Primeiro brasileiro a subir ao octógono do UFC 229, o peso-leve Alan Nuguette foi derrotado pelo americano Scott Holtzman por nocaute aos 3m42s do terceiro round no card preliminar, neste sábado, em Las Vegas. O brasileiro vinha de três vitórias consecutivas, e sofreu apenas sua segunda derrota em 17 lutas na carreira. Já Holtzman chegou a 12 vitórias em 14 lutas como profissional.
O primeiro round começou com os dois lutadores trocando chutes altos e baixos, sem grandes danos de lado a lado. Nuguette se movimentava bem, e era seguido por Holtzman, que desferia golpes fortes, mas sem muita precisão. O americano buscava encurralar o brasileiro na grade, e atuava no contra-ataque na curta distância. A um minuto do intervalo, Holtzman acertou um chute nas pernas de Nuguette quando o brasileiro tentava buscar suas pernas, levando-o ao chão. Por cima nos segundos finais, o americano manteve o domínio do round até o intervalo, mas o brasileiro quase acertou um chute de capoeira no último segundo, arrancando aplausos do público.
No segundo round, após um golpe duro de esquerda de Nuguette, Holtzman tentou revidar, mas não teve sucesso. O americano chamava o brasileiro para a luta, mas Nuguette parecia ter dificuldades de derrubá-lo. Na metade do round, Holtzman conseguiu usar o wrestling para levar o brasileiro para o chão. Nuguette ainda tentou uma chave de tornozelo, mas Holtzman manteve a posição, atacando com boas cotoveladas e socos de cima para baixo. Os dois se ergueram, e o americano manteve Nuguette pressionado na grade, cansando o brasileiro até o intervalo.
No terceiro e último round, Nuguette mantinha a movimentação, mas não conseguia conectar os golpes que tentava contra Holtzman. O americano mostrava mais precisão nos golpes, e um contragolpe de direita derrubou o brasileiro. Holtzman obteve a montada e aplicou golpes duros em Nuguette, que se movimentava para tentar sair da posição de desvantagem. O brasileiro conseguiu montar a guarda e tentar encaixar uma chave de braço, mas o americano evitou o golpe e voltou a ficar por cima, montado mais uma vez. Nuguette se defendia como podia, mas uma sequência de duas cotoveladas certeiras decretou o nocaute do brasileiro, e o fim da luta.
Yana Kunitskaya domina Lina Lansberg e vence primeira no UFC
A russa Yana Kunitskaya se recuperou da derrota para Cris Cyborg e, em seu retorno ao peso-galo, venceu a sueca Lina Lansberg por decisão unânime (triplo 30-27). Foi a primeira vitória da ex-campeã do Invicta FC no UFC.
Yana Kunitskaya acerta chute na linha de cintura de Lina Lansberg no UFC 229 — Foto: Josh Hedges/Getty Images
Lansberg começou bem agressiva, encurtando a distância para golpear. Kunitskaya aproveitou, agarrou a sueca e a derrubou com um uchi-mata, golpe do judô. A russa tentou pressionar a cervical, mas a adversária escapou e se levantou. Kunitskaya derrubou de novo e, desta vez, caiu já em vantagem na posição de 100kg. Ela terminou o primeiro round com cotoveladas perigosas na cabeça.
Com medo das quedas, Lansberg esteve mais acuada no segundo assalto, e Kunitskaya aproveitou para acertar chutes baixos e agarrá-la. Lansberg ainda acertou um bom jab e direto numa rara troca de golps em pé, mas a russa logo clinchou novamente e a golpeou com joelhadas e socos curtos. O terceiro assalto seguiu o mesmo roteiro: a sueca andando para frente buscando golpes em pé, Kunitskaya agarrando e vencendo no clinche.
Nik Lentz domina Gray Maynard e vence por nocaute com chute alto
Nik Lentz conecta um cruzado de esquerda no queixo de Gray Maynard — Foto: Josh Hedges/Getty Images
O americano Nik Lentz deu a volta por cima com uma vitória por nocaute sobre Gray Maynard, ex-desafiante número 1 no peso-leve, após sair derrotado de sua última luta, em junho. O "Carrapato", mais conhecido por sua habilidade no solo, mostrou melhorias na trocação ao trocar de base para uma postura canhota, e nocauteou o adversário a 1m19s do segundo round com um chute alto. Foi a sexta derrota de Maynard nas últimas oito lutas.
Os dois pesos-leves não perderam tempo em trocar golpes. Mais rápido, Lentz balançou Maynard com um cruzado de direita e o pressionou contra o cage, acertando uma saraivada de golpes curtos no rosto. O ex-desafiante número 1 se recuperou e circulou para longe, mas Lentz logo o reencontrou, conectou outro duro direto de direita, seguido de joelhada alta, e investiu na sua finalização favorita, a guilhotina. Maynard escapou, mas seguiu apanhando por baixo no solo; quando se repôs em pé, ainda levou joelhadas na cabeça, mas sobreviveu para ver o segundo assalto. Maynard melhorou no segundo assalto, e chegou a acertar um direto de encontro que machucou Lentz, mas o "Carrapato" acertou um chute alto de direita para encerrar a luta.
Com lindo chute alto, Tony Martin conquista primeiro nocaute da carreira
Tony Martin acerta o chute alto que acabou com a noite de Ryan LaFlare no UFC 229 — Foto: Josh Hedges/Getty Images
O americano Tony Martin conquistou o primeiro nocaute de sua carreira ao derrotar o compatriota nova-iorquino Ryan LaFlare na primeira luta do card preliminar do UFC 229. Treinado pelo mestre de muay thai Anderson França, Martin acertou um chute alto de direita que derrubou LaFlare a 1m00s no terceiro round. Era sua segunda luta no peso-meio-médio, após oito lutas como peso-leve no Ultimate.
Os dois lutadores buscaram a trocação desde o início. Canhoto, LaFlare apostava nos chutes com a perna esquerda, alternando a altura do golpe, e Martin respondia com bons diretos e uppercuts, acertando de encontro ao responder as investidas do adversário. Foi um desses que fez LaFlare balançar e tocar a mão no solo para não cair no primeiro round. No início do segundo, outro direto desses derrubou o nova-iorquino. Martin foi para cima, abriu um corte acima do seu olho esquerdo com uma marretada e passou a buscar a passagem de guarda no solo. Ele quase dominou as costas e passou para um triângulo de mão, mas LaFlare conseguiu escapar e retornar à luta em pé. No terceiro, porém, Martin não pensou duas vezes: quando derrubou o adversário com um chute alto de direita, foi para cima e deu marretadas até o árbitro Chris Tognoni encerrar a luta.
UFC 229
6 de outubro de 2018, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Khabib Nurmagomedov venceu Conor McGregor por finalização aos 3m03s do R4
Tony Ferguson venceu Anthony Pettis por nocaute técnico aos 5m00s do R2
Dominick Reyes venceu Ovince St-Preux por decisão unânime (triplo 30-27)
Derrick Lewis venceu Alexander Volkov por nocaute aos 4m49s do R3
Michelle Waterson venceu Felice Herrig por decisão unânime (30-26, 29-28, 30-27)
CARD PRELIMINAR
Jussier Formiga venceu Sergio Pettis por decisão unânime (30-26, 29-28, 29-28)
Vicente Luque venceu Jalin Turner por nocaute aos 3m52s do R1
Aspen Ladd venceu Tonya Evinger por nocaute técnico aos 3m26s do R1
Scott Holtzman venceu Alan Nuguette por nocaute aos 3m42s do R3
Yana Kunitskaya venceu Lina Lansberg por decisão unânime (triplo 30-27)
Nik Lentz venceu Gray Maynard por nocaute a 1m19s do R2
Tony Martin venceu Ryan LaFlare por nocaute a 1m00s do R3
Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate