Recordista de finalizações da história do UFC, o peso-leve brasileiro Charles do Bronx parece estar se tornando também um nocauteador. Com uma atuação digna de um especialista na trocação, o brasileiro nocauteou o americano Jared Gordon em apenas 1m26s do primeiro round, chegando à sua sexta vitória consecutiva no evento, e à 15ª luta finalizada (finalização ou nocaute) na história do UFC, chegando à segunda posição na história do evento, atrás apenas de Donald Cerrone, que tem 16.
Charles do Bronx nocauteou Jared Gordon no UFC São Paulo — Foto: Marcos Ribolli
- Quando minha filha nasceu, eu disse que tudo iria mudar. Agora não tem nome nem lugar, é tempo ruim o tempo todo. Ei Dana, ei Sean, estou há 10 anos na casa, e eu sempre pedi por um adversário ranqueado. Hoje, como meu pai diz, vou dar nome: Conor McGregor, vem que aqui está tendo! Vou ser o primeiro cara a te nocautear! Se não for ele, pode ser o Paul Felder! O último que me venceu. Pode ser qualquer um, eu sou melhor que qualquer um nessa categoria! - disse o brasileiro após a luta.
Charles do Bronx acerta o uppercut que derrubou Jared Gordon no UFC São Paulo — Foto: Marcos Ribolli
A luta começou com Charles do Bronx desferindo um chute forte na perna de Jared Gordon. O americano se movimentava, mas não conseguia atacar o brasileiro. O paulista tentou catar a perna do americano, mas não conseguiu mantê-lo no chão. Após mais alguns golpes trocados, Do Bronx acertou um cruzado curto de direita de encontro que abalou Gordon. Com muita velocidade, o brasileiro acertou um uppercut de direita que levou o rival à lona. Com mais um golpe duro de direita, o árbitro Osiris Maia foi obrigado a interromper a luta, decretando o nocaute.
Charles do Bronx festeja UFC São Paulo — Foto: Marcos Ribolli
Maurício Shogun empata com Paul Craig em decisão polêmica
Em uma luta tensa e muito equilibrada, o ex-campeão do peso-meio-pesado do UFC Maurício Shogun teve uma boa atuação contra o escocês Paul Craig, mas os juízes decidiram que a disputa foi um empate dividido (29-28, 28-29 e 28-28), frustrando os lutadores e os fãs, que vaiaram muito o anúncio do resultado.
Mauricio Shogun e Paul Craig empatam no UFC São Paulo — Foto: Getty Images
A luta começou com Shogun tentando se aproximar para golpear Craig, que utilizava a sua envergadura para manter o brasileiro à distância e, em seguida, tentar usar o seu jiu-jítsu. O brasileiro resistiu, mas acabou novamente com as costas na grade, recebendo golpes seguidos e se defendendo como podia. Após tentar derrubar o escocês, Shogun acertou um golpe de esquerda, e tentou outros, que não conectaram na cabeça de Craig, que conseguia ficar longe do alcance do brasileiro.
Mauricio Shogun golpeia Paul Craig no UFC São Paulo — Foto: Marcos Ribolli
A maior envergadura de Paul Craig fazia a diferença em favor do escocês. Os seus jabs acertavam Maurício Shogun, que não conseguia o revide. O brasileiro, enfim, conseguiu aproximar-se, e derrubou Craig, ficando por cima no chão e tentando as marteladas na cabeça do rival. Craig se defendeu e tentou um triângulo, sem sucesso. Shogun levantou-se e, mesmo recebendo uma pedalada de raspão, caiu novamente por cima do escocês, tentando golpear. Craig se defendeu e a luta se manteve nesse panorama, com o domínio do brasileiro, até o intervalo.
Mauricio Shogun é acertado por Paul Craig no UFC São Paulo — Foto: Marcos Ribolli
Maurício Shogun aparentava muito cansaço no início terceiro e último round. Paul Craig parecia mais inteiro fisicamente e se movimentava melhor. O brasileiro, no entanto, era mais agressivo e tomava a iniciativa do combate, buscando atacar o escocês, que teve a perna travada e foi derrubado por Shogun. Novamente por cima no chão, o curitibano evitava as tentativas de raspada de Craig, mas não conseguia atacá-lo com eficiência. Conforme o tempo passava e Craig não conseguia se erguer, Shogun controlava a luta na experiência, deixando o tempo passar em posição de domínio. Nos últimos segundos, o brasileiro se levantou, conectou dois cruzados, de direita e esquerda, mas acabou sendo derrubado por Craig, terminando a luta por baixo no chão.
André Sergipano vence Antônio Arroyo em luta morna
No duelo de estreantes brasileiros do card principal do UFC São Paulo, o peso-médio André Sergipano venceu o compatriota Antônio Arroyo por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27). Sergipano teve bons momentos no chão durante o combate, mas não teve condições físicas de manter o ritmo até o fim.
André Sergipano encaixa uma chave de braço em Antônio Arroyo no UFC São Paulo — Foto: Marcos Ribolli
A luta começou com Arroyo partindo para cima de Sergipano com golpes seguidos. Sergipano resistiu e derrubou o rival com as costas no chão, encaixando uma chave de braço. Arroyo resistiu ao ataque e defendeu o golpe, mas foi derrubado e ficou com as costas no chão junto à grade. Sergipano acertou uma joelhada na cabeça de Arroyo, que reclamou do golpe ter sido ilegal - a imagem da TV mostrou que não foi, pois o atingiu antes de o joelho de Arroyo tocar o chão. Após uma breve interrupção, a disputa foi retomada e, após trocas de golpes de ambos os lados, Sergipano recebeu uma série de golpes que o abalaram nos últimos segundos antes do intervalo.
André Sergipano tenta a finalização sobre Antônio Arroyo no UFC São Paulo — Foto: Marcos Ribolli
André Sergipano iniciou o segundo round em vantagem na luta agarrada, dominando as costas de Antônio Arroyo e tentando um mata-leão, mesmo sem estar com o braço no pescoço do rival. Arroyo resistiu e se defendeu, mas Sergipano insistiu no chão, e conseguiu a montada, mas perdeu a posição em seguida, ficando por baixo no chão. No terceiro round, André Sergipano mostrou melhor preparo físico e derrubou Antônio Arroyo mais uma vez na luta, ficando por cima no chão junto à grade e golpeando constantemente, mesmo sem força. Arroyo estava muito cansado, mas livrou-se da posição, mas não conseguiu agredir o rival até o fim.
Wellington Turman vence Markus Maluko por pontos
Na luta de abertura do card principal do UFC São Paulo, o peso-médio Wellington Turman mostrou muita efetividade na luta agarrada e venceu Markus Maluko por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27).
Wellington Turman acerta uma direita em Markus Maluko no UFC São Paulo — Foto: Marcos Ribolli
A luta começou equilibrada, com Turman levando uma pequena vantagem na trocação. Maluko tentava golpes de efeito, mas não era muito efetivo. Já o rival tinha mais precisão nos golpes que desferia. O panorama não se alterou no segundo round, mesmo com mais equilíbrio entre os lutadores. No terceiro round, sabendo que estava em desvantagem no combate, Markus Maluko investiu nos chutes na linha de cintura, mas Wellington Turman manteve a estratégia de encurtar a distância e usar a luta agarrada para desgastar o adversário. Com as costas no chão junto à grade, Maluko tentava muito, mas não conseguia se livrar do rival, que não lhe dava chance ou espaço para se recuperar na disputa. Nos segundos finais, Maluko tentou desferir alguns golpes desesperados, que até acertaram Turman, mas não chegaram a abalá-lo.
Wellington Turman golpeia Markus Maluko no UFC São Paulo — Foto: Marcos Ribolli
Confira todas as lutas do evento:
CARD PRINCIPAL
Jan Blachowicz venceu Ronaldo Jacaré por decisão dividida (48-47, 47-48 e 48-47)
Maurício Shogun x Paul Craig foi declarada empate dividido (29-28, 28-29 e 28-28)
Charles do Bronx venceu Jared Gordon por nocaute a 1m26s do R1
André Sergipano venceu Antônio Arroyo por decisão unânime (triplo 30-27)
Wellington Turman venceu Markus Maluko por decisão unânime (triplo 30-27)
CARD PRELIMINAR
James Krause venceu Serginho Moraes por nocaute aos 4m19s do R3
Ricardo Carcacinha venceu Eduardo Garagorri por finalização aos 3m57s do R1
Francisco Massaranduba venceu Bobby Green por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28)
Randy Brown venceu Warlley Alves por finalização a 1m22s do R2
Douglas D'Silva venceu Renan Barão por decisão unânime (30-27, 30-27 e 30-26)
Ariane Lipski venceu Isabela de Pádua por decisão unânime (30-26, 30-26 e 29-27)
Tracy Cortez venceu Vanessa Melo por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate