Alexandre Pantoja é anunciado vencedor contra Brandon Moreno no UFC Santiago — Foto: Reprodução
Se a primeira luta entre Alexandre Pantoja e Brandon Moreno não entrou para o cartel dos lutadores por ter sido no reality show The Ultimate Fighter, o segundo encontro entrou, e o resultado foi o mesmo: vitória de Pantoja. O lutador de Cabo Frio-RJ venceu o adversário mexicano por decisão unânime (30-26, 30-26, 29-27) no card preliminar do UFC Santiago, neste sábado. De quebra, reencontrou o caminho das vitórias após uma derrota em janeiro para Dustin Ortiz.
Os dois lutadores já haviam se encontrado uma vez em 2016, no reality show The Ultimate Fighter, e o brasileiro levou a melhor na ocasião: venceu por finalização no segundo round. A luta, porém, não contou para o cartel oficial dos lutadores - todos os combates no TUF são considerados "luta de exibição". A revanche foi marcada de última hora, com cerca de três semanas de antecedência, quando o adversário original de Moreno no Chile, Ray Borg, foi forçado a desistir do confronto por complicações de saúde de seu filho recém-nascido.
Pantoja pressionou desde o início. Tentou colocar o mexicano mais próximo à grade, e surpreendeu com bons chutes baixos e cruzados. Ele conectou um bom jab de esquerda e quase seguiu com uma joelhada de encontro. Moreno também tinha suas surpresas: foi nas pernas e quedou o cabofriense, tentou pegar as costas, mas Pantoja escapou rapidamente. Aos poucos, o brasileiro foi deixando o rosto do adversário vermelho pelas pancadas. O mexicano levava perigo com alguns golpes malucos, mas sentiu um jab de encontro do brasileiro. Pantoja passou a perseguí-lo, o levou ao solo e deu mais duros golpes no rosto de Moreno, que sangrava demais no nariz. O soar da sirene de fim de primeiro round salvou o mexicano.
Pantoja voltou para o segundo round paciente, ciente que levava a melhor no confronto. Quando Moreno veio para cima e se abriu, porém, o brasileiro não se segurou, e soltou seus cruzados. Ele conectava com facilidade e chegou a baixar a guarda, provocando o adversário. Pantoja passou a combinar jabs e chutes baixos, sempre com sucesso. Em vantagem, passou a administrar e jogar na resposta aos golpes do mexicano. Moreno conectou jab e cruzado de direita, o que acordou Pantoja. O brasileiro balançou o adversário com um cruzado de direita e deu uma joelhada na linha de cintura antes do final do segundo assalto.
O terceiro e último round começou com chutes de Pantoja, incluindo uma ponteira que acertou o rosto de Moreno, mas não o derrubou. Pantoja aceitou um clinche e levou uma dura cotovelada do mexicano. O bom golpe deu confiança a Moreno, que passou a atacar mais e conseguiu aplicar uma queda. Pantoja se levantou rapidamente e foi para a trocação na curta distância. Ambos os lutadores conectaram duros cruzados, e Moreno quase obteve outra queda após um chute alto do brasileiro. Pantoja passou a administrar o tempo restante no minuto final, mas ainda deu uma chance ao mexicano numa trocação franca no final.
Confira os resultados completos do UFC Santiago:
UFC Santiago
19 de maio de 2018, no Chile
CARD PRINCIPAL
Kamaru Usman venceu Demian Maia por decisão unânime (50-45, 49-46, 49-46)
Tatiana Suarez venceu Alexa Grasso por finalização aos 2m44s do R1
Dominick Reyes venceu Jared Cannonier por nocaute técnico aos 2m55s do R1
Guido Cannetti venceu Diego Rivas por decisão unânime (triplo 29-28)
Andrea Lee venceu Veronica Macedo por decisão unânime (triplo 30-27)
Vicente Luque venceu Chad Laprise por nocaute técnico aos 4m16s do R1
CARD PRELIMINAR
Michel Trator venceu Zak Cummings por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)
Alexandre Pantoja venceu Brandon Moreno por decisão unânime (30-26, 30-26, 29-27)
Poliana Botelho venceu Syuri Kondo por nocaute técnico aos 33s do R1
Gabriel Benítez venceu Humberto Bandenay por nocaute aos 39s do R1
Enrique Barzola venceu Brandon Davis por decisão unânime (30-27, 30-26, 30-26)
Frankie Saenz venceu Henry Briones por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-26)
Claudio Puelles venceu Felipe Silva por finalização aos 2m23s do R3
Assine o Combate e assista a todos os eventos do UFC ao vivo — Foto: Combate