TIMES

Por Combate.com — Sacramento, EUA

Getty Images

O card preliminar do UFC Sacramento não foi bom para os brasileiros. Dos três representantes do país na primeira parte do evento, apenas um saiu vencedor. Livinha Souza foi derrotada por Brianna van Buren, e Sheymon Moraes sofreu o primeiro nocaute da carreira diante de Andre Fili. O único a ter o braço levantado foi o estreante John Allan, que venceu Mike Rodriguez por decisão unânime em uma luta muito disputada.

Confira as lutas do card preliminar:

John Allan estreia com vitória sobre Mike Rodriguez

Na luta que encerrou o card preliminar do UFC Sacramento, o peso-meio-pesado brasileiro John Allan, que fazia a sua estreia no UFC, fez uma apresentação eficiente, e soube controlar a luta contra o americano Mike Rodriguez, vencendo por decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28 e 30-27).

John Allan Mike Rodriguez UFC Sacramento — Foto: Getty Images

A luta começou com os dois lutadores trocando chutes baixos. A luta foi para a grade, e ambos conectaram bons golpes, com vantagem para Mike Rodriguez, que acertou mais que John Allan. Na metade do round, o brasileiro conseguiu uma bela derrubada, ficando por cima do americano e tentando encaixar uma guilhotina. O americano resistiu, e Allan aplicou dois golpes antes de se afastar. A luta se manteve equilibrada até o intervalo.

Na volta para o segundo round, Mike Rodriguez aparentava desgaste, mas Allan também não mostrava o mesmo desempenho do round anterior. Após receber um golpe duro junto à grade, o brasileiro levou a luta novamente para o chão. Rodriguez se levantou e, após receber duas joelhadas na cabeça, viu Allan tentar levar a luta novamente para o chão. O americano, no entanto, deu sorte, e caiu por cima. Muito ativo mesmo com as costas no chão, Allan atacou Rodriguez e tentou uma chave de braço. O americano se defendeu, mas quase ficou em uma guilhotina. Rodriguez se defendeu novamente, e terminou o round por cima, na guarda do brasileiro.

Mike Rodriguez começou o terceiro round acertando uma joelhada na região genital de John Allan. O brasileiro precisou de alguns minutos para se recuperar. Na volta, o americano continuou apostando nos chutes, mantendo Allan à distância. O brasileiro conectou um bom cruzado de direita, absorvido por Rodriguez. Na metade do round, John Allan derrubou Mike Rodriguez mais uma vez, e tentou aplicar uma kimura antes do rival se erguer. Os dois lutadores mostravam desgaste, mas Allan mostrava um maior repertório de golpes. Após aplicar joelhadas e cruzados na linha de cintura, o brasileiro derrubou o americano novamente, desta vez ficando por cima e golpeando até o fim da luta.

Andre Fili nocauteia Sheymon Moraes no primeiro round

Lutando em casa, na cidade de Sacramento, o peso-pena americano Andre Fili não deu chances ao brasileiro Sheymon Moraes. Com uma atuação segura, Fili venceu por nocaute técnico aos 3m07s do primeiro round, impondo a Moraes a sua terceira derrota em cinco lutas no UFC - a primeira por nocaute na carreira.

Andre Fili acerta o cruzado que derrubou Sheymon Moraes no UFC Sacramento — Foto: Getty Images

A luta começou com Fili se movimentando mais e atacando com jabs, enquanto Sheymon buscava os golpes de longa distância, esquivando bem. Os dois lutadores buscavam a trocação, com chutes altos. Após uma tentativa de chute alto de Sheymon, Fili acertou uma combinação de direto de direita e chute alto que abalou o brasileiro. Ainda grogue, Sheymon tentou atacar e se manter vivo, mas foi derrubado com um novo golpe e, no chão, recebeu mais alguns socos antes do árbitro encerrar a luta, decretando o nocaute técnico.

Julianna Peña vence Nicco Montaño na "luta do retorno"

Após uma ausência de cerca de dois anos e meio, na qual se tornou mãe, a peso-galo Julianna Peña fez um retorno triunfal contra a ex-campeã peso-mosca do UFC, Nicco Montaño - que também não lutava havia quase dois anos e meio - por decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28 e 29-27).

Julianna Peña golpeia Nicco Montaño em sua vitória no UFC Sacramento — Foto: Getty Images

A luta começou com as duas lutadoras trocando golpes e Montaño levando Peña para a grade. As duas trocaram joelhada junto à grade, e Peña, ao errar ao tentar levar a luta para o chão, acabou ficando por baixo de Montaño, que dominou as suas costas. Peña se defendeu e girou, mas não conseguiu sair de baixo da rival. Enquanto Montaño atacava, Peña tentava encaixar finalizações - quase acertou uma chave de braço - até que a ex-campeã peso-mosca mais uma vez dominou suas costas, e a manteve sob controle até o intervalo.

Nicco Montaño manteve o domínio no segundo round, golpeando Julianna Peña e evitando a reação da rival até a marca de dois minutos para o intervalo, quando Peña conseguiu uma raspada de cotovelo, invertendo a posição e ficando por cima no chão. Julianna Peña mostrou sua maior categoria mantendo a rival com as costas no chão e golpeando a cabeça para tentar abrir espaço para uma guilhotina. Montaño não conseguia se livrar da pressão, terminando o round em desvantagem.

Julianna Peña apresenta inchaço no olho esquerdo no UFC Sacramento — Foto: Reprodução / Combate

Com um inchaço abaixo do olho esquerdo, Julianna Peña voltou melhor no terceiro round, mais uma vez catando a perna de Nicco Montaño e derrubando-a junto à grade. Montaño conseguiu se livrar após algum tempo e voltou a pressionar Peña, que mais uma vez conseguiu inverter a posição, mantendo-se em vantagem no chão até o fim.

Ryan Hall vence Darren Elkins apostando na trocação

Em uma luta surpreendente, o peso-pena Ryan Hall usou a trocação para vencer o compatriota Darren Elkins por decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28 e 30-27). Conhecido pelo talento na luta agarrada e pela chave de calcanhar, Hall conseguiu se impôr a Elkins na trocação, conectando bons chutes altos e buscando a finalização em seguida.

Ryan Hall acerta um chute rodado em Darren Elkins no UFC Sacramento — Foto: Getty Images

A luta começou com Elkins se mantendo à distância de Hall, para evitar a catada de tornozelo característica do seu rival. Após tentar duas vezes a catada de calcanhar, e ver Elkins se esquivar e atacá-lo com chutes nas pernas, Hall passou a tentar os chutes rodados e, logo depois, se jogar de costas no chão para tentar atrair o rival para o chão. Elkins, no entanto, estava atento e não caiu na armadilha do adversário. A mudança de estratégia de Hall, no entanto, deu resultado no minuto final. Um novo chute rodado, no minuto final, acertou o queixo de Elkins, que caiu semi-nocauteado. Hall se aproveitou para encaixar uma guilhotina, defendida pelo adversário. Em seguida, Hall conseguiu catar a perna de Elkins, e fez a transição para um triângulo com chave de braço, que só não encerrou a luta porque o sinal de fim do round tocou.

Aproveitando o desgaste de Darren Elkins, Ryan Hall voltou agressivo para o segundo round, acertando bons golpes e mantendo o rival, ainda abalado pelo castigo sofrido no round anterior, sob controle. Elkins tentava atacar, mas Hall se movimentava bem, usando os espaços vazios do octógono para não se deixar encurralar e, ao mesmo tempo, buscava a oportunidade de encaixar a chave de calcanhar. O panorama da disputa não se alterou no terceiro round, mas Ryan Hall, sabendo da vantagem que abriu nos rounds anteriores, passou a administrar a luta, evitando correr riscos, enquanto Darren Elkins buscava atacar, mas não conseguia encurralar o rival.

Jonathan Martinez nocauteia Pingyuan Liu no fim da luta

Em uma luta sonolenta e pouco inspirada por parte dos dois lutadores, o peso-galo americano Jonathan Martinez venceu o chinês Pingyuan Liu por nocaute aos 3m54s do terceiro round com uma joelhada de esquerda que acertou em cheio o rosto do adversário, levando-o ao chão imediatamente após o golpe.

Janathan Martinez acerta a joelhada que nocauteou Pingyuan Liu no UFC Sacramento — Foto: Getty Images

A luta começou morna, sem que os atletas se agredissem efetivamente. Os dois se movimentavam muito e buscavam os chutes altos e na linha de cintura. A pouco mais de um minuto para o intervalo, no entanto, Liu conectou um bom golpe de direita que abalou Martinez. O americano revidou com uma joelhada que fez o chinês recuar, diminuindo os seus ataques. O segundo round decorreu exatamente como o início do primeiro, com muita movimentação e poucos golpes efetivos. O terceiro round caminhava para o mesmo destino, quando, a pouco mais de um minuto para o fim, Martinez conectou uma joelhada certeira no rosto de Liu que levou o chinês a nocaute.

Brianna van Buren surpreende e vence Livinha Souza

Primeira atleta do Brasil a subir ao octógono do UFC Sacramento, a peso-palha Livinha Souza foi derrotada pela estreante americana Brianna van Buren por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27). As duas lutadoras, que são ex-campeãs da categoria no Invicta FC, fizeram uma boa luta, mas Van Buren, que é apelidada de "Touro" por sua força física, levou a melhor nos três rounds.

Brianna van Buren acerta um chute alto em Livinha Souza no UFC Sacramento — Foto: Getty Images

A luta começou com Brianna van Buren encurtando a distância e aplicando golpes em Livinha Souza, acuando-a na grade. A brasileira se manteve calma, aproveitando a posição para desferir joelhadas na linha de cintura da americana e preparando as quedas utilizando técnicas de judô. Van Buren se defendeu e, após receber um jab de direita, desferiu um chute alto que parou na luva de Souza antes de levar novamente a luta para a grade. Desta vez, Livinha saiu rápido, mas recebeu um golpe e, desequilibrada, acabou caindo e levantando-se rápido. Nos segundos finais, a brasileira ainda derrubou a americana, mas não conseguiu fazer muita coisa por cima no chão.

Van Buren voltou mais agressiva para o segundo round, aplicando golpes rápidos e secos em Livinha Souza, que não conseguia se defender com eficiência. A americana se mostrava mais solta no combate, enquanto a brasileira sentia os golpes e não mostrava poder de recuperação na luta. A Van Buren levava vantagem clara na trocação, abalando Souza, e mostrando preparo físico e força para suportar o ritmo intenso que ela mesma impunha na disputa.

Brianna van Buren dominou Livinha Souza na luta em pé no UFC Sacramento — Foto: Getty Images

Em desvantagem clara nos dois primeiros rounds, Livinha Souza voltou para o terceiro round mais agressiva, apostando nos chutes baixos para diminuir a movimentação de Brianna van Buren. Com pouco mais de um minuto de luta, a brasileira derrubou a americana, que se levantou usando a força física após tentar uma omoplata. Van Buren chegou a erguer Souza, que tentou uma guilhotina antes de ser levada para o chão, com o golpe defendido. Por baixo junto à grade, Livinha via a rival dominá-la na luta agarrada, que é a sua especialidade, além de aplicar bons golpes em sequência. Desgastada e já cansada, a brasileira foi derrubada nos segundos finais, e tentou encaixar uma chave de braço, mas a americana apenas esperou o tempo acabar para comemorar a vitória.

Benito Lopez vence Vince Morales em luta polêmica

Na luta de abertura do evento, o peso-galo americano Benito Lopez venceu o compatriota Vince Morales por decisão unânime dos juízes (triplo 29-28) em uma luta equilibrada e muito disputada. A decisão dos juízes causou estranheza, já que Vince Morales aparentou ter maior domínio da luta do que o adversário.

Benito Lopez encaixa um golpe em Vince Morales na luta de abertura do UFC Sacramento — Foto: Getty Images

Benito Lopez iniciou o combate castigando Vince Morales com chutes nas pernas e na linha de cintura. Morales se mantinha na defensiva até o minuto final, quando um cruzado de direita acertou Lopez em cheio, derrubando-o e tentando partir para cima no chão. Lopez ensaiou um triângulo, mas Morales evitou a posição e se manteve na luta em pé até o intervalo. O bom golpe no primeiro round deu confiança a Morales, que voltou mais agressivo e tomando a iniciativa da luta. Lopez mantinha a estratégia de usar chutes nas pernas e na linha de cintura, mas já sem tanta confiança.

Melhor na luta, Vince Morales mais uma vez saiu em vantagem no início do round. Mais agressivo e confiante, e vendo Benito Lopez usando apenas os chutes, e já não se movimentando tão bem, Morales manteve a iniciativa dos ataques, principalmente com jabs e diretos que encontravam o destino na grande maioria das vezes. Lopez tentou acelerar o ritmo no fim da luta, sem muito resultado.

Veja todos os resultados do evento:

CARD PRINCIPAL
Germaine de Randamie venceu Aspen Ladd por nocaute técnico aos 16s do R1
Urijah Faber venceu Ricky Simón por nocaute técnico aos 46s do R1
Josh Emmett venceu Mirsad Bektic por nocaute técnico aos 4m25s do R1
Karl Roberson venceu Wellington Turman por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Marvin Vettori venceu Cezar Mutante por decisão unânime (triplo 30-27)
CARD PRELIMINAR
John Allan venceu Mike Rodriguez por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)
Andre Fili venceu Sheymon Moraes por nocaute técnico aos 3m07s do R1
Julianna Peña venceu Nicco Montaño por decisão unânime (29-28, 29-28 e 29-27)
Ryan Hall venceu Darren Elkins por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)
Jonathan Martinez venceu Pingyuan Liu por nocaute aos 3m54s do R3
Brianna van Buren venceu Livinha Souza por decisão unânime (triplo 30-27)
Benito Lopez venceu Vince Morales por decisão unânime (triplo 29-28)

Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate

Mais do Sportv

Campeão meio-pesado do UFC aproveita feriado para praticar jiu-jitsu em família

Alex Poatan faz treino com os filhos na véspera de Natal

Ex-campeão do UFC participa da próxima luta em abril e minimiza chances de parar: "Quem disse que eu estava aposentado? Abril, estou de volta"

Fabricio Werdum anuncia retorno às competições em 2025

Lutador usa as redes sociais para reclamar de tratamento na organização, que no ano passado comprou o Bellator: "Mais de um ano da minha vida e carreira que nunca mais terei de volta"

Patricio Pitbull reclama que PFL não o libera e quer que lute em abril: "Refém"

Temporada regular da companhia foi marcada por domínio russo, ao tempo que o Brasil teve seu primeiro ano sem cinturões. Primeiro ano após compra do Bellator também foi com polêmicas

Retorno de Ngannou, falta de lutas no Bellator e Cris Cyborg histórica fazem a PFL em 2024 - Programa: Combate

Organização faz lista com dois duelos nacionais, um vencido por Cris Cyborg e outro por Bruno Robusto. Confira a lista que ainda tem vitórias de Impa Kasanganay, Paul Hughes e Lewis McGrillen

PFL elege top 5 de melhores lutas de 2024 e conta com quatro brasileiros - Programa: Combate no GE

Mateus Mendonça ficará afastado das competições por dois meses e promove rifa para custear aluguel

Brasileiro ex-UFC sofre lesão no pênis em treino e faz cirurgia de emergência

Em episódio que debate a relação da cozinha com o jiu-jítsu, chef fala sobre dieta, pressão e revela que a organização é o segredo do sucesso

Papo Cruzado: Thiago Castanho fala da dificuldade com restrições alimentares de Charles do Bronx   - Programa: Cortes podcasts ge

Líder da equipe paulista é o convidado da edição de Natal do podcast Mundo da Luta, e relembra quando Elon Musk usou óculos que são marca do time: "Que loucura, cara!"

Pablo Sucupira revela objetivo da Fighting Nerds em 2025: "Vamos atrás dos cinturões"

Britânico condena uso da inteligência artificial para pontuar sua luta com Oleksandr Usyk. Placar dos juízes laterais foi 116 a 112, enquanto IA pontou 118h a 112 para o ucraniano em resultado experimental

Tyson Fury sobe experiência com IA em luta de boxe: "F***-se todos os computadores"

Ian Heinisch, que não luta desde julho de 2021, relembra episódio em que esqueceu onde estava enquanto dirigia: "Minha única prioridade agora é me sentir normal novamente"

Ex-lutador do UFC detalha como lesões cerebrais forçaram aposentadoria