A juventude não deu chances para experiência na luta principal do UFC Cingapura. Com muito mais vigor físico, Leon Edwards foi dominante durante os cinco rounds e bateu Donald Cerrone por decisão unânime (triplo 48-47), pelo peso-meio-médio (até 77kg). A surpresa ficou por conta dos três juízes laterais pontuarem dois rounds a favor do Cowboy, que se viu em total desvantagem durante todo o confronto.
A vitória foi a sexta seguida de Leon Edwards, que desafiou Jorge Masvidal para ser seu próximo oponente. Cerrone vive momento totalmente oposto, alcançando seu quarto revés nas últimas cinco vezes que pisou no octógono.
Leon Edwards castigou a linha de cintura de Donald Cerrone na luta principal do UFC Cingapura — Foto: Getty Images
A luta
Edwards não quis dar espaço para o Cowboy e colocou pressão desde os primeiros segundos. O inglês colocou golpes fortes na linha de cintura e no rosto e deixou Cerrone com as costas na grade. Com menos de dois minutos, Cerrone já apresentava um ferimento na altura do olho direito., mas conseguiu se desvencilhar. Uma cotovelada de Edwards balançou o rival. O inglês era o senhor das ações e mostrava grande precisão nas investidas. Cerrone tentava encontrar espaço, mas acabava vítima dos contra-ataques sempre que se arriscava.
Cerrone tentou disputar mais o centro do octógono no começo do round. Variando chutes baixos e na linha de cintura, ele buscava equilibrar as ações. O Cowboy tentou surpreender com uma queda, mas Edwards executou a defesa corretamente. Pressionado contra a grade, o inglês deu golpes curtos antes de se livrar da posição e castigou o americano na sequência com golpes na cabeça e no corpo do lutador, que já estava ensanguentado. Nos segundos finais, Cerrone acusou um chute na linha de cintura, tentou derrubar o rival e chegou a assustar com um chute alto.
Logo no início do terceiro round, Edwards balançou Cerrone, mas o americano reagiu rápido e foi para cima com uma combinação de socos. O inglês acertava os melhores golpes, mas tinha pela frente um rival que esbanjava valentia e ameaçava quando ia ao ataque. O Cowboy voltou a tentar uma queda, mas Edwards mostrou que a defesa está em dia.
Leon Edwards controlou Donald Cerrone com tranquilidade — Foto: Getty Images
Estratégico, Edwards entrou no quarto round disposto a correr o mínimo de riscos possível. Trabalhando bem a linha de cintura, ele pontuava e causava danos ao americano, que buscou o clinche e tentou pressionar o rival contra a grade, mas não sustentou a posição por muito tempo. O inglês manteve seu plano de luta e continuava a atacar o corpo de seu oponente. Resiliente, Cerrone mostrava coração e caminhava em direção ao inglês, mesmo em clara desvantagem por todo o combate.
Com movimentação constante para impedir que Cerrone encontrasse a melhor distância, Edwards circulava pelo octógono e deixava chutes baixos no caminho do americano. Depois de muito insistir no clinche, o Cowboy conseguiu derrubar e caiu na meia-guarda, faltando cerca de 1m30s para o fim da luta, mas Edwards ficou de pé e afastou o rival com uma cotovelada. Nos segundos finais, o americano tentou provocar o inglês e foi para a trocação franca, mas não houve tempo para tirar a diferença.
OSP aguenta pressão de Pedro e vence por finalização
Ovince St-Preux finalizou Tyson Pedro no primeiro round — Foto: Getty Images
Ovince St-Preux precisou resistir a um começo forte de Tyson Pedro, quando levou chute alto e cotovelada no rosto, além de ter que escapar de uma guilhotina. Se o australiano não foi capaz de capitalizar, o haitiano não perdoou. Ao cair por cima em uma tentativa de queda de Pedro, St-Preux encaixou uma chave de braço reta aos 2m34s para vencer por finalização no primeiro round, no co-evento principal do UFC Cingapura, pelo peso-meio-pesado (até 93kg).
Eye bate Clark por decisão unânime
Jessica Eye vibrou muito com a vitória contra Jessica-Rose Clark — Foto: Getty Images
Descer do peso-galo (até 61kg) para o peso-mosca (até 57kg) fez muito bem para Jessica Eye. Depois de perder três seguidas na divisão de cima, a atleta estreou entre as moscas com vitória e, neste sábado, interrompeu sequência de três triunfos seguidos de Jessica-Rose Clark ao batê-la por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28).
Jingliang vence Abe por pontos
Li Jingliang voltou a vencer no UFC — Foto: Getty Images
Depois de começar o ano com derrota para Jake Matthews em fevereiro, Li Jingliang reencontrou o caminho das vitórias com um triunfo por decisão unânime (30-26, 30-27 e 30-27) contra Daichi Abe, pelo peso-meio-médio (até 77kg), na abertura do card principal. O chinês agora soma 15 vitórias e cinco derrotas em seu cartel. O japonês perdeu a segunda consecutiva no evento e fica em situação delicada na companhia.
Confira os resultados do UFC Cingapura:
CARD PRINCIPAL:
Leon Edwards venceu Donald Cerrone por decisão unânime (triplo 48-47)
Ovince St-Preux venceu Tyson Pedro por finalização aos 2m34s do R1
Jessica Eye venceu Jessica-Rose Clark por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28)
Li Jingliang venceu Daichi Abe por decisão unânime (30-26, 30-27 e 30-27)
CARD PRELIMINAR:
Petr Yan venceu Teruto Ishihara por nocaute técnico aos 3m28s do R1
Yadong Song venceu Felipe Sertanejo por nocaute aos 4m59s do R2
Shane Young venceu Rolando Dy por nocaute técnico aos 4m40s do R2
Kenan Song venceu Hector Aldana por nocaute técnico aos 4m45s do R2
Jake Matthews venceu Shinsho Anzai por finalização aos 3m44s do R1
Yan Xiaonan venceu Viviane Sucuri por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)
Matt Schnell venceu Naoki Inoue por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Ulka Sasaki venceu Jenel Lausa por finalização aos 4m04s do R2
Ji Yeon Kim venceu Melinda Fabian por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate