Foi um autêntico "open bar" de pancadas. O peso-leve Edson Barboza mostrou ao neozelandês Dan Hooker o que não se deve fazer ao enfrentar um especialista no muay thai. Com chutes fortíssimos e uma vasta combinação de socos e joelhadas, Barboza fez o que quis na trocação até nocautear Hooker aos 2m19s do terceiro round, recuperando-se das duas derrotas seguidas, diante de Khabib Nurmagomedov e Kevin Lee, e chegando a 20 vitórias em 26 lutas na carreira. Já Hooker, que vinha de quatro vitórias consecutivas, chegou à sétima derrota em 24 lutas como profissional - a primeira por nocaute na carreira.
Edson Barboza castigou Dan Hooker com seus chutes no UFC Milwaukee — Foto: Getty Images
A luta começou com os dois lutadores trocando chutes baixos que deixaram clara a diferença de potência dos golpes do brasileiro para os golpes do neozelandês. Hooker tentava surpreender com jabs, mas Barboza estava atento e conseguia evitar os ataques do rival. Aos poucos, os chutes do brasileiro foram entrando com mais força nas pernas de Hooker, que não conseguia bloqueá-los. O neozelandês se preocupava tanto com os chutes que por pouco não sofreu um knockdown com um direto de direita.
Os chutes de Edson Barboza massacraram Dan Hooker no UFC Milwaukee — Foto: Getty Images
No segundo round, com mais dois chutes nas pernas, Hooker começou a ter a sua movimentação e a sua base prejudicadas. O neozelandês caminhava com dificuldade, e Barboza trabalhava com tranquilidade também os clinches de muay thai. Barboza, no entanto, decidiu aceitar o jogo de boxe na curta distância, que favorecia Hooker. O neozelandês errou um chute alto e perdeu o equilíbrio, caindo de costas no chão. O brasileiro decidiu ir para o chão, e por pouco não se complicou. Após algum tempo, Barboza conseguiu afastar Hooker e voltar a lutar em pé, e mais uma vez levou vantagem na trocação de socos, mas diminuiu a quantidade de chutes nas pernas. Mesmo assim, Hooker foi para o intervalo nitidamente prejudicado fisicamente, com dificuldades para andar.
No terceiro round, mesmo com as pernas apresentando marcas roxas muito escuras, Dan Hooker voltou e encurtou a distância assim que pôde, levando a luta para a grade. Barboza afastou-se após alguns segundos e disparou um chute rodado que acertou em cheio o neozelandês. Hooker aguentava muito mais do que o esperado, mas após alguns chutes e joelhadas, o brasileiro acertou um soco no fígado que fez o neozelandês cair, sem suportar mais as dores dos golpes sofridos.
Rob Font estraga reestreia de Sergio Pettis no peso-galo
Retornando ao peso-galo após quatro anos no peso-mosca, e lutando em sua cidade natal, o americano Sergio Pettis foi derrotado pelo compatriota, Rob Font, por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27) com uma atuação muito abaixo do esperado. Mostrando pouca movimentação e não conseguindo achar o rival, Pettis deixou o octógono nitidamente frustrado com a derrota.
Rob Font acerta um jab em Sergio Pettis no UFC Milwaukee — Foto: Getty Images
A luta começou com os dois lutadores se estudando e trocando golpes sem muita contundência no meio do octógono. Na segunda metade do round, Rob Font encaixou melhores golpes, principalmente os jabs e as combinações de jab e direto, que entraram com facilidade na guarda de Sergio Pettis. Font aproveitou a aproximação junto à grade para derrubar Pettis, ficando por cima no chão, na guarda do rival. No fim do round, Pettis tentou um chute vindo do chão na cabeça de Font, mas não acertou.
No segundo round, Rob Font fez que o seu córner o orientou no intervalo, atacando com socos altos e levando a luta para a grade para derrubar Sergio Pettis, que defendeu a primeira tentativa, mas não se movimentava como deveria, facilitando o trabalho de Font, que conectava jabs seguidos que, aos poucos, iam marcando o rosto do rival. No fim do round, Pettis executou a derrubada, mas Font quase encaixou uma americana por baixo, e depois raspou e ficou por cima até o intervalo.
No segundo round, já muito desgastado pelos golpes sofridos, Sergio Pettis tinha dificuldade de atacar Rob Font, que, por sua vez, se mostrava à vontade na luta, comandando as ações de ataque. Font conseguiu derrubar Pettis e ficar por cima no chão, na guarda de Pettis. A luita caminhava para o final, e Pettis não conseguia atacar como gostaria. Font controlava o rival no chão e administrava a luta até o fim.
Confira os resultados das demais lutas do evento:
CARD PRINCIPAL
Al Iaquinta venceu Kevin Lee por decisão unânime (48-47, 48-47 e 49-46)
Edson Barboza venceu Dan Hooker por nocaute aos 2m19s do R3
Rob Font venceu Sergio Pettis por decisão unânime (triplo 30-27)
Charles do Bronx venceu Jim Miller por finalização a 1m15s do R1
CARD PRELIMINAR
Zak Ottow venceu Dwight Grant por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Drakkar Klose venceu Bobby Green por decisão unânime (triplo 29-28)
Netto BJJ venceu Jared Gordon por nocaute aos 2m39s do R3
Jack Hermansson venceu Gerald Meerschaert por finalização aos 4m25s do R1
Zak Cummings venceu Trevor Smith por decisão unânime (triplo 29-28)
Dan Ige venceu Jordan Griffin por decisão unânime (triplo 29-28)
Mike Rodriguez venceu Adam Milstead por nocaute aos 2m59s do R1
Juan Adams venceu Chris De La Rocha por nocaute técnico aos 58s do R3
Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate