Por essa ninguém esperava. Uma das lutas mais aguardadas do ano, entre os pesos-penas Yair Rodríguez e Jeremy Stephens, teve de ser suspensa com apenas 15s de disputa no primeiro round, após uma dedada não-intencional do mexicano no olho do americano. Após alguns minutos de espera, Stephens não conseguia abrir os olhos, e o árbitro Herb Dean foi obrigado a encerrar a disputa.
Jeremy Stephens não conseguia abrir os olhos após a dedada no UFC Cidade do México — Foto: Getty Images
- Me desculpem. Não esperava que isso fosse acontecer. Não culpo Jeremy. Me preparei muito para essa luta, nós dois gastamos muito dinheiro e muita energia. É muito frustrante. Prometo que voltarei logo. Jeremy, me desculpe. Estou interessado em qualquer luta que me deem. é por isso que me preparo. Sou o número sete do mundo, e luto contra quem for. Vamos fazer essa luta de novo - disse Yair Rodríguez após a luta.
A luta
O duelo começou com Rodríguez acertando um chute alto, e em seguida dando uma dedada não-intencional no olho de Stephens. O americano mostrava sérias dificuldades para abrir o olho, e o médico foi chamado. O árbitro Herb Dean decidiu dar dois minutos para que o lutador tentasse se recuperar. Após o tempo estipulado, Jeremy Stephens continuou sem conseguir abrir o olho, e a luta foi declarada "sem resultado".
Confusão após luta entre Yair Rodríguez e Jeremy Stephens ficar sem decisão
Logo após o anúncio, o público revoltou-se e passou a atirar copos de plástico em direção ao octógono. A equipe de segurança agiu rápido, escoltando Stephens para fora do local, e protegendo Rodríguez, que também revoltou-se ao ser impedido de subir na grade do octógono após o anúncio do fim da luta. Muito nervoso, o lutador mexicano chegou a ofender Michael Bisping, que se aproximou para entrevistá-lo, desculpando-se logo após ser acalmado pelos seus técnicos.
Carla Esparza vence Alexa Grasso em luta eletrizante
Em uma luta que levantou mais uma vez os fãs na Cidade do México, a peso-palha americana Carla Esparza venceu a mexicana Alexa Grasso por decisão majoritária dos juízes (28-28, 29-28 e 29-28). A disputa chegou muito perto de ser encerrada algumas vezes, mas ambas as atletas mostraram muita raça e determinação.
Carla Esparza pressiona Alexa Grasso no chão em sua vitória no UFC Cidade do México — Foto: Getty Images
As duas lutadoras começaram a disputa lutando à distância, mas Carla Esparza usou sua maior arma, o "double leg", para derrubar Alexa Grasso na metade do primeiro round. A mexicana conseguiu se levantar pouco depois, mas a americana conseguiu uma nova queda, aplicando um "honkezagatame" no chão. Grasso mais uma vez se levantou, terminando o round de pé.
Esparza começou o segundo round derrubando a mexicana mais uma vez, ficando por cima, na guarda da rival. A americana buscou as costas de Grasso, que livrou-se e voltou a lutar de pé. A mexicana acertou um duro golpe de direita em Esparza, que tentou devolver antes de derrubar a mexicana mais uma vez, mantendo-a sob controle no chão até o intervalo.
Alexa Grasso acertou um golpe duríssimo em Carla Esparza logo no começo do terceiro round, abalando a americana, que recuou. A mexicana caiu ao tentar um chute alto, e inexplicavelmente parou de atacar com a rival nitidamente abalada. Esparza tentou a derrubada, mas Grasso defendeu e tentou a chave de braço. A americana livrou-se, mas a mexicana voltou ao golpe, e envergou muito o braço da americana, que resistiu e saiu da posição, ficando por cima no chão. As duas partiram para a trocação franca nos segundos finais, levantando o público até o fim da luta.
Melhores momentos de Carla Esparza x Alexa Grasso no UFC Cidade do México
Brandon Moreno x Askar Askarov termina empatada
Um dos ídolos da torcida mexicana, o peso-mosca Brandon Moreno fez uma luta muito disputada contra o russo Askar Askarov, e a luta, que foi muito aplaudida pelos fãs, foi declarada empate dividido pelos juízes (28-28, 29-28 Askarov e 30-27 Moreno).
Brandon Moreno e Askar Askarov empataram no UFC Cidade do México — Foto: Getty Images
O russo iniciou a luta encurtando a distância e derrubando Moreno com muita técnica, e depois dominando as suas costas junto à grade. O mexicano conseguiu se livrar, mas por pouco não caiu em um triângulo de Askarov. O mexicano ficou por cima no chão, mas o russo atacava mesmo estando por baixo. A luta voltou a ser disputada em pé, e Moreno acertou um bom golpe, que abalou Askarov momentaneamente. O russo se recuperou e equilibrou a luta até o intervalo.
Brandon Moreno começou o segundo round atacando e conectando bons golpes em Askar Askarov. O russo partiu para a luta agarrada e controlou o ímpeto do mexicano, derrubando-o no meio do octógono. Com muita técnica, Moreno empurrou Askarov com as pernas, desequilibrando-o e levantando. Nos segundos finais, Moreno acertou um chute alto no russo, que caiu, mas absorveu o golpe.
O mexicano começou o terceiro round derrubando o russo e ficando por cima no chão. Askarov atacava mesmo por baixo, tentando aplicar um triângulo, que foi defendido por Moreno. Com muita velocidade, o mexicano fez o giro e dominou as costas de Askarov, tentando aplicar o mata-leão. O russo se defendia tecnicamente e, mesmo aparentando cansaço, conseguiu virar nos últimos segundos, terminando a luta por cima.
Irene Aldana derrota Vanessa Melo por pontos
Quinta brasileira a se apresentar no UFC Cidade do México, e a única no card principal do evento, a estreante peso-galo Vanessa Melo tentou, mas não conseguiu resistir à mexicana Irene Aldana, sendo vencida por decisão unânime dos juízes (triplo 30-26). A brasileira aceitou a luta com apenas dez dias de antecedência e não bateu o peso, sendo multada em 30% da sua bolsa.
Vanessa Melo começou atacando Irene Aldana no UFC Cidade do México — Foto: Getty Images
A luta começou com Aldana aproveitando sua maior envergadura para golpear Melo à distância. A mexicana era apoiada maciçamente pelos fãs, mas a brasileira se mantinha concentrada, aparentemente não se deixando levar pela pressão da torcida. Aplicando golpes precisos quando encurtava a distância, Vanessa Melo conseguia pontuar, mas Aldana controlava o andamento da disputa, sendo mas efetiva tanto nos ataques quanto nos contragolpes.
Com um boxe muito eficiente, Irene Aldana manteve o domínio das ações no segundo round. Vanessa Melo, por sua vez, telegrafava os seus golpes, facilitando o trabalho de defesa da rival. Sabendo usar a sua vantagem de altura e envergadura, a mexicana atacava na longa distância com muita facilidade, castigando a brasileira com socos e chutes seguidos. Vanessa Melo, por sua vez, conseguia conectar alguns golpes, que não abalavam Aldana.
Melhores momentos de Irene Aldana x Vanessa Melo no UFC Cidade do México
No terceiro round, Irene Aldana conseguiu acertar um chute alto na cabeça de Vanessa Melo, que absorveu o golpe e grudou as costas da mexicana na grade. Aldana livrou-se da posição e afastou-se, e aplicou um chute alto rodado que passou raspando na cabeça da brasileira, que já demonstrava cansaço e diminuía a sua movimentação, tornando-se um alvo mais fácil para a mexicana. No minuto final, com melhor preparo físico, Aldana acelerou o ritmo e conectou diversos golpes em Melo, que absorvia e tentava contra-golpear, mas sem sucesso.
Steven Peterson nocauteia Martín Bravo com soco rodado
O card principal começou com a vitória espetacular do peso-galo americano Steven Peterson por nocaute sobre o mexicano Martín Bravo a 1m31s do segundo round com um soco rodado preciso após esquivar do mesmo golpe aplicado pelo rival.
Steven Peterson acerta o soco rodado e nocauteia Martín Bravo no UFC Cidade do México — Foto: Getty Images
Apoiado pela torcida mexicana, Bravo começou o combate se impondo a Peterson, conseguindo um knockdown e mantendo a postura ofensiva durante os primeiros cinco minutos de luta. Em desvantagem na luta, Steven Peterson partiu para o ataque no segundo round. Logo no começo, após esquivar de um soco rodado de Bravo, o americano devolveu o mesmo golpe, acertando em cheio o queixo do mexicano, nocauteando-o imediatamente e conquistando a vitória por nocaute, calando a arena na Cidade do México.
Melhores momentos de Martín Bravo x Steven Peterson no UFC Cidade do México
Confira todas as lutas do evento:
CARD PRINCIPAL
Yair Rodríguez x Jeremy Stephens foi declarada sem resultado aos 15s do R1
Carla Esparza venceu Alexa Grasso por decisão majoritária (28-28, 29-28 e 29-28)
Brandon Moreno x Askar Askarov foi declarada empate dividido (28-28, 29-28 Askarov e 30-27 Moreno)
Irene Aldana venceu Vanessa Melo por decisão unânime (triplo 30-26)
Steven Peterson venceu Martín Bravo por nocaute a 1m31s do R2
CARD PRELIMINAR
José Quiñonez venceu Carlos Huachin por decisão unânime (triplo 30-27)
Kyle Nelson venceu Marco Polo Reyes por nocaute técnico a 1m36s do R1
Angela Hill venceu Ariane Sorriso por nocaute técnico (interrupção médica) a 1m56s do R3
Sergio Pettis venceu Tyson Nam por decisão unânime (triplo 30-27)
Paul Craig venceu Vinícius Mamute por finalização aos 3m19s do R1
Bethe Correia venceu Sijara Eubanks por decisão unânime (triplo 29-28)
Claudio Puelles venceu Marcos Dhalsim por decisão unânime (triplo 30-25)