TIMES

Por Combate.com — Praga, República Tcheca

Getty Images

Primeiro brasileiro a pisar no octógono do UFC Praga, o peso-leve amazonense Carlos Diego Ferreira fez uma bela exibição, derrotando o russo Rustam Khabilov por decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27 e 29-28). Além de chegar à quarta vitória seguida, Ferreira interrompeu uma sequência de seis triunfos consecutivos do russo. Mostrando a já conhecida qualidade no chão, o brasileiro foi superior na trocação, minando Khabilov durante todo o combate.

- Estou muito feliz com esse resultado. Agradeço a todos na minha equipe, e agora, finalmente, vou poder comprar a minha casa - disse o brasileiro após a luta.

Carlos Diego Ferreira quase finalizou Rustam Khabilov no primeiro round no UFC Praga — Foto: Getty Images

Os dois lutadores buscaram a trocação na curta distância no início da luta. Khabilov e Ferreira ajustaram a distância desde o início do primeiro round, mas o russo mostrava uma boa esquiva, evitando boa parte dos golpes do brasileiro. Na metade do round, Ferreira conseguiu uma boa sequência de golpes, e Khabilov buscou a luta agarrada para evitar mais golpes. Após uma tentativa de queda não tão bem sucedida por parte do russo, o brasileiro voltou à luta em pé, pressionando o rival com uma boa variedade de golpes - socos na cabeça e no tronco e chutes nas pernas. No minuto final, Khabilov buscou mais uma vez as pernas de Ferreira, que inverteu a posição de forma sensacional, formando um crucifixo e, em seguida, encaixando um mata-leão. O russo resistiu e foi salvo pelo gongo.

Khabilov voltou um pouco mais agressivo para o segundo round, desferindo mais golpes e buscando tomar a iniciativa da luta. Ferreira errava alguns golpes, enquanto o russo mostrava ter ajustado o tempo da luta, conectando bons socos no brasileiro. A dois minutos do intervalo, Khabilov conseguiu uma derrubada, mas o brasileiro levantou-se imediatamente. A estratégia do russo parecia não funcionar, mas o brasileiro mostrou menos eficácia nos golpes neste round. O russo ainda teve mais uma queda-relâmpago nos segundos finais - Ferreira levantou-se mais uma vez - antes de acertar uma combinação de jab-direto nos segundos finais que abalaram Khabilov.

Orientado no intervalo a manter a estratégia de aplicar jabs e diretos, o brasileiro recebeu dois golpes logo no início do terceiro round. Khabilov mostrava boa precisão nos socos, e voltava a esquivar bem. O russo parecia ter marcado a movimentação de Ferreira, mas o brasileiro mantinha a pressão, caçando o russo pelo octógono e desferindo bons chutes. Khabilov buscou as pernas do brasileiro, que desferiu ao mesmo tempo um soco de direita que acertou em cheio a cabeça do russo. Na grade, Ferreira aplicou cotoveladas com as costas na grade que incomodaram o russo, fazendo-o se afastar. A 15s do fim da luta, Khabilov mais uma vez tentou a queda, mas o brasileiro levantou-se mais uma vez com muita rapidez, terminando o combate golpeando o russo na grade.

Damir Ismagulov vence Joel Alvarez em treino de luxo

Na luta de abertura do UFC Praga, o peso-leve cazaque Damir Ismagulov venceu com muita facilidade o espanhol Joel Alvarez por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27). A luta foi praticamente um treino de luxo para Ismagulov, que dominou Alvarez na trocação e viu o rival aceitar seus golpes e não responder a praticamente nenhum nos três rounds de duração do duelo.

Damir Ismagulov (esq.) venceu Joel Alvarez por decisão unânime no UFC Praga — Foto: Getty Images

O combate foi movimentado no primeiro round, com Ismagulov mostrando maior velocidade e precisão nos golpes. O espanhol começou a luta menos acelerado que o cazaque, e recebeu alguns golpes certeiros de esquerda. Mais lento e com movimentação de pés deficiente, Alvarez tinha dificuldade em evitar ser acertado por ser um alvo fixo para o rival. O panorama se manteve idêntico no segundo round, com o cazaque conectando diversos golpes e o espanhol não conseguindo responder, a não ser com chutes baixos sem muito efeito. O espanhol parecia sentir a pressão de lutar no UFC, e não conseguiu desenvolver seu jogo no terceiro round, sendo novamente dominado na luta em pé, recebendo golpes seguidos e variados e não sendo capaz de revidar e pontuar para tentar vencer a luta.

Confira os resultados de todas as lutas do evento:

Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate

Mais do Sportv

Campeão meio-pesado do UFC aproveita feriado para praticar jiu-jitsu em família

Alex Poatan faz treino com os filhos na véspera de Natal

Ex-campeão do UFC participa da próxima luta em abril e minimiza chances de parar: "Quem disse que eu estava aposentado? Abril, estou de volta"

Fabricio Werdum anuncia retorno às competições em 2025

Lutador usa as redes sociais para reclamar de tratamento na organização, que no ano passado comprou o Bellator: "Mais de um ano da minha vida e carreira que nunca mais terei de volta"

Patricio Pitbull reclama que PFL não o libera e quer que lute em abril: "Refém"

Temporada regular da companhia foi marcada por domínio russo, ao tempo que o Brasil teve seu primeiro ano sem cinturões. Primeiro ano após compra do Bellator também foi com polêmicas

Retorno de Ngannou, falta de lutas no Bellator e Cris Cyborg histórica fazem a PFL em 2024 - Programa: Combate

Organização faz lista com dois duelos nacionais, um vencido por Cris Cyborg e outro por Bruno Robusto. Confira a lista que ainda tem vitórias de Impa Kasanganay, Paul Hughes e Lewis McGrillen

PFL elege top 5 de melhores lutas de 2024 e conta com quatro brasileiros - Programa: Combate no GE

Mateus Mendonça ficará afastado das competições por dois meses e promove rifa para custear aluguel

Brasileiro ex-UFC sofre lesão no pênis em treino e faz cirurgia de emergência

Em episódio que debate a relação da cozinha com o jiu-jítsu, chef fala sobre dieta, pressão e revela que a organização é o segredo do sucesso

Papo Cruzado: Thiago Castanho fala da dificuldade com restrições alimentares de Charles do Bronx   - Programa: Cortes podcasts ge

Líder da equipe paulista é o convidado da edição de Natal do podcast Mundo da Luta, e relembra quando Elon Musk usou óculos que são marca do time: "Que loucura, cara!"

Pablo Sucupira revela objetivo da Fighting Nerds em 2025: "Vamos atrás dos cinturões"

Britânico condena uso da inteligência artificial para pontuar sua luta com Oleksandr Usyk. Placar dos juízes laterais foi 116 a 112, enquanto IA pontou 118h a 112 para o ucraniano em resultado experimental

Tyson Fury sobe experiência com IA em luta de boxe: "F***-se todos os computadores"

Ian Heinisch, que não luta desde julho de 2021, relembra episódio em que esqueceu onde estava enquanto dirigia: "Minha única prioridade agora é me sentir normal novamente"

Ex-lutador do UFC detalha como lesões cerebrais forçaram aposentadoria