Quando Alex Cowboy aceitou enfrentar Carlos Condit faltando poucos dias para o UFC Glendale, ele certamente sabia que a possibilidade de recompensa era grande. Diante de um ex-desafiante ao título dos meio-médios (até 77kg) e atual número 12 do ranking, o brasileiro lutou ao seu estilo, de forma aberta, e quase sucumbiu a um mata-leão nos segundos finais do primeiro round. No assalto seguinte, entretanto, encaixou uma guilhotina e fez o americano desistir aos 3m17s, no co-evento principal do UFC Glendale.
O resultado faz Cowboy recuperar-se do nocaute sofrido contra Yancy Medeiros em sua última atuação. É o terceiro triunfo nas últimas quatro lutas. Já Condit perdeu o quarto combate consecutivo.
Carlos Condit perdeu a quarta luta seguida — Foto: Getty Images
A luta
Trocando de base o tempo todo, Cowboy ameaçou com dois chutes frontais no início e conectou uma direita de encontro. Condit adotava postura mais cautelosa com relação ao voume de golpes, mas disputava o centro do octógono. Quando grudou no rival, o brasileiro fechou mão com mão e aplicou a queda, caindo na meia-guarda. O americano fechou a guarda, Cowboy fez postura, mas deu espaço para o oponente inverter a posição e ficar por cima. O brasileiro tentou raspar, mas Condit impediu e ganhou a meia-guarda. Ao tentar se levantar, Cowboy cedeu as costas, e o americano fechou o cadeado na cintura. Condit atacou no mata-leão, mas o brasileiro defendeu a primeira tentativa. A segunda parecia ainda mais encaixada, mas Cowboy livrou o pescoço e sobreviveu nos segundos finais.
Condit quis resolver logo no início e foi para cima com um chute no corpo, mas o rival travou o golpe, colocou para baixo e caiu na guarda do americano.Cowboy fez postura e ganhou espaço para golpear. Ele levo uma pedalada no rosto ao ficar de pé, e Condit se levantou também, mas doi derrubado outra vez. O americano quase raspou, mas conseguiu se levantar e executou com eficiência o double leg. A esta altura, Condit tinha um grande ferimento na cabeça, que sangrava muito. O brasileiro conseguiu ficar de pé, foi para cima e encaixou uma justa guilhotina. Condit resistiu o quanto pôde, mas acabou batendo em desistência.
Sensação nigeriana vence por pontos
Israel Adesanya bateu Marvin Vettori por decisão dividida — Foto: Getty Images
Considerado uma das grandes promessas do peso-médio, Israel Adesanya, que nocauteou em suas 12 lutas anteriores, foi pela primeira vez para a decisão dos juízes. O nigeriano bateu Marvin Vettori de forma dividida (29-28, 28-28 e 29-28) depois de brincar com o rival por dois rounds na trocação, onde era claramente superior. No último assalto, o italiano conseguiu uma queda e jogou por cima durante boa parte do tempo.
Adesanya agora possui 13 vitórias em 13 lutas na carreira, sendo duas delas no Ultimate. Vettori perdeu a quarta. Ele tem também 12 triunfos e um empate.
Waterson bate Casey em decisão polêmica dos juízes
Michelle Waterson comemora vitória por decisão dividida sobre Cortney Casey — Foto: Getty Images
Em um confronto muito movimentado, com as duas lutadoras tendo bons momentos, Michelle Waterson interrompeu a sequência de duas derrotas seguidas e venceu Cortney Casey por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28) na abertura do card principal. O resultado causou polêmica, já que Casey pareceu superior em pelo menos dois rounds do combate. Este foi seu segundo revés consecutivo.
Confira as lutas do evento:
CARD PRINCIPAL
Dustin Poirier venceu Justin Gaethje por nocaute técnico aos 33s do R4
Alex Cowboy venceu Carlos Condit por finalização aos 3m17s do R2
Israel Adesanya venceu Marvin Vettori por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Michelle Waterson venceu Cortney Casey por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
CARD PRELIMINAR
Antônio Cara de Sapato venceu Tim Boetsch por finalização aos 4m28s do R1
Muslim Salikhov venceu Ricky Rainey por nocaute técnico aos 4m12s do R2
John Moraga venceu Wilson Reis por decisão unânime (triplo 29-28)
Brad Tavares venceu Krzysztof Jotko por nocaute técnico aos 2m16s do R3
Gilbert Durinho venceu Dan Moret por nocaute aos 59s do R2
Lauren Mueller venceu Shana Dobson por decisão unânime (triplo 29-28)
Yushin Okami venceu Dhiego Lima por decisão unânime (triplo 30-26)
Adam Wieczorek venceu Arjan Bhullar por finalização aos 1m59s do R2
Alejandro Perez venceu Matthew Lopez por nocaute técnico aos 3m42s do R2
Luke Sanders venceu Patrick Williams por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Assine o Combate e assista a todos os eventos do UFC ao vivo — Foto: Editoria de arte