TIMES

Por Combate.com — Singapura


De um lado, Demian Maia, expoente do jiu-jítsu. Do outro, Ben Askren, referência quando o assunto é wrestling. A expectativa era de a luta fosse definida no chão - e foi o que aconteceu. Na manhã deste sábado, o brasileiro "apagou" o adversário com um mata-leão aos 3m54s do terceiro round, em duelo válido pelo peso-meio-médio, no UFC Singapura.

Demian Maia "apaga" Ben Askren no UFC Singapura — Foto: Getty Images

- Eu sabia que não poderia tentar ficar trocando em pé o tempo todo, mas sabia que poderia levar vantagem. Ele é um cara muito duro. Eu defendo bem as quedas, no chão trabalhei bem as posições. Eu sei que sou um dos melhores grapplers do mundo e poderia ter um cinturão de melhor grappler, assim como vai ter esse de mais casca-grossa na luta do Jorge Masvidal contra o Nate Diaz. Eu tenho mais duas lutas no contrato, gostaria de lutar com o Diego Sanchez. Se as pessoas gostarem, eu gostaria de fazer essa luta.

Esta foi a 22ª vitória de Demian Maia no Ultimate - ele encostou no recordista Donald Cerrone, que detém a marca de 23 triunfos pela organização. Aos 41 anos, o brasileiro, cujo contrato com a companhia prevê mais dois combates, anotou o terceiro resultado positivo em sequência. Além disso, superou as 10 submissões do lendário Royce Gracie ao assinalar a 11ª finalização da carreira.

Ben Askren, por sua vez, "apagou" pela segunda vez consecutiva. Invicto até sofrer o nocaute mais rápido da história do UFC, de autoria de Jorge Masvidal, que o atropelou com uma joelhada voadora, em julho, "Funky" amarga novo revés no cage.

A luta

Astro do jiu-jítsu, Demian Maia investiu na trocação no primeiro round. Mais afiado em pé, o brasileiro trocou golpes com qualidade, arriscando joelhadas e levando vantagem. Faltando dois minutos, Demian balançou levemente Ben Askren ao acertar o rosto do adversário. "Funky" tentava grudar, acertou três ganchos e, pela primeira vez, o duelo foi para o chão. Eles trocaram posições no solo e o americano terminou golpeando - sem contundência.

Demian investiu na trocação nos primeiros rounds — Foto: Getty Images

Na segunda etapa, Demian Maia e Ben Askren continuaram investindo nos golpes em pé. O brasileiro - apresentando sangramento no rosto - circulava para escapar da trocação primária de Askren, que o acertava e pontuava pelo volume. A pouco mais de um minuto do fim, Askren quedou, o faixa-preta de jiu-jítsu, saiu para a omoplata, raspou e foi para a montada. Ligeiramente fatigado, Demian permitiu que Askren se recuperasse e terminasse o assalto por cima.

Ben Askren não esperou muito tempo para aplicar uma bela queda em Demian Maia na terceira parcial. O brasileiro, contudo, se levantou com habilidade. Especialista no wrestling, Askren grudava para quedar - e para o brasileiro era bom negócio. No chão, o paulista pegou as costas com maestria, fechou o cadeado na linha de cintura, arrochou o mata-leão e "apagou" o americano.

Em luta parelha, Ray supera Johnson

Stevie Ray era o "azarão" na luta contar Michael Johnson, válida pelo co-evento principal. E o peso-leve quebrou a banca ao vencer por decisão majoritária (29-28, 29-28 e 28-28) após os três rounds. "The Menace" se irritou com o resultado, fez cara feia e arremessou o próprio boné para o alto ao escutar o nome do adversário ser anunciado.

Stevie Ray vence Michael Johnson por decisão majoritária — Foto: Getty Images

Ray não vencia desde outubro de 2018, quando bateu Jessin Ayari, por pontos. Em 2019, ele encarou Léo Santos na Suécia e sofreu o nocaute no round inicial. Johnson, por sua vez, perdeu a segunda consecutiva.

Após perder o primeiro round, Michael Johnson deu o troco em Stevie Ray na segunda etapa, tornando a última parcial decisiva para o desfecho do combate. Johnson conduzia a luta na etapa final - até que faltando 2m30s, ele foi, de forma passiva, quedado. E a falta de ímpeto para reagir custou caríssimo. Ray capitalizou, golpeou, pressionou, se aproximou da vitória por nocaute técnico, porém, "The Menace" sobreviveu. A vitória, no entanto, ficou com Ray, por pontos.

Ciryl Gané quase nocauteia, mas finaliza

A trocação é a especialidade de Ciryl Gané. Entretanto, o francês mostrou que caminha para ser um atleta completo e finalizou Don'Tale Mayes aos 4m46s do terceiro round com uma chave de calcanhar. O triunfo demorou para se concretizar, porém, Gané foi soberano e, na primeira etapa, ao castigar o adversário no solo, foi parado apenas pelo gongo. O juiz, inclusive, não estaria errado em interromper o duelo dado o castigo.

Ciryl Gane venceu Don'Tale Mayes por finalização aos 4m46s do R3 — Foto: Getty Images

- Quero lutar novamente o mais rápido possível. Em qualquer lugar, contra qualquer um - declarou o peso-pesado.

Dariush aplica mata-leão e liquida Frank Camacho

Pupilo de Rafael Cordeiro, na academia Kings MMA, Beneil Dariush não tomou conhecimento de Frank Camacho, no antepenúltimo combate desta edição. O peso-leve encaixou o mata-leão e, aos 2m02s, obrigou o adversário a dar os três tapinhas em sinal de desistência.

Beneil Dariush vence Frank Camacho por finalização aos 2m02s do R1 — Foto: Getty Images

Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate

Mais do Sportv

Britânico de 36 anos usa suas redes sociais para fazer anúncio em vídeo breve. Fury já chegou a anunciar a aposentadoria em 2022, mas voltou a lutar quatro meses depois

Tyson Fury anuncia aposentadoria do boxe: "Adorei cada minuto"

Em papo com Marcos Mion, convidado do programa, lutador lembra de golpe sofrido no UFC que deixou cicatriz física e atrasou sua carreira

Papo Cruzado: Werdum revela o soco mais duro que já recebeu

Ex-campeão do UFC foi escoltado para fora de um voo neste sábado. Nas redes sociais, Khabib lamentou o incidente

Khabib Nurmagomedov é retirado de voo nos EUA; veja o vídeo

Brasileiros venceram seus duelos no UFC deste sábado e levaram prêmios de “Performance da Noite”

UFC: Mackenzie Dern e Cesar Almeida recebem bônus de R$300 mil

Lutador de MMA posta vídeos de partida com amigos em Dublin e mostra "excesso de vontade" no gramado

Conor McGregor bate muito e quase faz gol em "pelada" de futebol

Brasileiras reeditaram duelo de 2019, mas resultado desta vez foi diferente. Cesar Almeida aplica nocaute brutal

UFC: Mackenzie Dern finaliza Amanda Ribas em revanche

Brasileiro aplicou knockdown no primeiro round, mas foi derrotado nos critérios de desempate, em evento realizado nesta sexta-feira

ONE: John Lineker perde em decisão apertada no muay thai

Disputa do cinturão peso-mosca será atração principal da noite do evento no próximo dia 18 em Brasília

Jungle Fight: Evento terá desafio Brasil x Argentina; ingressos grátis são distribuídos

Proprietário do Facebook, Instagram e WhatsApp surpreendeu até o adversário ao fazer combate de luta agarrada há alguns anos

Mark Zuckerberg revela como tentou esconder identidade em torneio de jiu-jítsu

Ex-campeã do UFC deu à luz em Los Angeles, cidade atingida por incêndios florestais: "nossa garotinha chegou ao mundo durante uma tempestade; em meio a uma cidade pegando fogo"

Ronda Rousey anuncia nascimento de segunda filha: "Grata por ela estar sã e salva"