Colby Covington provou que merece ser o próximo desafiante ao cinturão do peso-meio-médio (até 77kg), que pertence a Kamaru Usman. Com uma atuação dominante, ele não deu chances para Robbie Lawler e venceu a luta principal do UFC Newark por decisão unânime (50-44, 50-45 e 50-45), neste sábado. O número 2 da categoria, se não foi empolgante, também não se viu ameaçado em momento algum pelo ex-campeão.
Esta foi a sétima vitória consecutiva de "Chaos", que agora tem 15 triunfos e uma derrota. Lawler, por sua vez, perdeu a terceira consecutiva (a quarta nas últimas cinco lutas).
A luta
Covington tentou surpreender com um "superman punch" no início da luta e partiu para um double leg, mas Lawler defendeu e disparou cruzados. Colby insistiu, até se arriscou na trocação, até que conseguiu entrar nas pernas e grudar no rival. Após muita insistência no single leg, ele levou o duelo para o solo, mas o "Ruthless" ficou de pé pouco depois. Covington foi para as costas, derrubou e passou a trabalhar em busca do mata-leão. Lawler resistiu até faltar cerca de um minuto para acabar o round e conseguiu ficar de pé. Colby provocou, chamou para a luta, jogou cruzados e aplicou outra queda antes de o cronômetro zerar pela primeira vez.
Não demorou para Covington levar para o chão novamente. Ele jogou cruzados, encontrou o rosto do rival e rapidamente entrou em queda. Lawler ficou de pé e conseguiu se desvencilhar de "Chaos". Como de costume, Colby manteve o ritmo forte e grudou outra vez na sequência. Ele colocou mais alguns socos, conseguiu derrubar e voltou a dominar as costas de Ruthless, que se livrou mais uma vez. Entretanto, mesmo em pé só dava Covington, que variava golpes de forma incessante, enquanto via o oponente pouco reagir.
Colby Covington foi superior a Robbie Lawler em todas as áreas — Foto: Getty Images
Lawler caminhou para a frente, tentando ser mais agressivo, no começo do terceiro round. Antes mesmo que jogasse o primeiro soco, já estava no chão. Ele conseguiu escapar e ficar de pé. Na trocação franca, chegou a acertar uma boa esquerda, mas recebeu alguns golpes também. Covington voltou a buscar mais a luta agarrada, mas, sempre que Lawler se desvencilhava, Colby não hesitava em disparar seus socos, mantendo a clara vantagem.
Com superioridade nítida na trocação, Colby já não se preocupava tanto em colocar Lawler para baixo. Apenas abusava dos jabs e cruzados contra um rival passivo. Andar pelo terreno que o Ruthless domina já não era algo ameaçador, e Covington não parava. Com controle absoluto, administrou o round quase inteiramente em pé.
Com a derrota iminente, Lawler até se expôs mais no último round e mostrou lampejos do nocauteador que foi na maioria de suas lutas. Mas àquela altura a potência nos golpes já não era a mesma, e Covington absorveu bem quando necessário. Com muitos jabs, Colby controlou a distância e administrou uma vitória tranquila.
UFC Newark
3 de agosto, em Nova Jersey (EUA)
CARD PRINCIPAL
Colby Covington venceu Robbie Lawler por decisão unânime (50-44, 50-45 e 50-45)
Jim Miller venceu Clay Guida por finalização aos 58s do R1
Nasrat Haqparast venceu Netto BJJ por nocaute técnico aos 36s do R2
Gerald Meerschaert venceu Trevin Giles por finalização a 1m48s do R3
Scott Holtzman venceu Dong Hyun Ma por nocaute técnico (interrupção médica) aos 5m do R2
Kennedy Nzechukwu venceu Darko Stosic por decisão unânime (29-26, 28-27 e 28-27)
CARD PRELIMINAR
Mickey Gall venceu Salim Touahri por decisão unânime (triplo 29-28)
Antonina Shevchenko venceu Lucie Pudilova por finalização a 1m20s do R2
Matt Schnell venceu Jordan Espinosa por finalização a 1m23s do R1
Lauren Murphy venceu Mara Romero Borella por nocaute técnico a 1m46s do R3
Cláudio Hannibal venceu Cole Williams por finalização aos 2m35s do R1
Miranda Granger venceu Hannah Goldy por decisão unânime (triplo 30-27)
Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate