TIMES

Por Combate.com — Glendale, EUA

Quando Alex Cowboy aceitou enfrentar Carlos Condit faltando poucos dias para o UFC Glendale, ele certamente sabia que a possibilidade de recompensa era grande. Diante de um ex-desafiante ao título dos meio-médios (até 77kg) e atual número 12 do ranking, o brasileiro lutou ao seu estilo, de forma aberta, e quase sucumbiu a um mata-leão nos segundos finais do primeiro round. No assalto seguinte, entretanto, encaixou uma guilhotina e fez o americano desistir aos 3m17s, no co-evento principal do UFC Glendale.

O resultado faz Cowboy recuperar-se do nocaute sofrido contra Yancy Medeiros em sua última atuação. É o terceiro triunfo nas últimas quatro lutas. Já Condit perdeu o quarto combate consecutivo.

Carlos Condit perdeu a quarta luta seguida — Foto: Getty Images

A luta

Trocando de base o tempo todo, Cowboy ameaçou com dois chutes frontais no início e conectou uma direita de encontro. Condit adotava postura mais cautelosa com relação ao voume de golpes, mas disputava o centro do octógono. Quando grudou no rival, o brasileiro fechou mão com mão e aplicou a queda, caindo na meia-guarda. O americano fechou a guarda, Cowboy fez postura, mas deu espaço para o oponente inverter a posição e ficar por cima. O brasileiro tentou raspar, mas Condit impediu e ganhou a meia-guarda. Ao tentar se levantar, Cowboy cedeu as costas, e o americano fechou o cadeado na cintura. Condit atacou no mata-leão, mas o brasileiro defendeu a primeira tentativa. A segunda parecia ainda mais encaixada, mas Cowboy livrou o pescoço e sobreviveu nos segundos finais.

Condit quis resolver logo no início e foi para cima com um chute no corpo, mas o rival travou o golpe, colocou para baixo e caiu na guarda do americano.Cowboy fez postura e ganhou espaço para golpear. Ele levo uma pedalada no rosto ao ficar de pé, e Condit se levantou também, mas doi derrubado outra vez. O americano quase raspou, mas conseguiu se levantar e executou com eficiência o double leg. A esta altura, Condit tinha um grande ferimento na cabeça, que sangrava muito. O brasileiro conseguiu ficar de pé, foi para cima e encaixou uma justa guilhotina. Condit resistiu o quanto pôde, mas acabou batendo em desistência.

Sensação nigeriana vence por pontos

Israel Adesanya bateu Marvin Vettori por decisão dividida — Foto: Getty Images

Considerado uma das grandes promessas do peso-médio, Israel Adesanya, que nocauteou em suas 12 lutas anteriores, foi pela primeira vez para a decisão dos juízes. O nigeriano bateu Marvin Vettori de forma dividida (29-28, 28-28 e 29-28) depois de brincar com o rival por dois rounds na trocação, onde era claramente superior. No último assalto, o italiano conseguiu uma queda e jogou por cima durante boa parte do tempo.

Adesanya agora possui 13 vitórias em 13 lutas na carreira, sendo duas delas no Ultimate. Vettori perdeu a quarta. Ele tem também 12 triunfos e um empate.

Waterson bate Casey em decisão polêmica dos juízes

Michelle Waterson comemora vitória por decisão dividida sobre Cortney Casey — Foto: Getty Images

Em um confronto muito movimentado, com as duas lutadoras tendo bons momentos, Michelle Waterson interrompeu a sequência de duas derrotas seguidas e venceu Cortney Casey por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28) na abertura do card principal. O resultado causou polêmica, já que Casey pareceu superior em pelo menos dois rounds do combate. Este foi seu segundo revés consecutivo.

Confira as lutas do evento:

Assine o Combate e assista a todos os eventos do UFC ao vivo — Foto: Editoria de arte

Mais do Sportv

Campeão meio-pesado do UFC aproveita feriado para praticar jiu-jitsu em família

Alex Poatan faz treino com os filhos na véspera de Natal

Ex-campeão do UFC participa da próxima luta em abril e minimiza chances de parar: "Quem disse que eu estava aposentado? Abril, estou de volta"

Fabricio Werdum anuncia retorno às competições em 2025

Lutador usa as redes sociais para reclamar de tratamento na organização, que no ano passado comprou o Bellator: "Mais de um ano da minha vida e carreira que nunca mais terei de volta"

Patricio Pitbull reclama que PFL não o libera e quer que lute em abril: "Refém"

Temporada regular da companhia foi marcada por domínio russo, ao tempo que o Brasil teve seu primeiro ano sem cinturões. Primeiro ano após compra do Bellator também foi com polêmicas

Retorno de Ngannou, falta de lutas no Bellator e Cris Cyborg histórica fazem a PFL em 2024 - Programa: Combate

Organização faz lista com dois duelos nacionais, um vencido por Cris Cyborg e outro por Bruno Robusto. Confira a lista que ainda tem vitórias de Impa Kasanganay, Paul Hughes e Lewis McGrillen

PFL elege top 5 de melhores lutas de 2024 e conta com quatro brasileiros - Programa: Combate no GE

Mateus Mendonça ficará afastado das competições por dois meses e promove rifa para custear aluguel

Brasileiro ex-UFC sofre lesão no pênis em treino e faz cirurgia de emergência

Em episódio que debate a relação da cozinha com o jiu-jítsu, chef fala sobre dieta, pressão e revela que a organização é o segredo do sucesso

Papo Cruzado: Thiago Castanho fala da dificuldade com restrições alimentares de Charles do Bronx   - Programa: Cortes podcasts ge

Líder da equipe paulista é o convidado da edição de Natal do podcast Mundo da Luta, e relembra quando Elon Musk usou óculos que são marca do time: "Que loucura, cara!"

Pablo Sucupira revela objetivo da Fighting Nerds em 2025: "Vamos atrás dos cinturões"

Britânico condena uso da inteligência artificial para pontuar sua luta com Oleksandr Usyk. Placar dos juízes laterais foi 116 a 112, enquanto IA pontou 118h a 112 para o ucraniano em resultado experimental

Tyson Fury sobe experiência com IA em luta de boxe: "F***-se todos os computadores"

Ian Heinisch, que não luta desde julho de 2021, relembra episódio em que esqueceu onde estava enquanto dirigia: "Minha única prioridade agora é me sentir normal novamente"

Ex-lutador do UFC detalha como lesões cerebrais forçaram aposentadoria