TIMES

Por Combate.com — Nashville, EUA

Getty Images

Quem esperava equilíbrio entre Jussier Formiga e Deiveson Figueiredo se enganou. O atleta da American Top Team não deu chances para o compatriota, dominou os três rounds e venceu por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28), no card principal do UFC Nashville, neste sábado, pelo peso-mosca (até 57kg). O número 1 da categoria alcançou seu quarto resultado positivo seguido e sonha com a chance de disputar o cinturão da categoria, que pertence a Henry Cejudo atualmente. O resultado negativo foi o primeiro da carreira de Deiveson, que chegou no duelo invicto em 15 combates.

- Eu sabia que o Daico era muito duro, mas eu ia seguir a minha estratégia. Eu sou mais rápido, meu wrestling é melhor. O Cejudo é um fanfarrão! Ele tem que defender o cinturão dele contra mim - disparou Formiga, após a vitória.

A luta

O primeiro bom momento foi de Formiga. Ele se aproveitou da aproximação do rival e colocou dois golpes no rosto. Deiveson respondeu com uppercut e chute baixo, mas recebeu um direto no tórax. Formiga começou mais confortável na trocação, contragolpeando de forma eficiente. O Deus da Guerra conseguiu chegar em um clinche, mas rapidamente foi rechaçado. Com pouco menos de dois minutos para o fim do assalto, Formiga entrou no double leg no tempo certo e colocou o oponente com as costas no solo próximo da grade. Ele ganhou a meia-guarda, mas Deiveson conseguiu ficar de pé. No clinche, buscou uma queda de judô, mas Formiga bateu no chão e voltou em pé rapidamente. Ainda deu tempo de outra queda para Jussier nos segundos finais. Ele conseguiu a montada, mas, antes que pudesse capitalizar, o round chegou ao fim.

Jussier Formiga controlou Deiveson Figueiredo por todo o duelo — Foto: Getty Images

Deiveson conectou um bom jab no contragolpe e se animou. Percebendo a tentativa do rival de ser mais agressivo, Formiga atacou no single leg e conseguiu outra queda, desta vez mais para o meio do octógono. De dentro da guarda do adversário, ele variava socos e cotoveladas, enquanto Deiveson apenas se defendia. Uma cotovelada abriu um corte na cabeça de Formiga, e Figueiredo tentou explodir, mas voltou a ser travado no chão, onde ficou até o cronômetro zerar.

Em desvantagem após dois rounds, Deiveson tentou ser mais agressivo e buscou o ataque, mas Formiga apenas circulava pelo octógono, evitando entrar no raio de ação do rival, para administrar a boa vantagem que conseguiu. Quando viu a oportunidade, Formiga aplicou outra queda e ganhou a meia-guarda. Com pouco mais de um minuto, Deiveson voltou a ficar de pé, mas não conseguiu ameaçar o oponente no pouco tempo que restava.

Curtis Blaydes abusa das quedas e vence Justin Willis

Se por um lado não chegou a empolgar o público, por outro, Curtis Blaydes foi eficiente com seu jogo de quedas, no co-evento principal do UFC Nashville. Sem se arriscar, o peso-pesado bateu um inofensivo Justin Willis, que não mostrou qualquer arma para neutralizar. A vitória por decisão unânime (30-27, 30-26 e 30-25) fez "Razor" recuperar-se do nocaute sofrido contra Francis Ngannou em sua luta anterior.

Curtis Blaydes Justin Willis UFC Nashville — Foto: Getty Images

Justin Willis, que havia vencido seus quatro oponente no Ultimate até este sábado, teve suas limitações expostas e perdeu pela primeira vez dentro do octógono.

John Makdessi vence Jesus Pinedo em luta morna

John Makdessi bateu Jesus Pinedo em duelo nada empolgante — Foto: Getty Images

Em um duelo monótono, John Makdessi usou sua experiência para vencer o jovem Jesus Pinedo, de 22 anos. O peruano acabou sendo alvo fácil pra os chutes do canadense, que conseguiu o triunfo por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28), em confronto disputado no peso-leve (até 70kg). Esta foi a terceira vitória seguida de Makdessi, que interrompeu uma sequência de sete resultados positivos de Pinedo.

Luis Peña domina Steven Peterson

Apesar de não ter batido o peso na véspera, Luis Peña fez bem o seu papel no UFC Nashville. Com performance dominante, o italiano não deu chances para Steven Peterson e venceu por decisão unânime (triplo 30-27). O lutador mostrou superioridade tanto na trocação, quanto no solo e não se viu ameaçado pelo rival em momento algum do confronto.

Luis Peña bateu Steven Peterson com autoridade — Foto: Getty Images

Com o resultado, Peña recupera-se do revés sofrido contra Mike Trizano e alcança seu sexto triunfo em sete compromissos. Já Peterson perdeu pela oitava vez na carreira, além de ter 17 vitórias. No Ultimate, foi seu segundo resultado negativo em três lutas.

Maycee Barber consegue grande virada e nocauteia JJ Aldrich

Parecia que a invencibilidade de Maycee Barber no MMA chegaria ao fim. Depois de ser dominada por JJ Aldrich no primeiro round, a lutadora de apenas 20 anos conseguiu um belo nocaute técnico aos 3m01s do segundo round e elevou o seu cartel para sete vitórias em sete lutas, sendo as últimas duas pelo Ultimate. Além disso, ela interrompeu uma sequência de três resultados positivos da rival, que perdeu pela terceira vez em 10 combates na carreira.

Maycee Barber conseguiu nocaute surpreendente contra JJ Aldrich — Foto: Getty Images

Barber começou devagar e sofreu um knockdown logo no início, após levar um direto de esquerda. Sem encontrar a distância, ela foi presa fácil para os jabs e diretos de Aldrich nos primeiros cinco minutos. Na volta para o segundo round, "The Future" encaixou boa sequência de golpes, fez a adversária sentir e não parou de bater até o árbitro central decretar seu triunfo.

Confira todas as lutas do evento:

CARD PRINCIPAL
Anthony Pettis venceu Stephen Thompson por nocaute aos 4m55s do R2
Curtis Blaydes venceu Justin Willis por decisão unânime (30-27, 30-26 e 30-25)
John Makdessi venceu Jesus Pinedo por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Jussier Formiga venceu Deiveson Figueiredo por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28)
Luis Peña venceu Steven Peterson por decisão unânime (triplo 30-27)
Maycee Barber venceu JJ Aldrich por nocaute técnico aos 3m01s do R2
CARD PRELIMINAR
Bryce Mitchell venceu Bobby Moffett por decisão unânime (triplo 29-28)
Marlon Vera venceu Frankie Saenz por nocaute técnico a 1m25s do R1
Jennifer Maia venceu Alexis Davis por decisão unânime (triplo 29-28)
Randa Markos venceu Angela Hill por finalização aos 4m24s do R1
Chris Gutierrez venceu Ryan MacDonald por decisão unânime (triplo 30-27)
Jordan Espinosa venceu Eric Shelton por decisão unânime (29-28, 30-27 e 30-27)

Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate

Mais do Sportv

Britânico de 36 anos usa suas redes sociais para fazer anúncio em vídeo breve. Fury já chegou a anunciar a aposentadoria em 2022, mas voltou a lutar quatro meses depois

Tyson Fury anuncia aposentadoria do boxe: "Adorei cada minuto"

Em papo com Marcos Mion, convidado do programa, lutador lembra de golpe sofrido no UFC que deixou cicatriz física e atrasou sua carreira

Papo Cruzado: Werdum revela o soco mais duro que já recebeu

Ex-campeão do UFC foi escoltado para fora de um voo neste sábado. Nas redes sociais, Khabib lamentou o incidente

Khabib Nurmagomedov é retirado de voo nos EUA; veja o vídeo

Brasileiros venceram seus duelos no UFC deste sábado e levaram prêmios de “Performance da Noite”

UFC: Mackenzie Dern e Cesar Almeida recebem bônus de R$300 mil

Lutador de MMA posta vídeos de partida com amigos em Dublin e mostra "excesso de vontade" no gramado

Conor McGregor bate muito e quase faz gol em "pelada" de futebol

Brasileiras reeditaram duelo de 2019, mas resultado desta vez foi diferente. Cesar Almeida aplica nocaute brutal

UFC: Mackenzie Dern finaliza Amanda Ribas em revanche

Brasileiro aplicou knockdown no primeiro round, mas foi derrotado nos critérios de desempate, em evento realizado nesta sexta-feira

ONE: John Lineker perde em decisão apertada no muay thai

Disputa do cinturão peso-mosca será atração principal da noite do evento no próximo dia 18 em Brasília

Jungle Fight: Evento terá desafio Brasil x Argentina; ingressos grátis são distribuídos

Proprietário do Facebook, Instagram e WhatsApp surpreendeu até o adversário ao fazer combate de luta agarrada há alguns anos

Mark Zuckerberg revela como tentou esconder identidade em torneio de jiu-jítsu

Ex-campeã do UFC deu à luz em Los Angeles, cidade atingida por incêndios florestais: "nossa garotinha chegou ao mundo durante uma tempestade; em meio a uma cidade pegando fogo"

Ronda Rousey anuncia nascimento de segunda filha: "Grata por ela estar sã e salva"