Andre Ewell vence Renan Barão por decisão dividida no UFC São Paulo
A fase de Renan Barão definitivamente é a pior de sua carreira. Em uma luta dura, mas bem definida em cada um dos rounds, o peso-galo brasileiro, que já foi campeão dominante da categoria, não conseguiu conter o estreante americano Andre Ewell e, após um bom começo, foi derrotado por decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29 e 29-28). Com o resultado, Barão sofreu a terceira derrota seguida, e corre o risco de demissão também por não ter batido o peso na véspera.
Andre Ewell venceu Renan Barão por decisão dividida no UFC São Paulo — Foto: Marcos Ribolli
A luta começou com Barão buscando os chutes altos, e Ewell jogava no contragolpe. Em um dos golpes do americano, o brasileiro sentiu e perdeu o equilíbrio, caindo e se levantando rapidamente. Ewell encurtou a distância e levou a luta para a grade, e Barão conseguiu a derrubada, ficando por cima no chão e disparando joelhadas no corpo do rival. Ewell tentava se erguer, mas recebia socos e cotoveladas na cabeça. Barão levou o rival para longe da grade, conseguiu a montada e encaixou uma chave de braço. Ewell girou o corpo livrando o braço e se ergueu, sendo derrubado em seguida. Barão se manteve no controle da luta até o intervalo.
A luta caiu de ritmo no segundo round, com os dois lutadores mostrando desgaste pelo esforço feito no round anterior. Andre Ewell conseguia conectar alguns golpes, enquanto Renan Barão não golpeava o americano, se limitando a se movimentar e evitar ser acertado. A um minuto do intervalo, o brasileiro conseguiu derrubar o americano junto à grade, ficando por cima no chão. Na meia-guarda, Barão tentava golpear o americano, que travava sua nuca esperando o tempo acabar. Barão não conseguiu abrir espaço para golpear de forma contundente até o intervalo.
No terceiro e último round, os dois lutadores fizeram uma luta equilibrada, sem muita ação na primeira metade. Na parte final do round, os dois lutadores passaram a lutar de forma mais aberta, acertando bons golpes. O americano acertou um bom soco de esquerda, que abalou o brasileiro. Ewell aproveitou para acertar socos e chutes altos, fazendo Barão recuar até o fim da luta.
Randa Markos e Marina Rodriguez empatam majoritariamente
Randa Markos e Marina Rodriguez tem empate majoritário no UFC São Paulo
Na luta de abertura do card principal, as pesos-palhas Randa Markos, do Canadá, e Marina Rodriguez, do Brasil, fizeram uma luta movimentada e muito parelha, que terminou sendo julgada como empate majoritário pelos juízes laterais (29-28 Markos, 28-28 e 28-28). Esta foi a estreia de Marina Rodriguez no UFC, enquanto Randa Markos, 13ª do ranking da categoria, fez sua décima luta no evento.
Marina Rodriguez e Randa Markos empataram no UFC São Paulo — Foto: Marcos Ribolli
A luta começou com Randa Markos buscando a trocação. Marina Rodriguez se defendeu e travou a rival na grade. A iraquiana naturalizada canadense tentou e conseguiu derrubar a brasileira, caindo por cima na montada e desferindo golpes seguidos. A brasileira tentava se defender, mas não conseguia sair da posição. Marina tentava fugir o quadril, mas Randa mantinha a pressão por cima, indo para a posição de 100kg com total domínio. A brasileira fazia muita força para sair, mas recebia cotoveladas no rosto, ficando sem conseguir espaço nenhum para lutar.
No segundo round, a brasileira buscou manter a rival à distância com chutes no abdôme e socos longos, aproveitando a sua maior envergadura. A brasileira aproveitava a queda de produção de Randa para conectar mais golpes, principalmente chutes baixos. A dois minutos do intervalo, a canadense tentou grampear a brasileira na grade, mas não teve sucesso em derrubá-la. Mesmo cansada pelo esforço no primeiro round, Marina Rodriguez foi agressiva até o intervalo.
No terceiro e último round, Randa Markos mais uma vez levou a luta para a grade, e conseguiu derrubar a brasileira, que usou a grade para se erguer e disparar golpes na canadense. A luta estava equilibrada, mas Randa Markos mais uma vez conseguiu levar a luta para o chão, ficando por cima. Já muito cansada, Marina Rodriguez resistia, e usou mais uma vez a grade para virar e sair da posição de desvantagem, indo para a luta em pé. Muito cansada, Randa Markos não conseguia mas atacar, e a luta ficava dramática. A brasileira atacava com chutes altos e cruzados na longa distância, e terminou a luta aplaudida pelo público.
Confira os resultados das demais lutas do evento:
CARD PRINCIPAL
Thiago Marreta venceu Eryk Anders por nocaute técnico aos 5m do R3
Alex Cowboy venceu Carlo Pedersoli por nocaute aos 39s do R1
Rogério Minotouro venceu Sam Alvey por nocaute técnico a 1m do R2
Andre Ewell venceu Renan Barão por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Randa Markos e Marina Rodriguez empataram majoritariamente (29-28 Markos, 28-28 e 28-28)
CARD PRELIMINAR
Charles do Bronx venceu Christos Giagos por finalização aos 3m22s do R2
Francisco Massaranduba venceu Evan Dunham por nocaute aos 4m10s do R2
Ryan Spann venceu Luis Henrique KLB por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Augusto Sakai venceu Chase Sherman por nocaute técnico aos 4m03s do R3
Serginho Moraes venceu Ben Saunders por finalização aos 4m42s do R2
Mayra Sheetara venceu Gillian Robertson por finalização aos 4m55s do R1
Thales Leites venceu Hector Lombard por decisão unânime (triplo 29-28)
Elizeu Capoeira venceu Luigi Vendramini por nocaute a 1m20s do R2
Lívia Renata Souza venceu Alex Chambers por finalização a 1m21s do R1
Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate