TIMES

Por Combate.com — Edmonton, Canadá

Jeff Bottari/Getty Images

Não se faça de enganado: Cris Cyborg ainda é uma das melhores lutadoras do mundo. A ex-campeã peso-pena se recuperou de sua primeira derrota em 13 anos com uma performance dominante contra a canadense Felicia Spencer e saiu vencedora por decisão unânime (triplo 30-27) no coevento principal do UFC 240, neste sábado, em Edmonton (CAN). O nocaute não veio porque "FeeNom", que nunca havia perdido até então, mostrou muita resistência e coragem.

Cris Cyborg venceu Felicia Spencer por decisão unânime no UFC 240

Cris Cyborg venceu Felicia Spencer por decisão unânime no UFC 240

- Eu treinei muito duro, obrigado Felicia pela luta, você me deu meu primeiro corte. Isso me deixa feliz porque quando eu comecei a lutar, não tinha nenhuma mulher lutando, era só eu - disse Cyborg após a luta.

A luta deste sábado foi também a última do atual contrato de Cyborg com o UFC. Ela agora entra em negociação com a organização para renovar o acordo, mas deixou claro que, ao contrário do que o presidente Dana White vem insistindo, ela quer sim fazer uma revanche contra Amanda Nunes, atual campeã peso-pena da organização, que a derrotou em dezembro passado.

- Vou deixar o UFC falar com meus managers e vamos ver. Mas é claro que eu quero a Amanda. Eu pedi a revanche logo depois da nossa luta - afirmou.

Cris Cyborg ficou com um corte profundo na testa após sofrer cotovelada de Spencer no primeiro round — Foto: Jeff Bottari/Getty Images

Cyborg não perdeu tempo e pressionou Spencer desde o início. A canadense, porém, aguentou os primeiros diretos e chutes, andou para frente e abriu um corte na testa da brasileira com uma cotovelada. "FeeNom" encurtou a distância e agarrou a curitibana, mas não obteve sucesso na tentativa de queda. Cyborg se desvencilhou e soltou as mãos na cabeça da adversária, que mostrou queixo duro. A canadense acertou mais uma cotovelada de encontro, a brasileira sentiu o sangue ferver e foi para cima mais uma vez, mas Spencer a agarrou e conteve seu ímpeto.

A canadense mostrou mais uma vez resistência anormal ao engolir um chute alto de direita e agarrar a brasileira. Ela pressionou e insistiu no single leg, mas Cyborg permaneceu em pé e foi minando seu gás com joelhadas no corpo. Foi quando a brasileira surpreendeu, calçou a base e derrubou Spencer. Cris tentou encerrar a luta no ground and pound, mas a canadense usou sua guarda agressiva para se defender, ameaçando chave de braço e omoplata. Cyborg se levantou e chamou a adversária de volta para a trocação. Em pé, a curitibana passou a pontuar bem com chutes baixos, e foi abrindo espaço para seus jabs, diretos e "Superwoman punch".

Cyborg carregou o bom momento do final do segundo round para o terceiro e último assalto. A brasileira trabalhou mais na média para longa distância, usando o jab para manter Spencer longe e soltando cruzados quando a canadense tentava encurtar. "FeeNom" agarrou mais uma vez, mas Cyborg acertou uma dura cotovelada para separar o clinche e machucou a canadense. A partir daí, a brasileira ditou o ritmo do combate e, apesar de inúmeros diretos e direita na cabeça, não conseguiu o nocaute.

Geoff Neal nocauteia Niko Price após luta eletrizante

Geoff Neal se afasta após nocautear Niko Price no segundo round — Foto: Jeff Bottari/Getty Images

Depois de duas lutas chatas para iniciar o card principal, os americanos Geoff Neal e Niko Price entraram com muita disposição para trocar golpes e buscar a vitória. Ela ficou com Neal por nocaute técnico aos 2m39s do segundo round. Num primeiro round muito movimentado e de muita trocação, Neal teve os melhores momentos. Apesar de cair em knockdown duplo em virtude de um choque inadvertente de cabeça, Neal acertou mais golpes no clinche e teve duas quedas. Ele partiu para cima no segundo assalto, mas sentiu os cruzados de Price na resposta e partiu para o double leg. Price tentou uma guilhotina, mas Neal se livrou e passou a castigar o adversário com golpes de cima para baixo, até o árbitro encerrar a luta.

Cruzados, cabeçada e knockdown duplo para Geoff Neal e Niko Price no UFC 240

Cruzados, cabeçada e knockdown duplo para Geoff Neal e Niko Price no UFC 240

Arman Tsarukyan vence Aubin-Mercier por pontos

Arman Tsarukyan acerta um cruzado de esquerda em Olivier Aubin-Mercier — Foto: Jeff Bottari/Getty Images

O armênio Arman Tsarukyan venceu sua primeira luta no UFC ao derrotar o canadense Olivier Aubin-Mercier por decisão unânime (triplo 29-28). O armênio não perdeu tempo em atacar o dono da casa com golpes retos e entradas no single leg. Aubin-Mercier evitou a maioria das quedas, mas Tsarukyan ainda assim controlou o canadense junto à grade na maior parte do primeiro round. Aubin-Mercier melhorou no segundo assalto, e acertou duras joelhadas de encontro quando o adversário tentava entrar nas suas pernas. No terceiro e último round, o canadense inverteu o jogo e passou a pressionar por quedas. No entanto, Tsarukyan segurou na grade, o árbitro não viu, e o armênio caiu por cima. Ele permaneceu em domínio até o fim. Foi a terceira derrota seguida de Aubin-Mercier.

Krzysztof Jotko vence Marc-Andre Barriault em luta sonolenta

Krzysztof Jotko tenta um chute alto contra Marc-André Barriault — Foto: Jeff Bottari/Getty Images

O polonês Krzysztof Jotko e o canadense Marc-Andre Barriault fizeram um duelo sonolento para abrir o card principal do UFC 240. Os juízes divergiram no resultado, e Jotko foi apontado vencedor por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28). Barriault ditou o ritmo no início, mas era Jotko quem conectava mais golpes. O canadense pressionou bastante com clinches, mas o polonês o surpreendeu com uma queda nos segundos finais. Jotko cresceu no segundo round, com mais espaço para a trocação na longa distância - Barriault também dava sinais de cansaço. O canadense ainda teve uma queda no finalzinho, mas não teve tempo para nada. Jotko tratou de travá-lo junto à grade no início do terceiro round, mas não o segurou por muito tempo. Barriault pressionou por todo o período, mas acabou derrubado pelo polonês no minuto final.

Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate

Mais do Sportv

Campeão meio-pesado do UFC aproveita feriado para praticar jiu-jitsu em família

Alex Poatan faz treino com os filhos na véspera de Natal

Ex-campeão do UFC participa da próxima luta em abril e minimiza chances de parar: "Quem disse que eu estava aposentado? Abril, estou de volta"

Fabricio Werdum anuncia retorno às competições em 2025

Lutador usa as redes sociais para reclamar de tratamento na organização, que no ano passado comprou o Bellator: "Mais de um ano da minha vida e carreira que nunca mais terei de volta"

Patricio Pitbull reclama que PFL não o libera e quer que lute em abril: "Refém"

Temporada regular da companhia foi marcada por domínio russo, ao tempo que o Brasil teve seu primeiro ano sem cinturões. Primeiro ano após compra do Bellator também foi com polêmicas

Retorno de Ngannou, falta de lutas no Bellator e Cris Cyborg histórica fazem a PFL em 2024 - Programa: Combate

Organização faz lista com dois duelos nacionais, um vencido por Cris Cyborg e outro por Bruno Robusto. Confira a lista que ainda tem vitórias de Impa Kasanganay, Paul Hughes e Lewis McGrillen

PFL elege top 5 de melhores lutas de 2024 e conta com quatro brasileiros - Programa: Combate no GE

Mateus Mendonça ficará afastado das competições por dois meses e promove rifa para custear aluguel

Brasileiro ex-UFC sofre lesão no pênis em treino e faz cirurgia de emergência

Em episódio que debate a relação da cozinha com o jiu-jítsu, chef fala sobre dieta, pressão e revela que a organização é o segredo do sucesso

Papo Cruzado: Thiago Castanho fala da dificuldade com restrições alimentares de Charles do Bronx   - Programa: Cortes podcasts ge

Líder da equipe paulista é o convidado da edição de Natal do podcast Mundo da Luta, e relembra quando Elon Musk usou óculos que são marca do time: "Que loucura, cara!"

Pablo Sucupira revela objetivo da Fighting Nerds em 2025: "Vamos atrás dos cinturões"

Britânico condena uso da inteligência artificial para pontuar sua luta com Oleksandr Usyk. Placar dos juízes laterais foi 116 a 112, enquanto IA pontou 118h a 112 para o ucraniano em resultado experimental

Tyson Fury sobe experiência com IA em luta de boxe: "F***-se todos os computadores"

Ian Heinisch, que não luta desde julho de 2021, relembra episódio em que esqueceu onde estava enquanto dirigia: "Minha única prioridade agora é me sentir normal novamente"

Ex-lutador do UFC detalha como lesões cerebrais forçaram aposentadoria