TIMES

Por Camilo Pinheiro Machado, Evelyn Rodrigues e Raphael Marinho — Direto de Las Vegas, EUA

Christian Petersen/Getty Image

O fantasma Jon Jones talvez ainda assombre Daniel Cormier, mas, neste sábado, o lutador conquistou aquilo que seu arquirrival gostaria de ter feito. Na superluta que liderou o UFC 226, em Las Vegas (EUA), o campeão do peso-meio-pesado bateu Stipe Miocic por nocaute aos 4m33s do primeiro round e faturou seu segundo cinturão simultâneo do Ultimate, o dos pesos-pesados. O feito histórico o iguala a Conor McGregor, que, em 2016, tornou-se campeão dos leves, já sendo campeão dos penas.

- Eu fui peso-pesado por muito tempo, e deixei a divisão. Eu nunca soube o que eu poderia ser, mas hoje, recebemos a resposta: Campeão dos pesos-pesados, baby! - berrou Cormier, extasiado com a vitória.

Brock Lesnar empurra Daniel Cormier no octógono — Foto: Josh Hedges/Getty Images

Pouco depois, ele tomou o microfone de Joe Rogan e fez um desafio a Brock Lesnar, ex-campeão da divisão e que estava na arena. A imprensa americana publicou neste sábado que os dois devem se enfrentar no UFC 230, em novembro em Nova York. Astro do evento teatral de wrestling profissional WWE, Lesnar entrou no octógono e engatou uma performance típica do telecatch, com um empurrão em Cormier. Os seguranças separaram rapidamente a situação, e foi a vez de Lesnar falar.

- Deixe-me dizer uma coisa: eu construí essa divisão dos pesados e agora ela está cheia de iniciantes. Ngannou é um m***, Lewis é uma m***, Miocic é uma m***. DC, eu vou te pegar! - disparou Brock, antes de dar um soco na câmera.

A luta

A torcida puxou o grito de "DC!" logo nos primeiros segundos de confronto, mas quem assumiu as rédeas do combate foi o campeão. Miocic encurtou a distância rapidamente e conectou os primeiros golpes. Ao grudar no especialista em wrestling, chegou a colocar para baixo e pegar as costas, mas Cormier conseguiu ficar de pé e fazer o giro para ficar com as costas na grade. Com volume alto de golpes, Miocic deixou uma joelhada na saída do clinche e mostrou velocidade nas mãos, mas DC reagiu com jabs de esquerda que começavam a entrar no rosto do campeão. A luta ficou aberta, e Cormier cresceu. Quando o desafiante vivia seu melhor momento, um dedo no olho acidental interrompeu o duelo.

Miocic não pediu muito tempo para se recuperar do dedo no olho. Ele logo voltou para a luta, e Cormier seguiu melhor. O desafiante buscou um clinche e, ao se desvencilhar do adversário, soltou um cruzado de direita de encontro no queixo de Miocic, que caiu já semi-apagado. DC foi para cima e acertou mais alguns golpes antes de Marc Goddard encerrar a luta.

Daniel Cormier posa com seus dois cinturões: campeão do peso-pesado e do meio-pesado — Foto: Josh Hedges/Getty Image

- No estudo, nós notamos que Stipe sai do clinche com as mãos um pouco baixas, e hoje consegui me aproveitar disso com essa mão direita - explicou Cormier, que não conteve a emoção ao lembrar que, em julho de 2017, saiu chorando do cage após ser nocauteado por Jon Jones, resultado que seria anulado semanas depois após seu algoz ser flagrado em exame antidoping.

- Eu tenho 39 anos de idade, e fui segundo lugar muitas vezes, mas hoje finalmente conquistei tudo. Desde chorar neste mesmo octógono há um ano quase exato, a me tornar campeão peso-pesado do UFC, é a sensação mais incrível que já senti - disse o campeão simultâneo dos meio-pesados (até 93kg) e pesos-pesados (até 120,2kg).

Confira os resultados completos do evento:

Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate

Mais do Sportv

Campeão meio-pesado do UFC aproveita feriado para praticar jiu-jitsu em família

Alex Poatan faz treino com os filhos na véspera de Natal

Ex-campeão do UFC participa da próxima luta em abril e minimiza chances de parar: "Quem disse que eu estava aposentado? Abril, estou de volta"

Fabricio Werdum anuncia retorno às competições em 2025

Lutador usa as redes sociais para reclamar de tratamento na organização, que no ano passado comprou o Bellator: "Mais de um ano da minha vida e carreira que nunca mais terei de volta"

Patricio Pitbull reclama que PFL não o libera e quer que lute em abril: "Refém"

Temporada regular da companhia foi marcada por domínio russo, ao tempo que o Brasil teve seu primeiro ano sem cinturões. Primeiro ano após compra do Bellator também foi com polêmicas

Retorno de Ngannou, falta de lutas no Bellator e Cris Cyborg histórica fazem a PFL em 2024 - Programa: Combate

Organização faz lista com dois duelos nacionais, um vencido por Cris Cyborg e outro por Bruno Robusto. Confira a lista que ainda tem vitórias de Impa Kasanganay, Paul Hughes e Lewis McGrillen

PFL elege top 5 de melhores lutas de 2024 e conta com quatro brasileiros - Programa: Combate no GE

Mateus Mendonça ficará afastado das competições por dois meses e promove rifa para custear aluguel

Brasileiro ex-UFC sofre lesão no pênis em treino e faz cirurgia de emergência

Em episódio que debate a relação da cozinha com o jiu-jítsu, chef fala sobre dieta, pressão e revela que a organização é o segredo do sucesso

Papo Cruzado: Thiago Castanho fala da dificuldade com restrições alimentares de Charles do Bronx   - Programa: Cortes podcasts ge

Líder da equipe paulista é o convidado da edição de Natal do podcast Mundo da Luta, e relembra quando Elon Musk usou óculos que são marca do time: "Que loucura, cara!"

Pablo Sucupira revela objetivo da Fighting Nerds em 2025: "Vamos atrás dos cinturões"

Britânico condena uso da inteligência artificial para pontuar sua luta com Oleksandr Usyk. Placar dos juízes laterais foi 116 a 112, enquanto IA pontou 118h a 112 para o ucraniano em resultado experimental

Tyson Fury sobe experiência com IA em luta de boxe: "F***-se todos os computadores"

Ian Heinisch, que não luta desde julho de 2021, relembra episódio em que esqueceu onde estava enquanto dirigia: "Minha única prioridade agora é me sentir normal novamente"

Ex-lutador do UFC detalha como lesões cerebrais forçaram aposentadoria