A primeira edição do UFC no Uruguai contou com o eletrizante combate entre Vicente Luque e Mike Perry, teve a vitória do anfitrião Luiz Eduardo Garagorri e a estreia de Rodolfo Vieira. No ápice - a luta principal entre Valentina Shevchenko e Liz Carmouche, válida pelo cinturão dos moscas -, a empolgação deu lugar à frustração. Sem brilho, "Bullet" manteve o título ao vencer por decisão unânime (triplo 50-45) após cinco rounds recheados de monotonia.
Valentina - que empolgou mais os fãs na entrevista dentro do octógono, finalizada com sua tradicional dancinha - comemorou sua quarta vitória consecutiva e lamentou não ter conseguido nocautear.
- Entendo que todos queriam um nocaute, eu também queria, mas nem sempre dá para ser. Liz é muito forte e teve uma estratégia que não era muito comum, com técnicas e "timings" incomuns. Mas a técnica é número 1. Quero todo mundo aqui no octógono. Não importa quem seja, Amanda Nunes ou qualquer outra lutadora, venha me encontrar aqui.
A luta
Valentina Shevchenko mostrou que não desperdiçaria oportunidades quando árbitro autorizou o início do confronto. A cada erro de Liz Carmouche - bastava um chute fora do tempo certo - para que "Bullet" capitalizasse. O excesso de cautela e a falta de combatividade, no entanto, tornaram o duelo morno - prova disso foram as vaias a 20 segundos do fim.
Na segunda etapa, Valentina carimbou o rosto de Liz Carmouche ao combinar jab e direto. A desafiante tentou colocar a luta para o solo, mas foi rechaçada. Elas continuaram de pé, no centro do cage, porém foram pouco efetivas. Valentina soltou um chute, devolvido pela adversária. A um minuto do fim, a campeã acelerou um pouco ritmo, entretanto, novamente elas foram para o intervalo sob vaias.
Valentina Shevchenko venceu luta monótona contra Liz Carmouche — Foto: Getty Images
Nas duas primeiras etapas, Liz Carmouche arriscou 25 golpes - e acertou somente quatro -, o que ajuda a explicar o marasmo do combate, que sucedeu o eletrizante duelo entre Vicente Luque e Mike Perry. No melhor momento da luta, Valentina soltou um jab e um direto e Carmouche caiu. "Bullet" circulau para procurar o melhor lado para atacar, e o árbitro "subiu" o embate. A 1m10s do fim deste assalto, Valentina cinturou e quedou Liz Carmouche. A dona do cinturão trabalhou por cima da adversária e por lá ficou até o cronômetro zerar.
Carmouche - que não conectou nenhum golpe na etapa anterior - buscou levar a luta para o solo. Entretanto, quem trabalhou por cima ao inverter a posição foi Valentina Shevchenko. A falta de combatividade levou o árbitro a reiniciar o duelo. Em raro momento de ação, Valentina acertou um soco rodado, derrubou Carmouche e, em vão, buscou a finalização.
Valentina e Carmouche mantiveram o ritmo (lento). Carmouche mergulhou na perna de Valentina para quedá-la e, uma vez mais, se viu de costas no chão, tendo que se defender. E foi assim até o fim da luta - vaiada novamente.
UFC Montevidéu
10 de agosto, no Uruguai
CARD PRINCIPAL:
Valentina Shevchenko venceu Liz Carmouche por decisão unânime (triplo 50-45)
Vicente Luque venceu Mike Perry por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Luiz Eduardo Garagorri venceu Humberto Bandenay por decisão unânime (triplo 30-27)
Volkan Oezdemir venceu Ilir Latifi por nocaute técnico aos 4m31s do R2
Rodolfo Vieira venceu Oskar Piechota por finalização aos 4m26s do R2
Enrique Barzola venceu Bobby Moffett por decisão dividida (28-29, 29-28 e 30-27)
CARD PRELIMINAR:
Gilbert Durinho venceu Alexey Kunchenko por decisão unânime (triplo 29-28)
Ciryl Gané venceu Raphael Bebezão por finalização aos 4m04s do R1
Marina Rodriguez venceu Tecia Torres por decisão unânime (30-27, 30-27 e 30-26)
Rogério Bontorin venceu Raulian Paiva por nocaute técnico aos 2m56s do R1
Chris Gutierrez venceu Geraldo de Freitas por decisão dividida (29-28, 27-30, 29-28)
Alex Leko venceu Rodrigo Kazula por decisão unânime (triplo 30-27)
Veronica Macedo venceu Polyana Viana por finalização a 1m09s do R1
Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate