TIMES

Por Marcelo Barone — Direto de Montevidéu

Getty Images

A primeira edição do UFC no Uruguai contou com o eletrizante combate entre Vicente Luque e Mike Perry, teve a vitória do anfitrião Luiz Eduardo Garagorri e a estreia de Rodolfo Vieira. No ápice - a luta principal entre Valentina Shevchenko e Liz Carmouche, válida pelo cinturão dos moscas -, a empolgação deu lugar à frustração. Sem brilho, "Bullet" manteve o título ao vencer por decisão unânime (triplo 50-45) após cinco rounds recheados de monotonia.

Valentina - que empolgou mais os fãs na entrevista dentro do octógono, finalizada com sua tradicional dancinha - comemorou sua quarta vitória consecutiva e lamentou não ter conseguido nocautear.

- Entendo que todos queriam um nocaute, eu também queria, mas nem sempre dá para ser. Liz é muito forte e teve uma estratégia que não era muito comum, com técnicas e "timings" incomuns. Mas a técnica é número 1. Quero todo mundo aqui no octógono. Não importa quem seja, Amanda Nunes ou qualquer outra lutadora, venha me encontrar aqui.

A luta

Valentina Shevchenko mostrou que não desperdiçaria oportunidades quando árbitro autorizou o início do confronto. A cada erro de Liz Carmouche - bastava um chute fora do tempo certo - para que "Bullet" capitalizasse. O excesso de cautela e a falta de combatividade, no entanto, tornaram o duelo morno - prova disso foram as vaias a 20 segundos do fim.

Na segunda etapa, Valentina carimbou o rosto de Liz Carmouche ao combinar jab e direto. A desafiante tentou colocar a luta para o solo, mas foi rechaçada. Elas continuaram de pé, no centro do cage, porém foram pouco efetivas. Valentina soltou um chute, devolvido pela adversária. A um minuto do fim, a campeã acelerou um pouco ritmo, entretanto, novamente elas foram para o intervalo sob vaias.

Valentina Shevchenko venceu luta monótona contra Liz Carmouche — Foto: Getty Images

Nas duas primeiras etapas, Liz Carmouche arriscou 25 golpes - e acertou somente quatro -, o que ajuda a explicar o marasmo do combate, que sucedeu o eletrizante duelo entre Vicente Luque e Mike Perry. No melhor momento da luta, Valentina soltou um jab e um direto e Carmouche caiu. "Bullet" circulau para procurar o melhor lado para atacar, e o árbitro "subiu" o embate. A 1m10s do fim deste assalto, Valentina cinturou e quedou Liz Carmouche. A dona do cinturão trabalhou por cima da adversária e por lá ficou até o cronômetro zerar.

Carmouche - que não conectou nenhum golpe na etapa anterior - buscou levar a luta para o solo. Entretanto, quem trabalhou por cima ao inverter a posição foi Valentina Shevchenko. A falta de combatividade levou o árbitro a reiniciar o duelo. Em raro momento de ação, Valentina acertou um soco rodado, derrubou Carmouche e, em vão, buscou a finalização.

Valentina e Carmouche mantiveram o ritmo (lento). Carmouche mergulhou na perna de Valentina para quedá-la e, uma vez mais, se viu de costas no chão, tendo que se defender. E foi assim até o fim da luta - vaiada novamente.

Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate

Mais do Sportv

Campeão meio-pesado do UFC aproveita feriado para praticar jiu-jitsu em família

Alex Poatan faz treino com os filhos na véspera de Natal

Ex-campeão do UFC participa da próxima luta em abril e minimiza chances de parar: "Quem disse que eu estava aposentado? Abril, estou de volta"

Fabricio Werdum anuncia retorno às competições em 2025

Lutador usa as redes sociais para reclamar de tratamento na organização, que no ano passado comprou o Bellator: "Mais de um ano da minha vida e carreira que nunca mais terei de volta"

Patricio Pitbull reclama que PFL não o libera e quer que lute em abril: "Refém"

Temporada regular da companhia foi marcada por domínio russo, ao tempo que o Brasil teve seu primeiro ano sem cinturões. Primeiro ano após compra do Bellator também foi com polêmicas

Retorno de Ngannou, falta de lutas no Bellator e Cris Cyborg histórica fazem a PFL em 2024 - Programa: Combate

Organização faz lista com dois duelos nacionais, um vencido por Cris Cyborg e outro por Bruno Robusto. Confira a lista que ainda tem vitórias de Impa Kasanganay, Paul Hughes e Lewis McGrillen

PFL elege top 5 de melhores lutas de 2024 e conta com quatro brasileiros - Programa: Combate no GE

Mateus Mendonça ficará afastado das competições por dois meses e promove rifa para custear aluguel

Brasileiro ex-UFC sofre lesão no pênis em treino e faz cirurgia de emergência

Em episódio que debate a relação da cozinha com o jiu-jítsu, chef fala sobre dieta, pressão e revela que a organização é o segredo do sucesso

Papo Cruzado: Thiago Castanho fala da dificuldade com restrições alimentares de Charles do Bronx   - Programa: Cortes podcasts ge

Líder da equipe paulista é o convidado da edição de Natal do podcast Mundo da Luta, e relembra quando Elon Musk usou óculos que são marca do time: "Que loucura, cara!"

Pablo Sucupira revela objetivo da Fighting Nerds em 2025: "Vamos atrás dos cinturões"

Britânico condena uso da inteligência artificial para pontuar sua luta com Oleksandr Usyk. Placar dos juízes laterais foi 116 a 112, enquanto IA pontou 118h a 112 para o ucraniano em resultado experimental

Tyson Fury sobe experiência com IA em luta de boxe: "F***-se todos os computadores"

Ian Heinisch, que não luta desde julho de 2021, relembra episódio em que esqueceu onde estava enquanto dirigia: "Minha única prioridade agora é me sentir normal novamente"

Ex-lutador do UFC detalha como lesões cerebrais forçaram aposentadoria