Kai Kara France venceu o brasileiro Raulian Paiva no UFC 234 — Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC / Getty Images
A estreia de Raulian Paiva no Ultimate - após assinar com a organização através do Contender Series Brasil - não foi com vitória na noite deste sábado em Melbourne. O brasileiro peso-mosca (até 56kg) acabou derrotado pelo neozelandês Kai Kara-France num duelo movimentado no UFC 234, que terminou por decisão dividida dos juízes laterais (28-29, 29-28 e 29-28).
Aos 25 anos, Kai Kara-France emendou a sétima vitória seguida na carreira, que tem agora um cartel com 19 vitórias e sete derrotas. No Ultimate, o lutador que já participou do TUF 24, soma agora duas vitórias em duas lutas. Já o brasileiro Raulian Paiva conheceu a segunda derrota na carreira, que tem ainda 18 vitórias.
A luta
Na primeira ação da luta, Raulian jogou um bom golpe de direita por cima da guarda do adversário, mas Kara-France colocou uma direita pesada que fez o brasileiro cair. Na sequência, o neozelandês de novo conectou a direita com a luta em pé, e Raulian tentou sem sucesso a queda no double leg. Raulian encurtou a distância e depois foi no single leg, mas desistiu da posição. Kara-France jogou o jab e suportou um cruzado de Raulian. Raulian colocou um direto de direita e tentou catar pernas, mas o rival escapou bem.
Raulian Paiva fez sua estreia no Ultimate diante do neozelandês Kai Kara France — Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC / Getty Images
No round seguinte, Kara-France logo tentou agarrar o brasileiro e botar para baixo, mas Raulian se defendeu e ficou por cima no chão, mas perdendo a posição depois de soltar bons golpes. O neozelandês não demorou a se levantar e logo atacou de novo no double leg, mas o brasileiro fez nova boa defesa. Kara-France colocou um direto de direita que Raulian suportou bem, mas com o supercílio esquerdo aberto àquela altura. No fim do round, os dois trocaram golpes no meio do cage com um grande poder de absorção de ambos os lados. Nos últimos segundos, Raulian puxou para a guarda e caiu bem encaixado com o pescoço de Kara-France, mas não deu tempo de finalizar.
Para o último round, os dois não economizaram energia. A luta parou depois de um golpe baixo de Raulian, que pediu desculpas ao adversário. Depois, empurrado pelo córner, Raulian procurava a luta a todo o momento, mas Kara-France era mais contundente com os golpes, mesmo visivelmente menor.
Devonte Smith nocauteia Dong Hyun Ma
Devonte Smith nocauteia Dong Hyun Ma e vence a segunda seguida no UFC — Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC / Getty Images
Lutador vindo do Contender Series, o americano Devonte Smith somou na noite deste sábado, em Melbourne, sua segunda vitória no Ultimate. Diante do sul-coreano Dong Hyun Ma, Smith venceu por nocaute aos 3m53 do primeiro round, chegando à décima vitória na carreira, que tem ainda apenas uma derrota. Aos 25 anos, Smith chegou à sexta vitória seguida, e ainda pediu pelo brasileiro Francisco Massaranduba no próximo duelo no peso-leve (até 70kg).
Desde o início, Smith dominou as ações da luta e usou bastante os chutes baixos, enquanto Ma usava uma boa movimentação para escapar do adversário. Numa luta com muito estudo e poucos golpes conectados, Smith aproveitou uma chance que teve e, após fazer o sul-coreano balançar com um jab e direto, colocou um upper, um cruzado e um direto para derrubar Ma, completando o serviço com marretadas para cima do rival até Herb Dean encerrar a luta.
Shane Young vence Arnett em luta intensa
Austin Arnett x Shane Young UFC 234 — Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC / Getty Images
Num combate de trocação intensa na noite deste sábado em Melbourne, Shane Young bateu Austin Arnett por decisão unânime (triplo 30-27) em duelo no peso-pena (até 66kg) no UFC 234. O neozelandês, que perdeu em sua estreia na organização para Volkanovski, emendou agora a segunda vitória seguida na organização após vencer Rolando Dy no duelo anterior. Aos 25 anos, o cartel de Young agora é de 13 vitórias e quatro derrotas.
Os três rounds foram na mesma toada, com Shane Young comandando as ações em busca de Arnett pelo cage, enquanto o adversário, aproveitando a maior envergadura, jogava na longa distância conectando bons jabs e diretos. Com um duelo equilibrado e intenso, o golpe mais efetivo aconteceu no último segundo, quando Young conectou um cruzado que fez Arnett dobrar os joelhos e ouvir o gongo soar.
Kyung Ho Kang finaliza Teruto Ishihara
Kyung Ho Kang fez luta intensa com Teruto Ishihara e venceu por finalização — Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC / Getty Images
Num duelo asiático neste sábado no UFC 234, em Melbourne, melhor para o Japão diante da Coreia do Sul. Kyung Ho Kang finalizou Teruto Ishihara aos 3m59 do primeiro round, com um mata-leão, e voltou a vencer no peso-galo (até 61kg). Em seis lutas no Ultimate, Kang soma quatro vitórias e duas derrotas, e agora tem um cartel com 15 vitórias e oito derrotas.
A luta começou com Ishihara trabalhando chutes altos e os cruzados, se movimentando bem e mantendo a distância. Quando Kang conseguiu uma boa resposta, o japonês deixou uma esquerda potente que derrubou o coreano. Ishihara tentou encaixar uma guilhotina, mas não evoluiu na posição. De pé, Kang mostrou rápido poder de reação e conectou um cruzado de direita, e depois ainda colocou uma joelhada no clinche e bons cruzados e uppercuts. Ishihara começou a trocar golpes de forma insana, mas Kang era mais efetivo, até que atacou as pernas, colocou o japonês no chão e foi para as costas até encaixar o mata-leão, apagando o rival.
Jalin Turner nocauteia no primeiro round
Jalin Turner nocauteou Callan Potter ainda no primeiro round na Austrália — Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC / Getty Images
O primeiro australiano em ação em Melbourne na noite deste sábado, no UFC 234, acabou nocauteado em 53 segundos. O americano Jalin Turner freou o ímpeto de Callan Potter em Melbourne e venceu ainda no primeiro round no peso-leve (até 70kg), se recuperando da derrota em sua estreia na organização, quando perdeu para Vicente Luque em outubro passado, no meio-médio (até 77kg). Turner tem agora um cartel com oito vitórias e quatro derrotas.
No início da luta, Potter foi para cima empurrado pela torcida, colocando chutes baixos e um overhand de direita. Turner aproveitou a distância encurtada e derrubou o australiano, que ainda ameaçou uma chave de braço. O americano, no entanto, escapou e esperou a luta em pé, acertando na sequência dois cruzados de direita seguidos que derrubaram Potter. Turner, então, jogou novos golpes com o rival no chão e já sem defesa, levando a melhor no nocaute.
Jonathan Martinez bate chinês por pontos
Jonathan Martinez venceu Wuliji Buren na decisão unânime no UFC 234 — Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC / Getty Images
O americano Jonathan Martinez venceu sua primeira luta no Ultimate num combate cheio de reviravoltas - mais pela falta de ajustes dos dois lutadores quando tinham boas posições no chão - diante do chinês Wuliji Buren. O triunfo na noite deste sábado, no UFC 234, em Melbourne, veio por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28) no peso-galo (até 61kg). Agora, Martinez tem um cartel com dez vitórias e duas derrotas.
No início do duelo, Buren logo colocou o adversário para baixo e passou a guarda, mas Martinez se recuperou e ainda foi para as costas do chinês, mas também sem muita evolução. Nos cinco minutos seguintes, a luta começou com Martinez melhor em pé, conectando boas combinações, mas Buren colocou para baixo, até que os dois ficaram numa troca de vantagens, mas longe do ajuste necessário para a finalização. No último round, Buren fintou e colocou Martinez para baixo e sai numa chave de braço, mas o americano envergou e transitou de forma espetacular para as costas, dominando e castigando o chinês nos últimos minutos.
Confira os resultados do UFC 234:
CARD PRINCIPAL:
Israel Adesanya venceu Anderson Silva por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Lando Vannata venceu Marcos Dhalsim por finalização aos 4m55s do R1
Ricky Simón venceu Rani Yahya por decisão unânime (30-27, 30-27 e 30-25)
Montana de la Rosa venceu Nadia Kassem por finalização aos 2m17s do R2
Jim Crute venceu Sam Alvey por nocaute técnico aos 2m49s do R1
CARD PRELIMINAR:
Devonte Smith venceu Ma Dong Hyun por nocaute aos 3m53s do R1
Shane Young vence Austin Arnett por decisão unânime (triplo 30-27)
Kai Kara-France venceu Raulian Paiva por decisão dividida (28-29, 29-28 e 29-28)
Kyung Ho Kang venceu Teruto Ishihara por finalização aos 3m59s do R1
Jalin Turner venceu Callan Potter por nocaute aos 53s do R1
Jonathan Martinez venceu Wuliji Buren por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28)
Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate