Jan Blachowicz x Jimi Manuwa UFC Londres — Foto: Brandon Magnus/Zuffa LLC / Getty Images
Se em 2015 a luta entre Jan Blachowicz e Jimi Manuwa no peso-meio-pesado (até 93kg) foi criticada pela falta de ação, neste sábado, no UFC Londres, os dois lutadores entregaram muito na co-luta principal. E se no combate na Polônia foi o inglês que saiu vencedor, agora foi a vez de o polonês ficar com a vitória na capital inglesa. O triunfo de Jan Blachowicz veio na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28 e 30-27).
Jan Blachowicz, de 35 anos, tem agora 22 vitórias e sete derrotas. O polonês soma três vitórias consecutivas e se coloca entre os principais desafiantes da divisão para tentar tirar o cinturão do campeão Daniel Cormier.
A luta
Manuwa começou a luta domina o cage e mostrando mais confiança nos golpes que soltava, mas quem foi mais efetivo ao começar a encaixar os golpes foi Blachowicz. O polonês conseguia sempre colocar golpes limpos na sequência, principalmente com os jabs de esquerda. Um uppercut de Blachowicz derrubou Manuwa, que se reerguer já com o nariz sangrando. No clinche, o polonês ainda disparou uma joelhada contundente.
No segundo round, os jabs de Blachowicz continuaram a entrar limpos, enquanto os dois partiam para uma trocação mais franca. Um gancho de esquerda na linha de cintura disparado pelo inglês machucou o rival. Blachowicz tentou ir para as costas, mas Manuwa deslizou a saiu da posição. Um chute alto de Manuwa entrou em cheio no polonês, e o round terminou com um bom jab de esquerda do lutador da casa. Blachowicz mergulhou nas pernas tentando frear o rival.
O terceiro round começou de novo com trocação franca, mas os dois lutadores já mostravam cansaço e diminuíram o ritmo. Apesar da empolgação da torcida, que sentia que a luta podia terminar a qualquer hora, os dois foram menos incisivos. Manuwa acertou um chute alto, enquanto Blachowicz trabalhava bem o jab de esquerda. Um cruzado do polonês também entrou, e na sequência ele botou para baixo para administrar o fim do combate.
Tom Duquesnoy volta a vencer ao bater Terrion Ware
Tom Duquesnoy venceu Terrion Ware na decisão unânime dos juízes no UFC Londres — Foto: Brandon Magnus/Zuffa LLC / Getty Images
O francês Tom Duquesnoy, de 24 anos, se recuperou da derrota na última luta e voltou a vencer neste sábado, no UFC Londres, ao levar a melhor contra Terrion Ware na decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27). O peso-galo (até 61kg), que já foi campeão nesta divisão e também no peso-pena no BAMMA, chega a 16 vitórias no cartel, que tem também duas derrotas.
Duquesnoy começou a luta buscando bastante os chutes baixos na perna esquerda de Ware, castigando a coxa do rival. Com boas sequências do francês, o americano só conseguiu um bom momento ao ficar na montada nos últimos dez segundos, mas não teve tempo de virar o duelo. No round seguinte, Ware encontrou melhor a distância na volta da luta, mas do meio para o final do round Duquesnoy acertou bons ganchos no fígado. De novo nos últimos segundos, Ware teve chance de golpear por cima com boas cotoveladas. Para o último round, Duquesnoy continuou dominando o duelo e encaixando golpes duros em sequências.
Leon Edwards vence por nocaute técnico a 1s do fim
Leon Edwards dominou o duelo com Sobotta no UFC Londres — Foto: Brandon Magnus/Zuffa LLC / Getty Images
Leon Edwards emendou a quinta vitória seguida na carreira, e ela veio neste sábado em casa, no UFC Londres. O jamaicano radicado na Inglaterra venceu Peter Sobotta por nocaute técnico aos 4m59 do terceiro round, quando já tinha vantagem no combate para também vencer por pontos.
O peso-meio-médio (até 77kg) tem no cartel 15 vitórias e apenas três derrotas, e logo após ser anunciado vencedor desafiou Darren Till, inglês já escalado para a luta principal do UFC Liverpool, em 27 de maio. Till, que estava na primeira fila da plateia, fez pouco caso do pedido de Edwards.
No início do combate, Edwards já cruzou a direita e Sobotta caiu levando o knockdown. Mas o alemão já aproveitou para tentar pegar o braço do inglês para finalizar. Sem sucesso, Sobotta viu Edwards ficar por cima. Com a luta de volta em cima, Edwards mandou um direto de direita poderoso. No segundo round, os dois lutadores fizeram um combate com boa trocação, mas Edwards conseguiu uma queda importante. No último round, uma cotovelada de Edwards abriu um corte fundo em Sobotta. Com o rival sangrando, o inglês passou o último minuto grudado nas costas e castigando Sobotta, até que o árbitro interrompeu restando um segundo.
Confira todos os resultados do UFC Londres:
CARD PRINCIPAL
Alexander Volkov vence Fabricio Werdum por nocaute técnico a 1m38 do R4
Jan Blachowicz venceu Jimi Manuwa por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)
Tom Duquesnoy venceu Terrion Ware por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)
Leon Edwards venceu Peter Sobotta por nocaute técnico aos 4m59 do R3
CARD PRELIMINAR
Charles Byrd venceu John Phillips por finalização aos 3m58 do R1
Danny Roberts venceu Oliver Enkamp por nocaute aos 2m12 do R1
Danny Henry venceu Hakeem Dawodu por finalização aos 39s do R1
Paul Craig venceu Magomed Ankalaev por finalização aos 4m59 do R3
Kajan Johnson venceu Stevie Ray por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)
Dmitriy Sosnovskiy venceu Mark Godbeer por finalização aos 4m29 do R2
Assine o Combate e assista ao vivo e com exclusividade a todos os eventos do UFC — Foto: divulgação