TIMES

Por Edgar Alencar, Marcelo Russio e Raphael Marinho — Melbourne, Austrália


Lando Vannata dominou Dhalsim no chão e finalizou ainda no primeiro round — Foto: Quinn Rooney / Getty Images

Marcos Dhalsim teve a maior chance de sua carreira na madrugada deste sábado para domingo, quando foi escalado para fazer o co-evento principal do UFC 234 contra Lando Vannata, em Melbourne (AUS). No entanto, o brasileiro, estreante na organização, mostrou um jogo limitado no solo, com uma guarda extremamente passiva, e acabou finalizado no primeiro assalto com uma kimura, aos 4m55s, em duelo disputado no peso-leve (até 70kg).

Com o resultado, Dhalsim agora tem um cartel de seis vitórias e cinco derrotas, enquanto Vannata recuperou-se de uma sequência de quatro lutas sem vencer (duas derrotas e dois empates).

Com clara vantagem de envergadura, Dhalsim começou apostando nos chutes. Um rodado conectou na linha de cintura do americano, que controlava o centro do octógono e esperava o melhor momento. Quando encurtou a distância, aplicou a queda, já ganhando a meia-guarda. O brasileiro conseguiu fechar a guarda e travou bem o jogo de solo de Vannata por algum tempo. Com cerca de 1m30s para o fim do round, Lando livrou os braços e colocou alguns bons socos e cotoveladas no ground and pound. Quando parecia que o assalto chegaria ao fim, Vannata encaixou uma kimura e fechou a conta.

Simón interrompe sequência de Rani Yhaya

O peso-galo (até 61kg) Rani Yahya teve interrompida a sequência de três vitórias que tinha até essa noite de sábado no Ultimate. O americano Ricky Simon anulou o jogo de chão do brasileiro e dominou o combate, levando a melhor na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27 e 30-25) em Melbourne, no UFC 235.

Ricky Simon chegou à terceira vitória seguida no UFC, se mantendo invicto na organização, e agora tem um cartel com 15 vitórias e apenas uma derrota. Rani, com 34 anos, soma 26 vitórias e dez derrotas na carreira.

A luta

Ricky Simon interrompeu série de vitórias de Rani Yhaya — Foto: Quinn Rooney / Getty Images

Ricky Simon foi dominante do início ao fim no primeiro round diante de Rani Yahya. O cruzado de esquerda e o uppercut do americano entraram em diversos momentos da luta com o brasileiro. Numa esquerda cruzada, Rani acabou no chão e o americano tentou explodir, mas o brasileiro resistiu bem. Nas três vezes em que mergulhou nas pernas do rival, Rani passou sempre no vazio.

No segundo round, Rani foi mais intenso na trocação e colocou bons diretos de direita, equilibrando as ações. Mas uma ombrada de esquerda de Simon levou o brasileiro ao chão, o colocando em vantagem ao fim da parcial. Nos últimos cinco minutos, o americano se manteve em vantagem na trocação e nos últimos segundos ainda ficou dentro da guarda de Rani no chão e golpeou forte o brasileiro.

Montana de la Rosa finaliza em atuação dominante

Montana De La Rosa dominou completamente a australiana Nadia Kassem — Foto: Quinn Rooney / Getty Images

Na única luta feminina do card do UFC 234 na noite deste sábado, em Melbourne, a peso-mosca (até 56kg) Montana de la Rosa dominou do início ao fim a australiana Nadia Kassem. A vitória veio por finalização com uma chave de braço aos 2m17 do segundo round. Atualmente número 14 do ranking da divisão, Montana tem agora um cartel com 10 vitórias e quatro derrotas.

Montana começou a luta acelerada com uma saraivada de golpes para cima de Kassem, que sobreviveu na grade, mas acabou por baixo no chão. A americana quase conseguiu uma chave de braço no fim dos primeiros cinco minutos de luta, mas a adversária australiana sobreviveu. No segundo round, Montana cruzou bons golpes e imediatamente colocou a luta para baixo de novo, onde dominou completamente até aplicar a chave de braço e obrigar Kassem a desistir com os três tapinhas.

Em casa, Jim Crute nocauteia Alvey

Jim Crute bate Sam Alvey com nocaute no primeiro round — Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC / Getty Images

O australiano Jim Crute fez a festa da torcida em Melbourne, na Austrália, ao nocautear em casa o americano Sam Alvey, em luta no meio-pesado (até 93kg) que abriu o card principal do UFC 234 neste sábado. O triunfo veio aos 2m49 do primeiro round, por nocaute técnico, e Crute se mantém invicto na carreira aos 22 anos, agora com dez vitórias em dez lutas, duas delas no Ultimate.

Crute começou a luta trabalhando bastante os chutes altos, enquanto Alvey tentava responder com cruzados. Mas o início do fim para o americano veio quando o australiano conectou uma bomba num cruzado de direita, que mandou Alvey à lona. Crute desistiu de seguir golpeando e Alvey se levantou, mas o australiano voltou e completou o serviço após os dois se embolarem e caírem. No chão, Crute conectou mais golpes na cabeça sem defesa de Alvey. Assim que Marc Goddard interrompeu a luta, Sam Alvey esbravejou mostrando inconformismo com o resultado.

Confira os resultados do UFC 234:

Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate

Mais do Sportv

Campeão meio-pesado do UFC aproveita feriado para praticar jiu-jitsu em família

Alex Poatan faz treino com os filhos na véspera de Natal

Ex-campeão do UFC participa da próxima luta em abril e minimiza chances de parar: "Quem disse que eu estava aposentado? Abril, estou de volta"

Fabricio Werdum anuncia retorno às competições em 2025

Lutador usa as redes sociais para reclamar de tratamento na organização, que no ano passado comprou o Bellator: "Mais de um ano da minha vida e carreira que nunca mais terei de volta"

Patricio Pitbull reclama que PFL não o libera e quer que lute em abril: "Refém"

Temporada regular da companhia foi marcada por domínio russo, ao tempo que o Brasil teve seu primeiro ano sem cinturões. Primeiro ano após compra do Bellator também foi com polêmicas

Retorno de Ngannou, falta de lutas no Bellator e Cris Cyborg histórica fazem a PFL em 2024 - Programa: Combate

Organização faz lista com dois duelos nacionais, um vencido por Cris Cyborg e outro por Bruno Robusto. Confira a lista que ainda tem vitórias de Impa Kasanganay, Paul Hughes e Lewis McGrillen

PFL elege top 5 de melhores lutas de 2024 e conta com quatro brasileiros - Programa: Combate no GE

Mateus Mendonça ficará afastado das competições por dois meses e promove rifa para custear aluguel

Brasileiro ex-UFC sofre lesão no pênis em treino e faz cirurgia de emergência

Em episódio que debate a relação da cozinha com o jiu-jítsu, chef fala sobre dieta, pressão e revela que a organização é o segredo do sucesso

Papo Cruzado: Thiago Castanho fala da dificuldade com restrições alimentares de Charles do Bronx   - Programa: Cortes podcasts ge

Líder da equipe paulista é o convidado da edição de Natal do podcast Mundo da Luta, e relembra quando Elon Musk usou óculos que são marca do time: "Que loucura, cara!"

Pablo Sucupira revela objetivo da Fighting Nerds em 2025: "Vamos atrás dos cinturões"

Britânico condena uso da inteligência artificial para pontuar sua luta com Oleksandr Usyk. Placar dos juízes laterais foi 116 a 112, enquanto IA pontou 118h a 112 para o ucraniano em resultado experimental

Tyson Fury sobe experiência com IA em luta de boxe: "F***-se todos os computadores"

Ian Heinisch, que não luta desde julho de 2021, relembra episódio em que esqueceu onde estava enquanto dirigia: "Minha única prioridade agora é me sentir normal novamente"

Ex-lutador do UFC detalha como lesões cerebrais forçaram aposentadoria