ainda não havia encontrado uma forma de colocar golpes mais contundentes sem se expor. Thompson, mais rápido, era preciso nas respostas. O que faltava - para ambos - era volume de golpes, o que deixava a luta monótona. Till tentou uma pressão nos segundos finais, mas o americano conseguiu escapar.
Thompson seguia seu plano de luta de se movimentar e jogar nos contragolpes, mas recebeu uma direita no rosto. O inglês, nas poucas vezes que conseguia entrar na curta distância, tinha dificuldade em tocar o rival. Mas, quando tocou, o americano desabou. Till colocou jabs seguidos e levou o adversário a knockdown. O nocaute parecia iminente, mas Thompson se recuperou e ficou de pé. Till encurtou novamente, e o americano aplicou a queda, mas não conseguiu estabilizar o oponente no solo e nada mais aconteceu.
Confira os resultados do UFC Liverpool:
CARD PRINCIPAL
Darren Till venceu Stephen Thompson por decisão unânime (48-47, 49-46 e 49-46)
Neil Magny venceu Craig White por nocaute técnico aos 4m32s do R1
Arnold Allen venceu Mads Burnell por finalização aos 2m41s do R3
Makwan Amirkhani venceu Jason Knight por decisão dividida (29-28, 27-30 e 29-28)
Cláudio Hannibal venceu Nordine Taleb por finalização aos 4m31s do R1
Darren Stewart venceu Eric Spicely por nocaute técnico a 1m47s do R2
CARD PRELIMINAR
Tom Breese venceu Daniel Kelly por nocaute técnico aos 3m33s do R1
Lina Lansberg venceu Gina Mazany por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Carlo Pedersoli venceu Brad Scott por decisão dividida (28-29, 29-28 e 29-28)
Gillian Robertson venceu Molly McCann por finalização no R2
Elias Theodorou venceu Trevor Smith por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate