O que era para ser a disputa de cinturão mais esperada de todos os tempos acabou em pancadaria generalizada. Após finalizar Conor McGregor aos 3m03s do quarto round da luta principal do UFC 229, em Las Vegas, neste sábado, Khabib Nurmagomedov comemorou gritando na cara do irlandês e teve de ser separado pelo árbitro Herb Dean. As equipes dos atletas, no entanto, se desentenderam, e começaram uma briga generalizada, envolvendo Dillon Dennis, treinador de jiu-jítsu de McGregor, Ali Abdelaziz, empresário de Khabib, e todos os córneres dos atletas. A polícia teve de entrar em ação, assim como os seguranças da T-Mobile Arena.
Khabib Nurmagomedov berra com Conor McGregor após sua vitória: o princípio de tudo — Foto: Josh Hedges/Getty Images
Nurmagomedov saltou a grade do octógono para se juntar aos seus amigos no confronto. Três de seus companheiros invadiram o cage e agrediram McGregor; um deles o fez covardemente, por trás, até que policiais e membros da Comissão Atlética de Nevada intercedessem. O confronto durou alguns minutos, e terminou com McGregor sendo retirado do octógono por policiais.
O fim da confusão foi insólito: treinadores e managers foram escoltados pela polícia para fora da arena, e o presidente Dana White optou por não entregar o cinturão a Nurmagomedov no cage por medo de que a plateia jogasse objetos no octógono. Nem foi preciso: Khabib saiu escoltado por policiais e ainda assim levou muitos copos de cerveja na cabeça. Depois de todos deixarem o octógono, só sobrou o announcer Bruce Buffer, anunciando a vitória de Khabib sem o lutador na imagem.
Pancadaria generalizada após Khabib finalizar McGregor mancha luta principal do UFC 229
Dillon Danis (o louro no centro) tenta trocar golpes com um membro da equipe de Khabib no meio da confusão — Foto: Stephen McCarthy/Sportsfile via Getty Images
Khabib Nurmagomedov salta a grade do octógono para se juntar à confusão do lado de fora — Foto: Josh Hedges/Getty Images
A LUTA
O duelo começou com Conor mantendo a guarda baixa e tentando um chute alto, que parou na luva de Khabib. O russo afastou-se momentaneamente, mas mergulhou repentinamente nas pernas do irlandês. McGregor fez a defesa, e manteve o russo no chão, mas Khabib buscou o ajuste da posição e levou o desafiante para a grade, mantendo a posição de domínio. Com os braços em volta da cintura de McGregor, Khabib não permitia que ele se levantasse. McGregor tentava golpear o campeão, mas os golpes eram inúteis. O público vaiava a estratégia do russo, mas ele se mantinha impassível, executando seu plano de luta. Khabib imobilizava McGregor no chão, não dando nenhum espaço ao irlandês, que tentava desesperadamente se livrar da posição. A luta permaneceu assim até o intervalo.
No segundo round, McGregor buscou os chutes na linha de cintura, e Khabib respondia com diretos de direita. A luta ficou aberta, e o russo fez o que poucos esperavam: abalou McGregor com um overhand de direita. O irlandês desequilibrou-se e Khabib buscou os golpes na grade. McGregor desviou-se, e o campeão foi ao seu encalço, derrubando-o mais uma vez. Desta vez, no entanto, o russo foi mais agressivo, primeiro tentando um katagatame, e em seguida, aplicando um feroz ground and pound. O irlandês se defendia como podia, e Khabib passou a castigá-lo com cotoveladas, até tentar aplicar uma kimura. McGregor mais uma vez se defendeu, e, após evitar uma guilhotina, levantou-se e passou a tentar apenas evitar ser derrubado de novo. No fim do round, o irlandês voltou para o seu córner rindo.
Khabib Nurmagomedov vai para cima de Conor McGregor após acertar um cruzado que o derrubou — Foto: Harry How/Getty Images
No terceiro round, McGregor voltou buscando seus golpes de esquerda, mas todos paravam na guarda de Khabib. O russo tentava contra-atacar com jabs, mas não abalava o irlandês. McGregor já demonstrava cansaço, mas conseguiu evitar ser derrubado por duas vezes. Após conectar dois bons golpes e ver Khabib pedir para ele continuar, o desafiante passou a manter a curta distância e a aplicar jabs para acertar o russo. No minuto final, Khabib partiu para a luta agarrada na grade, imprensando McGregor na grade e segurando seus braços, impedindo-o de golpear até o intervalo.
Na volta para o quarto round, McGregor voltou com a mão direita à frente, buscando distrair Khabib para encaixar um golpe de esquerda. O russo estava atento e se movimentava para o lado direito, evitando ir de encontro à mão esquerda do desafiante. Na primeira oportunidade que teve, Khabib encurtou a distância e levou a luta novamente para a grade, desta vez dominando as costas de McGregor, e fazendo rapidamente a transição para a montada de frente. O irlandês ficou de lado, e Khabib passou a golpeá-lo com a mão esquerda. Em um descuido do desafiante, Khabib encaixou um crossface (similar ao mata-leão, mas forçando o pescoço ao empurrar a cabeça para o lado), forçando McGregor a bater em desistência.
A posição que definiu a luta: Khabib Nurmagomedov aplica o crossface em Conor McGregor — Foto: Stephen McCarthy/Sportsfile via Getty Images
UFC 229
6 de outubro de 2018, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Khabib Nurmagomedov venceu Conor McGregor por finalização aos 3m03s do R4
Tony Ferguson venceu Anthony Pettis por nocaute técnico aos 5m00s do R2
Dominick Reyes venceu Ovince St-Preux por decisão unânime (triplo 30-27)
Derrick Lewis venceu Alexander Volkov por nocaute aos 4m49s do R3
Michelle Waterson venceu Felice Herrig por decisão unânime (30-26, 29-28, 30-27)
CARD PRELIMINAR
Jussier Formiga venceu Sergio Pettis por decisão unânime (30-26, 29-28, 29-28)
Vicente Luque venceu Jalin Turner por nocaute aos 3m52s do R1
Aspen Ladd venceu Tonya Evinger por nocaute técnico aos 3m26s do R1
Scott Holtzman venceu Alan Nuguette por nocaute aos 3m42s do R3
Yana Kunitskaya venceu Lina Lansberg por decisão unânime (triplo 30-27)
Nik Lentz venceu Gray Maynard por nocaute a 1m19s do R2
Tony Martin venceu Ryan LaFlare por nocaute a 1m00s do R3
Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate