Especialista em jiu-jítsu, Antônio Cara de Sapato fez o "dever de casa" contra Jack Marshman, na quarta luta do card preliminar do UFC São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera, na noite de sábado. O faixa-preta finalizou o americano com um mata-leão aos 4m30s do primeiro round, emplacando sua quarta vitória no peso-médio do Ultimate, com direito a uma atuação de gala.
Antônio Cara de Sapato aperta o pescoço de Jack Marshman no UFC São Paulo — Foto: Getty Images
- Eu era muito imaturo no esporte quando entrei no TUF. Tinha apenas seis meses e venci. Agora é continuar treinando. Eu estou pronto para qualquer desafio. Não estou nem no meu auge ainda, mas estou pronto. Estou aqui pronto para pegar o bastão dos brasileiros que estão para se aposentar do MMA. Quando eu pego as costas eu estou em casa (risos). Aqui em São Paulo eu estou em casa. Eu tenho grandes memórias desse lugar, foi aqui que conquistei o TUF e vou levar a torcida de vocês onde quer que eu vá. Esse é o meu povo! Eu amo vocês! Vocês são demais! - vibrou Antônio Cara de Sapato, que respondeu a uma pergunta feita por Daniel Cormier, campeão dos meio-pesados e que está trabalhando como comentarista nesta edição.
Cara de Sapato havia enfileirado Leonardo Leleco, Marvin Vettori e Eric Spicely - dois deles por finalização. O ex-participante do TUF Brasil 3, que se sagrou campeão do programa justamente no Ibirapuera, começa a trilhar um caminho sólido na divisão. Marshman, por sua vez, perdeu novamente para um brasileiro: ele havia sido superado por Thiago Marreta no início do ano.
Brasileiro recebeu uma barulhenta saudação da torcida antes e depois da luta — Foto: Getty Images
A luta
Cara de Sapato e Jack Marshman trocaram golpes timidamente no início do primeiro round - até que o brasileiro acerto um bom cruzado no rosto do adversário. Após se aproximar, o brasileiro levou o duelo para o seu ponto forte: a luta de chão. Especialista em jiu-jítsu, o faixa-preta trabalhou por cima na meia-guarda, enquanto o adversário travava sua nuca para minar a movimentação. O árbitro central Osíris Maia pediu que ambos trabalhassem, e o paraibano desferiu algumas cotoveladas. Faltando 1m11s, enfim, montou para castigar o americano no ground and pound. Marshman tentava espernear para tirar o brasileiro de cima e, ao ceder as costas, fez tudo o que Cara de Sapato queria: uma brecha para pegar o pescoço, apertar o mata-leão e finalizar a 30 segundos do término do primeiro round.
Confira os resultados das lutas do evento:
CARD PRINCIPAL
Derek Brunson venceu Lyoto Machida por nocaute a 2m30s do R1
Colby Covington venceu Demian Maia por decisão unânime (29-27, 30-27 e 30-26)
Pedro Munhoz venceu Rob Font por finalização aos 4m03s do R1
Francisco Massaranduba venceu Jim Miller por decisão unânime (triplo 29-28)
Thiago Marreta venceu Jack Hermansson por nocaute técnico aos 4m59s do R1
John Lineker venceu Marlon Vera por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28)
CARD PRELIMINAR
Vicente Luque venceu Niko Price por finalização aos 4m08s do R2
Antônio Cara de Sapato venceu Jack Marshman por finalização aos 4m30s do R1
Jared Gordon venceu Hacran Dias por decisão unânime (29-26, 29-27 e 30-26)
Elizeu Capoeira venceu Max Griffin por decisão unânime (29-28, 29-27 e 29-28)
Deiveson Alcântara venceu Jarred Brooks por decisão dividida (27-30, 29-28 e 29-28)
Marcelo Golm venceu Christian Colombo por finalização aos 2m08s do R1
Assine o Combate e assista ao vivo e com exclusividade a todos os eventos do UFC — Foto: Editoria de arte