TIMES

Por Combate.com — Hamburgo, Alemanha


Na luta que encerrou o card preliminar do UFC Hanburgo, o peso-leve bósnio Damir Hadzovic frustou os fãs alemães vencedo o anfitrião Nick Hein por decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29 e 29-28). Favorito dos fãs presentes na arena, Hein chegou a comemorar a vitória antes do anúncio oficial do resultado, mas reconheceu a melhor atuação do adversário após a divulgação da pontuação dos juízes.

Damir Hadzovic venceu uma luta muito mequilibrada contra Nick Hein no UFC Hamburgo — Foto: Getty Images

No primeiro round, o bósnio começou melhor, aplicando jabs agressivos que feriram o rosto do alemão. Hein tentava manter a distância para evitar os golpes de Hadzovic, que levava a melhor. Contando com o apoio da torcida, o alemão buscava agredir o rival, que se defendia melhor.

No segundo round, Hein assumiu a iniciativa da luta, conectando bons golpes de direita que aos poucos foram incomodando Hadzovic. O bósnio tentava voltar a dominar o combate, mas o alemão

No terceiro e último round, os dois lutadores passaram a tentar golpes que definissem o combate, mas já demonstravam cansaço. Na metade do round, o bósnio conseguiu acertar um golpe de direita que derrubou o alemão. Hadzovic foi para cima do rival, mas Hein recuperou-se e voltou a lutar de pé. Os atletas passaram a tentar a vitória de qualquer forma, mas a disputa acabou indo para decisão dos juízes.

Bartosz Fabinski volta após três anos e vence Emil Meek

Após uma ausência de três anos do octógono, o peso-meio-médio polonês Bartosz Fabinski usou a sua luta agarrada para vencer o norueguês Emil Meek por decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28 e 29-28). Esta foi a sétima vitória seguida de Fabinski, enquanto Meek sofreu sua segunda derrota consecutiva.

Bartosz Fabinski (dir.) venceu Emil Meek por pontos no UFC Hamburgo — Foto: Getty Images

A luta começou a todo vapor, com Emil Meek tentando uma joelhada voadora na aproximação de Bartosz Fabinski, que acabou derrubando o norueguês. Por cima no chão, o polonês trabalhava as cotoveadas e, em seguida, as joelhadas no corpo de Meek, que se defendia, mas não conseguia sair da posição. Vindo do judô, Fabinski conseguia o controle posicional, mesmo sem golpear o rival de forma contundente. No fim do round, o polonês tentou alguns golpes, que ficaram na guarda de Meek.

No segundo round, Bartosz Fabinski mais uma vez encurtou a distância e derrubou Emil Meek, ficando por cima na guarda. O norueguês se defendeu até conseguir se erguer, e a partir daí passou a golpear o polonês. Fabinski absorveu os golpes e mais uma vez derrubou o rival, mantendo o controle na luta agarrada até o intervalo.

No terceiro e último round Fabinski escorregou junto à grade logo no início, mas Meek não aproveitou a oportunidade. O polonês mais uma vez encurtou a distância, travando o norueguês na grade. Meek desta vez livrou-se da posição e voltou a lutar na média distância. Fabinski aparentava cansaço, e se movimentava para evitar ser um alvo fixo para Meek. O norueguês tentou encaixar um triângulo de mão em pé, mas o polonês se defendeu, e após serem separados pelo árbitro, Fabinski buscou novamente a luta agarrada, recebendo vaias do público ao derrubar Meek mais uma vez. Por cima no chão, o norueguês não tinha mais gás para se erguer, e apenas se defendeu até o fim da luta.

Nad Narimani vence duel de estreantes contra Khalid Taha

Em uma luta morna, disputada basicamente no chão, o peso-pena inglês Nad Narimani, que fazia sua estreia no UFC, não teve dificuldades para vencer o alemão Khalid Taha, que tambémk estreava na organização, por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27). Esta foi a 11ª vitória de Narimani em 13 lutas na carreira. Já Taha sofreu a segunda derrota em 14 lutas como profissional.

Nad Narimani (dir.) dominou Khalid Taha e venceu por decisão unânime no UFC Hamburgo — Foto: Getty Images

A luta começou com os dois lutadores buscando ajustar a distância aplicando chutes baixos. Narimani encurtou a distância cinturando Taha e indo para a grade. O alemão perdeu o equilíbrio e caiu, ficando por baixo no chão, com Narimani nas suas costas. De volta à luta em pé, Taha mostrou agressividade no boxe, mas o inglês rapidamente levou-o de volta ao chão, ficando por cima na meia-guarda até o intervalo.

Na volta para o segundo round, Narimani se manteve mais agressivo, conectando mais golpes e aproveitando o espaço dado por Taha para levá-lo novamente ao chão. Em boa posição por cima, o inglês mantinha o alemão sob domínio, mesmo sem ter a contundência necessária para conseguir o nocaute. De volta à luta em pé, Narimani manteve a vantagem na trocação e, depois, ao encurtar a distância e manter Taha na grade até o intervalo.

O último round teve o panorama semelhante aos rounds anteriores. Narimani pressionando Taha para levar a luta para baixo e, uma vez no chão, mantendo a posição para somar pontos e evitar que o alemão desenvolvesse a sua trocação. Mantendo Taha sob controle, Narimani dominou a luta até o fim, conquistando a vitória sem sustos.

Aleksandar Rakic acaba com a invencibilidade de Justin Ledet

Em um verdadeiro monólogo, o peso-meio-pesado Aleksandar Rakic não teve problemas para vencer o americano até então invicto Justin Ledet por decisão unânime dos juízes (30-25, 30-24 e 30-24). Esta foi a décima vitória seguida de Rakic em 11 lutas como profissional. Já Ledet sofreu a primeira derrota em igual número de lutas na carreira.

Aleksandar Rakic dominou Justin Ledet por toda a luta no UFC Hamburgo — Foto: Getty Images

A luta começou com Rakic buscando os chutes baixos nas pernas de Ledet. O americano buscava os contra-ataques, mas não encontrava a distância. Após tentar derrubar o austríaco, Ledet acabou ficando por baixo no chão. Em posição de domínio, Rakic segurava a perna direita do americano para evitar que ele se levantasse, e golpeava com a outra mão. Ledet não conseguia se livrar da posição, e apenas se defendia dos ataques incessantes do austríaco.

Ledet voltou para o segundo round jogando no contra-ataque, levando perigo a Rakic, que mantinha a aposta nos chutes nas pernas. Em um dos chutes, o americano caiu e o austríaco foi imediatamente para cima dele no chão, a exemplo do que aconteceu no primeiro round. Rakic mantinha total controle do combate, golpeando sem parar o americano, que apenas se mantinha vivo na luta, sem atacar o adversário até o intervalo.

No terceiro round, após uma sequência de jabs de Ledet, Rakic contragolpeou com um cruzado de direita que derrubou o americano. Novamente por cima no chão, Rakic voltou a dominar a disputa, mantendo a sequência de golpes que aplicou nos rounds anteriores. O americano não conseguia se livrar da posição de desvantagem no chão, ficando por baixo até momentos antes do fim da luta, quando se levantou apenas para ser derrubado novamente pelo rival.

Manny Bermudez apaga Davey Grant no primeiro round

O apelido de "Triângulo das Bermudas" não foi dado à toa ao peso-galo Manny Bermudez. Aproveitando um descuido defensivo do inglês Davey Grant, o americano buscou a sua especialidade: o triângulo. Grant ainda tentou resistir, mas acabou sendo apagado aos 59s do primeiro round. Bermudez aumentou sua invencibilidade para 12 vitórias na carreira - quatro delas por finalização aplicando justamente o triângulo. Já Grant sofreu a quarta derrota em 14 lutas na carreira.

Manny Bermudez apagou Davey Grant com um triângulo no primeiro round no UFC Hamburgo — Foto: Getty Images

A luta começou com Grant buscando os chutes, mas ao deixar a guarda baixa, abriu espaço para um cruzado de direita certeiro de Bermudez, que o derrubou. O americano imedatamente partiu para a montada e encaixou a sua especialidade: o triângulo. O inglês ainda tentou resistir, mas acabou sendo apagado.

Darko Stosic estreia nocauteando Jeremy Kimball em Hamburgo

Segundo estreante da noite, o peso-meio-pesado Darko Stosic fez bonito diante do americano Jeremy Kimball ao vencer por nocaute técnico aos 3m13s do primeiro round após se aproveitar de um erro do rival ao tentar a luta para o chão e finalizar o combate com uma sequência de socos no chão. O sérvio aumentou seu cartel para 13 vitórias e apenas uma derrota na carreira, enquanto o americano sofreu a oitava derrota em 23 combates na carreira.

Darko Stosic nocauteou Jeremy Kimball no primeiro round no UFC Hamburgo — Foto: Getty Images

A luta começou com os dois lutadores adotando a cautela e mantendo a distância um do outro. Tanto kimball quanto Stosic apostavam nos chutes altos, mas não encontravam a distância correta. A dois minutos do intervalo, o americano decidiu levar a luta para o chão, mas errou o bote e acabou ficando por baixo do sérvio, que aproveitou para desferir uma sequência de golpes de cima para baixo no chão, forçando o árbitro a interromper o combate, decretando o nocaute técnico.

Chinês Pingyuan Liu estreia no UFC vencendo Damian Stasiak

Na luta de abertura do evento, o peso-galo chinês Pingyuan Liu, que estreava no UFC vindo de sete vitórias seguidas em outros eventos, mostrou muita personalidade ao derrotar o polonês Damian Stasiak por decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28 e 29-28). Esta foi a terceira derrota seguida de Stasiak, e a quarta em seis lutas no UFC.

Pingyuan Liu venceu Damian Stasiak por decisão unânime no UFC Hamburgo — Foto: Getty Images

O chinês começou mostrando agressividade e muita personalidade, provocando o polonês a cada golpe desferido. Mais frio durante a luta, Stasiak assimilou os golpes de Liu e levou a luta para o chão, claramente o ponto fraco do rival. O primeiro round terminou com o polonês tentando encaixar uma guilhotina em pé no chinês, que se manteve de pé, e vitando que o rival pudesse cair e ajustar o golpe.

No segundo round, após um início morno, Liu acertou um soco giratório em cheio no rosto de Stasiak, que ficou abalado e procurou imediatamente a luta agarrada para se recuperar. O chinês, desta vez, foi mais agressivo no chão, tentando um triângulo de mão. O polonês girou o corpo e conseguiu livrar-se do golpe. Liu insistiu no ataque e buscou novamente a guilhotina, novamente sem sucesso. Nos segundos finais, Stasiak conseguiu assumir o controle da luta no chão, ficando por cima e golpeando até o intervalo.

O polonês buscou a luta agarrada desde o início do terceiro round, mas Liu demonstrou ter bom preparo físico ao inverter a posição no chão e atacar Stasiak. De volta à luta em pé, os dois lutadores passaram a lutar na média distância, e Liu tomava mais a iniciativa da luta, conectando os melhores golpes no polonês, que dava sinais claros de cansaço. Mais inteiro no combate, o chinês terminou a luta sendo mais agressivo.

Confira os demais resultados do evento:

CARD PRINCIPAL

Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate

Mais do Sportv

Campeão meio-pesado do UFC aproveita feriado para praticar jiu-jitsu em família

Alex Poatan faz treino com os filhos na véspera de Natal

Ex-campeão do UFC participa da próxima luta em abril e minimiza chances de parar: "Quem disse que eu estava aposentado? Abril, estou de volta"

Fabricio Werdum anuncia retorno às competições em 2025

Lutador usa as redes sociais para reclamar de tratamento na organização, que no ano passado comprou o Bellator: "Mais de um ano da minha vida e carreira que nunca mais terei de volta"

Patricio Pitbull reclama que PFL não o libera e quer que lute em abril: "Refém"

Temporada regular da companhia foi marcada por domínio russo, ao tempo que o Brasil teve seu primeiro ano sem cinturões. Primeiro ano após compra do Bellator também foi com polêmicas

Retorno de Ngannou, falta de lutas no Bellator e Cris Cyborg histórica fazem a PFL em 2024 - Programa: Combate

Organização faz lista com dois duelos nacionais, um vencido por Cris Cyborg e outro por Bruno Robusto. Confira a lista que ainda tem vitórias de Impa Kasanganay, Paul Hughes e Lewis McGrillen

PFL elege top 5 de melhores lutas de 2024 e conta com quatro brasileiros - Programa: Combate no GE

Mateus Mendonça ficará afastado das competições por dois meses e promove rifa para custear aluguel

Brasileiro ex-UFC sofre lesão no pênis em treino e faz cirurgia de emergência

Em episódio que debate a relação da cozinha com o jiu-jítsu, chef fala sobre dieta, pressão e revela que a organização é o segredo do sucesso

Papo Cruzado: Thiago Castanho fala da dificuldade com restrições alimentares de Charles do Bronx   - Programa: Cortes podcasts ge

Líder da equipe paulista é o convidado da edição de Natal do podcast Mundo da Luta, e relembra quando Elon Musk usou óculos que são marca do time: "Que loucura, cara!"

Pablo Sucupira revela objetivo da Fighting Nerds em 2025: "Vamos atrás dos cinturões"

Britânico condena uso da inteligência artificial para pontuar sua luta com Oleksandr Usyk. Placar dos juízes laterais foi 116 a 112, enquanto IA pontou 118h a 112 para o ucraniano em resultado experimental

Tyson Fury sobe experiência com IA em luta de boxe: "F***-se todos os computadores"

Ian Heinisch, que não luta desde julho de 2021, relembra episódio em que esqueceu onde estava enquanto dirigia: "Minha única prioridade agora é me sentir normal novamente"

Ex-lutador do UFC detalha como lesões cerebrais forçaram aposentadoria