TIMES

Por Camilo Pinheiro Machado, Evelyn Rodrigues, Marcelo Barone e Marcelo Russio — Direto de Las Vegas

Josh Hedges/Getty Images

Primeiro brasileiro a subir ao octógono do UFC 229, o peso-leve Alan Nuguette foi derrotado pelo americano Scott Holtzman por nocaute aos 3m42s do terceiro round no card preliminar, neste sábado, em Las Vegas. O brasileiro vinha de três vitórias consecutivas, e sofreu apenas sua segunda derrota em 17 lutas na carreira. Já Holtzman chegou a 12 vitórias em 14 lutas como profissional.

O primeiro round começou com os dois lutadores trocando chutes altos e baixos, sem grandes danos de lado a lado. Nuguette se movimentava bem, e era seguido por Holtzman, que desferia golpes fortes, mas sem muita precisão. O americano buscava encurralar o brasileiro na grade, e atuava no contra-ataque na curta distância. A um minuto do intervalo, Holtzman acertou um chute nas pernas de Nuguette quando o brasileiro tentava buscar suas pernas, levando-o ao chão. Por cima nos segundos finais, o americano manteve o domínio do round até o intervalo, mas o brasileiro quase acertou um chute de capoeira no último segundo, arrancando aplausos do público.

No segundo round, após um golpe duro de esquerda de Nuguette, Holtzman tentou revidar, mas não teve sucesso. O americano chamava o brasileiro para a luta, mas Nuguette parecia ter dificuldades de derrubá-lo. Na metade do round, Holtzman conseguiu usar o wrestling para levar o brasileiro para o chão. Nuguette ainda tentou uma chave de tornozelo, mas Holtzman manteve a posição, atacando com boas cotoveladas e socos de cima para baixo. Os dois se ergueram, e o americano manteve Nuguette pressionado na grade, cansando o brasileiro até o intervalo.

No terceiro e último round, Nuguette mantinha a movimentação, mas não conseguia conectar os golpes que tentava contra Holtzman. O americano mostrava mais precisão nos golpes, e um contragolpe de direita derrubou o brasileiro. Holtzman obteve a montada e aplicou golpes duros em Nuguette, que se movimentava para tentar sair da posição de desvantagem. O brasileiro conseguiu montar a guarda e tentar encaixar uma chave de braço, mas o americano evitou o golpe e voltou a ficar por cima, montado mais uma vez. Nuguette se defendia como podia, mas uma sequência de duas cotoveladas certeiras decretou o nocaute do brasileiro, e o fim da luta.

Yana Kunitskaya domina Lina Lansberg e vence primeira no UFC

A russa Yana Kunitskaya se recuperou da derrota para Cris Cyborg e, em seu retorno ao peso-galo, venceu a sueca Lina Lansberg por decisão unânime (triplo 30-27). Foi a primeira vitória da ex-campeã do Invicta FC no UFC.

Yana Kunitskaya acerta chute na linha de cintura de Lina Lansberg no UFC 229 — Foto: Josh Hedges/Getty Images

Lansberg começou bem agressiva, encurtando a distância para golpear. Kunitskaya aproveitou, agarrou a sueca e a derrubou com um uchi-mata, golpe do judô. A russa tentou pressionar a cervical, mas a adversária escapou e se levantou. Kunitskaya derrubou de novo e, desta vez, caiu já em vantagem na posição de 100kg. Ela terminou o primeiro round com cotoveladas perigosas na cabeça.

Com medo das quedas, Lansberg esteve mais acuada no segundo assalto, e Kunitskaya aproveitou para acertar chutes baixos e agarrá-la. Lansberg ainda acertou um bom jab e direto numa rara troca de golps em pé, mas a russa logo clinchou novamente e a golpeou com joelhadas e socos curtos. O terceiro assalto seguiu o mesmo roteiro: a sueca andando para frente buscando golpes em pé, Kunitskaya agarrando e vencendo no clinche.

Nik Lentz domina Gray Maynard e vence por nocaute com chute alto

Nik Lentz conecta um cruzado de esquerda no queixo de Gray Maynard — Foto: Josh Hedges/Getty Images

O americano Nik Lentz deu a volta por cima com uma vitória por nocaute sobre Gray Maynard, ex-desafiante número 1 no peso-leve, após sair derrotado de sua última luta, em junho. O "Carrapato", mais conhecido por sua habilidade no solo, mostrou melhorias na trocação ao trocar de base para uma postura canhota, e nocauteou o adversário a 1m19s do segundo round com um chute alto. Foi a sexta derrota de Maynard nas últimas oito lutas.

Os dois pesos-leves não perderam tempo em trocar golpes. Mais rápido, Lentz balançou Maynard com um cruzado de direita e o pressionou contra o cage, acertando uma saraivada de golpes curtos no rosto. O ex-desafiante número 1 se recuperou e circulou para longe, mas Lentz logo o reencontrou, conectou outro duro direto de direita, seguido de joelhada alta, e investiu na sua finalização favorita, a guilhotina. Maynard escapou, mas seguiu apanhando por baixo no solo; quando se repôs em pé, ainda levou joelhadas na cabeça, mas sobreviveu para ver o segundo assalto. Maynard melhorou no segundo assalto, e chegou a acertar um direto de encontro que machucou Lentz, mas o "Carrapato" acertou um chute alto de direita para encerrar a luta.

Com lindo chute alto, Tony Martin conquista primeiro nocaute da carreira

Tony Martin acerta o chute alto que acabou com a noite de Ryan LaFlare no UFC 229 — Foto: Josh Hedges/Getty Images

O americano Tony Martin conquistou o primeiro nocaute de sua carreira ao derrotar o compatriota nova-iorquino Ryan LaFlare na primeira luta do card preliminar do UFC 229. Treinado pelo mestre de muay thai Anderson França, Martin acertou um chute alto de direita que derrubou LaFlare a 1m00s no terceiro round. Era sua segunda luta no peso-meio-médio, após oito lutas como peso-leve no Ultimate.

Os dois lutadores buscaram a trocação desde o início. Canhoto, LaFlare apostava nos chutes com a perna esquerda, alternando a altura do golpe, e Martin respondia com bons diretos e uppercuts, acertando de encontro ao responder as investidas do adversário. Foi um desses que fez LaFlare balançar e tocar a mão no solo para não cair no primeiro round. No início do segundo, outro direto desses derrubou o nova-iorquino. Martin foi para cima, abriu um corte acima do seu olho esquerdo com uma marretada e passou a buscar a passagem de guarda no solo. Ele quase dominou as costas e passou para um triângulo de mão, mas LaFlare conseguiu escapar e retornar à luta em pé. No terceiro, porém, Martin não pensou duas vezes: quando derrubou o adversário com um chute alto de direita, foi para cima e deu marretadas até o árbitro Chris Tognoni encerrar a luta.

Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate

Mais do Sportv

Campeão meio-pesado do UFC aproveita feriado para praticar jiu-jitsu em família

Alex Poatan faz treino com os filhos na véspera de Natal

Ex-campeão do UFC participa da próxima luta em abril e minimiza chances de parar: "Quem disse que eu estava aposentado? Abril, estou de volta"

Fabricio Werdum anuncia retorno às competições em 2025

Lutador usa as redes sociais para reclamar de tratamento na organização, que no ano passado comprou o Bellator: "Mais de um ano da minha vida e carreira que nunca mais terei de volta"

Patricio Pitbull reclama que PFL não o libera e quer que lute em abril: "Refém"

Temporada regular da companhia foi marcada por domínio russo, ao tempo que o Brasil teve seu primeiro ano sem cinturões. Primeiro ano após compra do Bellator também foi com polêmicas

Retorno de Ngannou, falta de lutas no Bellator e Cris Cyborg histórica fazem a PFL em 2024 - Programa: Combate

Organização faz lista com dois duelos nacionais, um vencido por Cris Cyborg e outro por Bruno Robusto. Confira a lista que ainda tem vitórias de Impa Kasanganay, Paul Hughes e Lewis McGrillen

PFL elege top 5 de melhores lutas de 2024 e conta com quatro brasileiros - Programa: Combate no GE

Mateus Mendonça ficará afastado das competições por dois meses e promove rifa para custear aluguel

Brasileiro ex-UFC sofre lesão no pênis em treino e faz cirurgia de emergência

Em episódio que debate a relação da cozinha com o jiu-jítsu, chef fala sobre dieta, pressão e revela que a organização é o segredo do sucesso

Papo Cruzado: Thiago Castanho fala da dificuldade com restrições alimentares de Charles do Bronx   - Programa: Cortes podcasts ge

Líder da equipe paulista é o convidado da edição de Natal do podcast Mundo da Luta, e relembra quando Elon Musk usou óculos que são marca do time: "Que loucura, cara!"

Pablo Sucupira revela objetivo da Fighting Nerds em 2025: "Vamos atrás dos cinturões"

Britânico condena uso da inteligência artificial para pontuar sua luta com Oleksandr Usyk. Placar dos juízes laterais foi 116 a 112, enquanto IA pontou 118h a 112 para o ucraniano em resultado experimental

Tyson Fury sobe experiência com IA em luta de boxe: "F***-se todos os computadores"

Ian Heinisch, que não luta desde julho de 2021, relembra episódio em que esqueceu onde estava enquanto dirigia: "Minha única prioridade agora é me sentir normal novamente"

Ex-lutador do UFC detalha como lesões cerebrais forçaram aposentadoria