TIMES

Por Zeca Azevedo — Direto de Buenos Aires


Anderson Berinja fez o que pôde, mas sucumbiu ao inglês Nad Narimani, perdendo de forma unânime (triplo 30-27) na primeira luta da noite de estreia do Ultimate na Argentina, na noite deste sábado. Depois de pegar a luta no UFC Buenos Aires com uma semana de antecedência e duas semanas depois de ter lutado no Brasil, Berinja promoveu um duelo intenso e sangrento, mas do outro lado tinha um adversário mais forte e mais inteiro fisicamente.

Anderson Berinja (dir.) foi derrotado pelo inglês Nad Narimani no UFC Buenos Aires — Foto: Getty Images

Lutador do peso-galo (até 61kg), Berinja pegou a luta no peso-pena (até 66kg) para não perder a chance de entrar na organização. Agora, tem um cartel com 20 vitórias e sete derrotas, e aguarda luta na categoria de origem no próximo compromisso. Narimani venceu sua segunda luta no UFC, depois de ter batido Khalid Taha na estreia. Seu cartel é de 12 vitórias e duas derrotas.

A luta

Sob vaias por conta da rivalidade entre Argentina e Inglaterra, Narimani começou a luta cercando o brasileiro na grade, e colocou a mão direita no rosto de Berinja na primeira troca de golpes. O lutador paulista cruzou e também tocou o rival. Um direto de esquerda de Narimani entrou limpo, mas Berinja absorveu bem. Os dois trocavam golpes na curta distância e outra direita entrou limpa no rosto do brasileiro. Os dois cruzavam muitos golpes, mas era o inglês quem atingia mais.

No início do segundo round, Narimani colocou um bom chute e um direto de direita entrou no rosto de Berinja. Um bom chute alto de esquerda do brasileiro atingiu em cheio o inglês rosto de inglês, além de um jab na sequência, mas Narimani absorveu bem. Após uma troca de golpes, o inglês entrou nas pernas de Berinja, mas o brasileiro evitou a queda e ainda disparou boas joelhadas. Na volta ao meio do octógono, Narimani colocava bons cruzados, até que uma resposta de esquerda de Berinja balançou o adversário. O brasileiro sentiu o bom momento e tentou ir nas pernas, mas Narimani defendeu bem a queda. Nos últimos segundos, um cruzado de direita balançou Berinja e a luta foi para o chão. Por cima, Narimani dominou o duelo e golpeava forte com o cotovelo.

Ante do início do terceiro round, Berinja chamou a galera contra o inglês, e logo disparou um bom chute reto alto e disparou a mão esquerda. Narimani respondeu com um cruzado e logo tentou o double leg. Berinja catou o pescoço na guilhotina, mas o inglês se livrou. De novo, Narimani tentou a queda, mas Berinja, mesmo cansado, defendeu. Na troca de golpes no meio do octógono, era Narimani quem mais levava perigo, com volume maior de golpes e mais força. Restando um minuto, o inglês caiu por cima de Berinja na meia guarda e golpeava com os cotovelos e colocavas marretadas que só terminaram na hora que o gongo soou.

Laureano Staropoli vence Hector Aldana a som do hino argentino

Primeiro argentino a se apresentar no UFC Buenos Aires, o peso-meio-médio Laureano Staropoli entrou com o primeiro argentino a se apresentar no UFC em seu país ao som do hino nacional do seu país. O público cantou junto, e inflamou o lutador, que conseguiu uma vitória incontestável por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27).

Laureano Staropoli se emociona com a vitória sobre Hector Aldana no UFC Buenos Aires — Foto: Getty Images

A luta começou em ritmo alucinante, com Staropoli, inflamado pela torcida, buscando o nocaute a todo instante, e Aldana respondendo na mesma intensidade. Os dois lutadores trocaram golpes muito fortes, e enquanto o argentino apresentou um grande galo do lado direito da cabeça, o mexicano sofreu um corte no olho esquerdo, que sangrou muito e obrigou o árbitro Fernando Portella a paralisar a luta para pedir a avaliação médica. Na volta ao combate, os dois mantiveram o ritmo intenso, trocando golpes duríssimos até o intervalo, levantando o público.

No segundo round, após ser avaliado novamente pelo médico pelo ferimento no olho, Aldana recebeu um chute baixo ilegal de Staropoli. No retorno ao combate, os dois lutadores passsaram a trocar chutes e golpes de encontro, que tornavam impossível prever o resultado da luta. O argentino mostrava maior volume de golpes, e o mexicano tentou travar a luta na grade, sem muito sucesso. Os dois voltaram a trocar golpes duros no centro do octógono até o intervalo.

Após Aldana ter novamente o olho avaliado pelo médico, o terceiro round começou com Staropoli mais inteiro fisicamente, conectando golpes muito duros em Aldana. O argentino parecia estar em melhor forma física, e aproveitava a dificuldade do mexicano para enxergar com o olho esquerdo para distribuir golpes, com alguns entrando em cheio no rosto de Aldana. O mexicano resistia ao castigo e tentava contragolpear, mas já não tinha o mesmo desempenho do início da luta. O argentino manteve a pressão no ataque até o fim da luta.

Jesús Pinedo estreia no UFC com vitória sobre Devin Powell

Em uma luta muito disputada e equilibrada, o peso-leve peruano Jesús Pinedo derrotou o americano Devin Powell por decisão unânime dos juízes (29-28, 30-27 e 30-27). Esta foi a luta de estreia de Pinedo no UFC, enquanto Powell fez sua quarta luta, com apenas uma vitória contra três derrotas.

Jesús Pinedo golpeia Devin Powell na sua vitória no UFC Buenos Aires — Foto: Getty Images

O primeiro round teve muita movimentação de Pinedo, que estava atento aos chutes de Powell, derrubando-o duas vezes após catar a sua perna. O americano tinha a iniciativa do combate, enquanto o peruano lutava no contra-ataque. Powell conectou menos golpes, mas mais contundentes, enquanto Pinedo teve maior volume de golpes, principalmente nos últimos instantes antes do intervalo.

No segundo round começou com Powell mantendo a estratégia de alternar chutes altos e baixos, enquanto Pinedo se mantinha atento para defender os golpes e tentar pegar a perna do americano para derrubá-lo. A dois minutos do intervalo o peruano conseguiu, e passou a buscar brechas na defesa do rival para conectar golpes de cima para baixo.

Antes do início do terceiro round, o árbitro Osíris Maia pediu para o médico verificar o olho direito de Devin Powell, que parecia estar com problemas para enxergar. Liberado, o lutador viu Pinedo buscar os chutes altos, e mesmo se movimentando de uma forma pouco comum, levando perigo na trocação. Após mais uma catada de perna, o peruano derrubou novamente o americano, e novamente teve dificuldades de atingí-lo no chão. De volta à luta em pé, Powell conseguiu, no último minuto, dois bons golpes de direita, abalando Pinedo, que passou a tentar se defender, mantendo o rival sob controle na grade até o fim.

Confira as demais lutas do UFC Buenos Aires:

Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate

Mais do Sportv

Britânico de 36 anos usa suas redes sociais para fazer anúncio em vídeo breve. Fury já chegou a anunciar a aposentadoria em 2022, mas voltou a lutar quatro meses depois

Tyson Fury anuncia aposentadoria do boxe: "Adorei cada minuto"

Em papo com Marcos Mion, convidado do programa, lutador lembra de golpe sofrido no UFC que deixou cicatriz física e atrasou sua carreira

Papo Cruzado: Werdum revela o soco mais duro que já recebeu

Ex-campeão do UFC foi escoltado para fora de um voo neste sábado. Nas redes sociais, Khabib lamentou o incidente

Khabib Nurmagomedov é retirado de voo nos EUA; veja o vídeo

Brasileiros venceram seus duelos no UFC deste sábado e levaram prêmios de “Performance da Noite”

UFC: Mackenzie Dern e Cesar Almeida recebem bônus de R$300 mil

Lutador de MMA posta vídeos de partida com amigos em Dublin e mostra "excesso de vontade" no gramado

Conor McGregor bate muito e quase faz gol em "pelada" de futebol

Brasileiras reeditaram duelo de 2019, mas resultado desta vez foi diferente. Cesar Almeida aplica nocaute brutal

UFC: Mackenzie Dern finaliza Amanda Ribas em revanche

Brasileiro aplicou knockdown no primeiro round, mas foi derrotado nos critérios de desempate, em evento realizado nesta sexta-feira

ONE: John Lineker perde em decisão apertada no muay thai

Disputa do cinturão peso-mosca será atração principal da noite do evento no próximo dia 18 em Brasília

Jungle Fight: Evento terá desafio Brasil x Argentina; ingressos grátis são distribuídos

Proprietário do Facebook, Instagram e WhatsApp surpreendeu até o adversário ao fazer combate de luta agarrada há alguns anos

Mark Zuckerberg revela como tentou esconder identidade em torneio de jiu-jítsu

Ex-campeã do UFC deu à luz em Los Angeles, cidade atingida por incêndios florestais: "nossa garotinha chegou ao mundo durante uma tempestade; em meio a uma cidade pegando fogo"

Ronda Rousey anuncia nascimento de segunda filha: "Grata por ela estar sã e salva"