O fantasma Jon Jones talvez ainda assombre Daniel Cormier, mas, neste sábado, o lutador conquistou aquilo que seu arquirrival gostaria de ter feito. Na superluta que liderou o UFC 226, em Las Vegas (EUA), o campeão do peso-meio-pesado bateu Stipe Miocic por nocaute aos 4m33s do primeiro round e faturou seu segundo cinturão simultâneo do Ultimate, o dos pesos-pesados. O feito histórico o iguala a Conor McGregor, que, em 2016, tornou-se campeão dos leves, já sendo campeão dos penas.
- Eu fui peso-pesado por muito tempo, e deixei a divisão. Eu nunca soube o que eu poderia ser, mas hoje, recebemos a resposta: Campeão dos pesos-pesados, baby! - berrou Cormier, extasiado com a vitória.
Brock Lesnar empurra Daniel Cormier no octógono — Foto: Josh Hedges/Getty Images
Pouco depois, ele tomou o microfone de Joe Rogan e fez um desafio a Brock Lesnar, ex-campeão da divisão e que estava na arena. A imprensa americana publicou neste sábado que os dois devem se enfrentar no UFC 230, em novembro em Nova York. Astro do evento teatral de wrestling profissional WWE, Lesnar entrou no octógono e engatou uma performance típica do telecatch, com um empurrão em Cormier. Os seguranças separaram rapidamente a situação, e foi a vez de Lesnar falar.
- Deixe-me dizer uma coisa: eu construí essa divisão dos pesados e agora ela está cheia de iniciantes. Ngannou é um m***, Lewis é uma m***, Miocic é uma m***. DC, eu vou te pegar! - disparou Brock, antes de dar um soco na câmera.
A luta
A torcida puxou o grito de "DC!" logo nos primeiros segundos de confronto, mas quem assumiu as rédeas do combate foi o campeão. Miocic encurtou a distância rapidamente e conectou os primeiros golpes. Ao grudar no especialista em wrestling, chegou a colocar para baixo e pegar as costas, mas Cormier conseguiu ficar de pé e fazer o giro para ficar com as costas na grade. Com volume alto de golpes, Miocic deixou uma joelhada na saída do clinche e mostrou velocidade nas mãos, mas DC reagiu com jabs de esquerda que começavam a entrar no rosto do campeão. A luta ficou aberta, e Cormier cresceu. Quando o desafiante vivia seu melhor momento, um dedo no olho acidental interrompeu o duelo.
Miocic não pediu muito tempo para se recuperar do dedo no olho. Ele logo voltou para a luta, e Cormier seguiu melhor. O desafiante buscou um clinche e, ao se desvencilhar do adversário, soltou um cruzado de direita de encontro no queixo de Miocic, que caiu já semi-apagado. DC foi para cima e acertou mais alguns golpes antes de Marc Goddard encerrar a luta.
Daniel Cormier posa com seus dois cinturões: campeão do peso-pesado e do meio-pesado — Foto: Josh Hedges/Getty Image
- No estudo, nós notamos que Stipe sai do clinche com as mãos um pouco baixas, e hoje consegui me aproveitar disso com essa mão direita - explicou Cormier, que não conteve a emoção ao lembrar que, em julho de 2017, saiu chorando do cage após ser nocauteado por Jon Jones, resultado que seria anulado semanas depois após seu algoz ser flagrado em exame antidoping.
- Eu tenho 39 anos de idade, e fui segundo lugar muitas vezes, mas hoje finalmente conquistei tudo. Desde chorar neste mesmo octógono há um ano quase exato, a me tornar campeão peso-pesado do UFC, é a sensação mais incrível que já senti - disse o campeão simultâneo dos meio-pesados (até 93kg) e pesos-pesados (até 120,2kg).
Confira os resultados completos do evento:
UFC 226
7 de julho de 2018, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Daniel Cormier venceu Stipe Miocic por nocaute aos 4m33s do R1
Derrick Lewis venceu Francis Ngannou na decisão unânime (29-28, 29-28, 30-27)
Mike Perry venceu Paul Felder na decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)
Anthony Pettis venceu Michael Chiesa por finalização aos 52s do R2
Khalil Rountree venceu Gokhan Saki por nocaute a 1m36s do R1
CARD PRELIMINAR
Paulo Borrachinha venceu Uriah Hall por nocaute técnico aos 2m38s do R2
Raphael Assunção venceu Rob Font na decisão unânime (triplo 30-27)
Drakkar Klose vence Lando Vannata na decisão unânime (triplo 30-27)
Curtis Millender venceu Max Griffin na decisão unânime (triplo 29-28)
Dan Hooker venceu Gilbert Durinho por nocaute aos 2m28s do R1
Emily Whitmire venceu Jamie Moyle na decisão unânime (triplo 29-28)
Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate