TIMES

Por Combate.com — Cidade do México


Por essa ninguém esperava. Uma das lutas mais aguardadas do ano, entre os pesos-penas Yair Rodríguez e Jeremy Stephens, teve de ser suspensa com apenas 15s de disputa no primeiro round, após uma dedada não-intencional do mexicano no olho do americano. Após alguns minutos de espera, Stephens não conseguia abrir os olhos, e o árbitro Herb Dean foi obrigado a encerrar a disputa.

Jeremy Stephens não conseguia abrir os olhos após a dedada no UFC Cidade do México — Foto: Getty Images

- Me desculpem. Não esperava que isso fosse acontecer. Não culpo Jeremy. Me preparei muito para essa luta, nós dois gastamos muito dinheiro e muita energia. É muito frustrante. Prometo que voltarei logo. Jeremy, me desculpe. Estou interessado em qualquer luta que me deem. é por isso que me preparo. Sou o número sete do mundo, e luto contra quem for. Vamos fazer essa luta de novo - disse Yair Rodríguez após a luta.

A luta

O duelo começou com Rodríguez acertando um chute alto, e em seguida dando uma dedada não-intencional no olho de Stephens. O americano mostrava sérias dificuldades para abrir o olho, e o médico foi chamado. O árbitro Herb Dean decidiu dar dois minutos para que o lutador tentasse se recuperar. Após o tempo estipulado, Jeremy Stephens continuou sem conseguir abrir o olho, e a luta foi declarada "sem resultado".

Confusão após luta entre Yair Rodríguez e Jeremy Stephens ficar sem decisão

Confusão após luta entre Yair Rodríguez e Jeremy Stephens ficar sem decisão

Logo após o anúncio, o público revoltou-se e passou a atirar copos de plástico em direção ao octógono. A equipe de segurança agiu rápido, escoltando Stephens para fora do local, e protegendo Rodríguez, que também revoltou-se ao ser impedido de subir na grade do octógono após o anúncio do fim da luta. Muito nervoso, o lutador mexicano chegou a ofender Michael Bisping, que se aproximou para entrevistá-lo, desculpando-se logo após ser acalmado pelos seus técnicos.

Carla Esparza vence Alexa Grasso em luta eletrizante

Em uma luta que levantou mais uma vez os fãs na Cidade do México, a peso-palha americana Carla Esparza venceu a mexicana Alexa Grasso por decisão majoritária dos juízes (28-28, 29-28 e 29-28). A disputa chegou muito perto de ser encerrada algumas vezes, mas ambas as atletas mostraram muita raça e determinação.

Carla Esparza pressiona Alexa Grasso no chão em sua vitória no UFC Cidade do México — Foto: Getty Images

As duas lutadoras começaram a disputa lutando à distância, mas Carla Esparza usou sua maior arma, o "double leg", para derrubar Alexa Grasso na metade do primeiro round. A mexicana conseguiu se levantar pouco depois, mas a americana conseguiu uma nova queda, aplicando um "honkezagatame" no chão. Grasso mais uma vez se levantou, terminando o round de pé.

Esparza começou o segundo round derrubando a mexicana mais uma vez, ficando por cima, na guarda da rival. A americana buscou as costas de Grasso, que livrou-se e voltou a lutar de pé. A mexicana acertou um duro golpe de direita em Esparza, que tentou devolver antes de derrubar a mexicana mais uma vez, mantendo-a sob controle no chão até o intervalo.

Alexa Grasso acertou um golpe duríssimo em Carla Esparza logo no começo do terceiro round, abalando a americana, que recuou. A mexicana caiu ao tentar um chute alto, e inexplicavelmente parou de atacar com a rival nitidamente abalada. Esparza tentou a derrubada, mas Grasso defendeu e tentou a chave de braço. A americana livrou-se, mas a mexicana voltou ao golpe, e envergou muito o braço da americana, que resistiu e saiu da posição, ficando por cima no chão. As duas partiram para a trocação franca nos segundos finais, levantando o público até o fim da luta.

Melhores momentos de Carla Esparza x Alexa Grasso no UFC Cidade do México

Melhores momentos de Carla Esparza x Alexa Grasso no UFC Cidade do México

Brandon Moreno x Askar Askarov termina empatada

Um dos ídolos da torcida mexicana, o peso-mosca Brandon Moreno fez uma luta muito disputada contra o russo Askar Askarov, e a luta, que foi muito aplaudida pelos fãs, foi declarada empate dividido pelos juízes (28-28, 29-28 Askarov e 30-27 Moreno).

Brandon Moreno e Askar Askarov empataram no UFC Cidade do México — Foto: Getty Images

O russo iniciou a luta encurtando a distância e derrubando Moreno com muita técnica, e depois dominando as suas costas junto à grade. O mexicano conseguiu se livrar, mas por pouco não caiu em um triângulo de Askarov. O mexicano ficou por cima no chão, mas o russo atacava mesmo estando por baixo. A luta voltou a ser disputada em pé, e Moreno acertou um bom golpe, que abalou Askarov momentaneamente. O russo se recuperou e equilibrou a luta até o intervalo.

Brandon Moreno começou o segundo round atacando e conectando bons golpes em Askar Askarov. O russo partiu para a luta agarrada e controlou o ímpeto do mexicano, derrubando-o no meio do octógono. Com muita técnica, Moreno empurrou Askarov com as pernas, desequilibrando-o e levantando. Nos segundos finais, Moreno acertou um chute alto no russo, que caiu, mas absorveu o golpe.

O mexicano começou o terceiro round derrubando o russo e ficando por cima no chão. Askarov atacava mesmo por baixo, tentando aplicar um triângulo, que foi defendido por Moreno. Com muita velocidade, o mexicano fez o giro e dominou as costas de Askarov, tentando aplicar o mata-leão. O russo se defendia tecnicamente e, mesmo aparentando cansaço, conseguiu virar nos últimos segundos, terminando a luta por cima.

Irene Aldana derrota Vanessa Melo por pontos

Quinta brasileira a se apresentar no UFC Cidade do México, e a única no card principal do evento, a estreante peso-galo Vanessa Melo tentou, mas não conseguiu resistir à mexicana Irene Aldana, sendo vencida por decisão unânime dos juízes (triplo 30-26). A brasileira aceitou a luta com apenas dez dias de antecedência e não bateu o peso, sendo multada em 30% da sua bolsa.

Vanessa Melo começou atacando Irene Aldana no UFC Cidade do México — Foto: Getty Images

A luta começou com Aldana aproveitando sua maior envergadura para golpear Melo à distância. A mexicana era apoiada maciçamente pelos fãs, mas a brasileira se mantinha concentrada, aparentemente não se deixando levar pela pressão da torcida. Aplicando golpes precisos quando encurtava a distância, Vanessa Melo conseguia pontuar, mas Aldana controlava o andamento da disputa, sendo mas efetiva tanto nos ataques quanto nos contragolpes.

Com um boxe muito eficiente, Irene Aldana manteve o domínio das ações no segundo round. Vanessa Melo, por sua vez, telegrafava os seus golpes, facilitando o trabalho de defesa da rival. Sabendo usar a sua vantagem de altura e envergadura, a mexicana atacava na longa distância com muita facilidade, castigando a brasileira com socos e chutes seguidos. Vanessa Melo, por sua vez, conseguia conectar alguns golpes, que não abalavam Aldana.

Melhores momentos de Irene Aldana x Vanessa Melo no UFC Cidade do México

Melhores momentos de Irene Aldana x Vanessa Melo no UFC Cidade do México

No terceiro round, Irene Aldana conseguiu acertar um chute alto na cabeça de Vanessa Melo, que absorveu o golpe e grudou as costas da mexicana na grade. Aldana livrou-se da posição e afastou-se, e aplicou um chute alto rodado que passou raspando na cabeça da brasileira, que já demonstrava cansaço e diminuía a sua movimentação, tornando-se um alvo mais fácil para a mexicana. No minuto final, com melhor preparo físico, Aldana acelerou o ritmo e conectou diversos golpes em Melo, que absorvia e tentava contra-golpear, mas sem sucesso.

Steven Peterson nocauteia Martín Bravo com soco rodado

O card principal começou com a vitória espetacular do peso-galo americano Steven Peterson por nocaute sobre o mexicano Martín Bravo a 1m31s do segundo round com um soco rodado preciso após esquivar do mesmo golpe aplicado pelo rival.

Steven Peterson acerta o soco rodado e nocauteia Martín Bravo no UFC Cidade do México — Foto: Getty Images

Apoiado pela torcida mexicana, Bravo começou o combate se impondo a Peterson, conseguindo um knockdown e mantendo a postura ofensiva durante os primeiros cinco minutos de luta. Em desvantagem na luta, Steven Peterson partiu para o ataque no segundo round. Logo no começo, após esquivar de um soco rodado de Bravo, o americano devolveu o mesmo golpe, acertando em cheio o queixo do mexicano, nocauteando-o imediatamente e conquistando a vitória por nocaute, calando a arena na Cidade do México.

Melhores momentos de Martín Bravo x Steven Peterson no UFC Cidade do México

Melhores momentos de Martín Bravo x Steven Peterson no UFC Cidade do México

Confira todas as lutas do evento:

CARD PRINCIPAL
Yair Rodríguez x Jeremy Stephens foi declarada sem resultado aos 15s do R1
Carla Esparza venceu Alexa Grasso por decisão majoritária (28-28, 29-28 e 29-28)
Brandon Moreno x Askar Askarov foi declarada empate dividido (28-28, 29-28 Askarov e 30-27 Moreno)
Irene Aldana venceu Vanessa Melo por decisão unânime (triplo 30-26)
Steven Peterson venceu Martín Bravo por nocaute a 1m31s do R2
CARD PRELIMINAR
José Quiñonez venceu Carlos Huachin por decisão unânime (triplo 30-27)
Kyle Nelson venceu Marco Polo Reyes por nocaute técnico a 1m36s do R1
Angela Hill venceu Ariane Sorriso por nocaute técnico (interrupção médica) a 1m56s do R3
Sergio Pettis venceu Tyson Nam por decisão unânime (triplo 30-27)
Paul Craig venceu Vinícius Mamute por finalização aos 3m19s do R1
Bethe Correia venceu Sijara Eubanks por decisão unânime (triplo 29-28)
Claudio Puelles venceu Marcos Dhalsim por decisão unânime (triplo 30-25)

Mais do Sportv

Campeão meio-pesado do UFC aproveita feriado para praticar jiu-jitsu em família

Alex Poatan faz treino com os filhos na véspera de Natal

Ex-campeão do UFC participa da próxima luta em abril e minimiza chances de parar: "Quem disse que eu estava aposentado? Abril, estou de volta"

Fabricio Werdum anuncia retorno às competições em 2025

Lutador usa as redes sociais para reclamar de tratamento na organização, que no ano passado comprou o Bellator: "Mais de um ano da minha vida e carreira que nunca mais terei de volta"

Patricio Pitbull reclama que PFL não o libera e quer que lute em abril: "Refém"

Temporada regular da companhia foi marcada por domínio russo, ao tempo que o Brasil teve seu primeiro ano sem cinturões. Primeiro ano após compra do Bellator também foi com polêmicas

Retorno de Ngannou, falta de lutas no Bellator e Cris Cyborg histórica fazem a PFL em 2024 - Programa: Combate

Organização faz lista com dois duelos nacionais, um vencido por Cris Cyborg e outro por Bruno Robusto. Confira a lista que ainda tem vitórias de Impa Kasanganay, Paul Hughes e Lewis McGrillen

PFL elege top 5 de melhores lutas de 2024 e conta com quatro brasileiros - Programa: Combate no GE

Mateus Mendonça ficará afastado das competições por dois meses e promove rifa para custear aluguel

Brasileiro ex-UFC sofre lesão no pênis em treino e faz cirurgia de emergência

Em episódio que debate a relação da cozinha com o jiu-jítsu, chef fala sobre dieta, pressão e revela que a organização é o segredo do sucesso

Papo Cruzado: Thiago Castanho fala da dificuldade com restrições alimentares de Charles do Bronx   - Programa: Cortes podcasts ge

Líder da equipe paulista é o convidado da edição de Natal do podcast Mundo da Luta, e relembra quando Elon Musk usou óculos que são marca do time: "Que loucura, cara!"

Pablo Sucupira revela objetivo da Fighting Nerds em 2025: "Vamos atrás dos cinturões"

Britânico condena uso da inteligência artificial para pontuar sua luta com Oleksandr Usyk. Placar dos juízes laterais foi 116 a 112, enquanto IA pontou 118h a 112 para o ucraniano em resultado experimental

Tyson Fury sobe experiência com IA em luta de boxe: "F***-se todos os computadores"

Ian Heinisch, que não luta desde julho de 2021, relembra episódio em que esqueceu onde estava enquanto dirigia: "Minha única prioridade agora é me sentir normal novamente"

Ex-lutador do UFC detalha como lesões cerebrais forçaram aposentadoria