O peso-mosca feminino tem uma rainha e será difícil alguém destroná-la. Em sua primeira defesa de cinturão, Valentina Shevchenko deu uma verdadeira aula de MMA e, após dominar Jessica Eye no chão no round inicial, nocauteou a americana com um belíssimo chute na cabeça aos 26s do segundo assalto, no co-evento principal do UFC 238, em Chicago (EUA). A campeã da divisão até 57kg provou mais uma vez a sua superioridade na categoria e deixou a desafiante desacordada com a potência do golpe.
Valentina agora tem 17 vitórias e três derrotas na carreira e venceu pela terceira vez seguida. Eye perdeu pela oitava vez, além de ter 14 triunfos no cartel. A americana vinha de três resultados positivos consecutivos.
A luta
Apesar da qualidade técnica na trocação, Shevchenko conseguiu uma queda no início da luta. Com tranquilidade, ela ganhou a meia-guarda e tentou evoluir para a montada, mas a americana evitou a posição. Sem muito espaço, ela estabilizou a posição e conectou golpes curtos na cabeça de Eye, que apenas se defendia. Ao tentar transitar para a posição de 100kg, acabou caindo dentro da guarda da desafiante, que aos poucos se levantou. Valentina insistiu na pegada e derrubou, caindo já de guarda passada. Com muita habilidade, a campeã travou um dos braços da adversária e atacou em uma kimura no outro, mas o tempo acabou.
Depois de dominar completamente o assalto inicial usando a luta agarrada, Shevchenko liquidou a fatura com o que tem de melhor: seu muay thai. Um chute entrou certeiro na cabeça de Eye logo no primeiro golpe conectado no round e fez a desafiante cair desacordada.
Em duelo eletrizante, Ferguson vence Cerrone por interrupção médica
Tony Ferguson e Donald Cerrone entregaram tudo que o duelo prometia. Em um combate pautado pela trocação franca, El Cucuy conseguiu a vitória por nocaute técnico (interrupção médica) aos 5m do segundo round, pelo peso-leve (até 70kg). Depois de dois rounds de muita movimentação, o Cowboy ficou com o olho direito completamente inchado e foi impedido de voltar para o terceiro assalto. O resultado interrompe uma sequência de três resultados positivos de Cerrone, enquanto representa a 12ª vitória seguida de Ferguson.
Tony Ferguson bateu Donald Cerrone por decisão unânime — Foto: Getty Images
Procurando muitos golpes na linha de cintura, Ferguson teve leve superioridade nos primeiros cinco minutos, mas Cerrone também levou perigo em um round movimentado. No segundo, a troca incessante de golpes prosseguiu, com os dois tendo seus momentos. Porém, no intervalo para o terceiro assalto, o olho direito do Cowboy já estava completamente fechado, e o médico decretou o fim do combate.
Com knockdowns no fim de dois rounds, Yan bate Rivera
Petr Yan conseguiu knockdowns em momentos importantes na vitória sobre Jimmie Rivera — Foto: Getty Images
Jimmie Rivera foi superior na maior parte da luta, mas a contundência de Petr Yan fez a diferença. No fim do primeiro e segundo assaltos, o russo conseguiu knockdowns que foram suficientes para virar os rounds a seu favor e conseguiu o triunfo por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27), pelo peso-galo (até 61kg). Yan venceu a oitava seguida e a quinta desde que chegou ao Ultimate e pediu para ser o próximo a disputar o cinturão da categoria.
Em luta de pouca técnica, Ivanov bate Tuivasa por pontos
Blagoy Ivanov conecta golpe em Tai Tuivasa — Foto: Getty Images
Passou longe de empolgar, mas Blagoy Ivanov fez o necessário para vencer Tai Tuivasa na abertura do card principal. Em um duelo no qual os dois atletas mostraram pouca técnica e preparo físico, o búlgaro conseguiu capitalizar em seus bons momentos e venceu por decisão unânime (29-28, 30-27 e 30-27), em combate pelo peso-pesado (até 120kg). Esta é a sua segunda vitória em três lutas desde que chegou no Ultimate. O australiano perdeu a segunda consecutiva.
UFC 238
8 de junho de 2019, em Chicago (EUA)
CARD PRINCIPAL
Henry Cejudo venceu Marlon Moraes por nocaute técnico aos 4m58s do R3
Valentina Shevchenko venceu Jessica Eye por nocaute aos 26s do R2
Tony Ferguson venceu Donald Cerrone por nocaute técnico (interrupção médica) aos 5m do R2
Petr Yan venceu Jimmie Rivera por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)
Blagoy Ivanov venceu Tai Tuivasa por decisão unânime (29-28, 30-27 e 30-27)
CARD PRELIMINAR
Tatiana Suarez venceu Nina Ansaroff por decisão unânime (triplo 29-28)
Aljamain Sterling venceu Pedro Munhoz por decisão unânime (triplo 30-27)
Alexa Grasso venceu Karolina Kowalkiewicz por decisão unânime (triplo 30-27)
Calvin Kattar venceu Ricardo Lamas por nocaute aos 4m06s do R1
Yan Xiaonan venceu Angela Hill por decisão unânime (triplo 29-28)
Darren Stewart venceu Bevon Lewis por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)
Eddie Wineland venceu Grigory Popov por nocaute aos 4m47s do R2
Katlyn Chookagian venceu Joanne Calderwood por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28)
Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate