TIMES

Por Combate.com — Minneapolis, EUA

Getty Images

Aos 41 anos de idade, o peso-meio-médio brasileiro Demian Maia conquistou neste sábado, no UFC Minneapolis, mais uma marca histórica para a sua carreira no UFC. Ao vencer o americano Anthony Rocco Martin por decisão majoritária dos juízes (29-28, 29-28 e 28-28), o veterano assumiu a segunda posição na lista dos maiores vencedores da história da organização, com 21 triunfos - apenas Donald Cerrone, com 23 vitórias, está à sua frente. Além disso, Maia também empatou com Jeremy Stephens como o terceiro lutador com mais lutas pelo evento (30). Apenas Cerrone e Jim Miller lutaram mais vezes que Maia e Stephens (32 vezes).

Cartão oficial de pontuação da luta entre Demian Maia e Anthony Rocco Martin — Foto: Reprodução / Twitter

A luta começou com Demian Maia marcando a distância com a mão esquerda e tentando entrar no raio de ação de Anthony Martin. O brasileiro buscou um "single leg" junto à grade, derrubando o americano e mantendo-o com as costas na grade. Martin tentava se defender, mas Demian colocou suas pernas abaixo das do americano, imprensando as suas costas na grade ao colocar o quadril para a frente. O americano apenas se defendia, e só se levantou faltando um minuto para o intervalo. A luta voltou para o centro do octógono nos últimos segundos do round.

Demian Maia domina Anthony Rocco Martin na grade no UFC Minneapolis — Foto: Getty Images

Martin voltou para o segundo round atento às entradas de Demian Maia nas suas pernas, fazendo o "sprawl" e evitando ser derrubado. O brasileiro voltou a buscar a aproximação após três tentativas frustradas, e mesmo com o americano tentando a defesa, conseguiu na quarta tentativa deixá-lo sentado, com as costas na grade, exatamente na mesma posição com a qual dominou o primeiro round. Martin não encontrava espaço para trabalhar, enquanto Demian Maia acertava socos pouco potentes na cabeça e no tronco do rival. O árbitro fez os dois lutadores voltarem a lutar de pé, e Martin aproveitou uma nova tentativa do brasileiro de derrubá-lo para tentar encaixar uma guilhotina, e depois montar, mas não houve tempo para mais nada no round.

Demian Maia defende um chute alto de Anthony Rocco Martin no UFC Minneapolis — Foto: Getty Images

No terceiro e último round, já mais cansado, Demian Maia passou a esperar a iniciativa de Anthony Martin, que estava em desvantagem na luta e precisava buscar o nocaute ou a finalização. O brasileiro apenas se movimentava, e dava espaço para o americano buscar os chutes altos. Martin não buscava o ataque mais efetivamente, e o brasileiro só se defendeu. Mesmo recebendo um golpe duro no fim, conseguiu se manter vivo na luta até o fim.

Vinc Pichel vira luta e vence Roosevelt Roberts

Após demorar a engrenar na luta contra Roosevelt Roberts, o peso-leve americano Vinc Pichel conseguiu se recuperar no combate e conquistar a vitória por decisão unânime dos juízes (triplo 29-28), acabando com a invencibilidade de oito lutas do adversário e se recuperando da derrota para Gregor Gillespie.

Vin Pichel golpeia Roosevelt Roberts na sua vitória no UFC Minneapolis — Foto: Getty Images

A luta começou com Roberts mostrando mais variedade de golpes que Pichel, e conseguindo se impôr ao rival no primeiro round. Mesmo sem contundência nos golpes, Roberts levou vantagem tanto na luta em pé quanto na luta agarrada. Pichel se recuperou no começo do segundo round, mudando a sua estratégia ao encurtar a distância e levar o rival para o chão junto à grade. Roberts, no entanto, se recuperou e voltou a dominar a luta por um curto período. Pichel, no entanto, voltou a ficar em vantagem na parte final do round com um bom jogo de chão, terminando o período montado e golpeando o rival.

No terceiro round, a maior experiência fez diferença a favor de Vinc Pichel. Mesmo mais cansado, o lutador conseguiu tomar a dianteira do combate, encurtando a distância desde o início e partindo para a luta agarrada. Roberts se defendia, mas primeiro viu o rival encaixar uma cotovelada, e depois acertar uma cotovelada rodada na cabeça. Pichel dominava o round, aproveitando as oportunidades que Roberts, muito cansado, lhe dava. Mais sólido no chão, Pichel mantinha o rival sob controle, ameaçando-o a todo momento até o fim.

Drew Dober atropela Marco Polo Reyes em 67s de luta

O peso-leve americano Drew Dober recuperou-se da derrota para Beneil Dariush com uma atuação impecável contra o mexicano Marco Polo Reyes. Mostrando muita agressividade, Dober nocauteou o rival em apenas 1m07s de luta no primeiro round.

Drew Dober acerta um soco em Marco Polo Reyes no UFC Minneapolis — Foto: Getty Images

Drew Dober começou a luta com tudo, acertando golpes duros que abalaram Polo Reyes. O mexicano não conseguia conter os ataques do americano, que manteve a pressão e, com mais uma série de diretos de direita e esquerda, acabou com a luta conseguindo o nocaute no primeiro round.

Alonzo Menifield nocauteia Paul Craig no primeiro round

Na luta de abertura do card principal do UFC Minneapolis, o peso-meio-pesado americano Alonzo Menifield não tomou conhecimento do escocês Paul Craig. Mostrando ter muito poder de nocaute, Menifield aumentou a sua invencibilidade para nove vitórias em nove lutas com um nocaute a 3m19s do primeiro round.

Alonzo Menifield nocauteou Paul Craig no UFC Minneapolis — Foto: Getty Images

Alonzo Menifield começou a luta pressionando Paul Craig na grade, mas afastou-se ao perceber que o escocês tentaria levá-lo para o chão. O americano voltou à luta na média distância e acertou um bom golpe de direita, abalando Craig. O escocês tentava a luta agarrada no chão, mas Menifield estava atento e, no momento em que Craig tentou um chute rodado, o americano movimentou-se para a esquerda, evitando o impacto e, aproveitando uma perda de equilíbrio do rival, acertou um duro golpe de direita que levou o escocês a nocaute. Apesar da intervenção do árbitro Herb Dean, Menifield ainda acertou dois golpes antes de ser afastado.

Confira todas as lutas do evento:

Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate

Mais do Sportv

Campeão meio-pesado do UFC aproveita feriado para praticar jiu-jitsu em família

Alex Poatan faz treino com os filhos na véspera de Natal

Ex-campeão do UFC participa da próxima luta em abril e minimiza chances de parar: "Quem disse que eu estava aposentado? Abril, estou de volta"

Fabricio Werdum anuncia retorno às competições em 2025

Lutador usa as redes sociais para reclamar de tratamento na organização, que no ano passado comprou o Bellator: "Mais de um ano da minha vida e carreira que nunca mais terei de volta"

Patricio Pitbull reclama que PFL não o libera e quer que lute em abril: "Refém"

Temporada regular da companhia foi marcada por domínio russo, ao tempo que o Brasil teve seu primeiro ano sem cinturões. Primeiro ano após compra do Bellator também foi com polêmicas

Retorno de Ngannou, falta de lutas no Bellator e Cris Cyborg histórica fazem a PFL em 2024 - Programa: Combate

Organização faz lista com dois duelos nacionais, um vencido por Cris Cyborg e outro por Bruno Robusto. Confira a lista que ainda tem vitórias de Impa Kasanganay, Paul Hughes e Lewis McGrillen

PFL elege top 5 de melhores lutas de 2024 e conta com quatro brasileiros - Programa: Combate no GE

Mateus Mendonça ficará afastado das competições por dois meses e promove rifa para custear aluguel

Brasileiro ex-UFC sofre lesão no pênis em treino e faz cirurgia de emergência

Em episódio que debate a relação da cozinha com o jiu-jítsu, chef fala sobre dieta, pressão e revela que a organização é o segredo do sucesso

Papo Cruzado: Thiago Castanho fala da dificuldade com restrições alimentares de Charles do Bronx   - Programa: Cortes podcasts ge

Líder da equipe paulista é o convidado da edição de Natal do podcast Mundo da Luta, e relembra quando Elon Musk usou óculos que são marca do time: "Que loucura, cara!"

Pablo Sucupira revela objetivo da Fighting Nerds em 2025: "Vamos atrás dos cinturões"

Britânico condena uso da inteligência artificial para pontuar sua luta com Oleksandr Usyk. Placar dos juízes laterais foi 116 a 112, enquanto IA pontou 118h a 112 para o ucraniano em resultado experimental

Tyson Fury sobe experiência com IA em luta de boxe: "F***-se todos os computadores"

Ian Heinisch, que não luta desde julho de 2021, relembra episódio em que esqueceu onde estava enquanto dirigia: "Minha única prioridade agora é me sentir normal novamente"

Ex-lutador do UFC detalha como lesões cerebrais forçaram aposentadoria