TIMES

Por Combate.com — Newark, EUA

Getty Images

Colby Covington provou que merece ser o próximo desafiante ao cinturão do peso-meio-médio (até 77kg), que pertence a Kamaru Usman. Com uma atuação dominante, ele não deu chances para Robbie Lawler e venceu a luta principal do UFC Newark por decisão unânime (50-44, 50-45 e 50-45), neste sábado. O número 2 da categoria, se não foi empolgante, também não se viu ameaçado em momento algum pelo ex-campeão.

Esta foi a sétima vitória consecutiva de "Chaos", que agora tem 15 triunfos e uma derrota. Lawler, por sua vez, perdeu a terceira consecutiva (a quarta nas últimas cinco lutas).

A luta

Covington tentou surpreender com um "superman punch" no início da luta e partiu para um double leg, mas Lawler defendeu e disparou cruzados. Colby insistiu, até se arriscou na trocação, até que conseguiu entrar nas pernas e grudar no rival. Após muita insistência no single leg, ele levou o duelo para o solo, mas o "Ruthless" ficou de pé pouco depois. Covington foi para as costas, derrubou e passou a trabalhar em busca do mata-leão. Lawler resistiu até faltar cerca de um minuto para acabar o round e conseguiu ficar de pé. Colby provocou, chamou para a luta, jogou cruzados e aplicou outra queda antes de o cronômetro zerar pela primeira vez.

Não demorou para Covington levar para o chão novamente. Ele jogou cruzados, encontrou o rosto do rival e rapidamente entrou em queda. Lawler ficou de pé e conseguiu se desvencilhar de "Chaos". Como de costume, Colby manteve o ritmo forte e grudou outra vez na sequência. Ele colocou mais alguns socos, conseguiu derrubar e voltou a dominar as costas de Ruthless, que se livrou mais uma vez. Entretanto, mesmo em pé só dava Covington, que variava golpes de forma incessante, enquanto via o oponente pouco reagir.

Colby Covington foi superior a Robbie Lawler em todas as áreas — Foto: Getty Images

Lawler caminhou para a frente, tentando ser mais agressivo, no começo do terceiro round. Antes mesmo que jogasse o primeiro soco, já estava no chão. Ele conseguiu escapar e ficar de pé. Na trocação franca, chegou a acertar uma boa esquerda, mas recebeu alguns golpes também. Covington voltou a buscar mais a luta agarrada, mas, sempre que Lawler se desvencilhava, Colby não hesitava em disparar seus socos, mantendo a clara vantagem.

Com superioridade nítida na trocação, Colby já não se preocupava tanto em colocar Lawler para baixo. Apenas abusava dos jabs e cruzados contra um rival passivo. Andar pelo terreno que o Ruthless domina já não era algo ameaçador, e Covington não parava. Com controle absoluto, administrou o round quase inteiramente em pé.

Com a derrota iminente, Lawler até se expôs mais no último round e mostrou lampejos do nocauteador que foi na maioria de suas lutas. Mas àquela altura a potência nos golpes já não era a mesma, e Covington absorveu bem quando necessário. Com muitos jabs, Colby controlou a distância e administrou uma vitória tranquila.

Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate

Mais do Sportv

Campeão meio-pesado do UFC aproveita feriado para praticar jiu-jitsu em família

Alex Poatan faz treino com os filhos na véspera de Natal

Ex-campeão do UFC participa da próxima luta em abril e minimiza chances de parar: "Quem disse que eu estava aposentado? Abril, estou de volta"

Fabricio Werdum anuncia retorno às competições em 2025

Lutador usa as redes sociais para reclamar de tratamento na organização, que no ano passado comprou o Bellator: "Mais de um ano da minha vida e carreira que nunca mais terei de volta"

Patricio Pitbull reclama que PFL não o libera e quer que lute em abril: "Refém"

Temporada regular da companhia foi marcada por domínio russo, ao tempo que o Brasil teve seu primeiro ano sem cinturões. Primeiro ano após compra do Bellator também foi com polêmicas

Retorno de Ngannou, falta de lutas no Bellator e Cris Cyborg histórica fazem a PFL em 2024 - Programa: Combate

Organização faz lista com dois duelos nacionais, um vencido por Cris Cyborg e outro por Bruno Robusto. Confira a lista que ainda tem vitórias de Impa Kasanganay, Paul Hughes e Lewis McGrillen

PFL elege top 5 de melhores lutas de 2024 e conta com quatro brasileiros - Programa: Combate no GE

Mateus Mendonça ficará afastado das competições por dois meses e promove rifa para custear aluguel

Brasileiro ex-UFC sofre lesão no pênis em treino e faz cirurgia de emergência

Em episódio que debate a relação da cozinha com o jiu-jítsu, chef fala sobre dieta, pressão e revela que a organização é o segredo do sucesso

Papo Cruzado: Thiago Castanho fala da dificuldade com restrições alimentares de Charles do Bronx   - Programa: Cortes podcasts ge

Líder da equipe paulista é o convidado da edição de Natal do podcast Mundo da Luta, e relembra quando Elon Musk usou óculos que são marca do time: "Que loucura, cara!"

Pablo Sucupira revela objetivo da Fighting Nerds em 2025: "Vamos atrás dos cinturões"

Britânico condena uso da inteligência artificial para pontuar sua luta com Oleksandr Usyk. Placar dos juízes laterais foi 116 a 112, enquanto IA pontou 118h a 112 para o ucraniano em resultado experimental

Tyson Fury sobe experiência com IA em luta de boxe: "F***-se todos os computadores"

Ian Heinisch, que não luta desde julho de 2021, relembra episódio em que esqueceu onde estava enquanto dirigia: "Minha única prioridade agora é me sentir normal novamente"

Ex-lutador do UFC detalha como lesões cerebrais forçaram aposentadoria