Não foi por falta de vontade, mas Anderson Berinja sofreu sua segunda derrota em duas lutas pelo Ultimate. Na noite deste sábado, no card principal do UFC Greenville, na Carolina do Sul (EUA), o brasileiro perdeu para Andre Ewell por decisão unânime (29-28, 29-28 e 29-27). O duelo foi um dos melhores de todo o card e empolgou o público presente na arena. O americano foi superior nos dois primeiros rounds e garantiu o triunfo, recuperando-se do revés na luta anterior, contra Nathaniel Wood.
Berinja buscou encurtar a distância já no início e conseguiu entrar no raio de ação do rival, mas o americano usava bem os jabs para tentar afastá-lo. Após levar alguns jabs e diretos, o brasileiro atirou um double leg, mas Ewell defendeu bem e se desvencilhou. O americano cresceu na luta, aumentou o ritmo e conectou golpes duros no rosto de Berinja, que não encontrava resposta para o oponente. O brasileiro ainda tentou partir para cima nos últimos segundos, mas jogou muitos golpes no vazio.
Ewell manteve a estratégia do primeiro round e seguiu mostrando mais técnica na trocação, utilizando bem a vantagem de envergadura. Um dedo no olho do brasileiro interrompeu o duelo brevemente quando faltavam pouco mais de três minutos para acabar o round. No retorno, Berinja tentou acelerar para encurtar a distância, mas a velocidade de Ewell continuou complicando a vida do brasileiro. Com pouco menos de dois minutos para o fim, Berinja finalmente conseguiu uma queda. Ele passou a guarda com técnica, mas se precipitou ao ir para a montada e permitiu que Ewell ficasse de pé. O americano conectou mais golpes na reta final e os dois lutadores trocaram provocações no fim do assalto.
O panorama não mudou na volta para o terceiro round. Berinja até mostrava senso de urgência, mas recebia muitos jabs e diretos. Na altura dos três minutos para o fim, o brasileiro conseguiu a queda e caiu dentro da guarda de Ewell. Aos poucos Berinja foi evoluindo no solo, ganhou a meia-guarda e transitou para a montada com pouco menos de dois minutos para acabar o duelo, mas Ewell explodiu e ficou de pé. O brasileiro insistiu na pressão na grade, atacou no double leg, porém, o americano escapou outra vez, já com poucos segundos para acabar.
Randy Brown nocauteia Bryan Barberena no terceiro round
Randy Brown nocauteou Bryan Barberena no co-evento principal do UFC Greenville — Foto: Getty Images
Azarão no co-evento principal do UFC Greenville, Randy Brown teve grande atuação e nocauteou Bryan Barberena aos 2m54s do terceiro round, pelo peso-meio-médio (até 77kg). O jamaicano foi superior por toda a luta e, com golpes no corpo, encontrou o caminho para derrubar o americano, que resistiu o quanto pôde. Ele recuperou-se do revés contra Niko Price, enquanto Barberena perdeu a segunda seguida, já que vinha de resultado negativo contra Vicente Luque, quando também foi nocauteado no terceiro assalto.
Andrea Lee tem atuação segura e bate Montana De La Rosa
Andrea Lee conecta golpe em Montana de la Rosa no UFC Greenville — Foto: Getty Images
Na segunda luta do card principal, Andrea Lee e Montana de la Rosa fizeram um bom combate, e a KGB saiu com a vitória por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28), pelo peso-mosca (até 57kg). O resultado mantém a invencibilidade de Lee desde que chegou no Ultimate. São três vitórias na organização. Já para De la Rosa foi a primeira derrota, após vencer suas três primeiras adversárias na organização.
Kevin Holland vence Alessio Di Chirico por pontos
Kevin Holland venceu Alessio di Chirico por decisão unânime — Foto: Getty Images
Na abertura do card principal, Kevin Holland emplacou sua terceira vitória consecutiva no Ultimate ao bater Alessio di Chirico por decisão unânime (triplo 29-28), pelo peso-médio (até 84kg). O americano, que veio do Contender Series e estreou na companhia com derrota para Thiago Marreta, não perdeu desde então e agora soma 16 triunfos e quatro reveses na carreira. Já o italiano perdeu a terceira em seis aparições no UFC.
Confira todas as lutas do evento:
CARD PRINCIPAL
Zumbi Coreano venceu Renato Moicano por nocaute técnico aos 58s do R1
Randy Brown venceu Bryan Barberena por nocaute técnico aos 2m54s do R3
Andre Ewell venceu Anderson Berinja por decisão unânime (29-28, 29-28 e 29-27)
Andrea Lee venceu Montana De La Rosa por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Kevin Holland venceu Alessio Di Chirico por decisão unânime (triplo 29-28)
CARD PRELIMINAR
Dan Ige venceu Kevin Aguilar por decisão unânime (29-28, 29-28 e 29-27)
Ashley Yoder venceu Syuri Kondo por decisão unânime (30-26, 30-25 e 30-24)
Luís Peña venceu Matt Wiman por nocaute técnico a 1m14s do R3
Jairzinho Rozenstruik venceu Allen Crowder por nocaute aos 9s do R1
Molly McCann venceu Ariane Lipski por decisão unânime (triplo 30-27)
Deron Winn venceu Eric Spicely por decisão unânime (triplo 29-28)
Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate